Jogos Mentais

Jogos Mentais Teri Terry

Resenhas - Jogos Mentais

Nicole.Massadas 11/02/2016

resenha completa no blog
Olá leitores, tudo bem? Hoje venho resenhar um livro incrível, de uma das minhas autoras favoritas de todos os tempos.

site: http://universocultural1.blogspot.com.br/2015/12/resenha-livro-jogos-mentais.html

Clã 02/02/2016

Clã dos Livros - Jogos Mentais
Luna é uma Recusadora. Em um mundo onde todos tem um implante e se conectam uns com os outros através dele, ela é uma das poucas que recusam esse recurso. Jogos, estudos, pesquisas, mapas, guias, música, amizades, festas....tudo acontece em mundos virtuais, porém alguns, como Luna, se recusam a fazer parte disso. A realidade deixou de ser prioridade para a maioria da população e até mesmo as crianças viviam plugadas.

"Há tempos, um grande avanço que possibilitou experiências virtuais perfeitas pela primeira vez. Temporreal é como realidade, porém melhor! Seja quem você quer ser; vá aonde quiser. Com a PareCo. Era assim o anúncio. Mas nunca para mim. "

Mas a moça tem um motivo secreto para fugir dos implantes. Ela tem sensações estranhas quando se pluga ao mundo virtual e consegue vivenciar tudo dos dois mundos ao mesmo tempo. Sempre alertada por sua avó, que insiste que ela não pode deixar que ninguém saiba disso, Luna se mantém afastada. Sua mãe era uma Hacker muito famosa e morreu ainda jovem em um dos mundos virtuais, sendo considerada uma inteligente-irracional, por muitos da sociedade.

"Respiro tão profunda e calmamente quanto posso e passo pela porta devagar, tentando afastar a náusea. Durante anos pensei que era assim com todo mundo. Quando descobri que não, que para todos os outros o mundo físico desaparece e isto aqui é tão real quanto tudo o que há nele, quase me expus. Mas Nanna alertou que isso deveria ser um segredo. (...) Algumas vezes ser diferente não é nada bom."

Entre os jovens existe um grupo seleto e muito admirado: os Hackers. Eles são habilidosos e capazes de mexer, programar e alterar códigos, sendo os responsáveis pela criação de muitos mundos virtuais. A maioria acaba trabalhando para a PareCo, empresa responsável por muito do que se conhece de tecnologia no mundo.

Mesmo os recusadores precisam fazer os testes de QI e QR realizados pela PareCo. Apesar de desejar deixar tudo de lado, Luna passa com ótimas notas no teste de QI, mesmo sem o implante, o que surpreende a todos, inclusive a ela mesma.

Todos os jovens aprovados precisam se encontrar para a realização dos testes de QR (Racional) e lá ela conhece Gecko, um hacker interessante que vai lhe mostrar um mundo novo.

"As nuvens escolhem aquele momento para se afastar. As estrelas brilham sobre nós; Gecko está olhando para elas. Lampejos de prata em torno de seu olho esquerdo, num padrão complexo - belo e, de alguma forma, tão perfeito em sua pele escura. Serão espirais de Hacker prateadas? Não podia vê-las antes, mas agora, à luz das estrelas, posso?"

Luna percebe que tem habilidades e inteligência acima da média. Ela e Gecko se encontram no vácuo, onde só poucos Hackers conseguem andar e criar, situação ainda desconhecida pela maioria das pessoas. Além disso, por não usar implante, ela percebe coisas que outros não conseguem ver.

"- Uma oportunidade que veio da bondade do sombrio coração da PareCo?
- Bem, pareceu bom na época.
- Provavelmente, está mais para ... Eles têm medo de você. Luna.
(...)
- Eles não sabem quem você é, ou qualquer coisa sobre você, porque não tem um Implante. Isso, juntando ao fato de Astra ser sua mãe, faz de você um risco que precisavam investigar."

Jogos Mentais tem um enredo super interessante e um pouco tenso.

Por aqui você vai encontrar: um grupo rebelde interessado em acabar com PareCo, conspirações, traições, lembranças perigosas e capazes de mudar o rumo de toda história, barbaridades cometidas em nome dos interesses de poucos e luta pelo poder.
Temos também um pouco de romance, mas este fica em segundo plano.

O livro é narrado em primeira pessoa por Luna e nós vamos embarcando com ela nas experiências de conexão e descobertas.

