Um Tom Mais Escuro de Magia

Um Tom Mais Escuro de Magia V. E. Schwab

Resenhas - Um tom mais escuro de magia

Queria Estar Lendo 10/02/2018

Resenha: Um Tom Mais Escuro de Magia
Um tom mais escuro de magia é um livro impressionante. Com uma narrativa bem pontuada, eletrizante e com um universo mágico altamente criativo, V. E. Schwab entregou uma história que se tornou uma das minhas favoritas da vida.

Em cada mundo existe uma Londres; a Vermelha, a Branca e a Cinza - e a Preta, devastada pela própria sede de poder, que causou a separação entre os mundos e o fechamento das portas conectando esses universos. Apenas os Viajantes ainda têm permissão de atravessá-las, e o fazem para manter os reinos em comunicação. Kell é um deles, e vivencia as realidades com receio, fascínio e, principalmente, cautela. A lei dita que os universos não podem colidir; que o que pertence a uma Londres deve permanecer nela. Só que, quando um artefato mágico cai em suas mãos, depende de Kell e de uma ladra não muito bem intencionada impedir que essa colisão de universos se torne o fim de todos eles.

"Cinza para a cidade sem magia. Vermelho para o império vigoroso. Branco para o mundo faminto."

Eu estava na corda bamba a respeito desse livro por causa das opiniões diversas, mas minha santa Eva Green, que história absurdamente boa! O conceito da magia criado pela autora é brilhante, com explicações bem dosadas para a construção do universo. Os personagens são ótimos, cada um carregando um tipo de personalidade essencial para esse tipo de trama. É o tipo de livro que eu gostaria de ter escrito, de tanto que amei.

"E um Antari podia falar com o sangue. Com a vida. Com a própria magia. O primeiro e o último elemento, aquele que vivia em tudo e não estava em lugar nenhum."

Kell é um ótimo protagonista - e é muito, muito difícil de eu gostar dos protagonistas em histórias do tipo. Ele tem um senso de honra e justiça muito forte, é leal ao seu dever e à expectativa que carrega por ser um Viajante. Criado pela família real da Londres Vermelha, Kell viveu em meio à nobreza e às regalias, mas entende das diferenças entre mundos - e não só as dimensões, mas entre as camadas da sociedade também -, muito melhor do que o rei e a rainha. Seu irmão de criação e melhor amigo, o príncipe Rhy, é seu confidente e aquele em quem o Kell deposita fé e esperança. A relação entre os dois é poderosa, cheia de amor e de devoção - e deixou brecha para um arco bem grandioso no próximo livro.

"- A hesitação é a morte da vantagem."

Em relação à trama, Kell é muito de um herói. Disposto a sacrifícios e ansioso para fazer a coisa certa, independente do que isso custe à sua imagem e à sua própria vida. Ele é ordem e resiliência. É um soldado, mas também é um líder. Eu fiquei completamente apaixonada pelo desenvolvimento que a autora já deu para o Kell; mesmo sendo o primeiro livro de uma trilogia, ter momentos de crescimento e de hesitação constroem muito do que é o personagem e o que ele ainda vai ser nos próximos volumes. Kell é um garoto contido, um aventureiro cauteloso e um mago astuto.

Ah, e a magia! O universo da V.E. Schwab é tão rico, tão bem pautado, com todas as explicações sendo entregues na hora certa, da maneira perfeita, que enche os olhos a cada novo capítulo. A divisão dos mundos e as diferenças entre as cidades de Londres é importante para estabelecer também a separação entre posturas dos personagens pertencentes a cada uma delas. Kell veio da Vermelha, então sempre conviveu com a magia, respeitando-a e deixando-se ser guiado por ela em equilíbrio. A Londres Branca é a violência, a opressão, é governada por um rei e uma rainha perigosos e claramente sedentos por poder - é também a divisa entre a Londres Preta e o resto dos universos, o que significa que precisou se fortificar sozinha contra um universo destruído por uma guerra interna. E a Londres Cinza, finalmente, é o mundo sem magia. Mas isso não significa que ela não exista ali.

