O Feiticeiro e a Sombra

Ursula K. Le Guin
Ursula K. Le Guin

Resenhas - O Feiticeiro e a Sombra

Kamy 08/12/2021

Esse livro é muito bom, gostei muito de acompanhar a jornada do Gued.
O Gavião é um personagem que me cativou muito. Forte, corajoso, poderoso, habilidoso... Entretanto muito orgulhoso, e seu orgulho traz graves consequências.
Outro personagem que gostei muito foi o Vetch, um amigo verdadeiro, leal, disposto a ajudar e enfrentar o que for por seu amigo, muito cativante.
Esse livro só não foi um 5 estralas pra mim porque senti que falta aprofundamento em algumas partes, o livro seria melhor ainda se algumas partes, como o treinamento, fossem mostradas com mais detalhes.
Enfim, foi um livro incrível que amei muito.

Yurii 27/01/2010

Depois de ler diversos livros atuais ou 'do momento' de fantasia, todos replexos de amor, ação, aventura, guerra, monstros e todo o resto, me deparo com Terramar.
Há algo nessa história que difere da maioria. Talvez a leveza dos acontecimentos. Ursula parece não ter se preocupado com a vendagem ou a propaganda do livro. Ela simplesmente contou a história como deveria ser contada.
Gued, apesar de ser um feiticeiro, é um homem. Teve seus defeitos expostos na história e as consequencias disso foram bem difíceis para ele. Outro diferencial é que ele não tem uma donzela apaixonada para proteger ou lutar por ela. É, até o presente livro, um solitário nato.
E o vilão da história? Um sombra. Não um imperador ultra-poderoso e malígno, ou um feiticeiro traidor que anseia o poder. Gued teme uma sombra, que ele próprio trouxe para a luz. Destruindo-a, ele não será um super herói. Estará apenas corrigindo o próprio erro.

Marcos Carvalho 19/06/2010

Grande livro de Fantasia
O primeiro de uma série de cinco livros sobre Terramar, um mundo de muitas ilhas e muito mar em que há dragões, feiticeiros, camponeses humildes, navegadores. Um mundo fantástico mais extremamente verossímel.
Neste primeiro volume conta a história de Gued que nasceu em uma vila camponesa muito pobre, mas com imenso talento para a magia. Devido a sua presunção, libera uma força (sombra) maligna que passa a persegui-lo. Gued viaja a inúmeras ilhas de Terramar, para descobrir como devolver a sombra maligna ao seu mundo, apostando sua vida nessa busca.
Recomendável aos amantes de fantasia pela fantástica narrativa, com muitas metáforas sutis, personagens convincentes e belíssimos, pelo universo riquíssimo de Terramar com suas lendas e mitos.
Percebe-se, quem lê o Ciclo de Terramar, que os livros de Harry Potter são uma cópia sem criatividade e sem originalidade em relação aos livros de Gued.

alex 04/01/2013

O Feiticeiro e a Sombra
Li esse livro em uma semana, é apaixonante do início ao fim. No começo demora um pouco de tempo para se acostumar com o estilo de escrita da autora, afinal, o livro é de 1969, mas é intrigante do começo ao fim.
Conta a história de Gued, também chamado por Gavião, um jovem que torna-se feiticeiro. E que é tão cheio de sentimentos, como qualquer um de nós. Cheio de luz e sombra.
A história ainda se passa num lugar imaginário incrível, cheio de ilhas e mares, lugares fantásticos. E conta em 251 páginas, que todo homem tem dentro de si luz e trevas.

Melian 19/10/2015

Maravilhoso!
Depois de tanto tempo procurando algo que me trouxesse sensação de leitura como Tolkien me trás, (já que hj em dia só se fala de anjos, vampiros e fadas), tenho a indicação por uma amiga que é descendente de portugueses os livros da Ursúla, sofri por não ter versão nacional a venda, mas descobri que ler a versão portuguesa tbm foi ótimo!
Amei o livro, escrita perfeita, envolvente, sem delongas e sem frescuras! Assim como um bom livro de fantasia deve ser! Quero a coleção toda para ontem!
Blanda 18/05/2016minha estante
Descobri o livro pela animação do Studio Ghibli, Contos de Terramar. Ansiosa que para que a coleção chegue logo.