Quem curte distopias vai adorar Jogos Mentais.
Amei e recomendo!

site: http://cladoslivros.blogspot.com.br/2016/01/resenha-jogos-mentais-de-teri-terry.html

Carolina DC 26/01/2016

Dividida em sete partes e narrada em primeira pessoa pela protagonista Luna, "Jogos Mentais" inicia a nova série da autora Teri Terry: Mind Games de forma maestral.
Nessa nova realidade, as pessoas vivem mais tempo no mundo virtual do que no real. A conexão com essa realidade alternativa é tão viciante que muitos esquecem da própria vida, executando tudo através da tecnologia. Estudar, namorar, casar, envelhecer. Existe um grupo que não concorda com esse estilo de vida e que se recusa a viver on-line. Eles são conhecidos como Recusadores.
Luna é uma adolescente de 17 anos de idade que possui uma dinâmica familiar um pouco desestruturada. Seu pai vive conectado, sua madrasta é preocupada com as aparências e regras da sociedade, seu irmão mais novo está deslumbrando-se com a tecnologia e sua avó, a única pessoa com quem Luna realmente se abre emocionalmente, tem sérios problemas de saúde. Avó e neta possuem um segredo que mantêm a sete chaves para a segurança da protagonista.
Esse segredo está relacionado ao verdadeiro motivo da Luna ser uma Recusadora. Como podem imaginar, ser uma Recusadora é ser marginalizada pela sociedade, o que para uma adolescente, é algo ainda mais complicado, pois precisa lidar com a animosidade dos colegas na escola. A própria diretora acaba sendo uma pessoa áspera e geradora de problemas.

"Em nossa escola com mais de seiscentos alunos, a turma de Recusadores havia encolhido para cerca de vinte, cobrindo todas as faixas etárias. Outros foram intimados, ao longo do tempo, a aceitar a Educação Virtual". (p. 15)

A sociedade é controlada por uma empresa do governo que através de testes de inteligência e racionalidade, recruta jovens para trabalhar para eles. E Luna é convocada para realizar tais testes, o que começa a deixar a garota desconfiada, pois ela sempre fez de tudo para passar despercebida.
Essa parte do livro é o momento crucial onde a trama começa a desenvolver as intrigas e a revelar algumas respostas. Desse momento até o final do livro o enredo é chocante e as revelações são de tirar o fôlego.
Com uma escrita fluida e de fácil compreensão, Teri Terry trouxe um conteúdo atual em um mundo distópico e cheio de polêmica. O enredo foi bem desenvolvido, deixando para o finalzinho do livro a resposta para o grande suspense. A autora ainda menciona sua série anterior, Reiniciados, e deixa o leitor faminto pela continuação.
Luna é jovem, porém é inteligente e determinada. Tem um lado vulnerável e demonstra ser uma pessoa de princípios, ainda mais quando alguém que ama está em perigo.
O livro é repleto de personagens que se destacam, mas comentar sobre suas personalidades e ações podem entregar um pouco do mistério, por isso, não os citarei.
Em relação à revisão, diagramação e layout a editora realizou um excelente trabalho. A capa combina perfeitamente com a trama e chama a atenção.

"O propósito conhecido dos testes, QI e QR, é selecionar os melhores para a universidade e para as colocações na PareCo, não é? Aqueles que não são apenas brilhantes, mas também racionais. O propósito não declarado, a dualidade!, é identificar indivíduos perigosos. Os inteligentes que são também irracionais, minha querida, precisam ser vigiados, e não imbuídos de responsabilidades. Para segurança de todos nós..." (p. 23)

Lids 20/01/2016

Jogos Mentais (Teri Terry)
Eu já sou uma leitora da Teri Terry, adorei a trilogia Reiniciados, lançado pela Editora Farol Literário em 2013/2014, com algumas ressalvas por causa do final, mas o suficiente para ficar com boas expectativas e esperar muito da leitura.

Seu novo romance Jogos Mentais relata uma sociedade na qual a maioria de suas atividades são online, as escolas, os trabalhos e até eventos sociais são todos online. Apesar disso, existe um grupo de cidadãos que se recusam em ter esse estilo de vida, por vários motivos, principalmente religiosos. Essas pessoas são chamadas pelo governo e pelos outros de Recusadores, para eles as aulas continuam sendo offline, o que os deixa em desvantagem social, visto que a maior parte dos empregos bons são na rede.

