Anjo Mau Milton Tiutiunic

Resenhas - Anjo Mau

De Cara Nas Letras 23/01/2016

Anjo Mau
Antes de qualquer coisa, gostaria primeiramente de exaltar o quão maravilhosa está a edição física deste livro, publicado pela Editora Schoba. Sim, eu já sabia que a Schoba se preocupava também com a estética, não apenas com o conteúdo, mas fique fascinado com o grau de perfeccionismo deste livro.

Possuindo folhas amareladas e inícios de capítulo com uma bela asa no topo direita da folha, nos deparamos inicialmente com o prólogo da obra. Nele, o autor introduz um personagem sem nome e que conversa conosco, de forma franca e delicada, acerca de temas chaves no enredo. Ainda nele, nos conta uma fábula sobre um garoto que tinha medo da vida. Segundo o autor, "ele era pequeno e tinha medo de engatinhar, mas acabou engatinhando; tinha medo de andar, mas acabou andando; tinha medo de errar, e acabou errando; tinha medo de amar, e acabou amando. [...] Enfim, tinha medo". Não vou contar o final desta fábula, mas digo que, de uma forma ou de outra, ela será capaz de mudar seu pensamento sobre quem você é e sobre como enxerga os outros. Um leve e singelo tapa em nossa cara, leitores.

Dando continuidade, o primeiro capítulo nos apresenta a criação. Sim, a obra aborda temas religiosos. Milton Tiutiunic narra os primeiros momentos do Éden, introduz os puros Asmir e Osnir (Adão e Eva), e fala sobre como se deu o pecado original, explicitando as cenas que levaram até a separação de Criador e Criação. Nos fala também acerca do ciúme que Satanás possuía da obra de Deus, nos mostrando passagens de como o maligno corrompeu os mais puros seres da face da Terra, e sobre como o mesmo foi expulso do céu e virou o "Anjo Mau".

Satanás acaba se tornando, até certo ponto, o personagem principal no enredo. Viajamos entre vários séculos 'assistindo' a batalha celestial aparentemente sem fim travada entre o bem e o mau. Deus tenta mostrar à Satanás que sua Criação é naturalmente boa; enquanto isso, Satanás tenta mostrar à Deus que sua obra é completamente corruptível.

Começa então a saga do Anjo Mau para procurar seres que possuem mentes brilhantes e que têm potencial para causar o caos na Terra. Entre eles, está Hitler. Manipulando-o, Satanás consegue fazer com que ele ascenda ao poder máximo da Alemanhã e convoque a guerra, causando a morte de milhares de pessoas. A história, neste ponto, se torna um tanto quanto confusa, mas ao mesmo tempo cheia de pontos que se ligam, deixando o enrendo, de forma geral, completo.

A sinopse nos faz acreditar que a trama será focada total e exclusivamente em Hitler e na Segunda Guerra Mundial. Entretanto, percebemos durante a leitura que não. Para ser mais específico, pouco se aborda sobre isto. Grande parte da obra trata sobre a disputa eterna entre Deus e Satanás e sobre como podemos escolher de que lado estaremos.

Não posso deixar de dizer que esperava algo completamente diferente, mas garanto que me surpreendi positivamente com tudo aquilo que li. Com capítulos curtos e intercalando ficção e realidade, Tiutiunic nos mostra que bem e mau são coisas subjetivas, que podem estar encrustadas nos mais simples atos do nosso dia a dia. Que cabe a nós decidir qual dos lados ganhará a batalha.

site: http://decaranasletras.blogspot.com.br/2015/12/resenha-130-anjo-mau-milton-tiutiunic.html

Kris Monneska - Conversas de Alcova 15/10/2015

Estranhamente interessante
Anjo Mau foi uma leitura bem louca, mas eu gostei, digo louca porque eu não entendi ao certo o que o autor pretendeu alcançar com a obra, ou até mesmo se ele pretendeu alcançar alguma coisa, tamanho é o fator delírio que permeia o livro, e que faz com que tudo bem pudesse ser apenas a voz da imaginação.
Essa confusão pode ter se dado devido o fato da narrativa ter se dividido em duas partes: um prólogo onde o autor narra o nascimento e a trajetória de um personagem sensitivo, que ao meu ver não teve participação nos acontecimentos posteriores e a segunda parte, onde de fato ele narra a trajetória do Anjo Mau, mesclando religiosidade, personagens históricos, ufologia e até mesmo "ideais políticos" numa salada mista macabra, confusa e interessante.

