Hipólito

Hipólito Eurípides

Resenhas - Hipólito

Gabez 08/05/2020

Excelente drama e mais curto do que esperava mas isso não diminui em nada o quão bom foi de se ler

Monique 18/07/2022

Chato. Muito drama. Sem inovações. Poucas brigas. Poucos personagens. Raso. Fraco. Bem escrito. Não memorável.

Mario Miranda 27/12/2019

Mais uma grande Tragédia de Eurípides que chega até nós pelo incansável trabalho de Trajano. A tragédia narra a devoção de Hipólito, filho de um relacionamento extraconjugal de Teseu, a Ártemis, o que provoca a ira e a inveja de Afrodite. Como punição pelo seu desdém a Deusa do Amor, esta o pune fazendo a esposa de seu pai, Fedra, apaixonar-se por ele.

A ação de Afrodite, em mais uma grande tragédia de Eurípides, leva o pai a maldizer o próprio filho, desejando a morte do mesmo, o que vem a ocorrer concomitantemente as descoberta por Teseu da inocência do próprio filho.

O interessante em Eurípides, tanto em Hipólito quanto em outras obras, como em Héracles (neste caso, em razão da ação de Hera), é como a devoção e os Deuses podem levar os homens ao infortúnio, ao sofrimento e descaminho. Nas duas tragédias, inclusive, levando a morte.

Para os que gostaram da Tragédia, sugiro uma releitura realizada por um dos pilares do Teatro Francês, Jean Racine, na peça "Fedra", também traduzida para o português.

site: https://www.instagram.com/marioacmiranda/?hl=pt-br

lila 15/01/2022

Hipólito
Fiquei um pouco confusa com o final, a história em si é bem interessante com todo o drama e a tragédia dos livros gregos.

Gabriela 25/12/2022

leitura da faculdade
muito interessante ler sobre a condição da mulher em um período onde mulheres nem gente eram consideradas. minha leitura favorita do semestre.

Fernanda Augusta 23/12/2023

Mais Fedra que Hipólito
Li o livro na aula de Teatro Grego da professora Ragusa e também para um trabalho da mesma matéria.

Penso que o livro é mais da Fedra que do Hipólito, ela me parece muito mais profunda e relevante que ele, mas enfim, o título já foi escolhido a mais de dois mil anos.