As Tumbas de Atuan

As Tumbas de Atuan Ursula K. Le Guin...

Resenhas - Os Túmulos De Atuan

Kaio.Rodrigues 08/02/2021

Gostei bastante, pois é mais fluido do que o primeiro. O mais interessante desse segundo volume é conhecer mais um pouco sobre o universo de Terramar, além de acompanhar a história tendo o foco em outra personagem.

O ambiente ritualístico que envolve o Lugar e as Tumbas de Atuan, assim também como o culto aos Inominados na região de Karg são os pontos mais intrigantes desse livro.

Por fim, a leitura do posfácio é muito importante para entender melhor o contexto em que a obra foi desenvolvida, além de que ele nos proporciona uma visão mais clara sobre a parceria de Gavião e Tenar.

Thiago Araujo 07/10/2021

Segue o Ciclo Terramar
Sou fã da Le Guin e é bem difícil se avaliar As Tumbas de Atuan como um livro isolado.

Mas avaliar o conjunto da obra do Ciclo Terramar também é complicado, tenso em vista que os dois livros que li até agora foram curtos, sem a magnitude que a obra tem o potencial de ter.

Ainda assim, pra quem tem boas expectativas, o livro pode ser um bom aperitivo para o que vem por aí. Aqui Gavião retorna e tenta seguir na sua busca por poder e conhecimento.

Pessoalmente, achei que perdeu uma estrela por me deixar pensar, até metade do livro, que o Ciclo seria formado por estórias independentes, mas depois mostrou que a ligação, apesar de rápida, existe, é forte, porém pouco explicada. Minha esperança é que isso mude nos próximos livros.

Vale pela autora, vale pela experiência, vale pela forma diferente de lidar com a Fantasia.

Sigamos com Ciclo Terramar. A expectativa continua alta!

Pipuli 09/10/2022

Referências e mais referências rsrs
Tenar é uma menina que nasceu no momento exato em que a Sacerdotisa Una das Tumbas de Atuan morreu, e isso a torna a reencarnação dela. Com 5 anos ela é levada para o Lugar e pequena Tenar morre, dando lugar a Arha, a Devorada, guardiã dos túmulos dos Inominados.

Arha é a única que conhece os caminhos secretos das Tumbas e do Labirinto e é apenas ela que pode derramar sangue como oferenda aos seus mestres. Esse é o seu Domínio, qualquer pessoa que entre nele será destruído pelos Inominados.

Mas um dia Arha vê uma pessoa dentro das Catacumbas. Essa pessoa é Ged buscando um tesouro que está em algum lugar do Labirinto, então ela o prende e começa uma batalha entre crença e conhecimento.

Quando se conhece e se vive apenas na escuridão e faz dela um lugar seguro, até uma pequena luz pode fazer essa escuridão se tornar estranha e a pequena luz pode se tornar seu novo lugar seguro.

Esse é o segundo livro da série Ciclo Terramar, ele nos mostra mais desse mundo, em especial As Terras Kargad, e nos faz entender algumas pontas soltas deixadas em O Feiticeiro de Terramar.

Para mim esse livro foi como uma introdução à personagem Tenar, ou como gosto de pensar, uma passagem importante para futuras histórias. Recomendo muito a leitura, mesmo que ao final você fique com um sentimento de “esse é o final ou apenas o começo”.

ekatherinah 18/11/2022

eu não esperava, mas amei demais esse livro. Eu me envolvi e fiquei curiosa e torci e fiquei puta com as decisões da Arha. Passei bastante tempo esperando a aparição do Ged até entender que Arha seria nossa condutora no mundo de Terramar desta vez. E eu adorei seguir a história dela e todo o crescimento. Eu amo choque cultural, né. Aqui foi além do simples choque e adentrou os campos da quebra de crenças mesmo antes do encontro com o estrangeiro. Amei demais. Acho que a exploração do Labirinto foi o que gerou tantonimpacto para mim. Foi muito claustrofóbico os capítulos 3 e 4 com a Arha descrevendo o local abaixo do Salão do Trono, totalmente escuro e pequeno. Se rolasse alguma cena de susto eu ia tomar susto real. Outra coisa que acredito ter me ajudado a me conectar mais com esse livro foi já saber como funciona a escrita da autora e já saber o que esperar - maior foco na construção de mundo do que nas personagens propriamente ditas. Enfim, amei e animei muito para continuar essa série.

Jess194 12/06/2020

Mano do céu...
Fazia tempo que eu não lia um livro que achasse tão chato. Bem, quando a história começou a melhorar, acabou.
Abandonei a leitura por semanas, e só a concluí pela força do ódio.

Nathan Soares 13/03/2021

Uma garota é levada de seus pais pra se tornar a Sacerdotisa das Tumbas de Atuan. Arha, a Devorada, deve servir aos Inominado. Tudo está correndo relativamente bem até a garota ver as Tumbas violadas por um homem, o que não é permitido. Arha enfrenta diversas questões e tudo aquilo em que ela acreditava é colocado em dúvida e a garota tem de fazer escolhas difíceis e rumar um caminho sem volta.