A personagem principal, Luna, tem 17 anos e é uma Recusadora. Desde criança, foi ensinada a não contar às pessoas o verdadeiro motivo de ser uma recusadora, Luna tem uma doença rara que faz com que ela passe muito mal na vida online, por isso, optou por não colocar um implante cerebral, que é tipo um computador na sua mente, e evita se logar nas máquinas de realidade virtual.

Porém, um dia, ela é convocada para fazer o teste de inteligência e racionalidade. É convocado nesse teste apenas os alunos mais promissores ou com as melhores notas, e por consequência os que conseguirão os melhores empregos virtuais; por isso, é uma surpresa que Luna tenha sido convocada (estilo Harry Potter e o Cálice de Fogo). Ninguém sabe exatamente o motivo dela ter sido convocada e então ela terá que descobrir o mistério dessa convocação e o que está por trás da instituição que aplica os testes e administra o mundo virtual, a PareCo.

Achei o mundo criado MUITO interessante e incrível. O roteiro foi pensado de maneira cuidadosa, apesar de eu achar que foi desnecessário o recurso utilizado para que ela conseguisse se infiltrar na PareCo, foi muito comum e pouco original. Apesar disso, é uma história incrível, cheia de conspiração e habilidades interessantes.

A apresentação dos hackers foi ótima, o fato de que cada hackers tem uma habilidade/especialidade no mundo virtual foi legal. Gostei de que existem tipo uns hackers que trabalham pro governo e uns outros hackers que são rebeldes *-*-*

O final foi assustador e imprevisível, então parabéns, plottwist concluído com sucesso!

A narrativa é divertida e intrigante, tem referências a Doctor Who e à série Reiniciados! *-* Ganhou vários pontos comigo por isso. Não achei entediante e nenhum momento, acho que é um livro em que está sempre acontecendo alguma coisa e você está sempre esperto e ligado no que tá rolando.

Os personagens são profundos e bem explorados. A relação entre ela, o pai e a madrasta é retratada de maneira bem sutil e complexa; a relação dela com a amiga de infância, e depois a cena dela com o pai da amiga *-* Toda a interação entre os personagens são bem construídas e com diálogos interessantes e importantes pra construção da história.

Ao todo, é um livro incrível, que provavelmente vai apresentar a muita gente o lado cyberpunk da ficção científica. Recomendo a todos que gostem de um mistério, uma instituição totalitária/controladora e rebeldia *-*

site: https://screamyourlies.wordpress.com/2016/01/20/jogos-mentais-teri-terry/

Angel Sakura 16/01/2016

Resenha do Blog Eu Insisto.com.br
Eu estou totalmente caída por este livro, eu não tinha tido oportunidade de ler alguma coisa da Teri (culpa minha) e agora estou me julgando por ter atrasado o Reiniciados na fila de leitura. Se Reiniciados for tão divertido quanto Jogos Mentais eu amarei com certeza. A Nathy já tinha elogiado a autora e agora é minha vez: venham conhecer a Teri essa autora fodona que vale a pena.
Jogos Mentais é uma ficção futurística distópica onde a vida virtual está superando a real, oras o virtual além de seguro é o lugar onde todos podem ser o que desejam. Quem quer viver no mundo real onde as nossas imperfeições não podem ser mascaradas? E eu te digo quem, NOSSA PROTAGONISTA LUNA. Ser diferente, essa é quase a meta de vida dela, ver a verdade é o que diferencia ela num mundo composto totalmente de mentiras. Tem como não amar fortemente?

“Temporreal é como realidade, porém melhor! Seja quem você quer ser; vá aonde quiser. Com PareCo.”

Então deixa contar o enredo, o mundo avançou para a tecnologia de realidade virtual aumentada, você sente e vive no mundo virtual (trabalha, estuda, namora…). Algumas pessoas não concordam com essa inserção total que excluí a vida real e são chamado amigavelmente de recusadores. Nossa protagonista é uma dessas pessoas, mas ela não teve muita escolha nisso. O mundo virtual pra ela se mistura com o real e acaba tornando uma tortura, o que não acontece com os outros. Sua avó fez de tudo para que Luna entendesse que as pessoas não deveriam saber que ela era diferente, caso soubessem ela estaria colocando sua vida em risco. Por isso Luna não faz parte do mundo virtual. E mesmo que ela sofresse bastante por essa escolha ela se manteve fiel à crença de sua avó, mesmo que aqueles que não se encontravam na web fossem tratados como cidadãos de segunda classe. Os diferentes sempre são vítimas, isso não mudou nesse futuro.

[Continue a resenha no blog...]

site: http://euinsisto.com.br/jogos-mentais-1-teri-terry/