Nat 01/02/2014

Gued nasceu numa aldeia solitária que ficava na entrada superior do vale do Norte. Quando rapaz, ele ouviu a tia usar magia para comandar uma cabra. Ao tentar fazer o mesmo, o tiro saiu pela culatra, mas sua tia percebeu o grande poder que residia nele. Sua inventividade quando seu vilarejo foi invadido pelos kargs salva todos e quase o mata, mas um mago poderoso, Óguion, o convida para acompanhá-lo e ensiná-lo. Mandado para a ilha de Roke, Gued aprende sobre magia e faz amizades. Ao aceitar o desafio de um colega para invocar os mortos, Gued novamente fica entre a vida e a morte, mas é salvo pelo Arquimago, que morre ao salvá-lo da sombra que ele libertou. A partir desse momento, a vida de Gued vira um tormento, pois a sombra ainda está atrás dele, e nunca vai parar de buscá-lo. Por muitos caminhos e enfrentando vários perigos, Gued parte em uma jornada cheia de aventuras para derrotar de vez seu inimigo.

A primeira coisa que me chamou a atenção nessa história foi a colocação da palavra como fonte de poder. Eu já estava familiarizada com esse conceito (a série Ciclo da Herança também fala de um mundo mágico onde a Língua Antiga tem poder sobre tudo). No início, fiquei um pouco confusa com os nomes dos personagens e lugares – li a versão portuguesa – mas adorei a história. Simplesmente muito boa. Morria de curiosidade sobre os livros da Ursula K. Le Guin, agora estou ansiosa para ler os outros dessa série. Recomendo.

site: http://ofantasticomundodaleitura.blogspot.com.br/2014/01/o-feiticeiro-e-sombra-ursula-k-le-guin.html

Jonas 26/07/2014

Depois de assistir ao filme de animação do Studio Ghibli, O Feiticeiro de Terramar, fiquei sem entender algumas partes e fui buscar mais informações. Acabei por descobrir que o filme era uma colagem de várias pedaços da série criada por Ursula K. Le Guin.

O livro já foi publicado no Brasil lá pelas décadas de 70 ou 80, mas nunca republicado depois disso. O que é um perda, já que a editora que o tivesse feito durante o auge de Harry Potter iria conseguir faturar uma boa quantia. Foi uma verdadeira saga pra conseguir, mas graças a internet consegui os arquivos pdf da edição portuguesa.

É interessante ver o crescimento de Gued. Desde uma criança destinada a criar cabras, até um dos jovem mágico arrogante por ser o mais poderosos de sua escola, para depois um solitário andarilho em busca de uma resposta.

A coragem do Gavião para enfrentar sua sombra é inspiradora.

Quem já leu Harry Potter, vai poder observar vários elementos do enredo que foram reaproveitados pela J.K. Rowling. Por exemplo a escola de bruxos, a rivalidade entre Gued e Jasper, que remete a Harry e Draco. O Arquimago. A habilidade de comunicar com dragões de Gued, que lembra a ofidioglossia de Harry Potter. O uso de outra língua para fazer esconjuros. E a ligação mágica entre o herói e o vilão e outras mais.

Se bem que não se pode dizer que existe um vilão. O antagonista neste caso é a sombra do protagonista. Uma punição que ele carrega consigo por ter quebrado as leis que regem o universo de Terramar. Os leitores que são muito apegados ao dualismo cristão do bem contra o mal, podem não entender o que se passa com Gued e sua sombra.

Enquanto escrevo esta resenha, já estou finalizando o terceiro livro da série. Ursula é filha de antropólogo e tinha um amigo nativo americano na sua juventude, e todo o conhecimento que ela adquiriu com essa convivência torna sua obra mais rica e fora das convenções da literatura de fantasia infanto-juvenil.

Natália 06/03/2015

Um livro pra vida
O Feiticeiro e a Sombra é um livro com muito mais conteúdo que aparenta num primeiro momento. Ursula Le Guin consegue dar uma lição para a vida com a história de Gued. Em pouco podemos lembrar de Harry Potter no início do livro, uma vez que se trata de um jovem que descobre seus talentos para a magia e parte para uma escola de feitiços. Entretanto, Le Guin consegue fabular uma narrativa mais profunda, com mais discussões subjetivas e morais. É um livro interessantíssimo que eu não indicaria para alguém com menos de 18 anos apesar do título juvenil. Quando cheguei ao fim da história, fiquei meditando por uns momentos sobre a conclusão e percebi que muito daquilo poderia ser levado pra minha vida, para as minhas próprias lutas internas. Realmente muito bom.

Jeff.Jammer 23/12/2022

4 Estrelas brilhantes como o bordão de Gued
A história me pegou (que bom!)

Primeiro, o crescimento do protagonista. Uma evolução forte, concreta, originada de um erro, este de uma tolice e essa de imaturidade e orgulho.