No mais a leitura de Anjo mau de mostrou bem contestadora e fácil, devido a escrita do Milton ser muito boa, fluida e da sua facilidade em conduzir o leitor por entre as palavras. Gostei da ousadia que ele teve de fazer uma releitura dos mitos bíblicos, que agregaram mais ao fator interessante da leitura. A mistura que ele faz com os elementos dentro da narrativa também é muito boa, apesar de estranha. Ele teve o dom de conseguir mesclar tudo muito bem, conseguindo criar uma conexão e conseguir, assim, entreter o leitor.

Como já disse antes, o livro é bem diferente de tudo o que eu já havia lido e mesmo assim, foi uma leitura bem agradável que conseguiu me prender e me deixar curiosa para saber como o autor conduziria ao seu desfecho. O livro configura uma leitura rápida que dá pra ser feita em poucas horas.

Como não poderia deixar de fazer, quero elogiar o trabalho gráfico da editora Schoba que está incrível, desde a capa muito bonita e com tudo haver com a trama do livro, até a diagramação super atrativa e de fáceis manuseio e entendimento. Obrigada pela oportunidade de fazer essa leitura.

Recomendo a leitura a todos e principalmente aos que gostam de livros intrigantes.
Beijos

site: http://www.conversasdealcova.com/2015/10/resenha-anjo-mau-milton-tiutiunic.html

Dani 18/10/2015

Resenha: Anjo Mau, Milton Tiutiunic
No prólogo, o autor apresenta um personagem sem nome e conversa com o leitor sobre medos, necessidade de consumismo, o bem, o mal, a ganância...Gostei muito desta parte, pois foi bem reflexiva e leve, escrita diretamente para o leitor, sem diálogos, mesmo que haja pequenas estórias.
Me perguntava se este personagem teria alguma relação com os seguintes, mas, depois de uma reflexão após a leitura, percebi que o autor estava apenas preparando o "terreno" para o que veria a seguir, que abordaria esses assuntos de forma mais aprofundada e apresentando suas explicações para os mesmos.

A vida tem um grande senso de humor. O que seria da vida se não fosse assim? Pena. Muita pena. Depois de tantas tragédias ainda estar em pé. E de pé em pé foi caminhando. Ás vezes rápido; ás vezes, lentamente. E até hoje se pega a dizer: que será de meu destino? - Página 14

No primeiro capítulo a estória de Anjo Mau começa, de fato, sendo contada desde o início, no jardim do Éden. Conhecemos o protagonista e vilão que, irado pelos planos de seu criador, decide um plano de vingança que significa atingi-lo destruindo seus filhos e o mundo que ele criara. Há muitos fatos das estórias religiosas que sempre ouvimos, e também mostra como surgiram os primeiros pecados.

Mas o que acontecia? Tinha o mundo ao seu redor e não se contentava. Queria mais e mais e mais. Não sabia o porquê. - Página 19

Começa então a saga do demônio, para corromper e impregnar o mundo do mais puro mal. Ele encontra homens gananciosos, mentes perfeitas para manipular e colocar seus planos em prática. Entre estes homens, Hitler o famoso ditador nazista. Em Anjo Mau entendemos o que o levou a fazer todo este mal e quase destruir o mundo.

O medo nos leva a dois caminhos: lutar ou fugir; é preciso saber dosá-lo. - Página 16

A sinopse passa a ideia de que a estória pára em Hitler, mas ele não é o foco o livro inteiro. Após Hitler o Anjo Mau ainda tenta outras pessoas, causando a Primeira e Segunda Guerra e a Guerra Fria, além de outros conflitos contra a igualdade e conflitos religiosos. Infelizmente, esta parte foi pouco explorada, com Milton apenas apresentando os fatos sem uma estória mais elaborada como a de Hitler.

Mais uma vez ceava triunfante, sobre uma mesa de ódio e sangue, o anjo caído. - Página 119

Os capítulos são curtos, com menos de uma folha inteira, e a escrita é tão envolvente que a leitura pode ser feita em poucas horas. Foi muito interessante como o autor soube costurar fatos históricos com ficção, criando explicações, envolvendo o anjo, para coisas que aconteceram de verdade. Quem ama história com certeza irá devorar o livro.
O final, como mencionei, trouxe fatos pouco aprofundados, mas o desfecho veio com uma grande reflexão: o mal pode ainda estar impregnado em nosso dia-a-dia, mesmo em pequenas ações, que passam despercebidas.

oviajantedasestrelas 28/10/2015

RESENHA DO LIVRO "ANJO MAU", DE MILTON TIUTIUNIC
Gosto muito da Editora Schoba pela qualidade dos livros que ela produz. Não li todos, confesso, mas acessei a livraria virtual e pesquisei sobre alguns títulos. São todos muito ricos em seu conteúdo o que já merece toda a minha atenção e admiração. São livros de bons escritores que nos proporcionam viagens incríveis e inesquecíveis. Já li outro título da Schoba e fiquei fascinado com tudo. Com o livro "Anjo Mau", do Milton Tiutiunic, não foi diferente. Não me arrependi.