"Desenharam-na ainda mais alta e mais magra do que realmente era; esticaram-na em um espectro, vestido de preto e assustador. Algo saído de conos de fadas. E de lendas."

Lila nasceu nessa Londres. Órfã e sozinha no mundo, ela aprendeu a sobreviver por conta própria. É uma ladra e uma assassina e uma garota extremamente perspicaz, ciente da própria força e da própria fraqueza. Lila é uma personagem carismática, quase um modelo de Han Solo - oportunista na medida certa, mas que acaba se inclinando a causas nobres quando confrontada por elas. Se esconde atrás de máscaras, sorrisos enviesados e olhares afiados, mas tem um grande coração. E é o completo oposto da ordem e justiça que o Kell carrega, caótica até o último fio de cabelo, o que torna suas interações a melhor coisa do livro.

"Kell dissera a Lila que a magia era como um sexto sentido, sobreposto à visão, ao olfato e ao paladar, e agora ela compreendia. Estava em todo lugar. Em tudo. E era maravilhoso."

A trama gira em torno principalmente desses dois personagens, mas é um universo em expansão. Um conflito resolvido neste volume abre portas para outras grandes questões a serem abordadas nos próximos; para um primeiro livro, ele termina bem fechadinho (minha ansiedade agradece), mas promete outras aventuras com o que ficou a ser resolvido.

"A magia transformava o mundo. Mudava a sua forma. Havia pontos fixos. Na maior parte do tempo, esses pontos eram lugares. Mas, às vezes, raramente, eram pessoas."

Por falar em conflitos, a questão do artefato mágico é o ponto central de toda a história. A magia corrupta ainda é magia, e é tão tentadora quanto aquela pura com a qual as pessoas convivem. É um elemento tão poderoso quanto terra, água, fogo e ar. Quanto custa a um mago ter tamanho poder, até onde esse poder pode chegar. São questões que as dimensões mágicas vivenciam, mas agora estão vendo se tornar realidade.

Um tom mais escuro de magia é o tipo de história mágica e imersiva que vai encantar todos os leitores do gênero. A narrativa é rápida, cheia de adrenalina, e as páginas passam sem que você perceba. Um livro sobre muitos universos, sobre a sede de poder e o preço da magia.

site: http://www.queriaestarlendo.com.br/2018/02/resenha-um-tom-mais-escuro-de-magia.html

Luna.Bard 02/08/2022minha estante
AMO essa trilogia

Bia :) 07/08/2021

4,5/5
QUE LIVRO BOMMMM!
Esse livro me prendeu da primeira até a última palavra, os capítulos curtos me incentivaram ainda mais a continuar. A história não é nem um pouco enrolada, em todo momento temos um novo acontecimento e acredito até que todo o enredo se passa em uma semana.
Já aviso que esse livro não é nem um pouco focado no romance entre os personagens, temos algumas interações, mas nada grandioso, outro ponto que eu espero que seja um pouco desenvolvido no próximo livro porque ninguém é de ferro, não é mesmo kkkkkkk.
O motivo de eu ter dado 4,5 (o que não é uma nota ruim) foi a resolução do problema final, achei que foi tudo muito fácil, porém, não sei se era pra ser assim mesmo ou será feita alguma ponte no segundo livro.
Por enquanto Lila é minha personagem favorita e espero continue assim, quero muito ver o desenvolvimento dela no próximo livro com relação ao sonho dela de se tornar pirata.
Enfim, recomendo muito e leria dnv com certeza!!

Sally 17/08/2022

Adorei
Meu primeiro contato com a escrita da autora e, pelo que eu tinha ouvido falar dos outros livros dela, não sabia se ia gostar desse. Porém, eu amei! Tem um desenvolvimento muito bem feito e, mesmo com troca de POVs, a história não se perde.