E admitamos, a gente não gosta daquele carinha no começo: frio, seco, sério, orgulhoso (chatão, mesmo). Mas a gente ama o que ele se torna: responsável, maduro, humilde e sábio.

História rápida, mas bem contada. A gente ao avançar, até o meio, e passando deste até mais para frente, nota muito claramente que o mundo de Terramar, criado por Úrsula, poderia ter muuuitos mais detalhes, personagens, viagens, línguas, seres, a gente nota que poderia ser equipado a tamanho a Tolkien ou Martin, e não é, e tudo bem. Acabamos por ter então uma fantasia linda, clássica e enxuta. E está ótimo.

Adorei Terramar, Gued, os feitiços, os verdadeiros-nomes, tudinho, tudinho.
Nada para tirar e nada para acrescentar.

DyMaxter 28/01/2015

OS NOMES VERDADEIROS DE URSULA
Conta-se a lenda de Gued, o maior Arquimago dentre as ilhas de Terramar, da sua infância - quando seu poder era ainda resguardado no pequeno corpo e na inconsciência - à maioridade - quando sua vida, pode hora, já não o pertencia e seu pensamento era unicamente direcionado à sua própria Sombra.

Gued nasceu na aldeia de Dez Amieiros, situada na ilha de Gont, montanha solitária que ergue-se sobre o mar. Ali cresceu ao lado do pai, sempre ausente e concentrado em seu ofício; mas foi com a tia que o garoto para sempre teceria seu destino: ela, vendo o talento nato do garoto, de acordo com o que sua sabedoria permitia, ensinou-lhe os primeiros feitiços. Estes, apesar de simples, provaram-se muito úteis contra invasores vindos do mar.

Assim Gued atraiu a atenção de seu futuro mestre, Óguion, que lhe daria o nome verdadeiro e, por escolha própria do discípulo, o mandaria a Roke, ilha famosa pela Escola de Feitiçaria que lá se localiza.

Mais próximo do encontro com a própria Sombra, Gued - ou Gavião, como dali passou a ser chamado - treinou, e com os ensinamentos e a orientação dos Mestres da Magia rapidamente ostentou fama pela eficiência e velocidade com que aprendia: nisso residia seu orgulho e deste nasceria o próprio medo. Pois assim chegou a noite em que Jaspe, outro aluno notável pelas habilidades mágicas, desafiou o Gavião a invocar um espírito dos que já foram, uma alma do outro lado do Espelho, a Sombra do mundo dos não vivos.

Assim inicia-se a jornada do jovem Gued, que inicialmente foge, corre e busca o exílio do medo, ao qual nunca se aproxima enquanto dele você fugir; mas, após encarar um ninho de dragões, navegar pelos mares do Estremo e lamentar-se pela morte de um amigo, inicia a caça à Sombra.

"A morte de um mago, que durante a sua vida muitas vezes caminhou pelas secas e abruptas encostas do reino da morte, é estranha coisa. Porque o homem moribundo não parte às cegas, mas com segurança, conhecendo o caminho."
— O Feiticeiro e a Sombra

OS NOMES VERDADEIROS DE URSULA

O universo criado por Ursula em O Feiticeiro e a Sombra é muito familiar aos leitores de Christopher Paolini na obra Ciclo A Herança: tanto cá, quanto lá, há uma grande e notável atenção à essência de cada coisa, animada ou inanimada, o nome verdadeiro do mundo. Essa foi uma ideia extremamente criativa e inteligente de Ursula (agora sei que não foi uma criação total e original da mente por trás de Eragon).

A linguagem e o tempo se assemelham a Os filhos de Húrin, obra póstuma de J. R. R. Tolkien. Este se passa rápido e não raro observa-se um avanço de anos em alguns ou um capítulo; aquela é simples e sem longas descrições, porém recheada de frases de efeito, filosofia e elegância.

Em 2006, o Studio Ghibli produziu uma adaptação dos livros Contos de Terramar. A animação, a dublagem, a trilha sonora e, principalmente, a recriação das ilhas e cidades estão belíssimas, contudo o roteiro peca com cenas mal explicadas, como os dragões e a Sombra. Isso talvez se atribua ao diretor Goro Miyazaki, que estreava seu primeiro filme como roteirista e diretor. Se o grande mestre Hayao Miyazaki tivesse participado da produção...

O Feiticeiro e a Sombra infelizmente não foi publicado no Brasil, mas vale a pena baixar o ebook e investir em uma poderosa e sedutora fantasia situada entre terra e mar.