Com este título excitante, temos uma interessante trama acerca de Adolf Hitler e a maior tragédia que se abateu sobre a humanidade no século XX, o nazismo. Em "Anjo Mau", o leitor tem 48 capítulos curtos, mas extremamente rico em seu conteúdo o que torna a leitura muito agradável. Estamos diante de uma obra-prima da literatura brasileira. Um desses livros perturbadores que nos marcam pelo resto da vida.

"Anjo Mau" é um clássico da ficção brasileira, é um livro que você não se cansa de ler e mergulhar em seu conteúdo, cujo tema permeia as entranhas do anjo mau nazista de uma forma diferente daquilo que já lemos anteriormente. Sua história desenrola-se com a influência do tal anjo mau nas ações e pensamentos dos maiores controladores que já vimos, especialmente, Adolf Hitler. O anjo influi de tal modo, que, às vezes, é ele que o dirige.

Esse é um livro simplesmente imperdível que eu tive a sorte de ser contemplado com a leitura, graças a grande oportunidade da Editora Schoba. Tão grande quanto o livro, são as postagens do autor que podem ser acompanhadas em sua fanpage primorosa: clique aqui. Aos amantes de uma boa leitura, não deixem de ler essa magnífica obra. Recomendo o livro "Anjo Mau" pela excelente qualidade do texto, pelo desenvolvimento da trama, pelo excelente projeto gráfico, enfim, por todo o conjunto da obra. É um livro que jamais esquecerei.

Resenha originalmente publicada no blog O Viajante das Estrelas, por João Paulo. Confira no link abaixo:

site: http://www.oviajantedasestrelas.com.br/2015/10/resenha-do-livro-anjo-mau-de-milton-tiutiunic.html

Sergio 06/01/2016

Postado originalmente no blog De Cara Nas Letras

Até logo,
Sérgio H.

site: www.decaranasletras.blogspot.com

Tamirez | @resenhandosonhos 12/01/2016

Anjo Mau
Anjo Mau vai caminhar ao longo da história desse ser caído que dá nome ao livro e que, após ser rejeitado por seu Deus, fica a mercê na terra, em busca de achar formas de corromper a humanidade e fazer da obra do “todo poderoso” um fracasso. Revivendo eventos bíblicos e históricos – com direito à presença de Hittler – , veremos a influência que esse ser consegue exercer sobre as pessoas, despejando o caos e a maldade por onde passa.

Porém, ao contrário do que esse Anjo possa imaginar, a raça humana é forte e enquanto se mostra suscetível, também prova que sua jornada não será fácil ou rápida e que milhares de anos se passarão enquanto ele perambula pela terra em busca de sua vingança.

“A assombração de ficar parado na inércia é pior, bem pior, que iniciar uma nova luta e ser derrubado de novo.”

Além disso, no início da narrativa somos apresentados a um personagem misterioso e do período atual, que passará por certas dificuldades ao longo da vida. E é assim que ele vai nos mostrar que os obstáculos estão em nosso caminho muita vezes porque alguém os colocou lá e há várias formas de seguir em frente.

E é entre o conhecido e o desconhecido, o explicável e o inexplicável, que o autor conduzirá essas histórias turvas e que pertencem um pouco a todos nós.

Capa e Edição
A capa me pregou uma peça, como eu comentei no vídeo resenha, o meu cérebro acabou visualizando a um primeiro olhar algo completamente diferente e, somente depois de já ter o livro em mãos, é que constatei que realmente se tratava de um anjo de cabeça pra baixo, nosso protagonista. Além disso também há a imagem de Hittler e de seus exércitos, retratando um nos momentos mais lembrados da história do mundo.

Mais uma vez a editora Schoba fez um ótimo trabalho na edição, com boa revisão e inícios de capítulos marcados pelo detalhe da asa. Como esses capítulos são super curtos e a letra também é grande, a leitura flui super bem, e as 130 páginas que compõem Anjo Mau podem ser facilmente devoradas com apenas uma hora de dedicação.

Minha opinião
Esse é um daqueles livros que tem uma boa sinopse, uma boa capa, um bom nome e também uma boa história. E olha que quando solicitei para a editora estava com outra coisa na cabeça, o que me surpreendeu ainda mais.

Para começar, essa premissa de ter como background fatos históricos e/ou bíblicos e reescrever uma história passando por entre eles já é algo que me encanta pois é um tipo de leitura que adoro fazer, e já é meia certeza de acerto comigo. Em segundo lugar, a forma como Tiutiunic conduz a narrativa, sem enrolação, prezando por capítulos curtos e sucintos e que mesmo assim são capazes de entregar a história inteira sem partes faltando, também é bastante impressionante.