Hayra.Oliveira 07/07/2020

Pra mim foi notório perceber a maturidade que Ursula Le Guin adquiriu entre a escrita de O Feiticeiro de Terramar e As Tumbas de Atuan. Com certeza achei a narrativa bem melhor e mais comovente, principalmente por mostrar a ideia de poder do ponto de vista de uma mulher que foi criada com a ausência da sua liberdade.

O livro começa focando na história de uma sacerdotisa até que os seus caminhos se unem com o do feiticeiro Ged em uma aventura de descobertas, autoconhecimento e enfim a liberdade que encontramos quando nos descobrimos (algo que foi muito explorado ainda com o Ged no primeiro livro).

Aconselho que todos que sejam fãs de literatura de fantasia deem uma oportunidade para essa obra que foi pioneira em diversos pontos desse ramo da literatura.

Maria.Eduarda 07/04/2021

Foi ótimo poder voltar ao universo de Terramar nesse livro.
Ele é super curtinho mas é cheio de reflexões, fora que tem uma história encantadora.
Achei a leitura dele muito mais fluida do que a do primeiro livro.

-Nyx 08/01/2023

- Encantada por esse livro! '
- Quando li as primeiras páginas, eu já sabia que ia gostar muito desse livro, fiquei totalmente presa a ele e não conseguia parar de ler.
De fato, gostei mais dele do que o primeiro volume (O Feiticeiro de Terramar).
A Ursula não decepciona com a sua escrita impecável e com a ambientação perfeita.
Esse livro é um forte candidato a meu favorito de 2023. Mal posso esperar para ler os próximos ? '

cvinicius11 16/04/2023

Apesar do livro ter começado, para mim, a partir da metade, quando ela encontra o saqueador nas Catacumbas, gostei bastante, daí em diante o livro desenvolve de forma muito mais dinâmica e interessante. Com certeza a primeira metade é importante para a construção de Tenar, mas é bem cansativa e lenta

Soul Nutri 31/12/2021

Queria ter gostado mais
Queria ter gostado mais. A história nos trás algumas reflexões sobre religião, fanatismo, liberdade, preconceito, feminismo, no entanto, no geral é maçante. A primeira parte do livro conhecemos a protagonista, sua história e seu meio ambiente atual. Essa parte é tediosa. Quando surge Ged pareceu que a história iria engrenar, mas continuou morno.

Diferentemente do primeiro livro, Tumbas de Atuan é feito para crianças literalmente. Há bastante passagens repetitivas, eternas descrições dos locais, Ged estava mais sábio neste livro e a protagonista estava em processo de amadurecimento, mas há poucos diálogos, e menos ainda diálogos um pouco mais profundos. Quando há alguma interação, geralmente, é para relatar algum evento histórico, descrever algum local, citar alguma regra.

O Feitceiro de Terramar foi maravilhoso, Tumbas de Atuan foi comum, acho que o meu Ciclo Terramar se encerrou com o primeiro livro, não irei continuar.

Marcelo 21/04/2022

O falcão como visitante
Essa não é a história de Ged, mas da primeira sacerdotisa Artha, ou melhor, de Tenar, a garota separada dos pais que viraria a primeira sacerdotisa. Esse é meu terceiro livro de Ursula e ela sempre apresenta um universo rico e com personagens tão humanos que é impossível não se ter empatia.
A leitura é lenta no começo mas é um reflexo dos dias lentos e repetitivos da sacerdotisa, personagem a qual realmente acompanhamos na narrativa. Jovem, comporta-se como tal. Desafiando a ordem natural do seu espaço, as figuras de autoridade e tão egocêntrica que sequer avalia que sua amiga mais próxima poderia ter outras aspirações. Isso tudo antes do Arquimago de Terramar chegar em sua vida.
É uma história pequena. No volume, são só 150 páginas, e nas proporções, recupera-se um anel que mudaria a história do mundo, mas na verdade é sobre uma menina questionando seu lugar neste mundo e escolhendo seu destino.
Vale a leitura demais.

Moony 30/03/2023

O que fazer com a liberdade?
A Ursula novamente usa um estilo ensaístico pra fazer literatura. Aqui, uma das primeiras heroínas que vimos na história da literatura fantástica tem que lidar com uma dor que nunca imaginou: e se toda a fé que sustentou sua vida até então não tivesse nenhum valor? Quem é ela em um mundo que, depois de tantos anos, descobriu sequer conhecer? E pior: pode um estrangeiro de pele escura ser uma pessoa melhor do que as sacerdotisas crueis que a criaram e a despiram do próprio nome? Muito bom, como sempre.

Alana.Nascimento 08/06/2020

O livro me surpreendeu porque não se trata bem de uma continuação de o "Feiticeiro de Terramar", inclusive o personagem principal dessa história demora a aparecer, no final tem até umas explicações da autora sobre isso. O enredo é sobre a sacerdotisa Tenar sobre como é levada a Atuan aos cinco anos de idade quando a outra sacerdotisa morre, ou seja de como é feita a escolha. A história começa a ficar mais envolvente quando ela encontra o Ged e de como eles planejam sair das Tumbas de Atuan e ela se libertar daquele lugar. Talvez o livro seja uma crítica a uma forma de governo, um lugar onde não acontece muitas emoções mas que de toda maneira a mulher seria destinada a governar esse lugar sem muitas opções de escolha.