"Não deverás mudar uma coisa, seja ela um seixo ou um grão de areia, antes de saberes o bem e o mal que esse ato irá acarretar. O mundo está em harmonia, em Equilíbrio. Acender uma vela é lançar uma sombra..."
— Mestre de Mão sobre magia de Mudança

site: http://montedelivro.blogspot.com.br/2015/01/resenha-o-feiticeiro-e-sombra-ursula-le-guin.html

Geisy 28/07/2016

Antes de Harry Potter existiu o Gavião...
Ursula Kroeber Le Guin (1929-) nasceu em Berkeley, California, e mora em Portland, Oregon (EUA), informa a autora em seu website. Até 2015, publicou vinte e um romances, onze volumes de contos, quatro coletâneas de ensaios, doze livros infantis, seis volumes de poesia e quatro de traduções, além de receber uma gama de prêmios como Hugo, Nebula, National Book Award, PEN-Malamud e National Book Foundation Medal. Dentre as obras de fantasia, destacamos o Ciclo de Terramar, formado de seis livros: A Wizard of Earthsea (1968), The Tombs of Atuan (1971), The Farthest Shore (1972), Tehanu (1990), Tales from Earthsea (2001) e The Other Wind (2001).
O feiticeiro e a sombra, de Ursula K. Le Guin, narra uma aventura de antes de Gued (nome verdadeiro), Gavião ou Dunny (antigo nome dado pela mãe e abandonado após atingir a maturidade) se tornar o maior de todos os magos. Nascido em um vilarejo chamado Gont, Gued desde cedo se mostrava diferente dos irmãos e revelou ter um talento nato para a magia. Com treze anos, é tomado por aprendiz do grande feiticeiro Óguion, o Silencioso; mas, impaciente com os métodos do mestre, escolhe ir para a escola em Roke. E será que, apesar de todos os avisos, Gued tenta um feitiço para invocar o espírito dos mortos e acaba por libertar uma sombra terrível pelo mundo. A sombra sem nome o caçaria por onde quer que fosse, pois seu objetivo era tomar o corpo de Gued e, a partir daí, trazer o mal para Terramar.

DUELO LITERÁRIO
Vídeos toda sexta-feira/domingo sobre Livros, Quadrinhos e Artes em geral!
Blog: http://dueloliterario.blogspot.com.br/
Canal: https://www.youtube.com/channel/UCIlG3BiKp7E7OU7cITrE-vg

site: https://www.youtube.com/channel/UCIlG3BiKp7E7OU7cITrE-vg

Raphael.Franklin 17/10/2017

Uma fonte de inspiração
Uma história envolvente, numa escrita quase poética! Pode-se, claramente ver de onde vieram idéias para diversas fantasias atuais!

Jess 22/02/2024

Só no silêncio a palavra, só na escuridão a luz
"O feiticeiro e a sombra" é um livro de fantasia, considerado um bildungsroman. É extremamente bem escrito. E, apesar de ser pequeno, consegue ser épico e poético.

Conta com uma mitologia original baseada na magia dos nomes verdadeiros. Ged, o protagonista, explica que todos os nomes são "sílabas da grande palavra que está a ser muito lentamente pronunciada pelo brilho das estrelas".

Nele acompanhamos a jornada de Ged: sua infância, suas primeiras magias, sua educação formal em magia, seus erros e as consequências.

Foi uma leitura agradável e fiquei com muita vontade de ler os demais livros do ciclo de Terramar.

Kaiame 18/03/2018

Me surpreendi...
Um sopro de ar livre.

Posso dizer que e um livro fantástico, pois, apresentado um personagem que se vê muito especial e por causa dessa visão ele acaba desenvolvendo um orgulho e arrogância enorme, pois, se considera muito especial e esta destinado à grandeza e gloria. Mas por causa dessa mesma arrogância e orgulho acabamos começando a desenvolver uma antipatia pelo personagem.

Conforme vai seguindo a história o Gued que esta cada vez mais orgulhoso e arrogante, achando-se superior e melhor que todos, e por causa disso acaba tendo que pagar um preço enorme.

O primeiro livro nos mostra principalmente o que acontece quando à nossa expectativa são muito grandes e o orgulho com a arrogância faz com que não escutemos conselhos e avisos de quem só nos quer bem, e quando vemos o preço que pagamos e que descobrimos o quão tolo e ignorantes fomos.

Passa uma ideia brilhante para um livro tao antigo e com uma otima moral na história.

"Volto para unto de ti tal como parti, um tolo - disse o jovem, vaz rouca e empastada." O Feiticeiro e a Sombra, de Ursula K. Le Guin