Quando os personagens se encontram e a história se conecta, tudo fica ainda melhor. Cada personalidade é bem explorada e todos amadurecem no caminho. Dá para ser facilmente cativado por eles.

O final é bem amarradinho e fiquei me perguntando o que (e como) vai acontecer no segundo volume da série.

Marcella 04/07/2021

Apaixonante!
Eu AMEI a escrita da autora, o livro é incrível e eu não conseguia parar de ler. Quando eu crescer quero ser igual a Lila kkkk . A leitura é super fluída, bem desenvolvida e os personagens são cativantes. Enfim, recomendo muito!

wolfhyex 22/06/2021

Uma leitura leve e divertida
Houve momentos durante o livro em que me senti entediada pela previsibilidade da história. Mas, mesmo assim, o livro me encantou pelo seu universo simples porém cativante, e principalmente pelos personagens (vulgo Lila) que são muito interessantes e divertidos.
skuser02844 22/06/2021minha estante
gente, eu to lendo e nao to achando nd leve, nem simples KKKKKKKKKKKK mto pelo contrário

Bella 14/07/2023

Uaaauuuu
?O mundo era seu.
Os mundos eram seus.
E ela pretendia conquistar todos eles?

COMPLETAMENTE APAIXONADA POR DELILAH BARD!!!!

Esse livro me fez lembrar o porque sou tão apaixonada por livros de fantasia. Todas as descrições são TÃO perfeitas, consegui visualizar tudo na minha cabeça ????

Quero saber mais sobre o kell nos próximos livros, conhecer mais o que se passa naquela cabecinha.

Senti falta de diálogo no livro, mas entendo que a proposta do livro não cobrava muito isso. Universo completamente surreal.

guirbs 12/03/2022

Uma aventura de cada vez
Que universo incrível! Interessante demais a construção desse mundo mágico e a maneira como ele funciona. Curti bastante como a V. E. Schwab iniciou e foi mostrando cada ponto chave para o entendimento de tudo, mas teve um certo momento que parecia que a narrativa não ia realmente começar, só que, logo após isso, tudo fluiu de uma forma muito rápida, porque foi tanta coisa acontencendo que não dava nem vontade de parar. As viradas de jogo são boas, os personagens interessantes e acredito ser um mundo bom para explorar ? tal qual Lila Bard deve estar fazendo agora.

Kell e Lila são os que mais me apeguei, até porque a história gira totalmente em volta deles. Preciso que seja aprofundado mais os outros, eles aparentam ser incríveis também, cada um na sua individualidade. O bom é que o final não teve nenhum gancho para o próximo, mas alguns pontos abertos nesse me faz ter uma vontade gigante de já começar "Um encontro de sombras". Tenho teorias, então provavelmente vem aí!

As Travars ?

Sens0 14/10/2021

É POR LIVROS COMO ESSE AQUI QUE EU AMO LER
IMPECÁVEL, INCRÍVEL, MARAVILHOSO
Personagens perfeitos, universo muito bem feito, não existe um mínimo detalhe fora do lugar, tudo se encaixa, tudo faz sentido.
400 páginas e parece que eram 100 de tão rápido que devorei isso aqui, incrível apenas.
Não vejo a hora de ler a continuação, tem tanta tanta coisa para explorar eu tô animadíssima

Parabéns schwab de verdade você fez o melhor universo de fantasia que eu já vi nos livros atualmente

Lia 09/11/2023

Faziam anos que eu queria ler essa série. E não me decepcionei. Não tem como ser uma história ruim se tem magia envolvida.
A autora tem uma escrita muito gostosa e fluida. A história é realmente legal, com personagens apaixonantes.
Ansiosa pela próximo.