Aqui, eu como boa leitora, não posso deixar de fazer uma comparação entre o Anjo Mau e A Batalha do Apocalipse, do também autor nacional, Eduardo Spohr. E, se você já leu esse livro, talvez tenha visto na fórmula uma semelhança. Porém, é exatamente na forma breve que apresenta os fatos e na não necessidade de criar todo um mundo fantasioso para contar a história, que ambos os enredos e autores se distanciam. E eu fiquei bastante aliviada por isso.

Anjo Mau vem com a missão de não apesar entreter, mas aparentemente fazer como que enxerguemos a frente dos nossos atos, e olhe fundo em busca dos verdadeiros motivos pelos quais tomamos certas decisões ou escolhemos certos caminhos. É um livro sobre escolha, consequência, inteligência e, porque não, ganância.

A presença da primeira parte, onde não se mostra realmente quem é o personagem ou qual o seu verdadeiro propósito, ajuda a criar um mistério que deve ser revelado em histórias futuras, ainda sem data de continuidade. Porém fica a certeza, ao fim do livro, de que a história desse Anjo Mau e tampouco do personagem misterioso, não chegou ao fim e que vamos ouvir falar novamente de Milton Tiutiunic quando ele der continuidade a trama.

Uma coisa que me deixou feliz foi ver na orelha do livro que traz um breve parágrafo sobre o autor, que ele lia e se sente influenciado por autores como o Paulo Coelho, que para quem não acompanha o canal, talvez não saiba, mas se trata de um autor que eu gosto e admiro muito, apesar da má fama que foi disseminada aqui no Brasil, seu país de origem.

Com isso, chego ao fim dessa resenha dizendo que já formulei algumas teorias de como essas histórias podem progredir e quem sabe até se encontrar. Espero realmente que haja uma continuidade para saciar todas as mentes curiosas que ficarão matutanto o que esse Anjo aprontará em seguida para tentar corromper a nós, reles humanos.

site: http://resenhandosonhos.com/anjo-mau-milton-tiutiunic/

Italo Teixeira 20/02/2016

Hoje apresento a vocês o livro Anjo Mau, publicado recentemente pela Editora Schiba. O livro foi escrito por Milton Tiutiunic e nele vamos ver conhecer a história de um "anjo mau" que está presente desde os primórdios.

Anjo Mau começa com um prólogo falando de um personagem, porém nenhum nome é citado, e esse prologo se arrasta nas 30 primeiras páginas do livro de uma forma cansativa e um tanto confusa, nele um personagem sem nome conversa com o leitor o que para para mim, não fez muito sentido.

Após o prólogo vamos à história, o começo de tudo no Jardim do Éden. Deus cria o homem - Asmir -, esse por sua vez se sentiu solitário e disse para Deus. O criador então fez nascer outro ser, dessa vez a mulher - Osnir - e logo surge o amor entre esses dois.

Deus tendo uma conversa com um dos anjos, seres celestiais e perfeitos foi questionado o motivo da criação a sua semelhança e Deus lhe disse que precisava de herdeiros e o Anjo ficou enfurecido por não ser digno e Deus mandou que ele fosse ao jardim, conhecer a criação e vê o quão perfeitos eles eram e o Anjo assim fez. Lá ele viu que Deus estava certo, mas a inveja já habitava nele e com isso espalhou mentiras para Asmir e Osnir tornando-os pecadores. Ao voltar para Deus para mostrar os erros de sua criação Deus o expulsou do paraíso e o amaldiçoou.

Anjo Mal - Satanás, como passa a ser denominado - passa a vagar pela terra com o objetivo de tornar o homem cada vez mais corrupto, sujo, trapaceiro. O livro transita através de épocas, sejam bíblicas ou históricas e mostram que o homem é corruptível através de ação de Satanás. Inclusive o livro fala de Hitler, grande personagem histórico e mostra que Satanás o influenciou a começar a 2° guerra mundial.

Anjo Mal se mostrou sendo um livro muito bom. Milton Tiutiunic tem uma escrita bem fluida e o livro de 127 páginas foi lido em menos de 2 horas por mim. Ele conseguiu fazer um livro fictício usando acontecimentos reais e bíblicos de uma forma bem bacana e interessante.

Outro ponto que vale a pena ser ressaltado é a edição do livro. A Schoba fez um trabalho gráfico impecável! A cada começo de capítulo temos uma asa do Anjo Mau. Se você está budcando uma leitura rápida e de entretenimento Anjo Mau é a escolha certa!

site: http://ler-e-ser-feliz.blogspot.com.br/2016/02/resenha-anjo-mal-por-milton-tiutiunic.html