As Tumbas de Atuan

As Tumbas de Atuan Ursula K. Le Guin...

Resenhas - Os Túmulos De Atuan

Breno289 12/08/2023

Começo enrolado, mas que vale a pena
Não vou mentir, achei bem difícil de continuar lendo o começo do livro, achei o início bastante massante, tanto é que demorei mais de um mês pra conseguir terminar este, mas depois de certa parte, tudo se torna mais fluído e acaba virando uma leitura bastante prazerosa.

Bom, em As Tumbas De Atuan, Ged já não é mais o protagonista, apesar de ter uma participação muito importante para a jornada de Tenar, nossa protagonista, ajudando ela a encontrar uma liberdade que nem a própria conseguia entender direito, servindo quase como um mentor neste livro.

O segundo livro expande o universo e fala bastante sobre os Inominados, Erreth-Akbe e os Kargs, povo de pele pálida que vive nas terras de Kargad, local onde se passa a maior parte dessa história.

Achei uma leitura muito boa mesmo que, na minha opinião, o primeiro livro ainda seja superior. Também digo que definitivamente a leitura vai ser melhor se você já tiver lido o primeiro antes.

Davi Lima 02/08/2023

Meio chato
Para mim o livro só ficou interessante na segunda metade. Eu teria aproveitado o começo melhor se tivessem sido dadas mais explicações sobre a mitologia de Atuan, porque parando para pensar, é bastante interessante.

Mas como o livro é rápido e direto ao ponto, não me apeguei com nada. Somente na segunda metade, em que tivemos o retorno de um personagem antigo, onde passei a me importar um pouco mais com a história.

O final foi legal. Rápido, mas legal.
Vou ler o próximo e muito provavelmente parar por aqui, no primeiro ciclo mesmo.

fabio.orlandini 29/07/2023

Universo mágico
Comecei desprentecioso a ler O feiticeiro de Terramar e agora já acabei o segundo volume. Embora alguns comentários apontam esse livro como melhor que o primeiro, eu gostei mais do outro. Não é um livro ruim, demora para "começar", mas, depois que o Ged entra na história, o ritmo fica ótimo.

Gabrielle199 24/07/2023

Sensacional... Tanar e Ged, que dupla!!!
"O que ela tinha começado a aprender era o peso da liberdade. A liberdade é um fardo pesado, um fardo grande e estranho a ser assumido pelo espírito. Não é fácil. Não é um dom oferecido, mas uma escolha feita, e a escolha pode ser difícil. A estrada sobe em direção à luz; mas quem viaja com um fardo pode nunca chegar ao fim".

Brê 14/07/2023

Eu gosto muito do universo criado pela autora. São livros curtos e rápidos de ler e que nos envolve do começo ao fim

Camila0831 22/05/2023

Sempre os labirintos
Labirintos, dominação do feminino, trevas de fora e de dentro. Esse livro, tal como os mitos que ressoam em cada palavra escolhida, falam profundamente ao espírito do leitor e levantam questões mais do que dão respostas. Parecem apenas iluminar levemente um caminho perigoso à espera de uma ação. Quer ela surja, quer não.

sarah 19/05/2023

Incrível
?As Tumbas de Atuan? é a continuação perfeita de ?O Feiticeiro de Terramar?. A maneira como a Ursula combinou gênero, magia, política, descobrimento, conhecimento e poder é surreal. O livro é leve e a escrita é incrivelmente fluida. É um livro que te prende do começo ao fim e, no fim, da vontade de ler tudo de novo.

Livia1405 08/05/2023

Muito melhor que o primeiro livro
Enquanto o primeiro apresentou um mundo super interessante, mas uma narrativa difícil e maçante de ler, o segundo volume apresenta um espaço diferente no mesmo mundo, não muito impressionante, mas a narrativa em si se torna fantástica. Tenho muito mais facilidade em me interessar pela protagonista do que quando conheci Ged.
Mafê 08/05/2023minha estante
Sim, senti isso também!

Keylon 22/04/2023

Para renascer é preciso morrer...
Confesso que esperava algo bem semelhante ao primeiro livro, porém, Ursula muda o gênero aqui. Diferente do que acontece em O Feiticeiro de Terramar, em que podemos conhecer diversas ilhas e suas dinâmicas, em Às Tumbas de Atuan a trama é focada em uma só ilha, com a história toda centrada em um templo. A dinâmica entre Ged e Arha é muito boa, isso faz com que todo o livro seja muito rápido. Talvez minhas expectativas tenham sido muito altas pra esse livro e por isso acabei me decepcionando um pouco. No fim, é um bom livro.

cvinicius11 16/04/2023

Apesar do livro ter começado, para mim, a partir da metade, quando ela encontra o saqueador nas Catacumbas, gostei bastante, daí em diante o livro desenvolve de forma muito mais dinâmica e interessante. Com certeza a primeira metade é importante para a construção de Tenar, mas é bem cansativa e lenta

Davi 13/04/2023

Não gostei dos livros dessa autora, até tentei ler esse segundo, mas é bem intragável, a trama não me prendeu nenhum pouco.

Moony 30/03/2023

O que fazer com a liberdade?
A Ursula novamente usa um estilo ensaístico pra fazer literatura. Aqui, uma das primeiras heroínas que vimos na história da literatura fantástica tem que lidar com uma dor que nunca imaginou: e se toda a fé que sustentou sua vida até então não tivesse nenhum valor? Quem é ela em um mundo que, depois de tantos anos, descobriu sequer conhecer? E pior: pode um estrangeiro de pele escura ser uma pessoa melhor do que as sacerdotisas crueis que a criaram e a despiram do próprio nome? Muito bom, como sempre.

JAlia.Ferronato 09/03/2023

Durante a leitura, fiquei com a sensação que já conhecia aquelas dinâmicas entre os personagens, e logo percebi: as histórias de Terramar foram muito influentes na obra de Miyazaki (do estúdio Ghibli). A sutileza na exploração dos dramas e relações entre personagens, tanto na obra de Le Guin quanto na de Miyazaki, é maravilhosa e me encanta profundamente. Recomendo demais essa série de livros.