Jordana Zatta 09/06/2023

Que leitura mais gostosa! Leve, fluída, personagens cativantes e uma história mega interessante. Já estou ansiosa pra ver mais de Kell e Lila juntos ??
Gabi 09/06/2023minha estante
O segundo livro é um surtooooo, ela consegue trabalhar um livro todo pra desenvolver a trama Heróis vilão só no finalzinho

Jordana Zatta 10/06/2023minha estante
Poxaaa, e pela sinopse do segundo livro tinha tudo pra ser um livro tão bom quanto o primeiro

Gabi 12/06/2023minha estante
Mas é!!! Acho q eu deixei uma mensagem errada, rs. Eu quero dizer q ela conduz o livro sem um conflito direto, o que geralmente seria ruim mas no caso ela executou com perfeição!

liv 14/09/2022

Universo incrível
Primeiro livro que li da V.E e amei! O universo de Um tom mais escuro de magia é muitoo bem estruturado e interessantíssimo de ler, me apaixonei pelo Kell e pelo Rhy, a irmandade deles é linda de ver. A Lila me irritou um pouco, mas ela é uma personagem incrível e com passado sombrio, então a perdoo! De forma geral, é um livro muito bom e recomendo pra quem ama uma fantasia como eu.
biabaltieri 14/09/2022minha estante
a V.E é sensacional (minha autora preferida..) super recomendo que vc leia ?Vilão?!!!! Um livro muito bom e super inteligente, vc vai pirar

liv 14/09/2022minha estante
quero muito ler esse!!!!

kim 11/10/2021

começou bem, aí..
Comecei o livro muito empolgada, amando a dinâmica, o ambiente e tudo mais. Adorei os personagens de cara. Só que do meio pro final eu senti falta de aprofundamento dos vilões e dos principais, sinto que tudo começou a ficar muito rápido e raso. Eu continuo gostando do livro mas tava esperando um tchan diferente, com mais conteúdo e desenvolvimento.

Laís Anulino 12/05/2020

Amei o universo construído pela autora, onde quatro Londres existem paralelamente e são raras as pessoas que conseguem viajar por esses mundos. Cada mundo tem um nível de magia, indo da Londres negra, branca, vermelha até chegar a cinza, a qual é chamada assim por Kell por ser a mais comum e praticamente sem magia.

Kell é um dos raros magos com o poder de viajar entre as Londres, e assim trabalha como mensageiro do rei, tendo também sido criado por ele, tem uma relação de irmão com o príncipe que se preocupa bastante com algumas atividades irregulares de Kell. É em meio a uma dessas atividades que nosso protagonista acaba se metendo em um grande problema, e agora com seu mundo em perigo, ele se vê na obrigação de reparar esse erro.

Além de Kell, podemos conhecer Lila, com capítulos intercalados, vemos a realidade dos dois, um na Londres Vermelha e a outra na Londres Cinza. E vocês já podem imaginar que o caminho deles vão se cruzar.

Amei Lila e seu jeito irônico e arrogante, ela é forte e não teme o perigo. Sem família e vinvendo como uma ladra, ela teve que aprender a se defender desde cedo, e mesmo não possuindo a magia de Kell, podemos esperar grandes coisas dela.

Um livro que tem um início lento e bastante informação para se absorver, mas que vai aumentando seu ritmo a cada capítulo e chega ao seu fim com muita ação.

Gostei bastante de como as coisas terminaram, e principalmente dessa fantasia não ter focado no romance, mas sim no desenvolvimento dos personagens e na aventura.

Já estou louca para ler o próximo livro e ver o que vai acontecer a esses dois.

P.S.: A Lila é incrível, gente! Já estou sentindo falta dela.
@vivendoeuchegola 12/05/2020minha estante
Vai amar tudo!

Laís Anulino 16/05/2020minha estante
Daniela, seu comentário me deixou ainda mais ansiosa para ler os outros livros. *---*

@vivendoeuchegola 16/05/2020minha estante
É pq essa série é meu xodó ?

Laís Anulino 16/05/2020minha estante
???