Sutilmente

Resenhas - Sutilmente

1 | 2 | 3 | 4

Fabiana 18/10/2015

Delicadeza de leitura
O nome do conto já diz tudo, narrado de uma forma sutil e doce o conto nos envolve e faz com que queiramos ler mais e mais, a escrita leve e bem colocada não permite que soltemos o conto (ebook) antes de chegarmos ao final.

A trama ocorre durante um dia de aula, atipico para Giovana que se depara com algumas novidades, entre elas, a chegada da aluna nova Laura.
Giovana na sua tenra idade percebe...

...leia mais no blog

site: http://umpoucodeacucarelivros.blogspot.com.br/2015/10/sutilmente-nina-spim-sinopse-oficial-e.html

Luane 23/03/2020

Mais ou menos
O conto é interessante, mas achei meio fraco.

Blog com V 25/03/2017

Resenha – Contos Sutilmente, Imersão e Caleidoscópio
Os contos Sutilmente, Imersão e Caleidoscópio foram o meu primeiro contato com a escrita da autora, sendo assim, limitei-me a não criar expectativas e simplesmente permitir que a leitura fluísse. Com base nas descrições dos contos e na parte estética, estava realmente curiosa sobre como Nina Spim trabalharia temáticas tão complexas quanto a depressão e a deficiência visual e ainda assim nos traria um romance leve e nostálgico em tempos de escola.

A acadêmica do curso de Jornalismo já se aventurou outras vezes no mundo literário, tendo participações em antologias promovidas pela Andross e Darda Editora e também fora dele sendo colaboradora nos sites CONTI outra, Revista Polén e HEADCANONS.

Continua em...

site: https://blogcomv.wordpress.com/2017/03/25/contos-sutilmente-imersao-e-caleidoscopio/

Croniana 20/01/2016

Sutilmente (e suficiente)
conto me inspirou tanto quanto ou mais do que as situações que presenciei - e que presencio - e que em um único dia deram luz ao gigante ideal desse blog; a Nina organiza as palavras daquele jeito que nos inspira e nos "obriga" a, imediatamente, escrever, e eu nem sabia que havia um jeito de fazer isso que não fosse através de um imperativo bem disfarçado. Corri os olhos pelas páginas e nada de técnicas me veio como forma de avaliação, achei imerecido analisá-lo como outros e, definitivamente, não seria justo à forma como foi escrito.

Resolvi contar que sua foma de narrar também me lembra o meu poeta preferido, o Manoel de Barros, ele que tanto pregava o transver o mundo tenho certeza gostaria de sua escrita; a forma como descreve um amor acontecendo, não importa qual tipo de amor seja este, é tão verdadeira que me fez reviver os momentos em que presenciamos essas emoções e como deve ter sido maravilhoso escrevê-las. O conto descreve, minuciosamente, a determinação e a beleza de um sentimento recém descoberto, numa profundidade que nos faz duvidar da intenção da autora ao nomear o conto: "Ei, Nina, como assim Sutilmente? Você nos coloca no canto em que se projetam as ações e nos faz assistir, impotentes, àquele encontro e o mar de emoções que ele causa?" Sim, é isso o que ela faz. O sutilmente, desconfio, vem do modo como o sentimento vai sendo narrado variando de curiosidade e proteção à algo tão profundo que não saberia nomear. O que nos faz, justamente, questionar: em que ponto perdemos a sensibilidade e a capacidade de empatia que permite a um ser humano agir como a Giovana age? Em que momento deixamos de enxergar o amor como amor por se tratar de uma relação diferente do que erroneamente esperamos?

Talvez nada do que falei faça mesmo sentido ou seja a real intenção da autora mas são, com certeza, algumas visões que são possíveis graças a essas suficientes páginas (o "suficiente", caro leitor, desconfio, você só irá entender quando ler o conto da Nina, e é essa é a minha palavra para acompanhar o bem nomeado da autora, então dá licença, Nina): O meu Suficiente é sobre o seu Sutilmente, e é como eu sinto.

site: http://www.cronicasemeira.com.br/2016/01/sutilmente-e-suficiente-sobre-o-conto_20.html

Sala Literária 10/04/2017

Um conto que fala de um assunto delicado de forma simples!
No primeiro dia de aula, Giovana nota a presença de uma aluna nova, Laura, que é tímida e está passando pelo difícil processo de adaptação à nova escola. Algo naquela nova aluna chama a atenção de Giovana, ela sente que precisa se aproximar de Laura e entender o que se passa dentro dela.

Este conto fala um pouco da experiência da amizade e do amor que surge entre duas adolescentes. Continue lendo aqui:

site: http://www.salaliteraria.com.br/livros-nacionais/sutilmente-imersao-e-caleidoscopio-nina-spim-resenha/

Papeando Livros 14/05/2018

Sutilmente.
Giovana estava tendo um dia normal como qualquer outro até a chegada da nova aluna: Laura, que poderia ser a tipica garota amedrontada,mas dentro de si é cheia de certezas e isso acaba chamando a atenção de Giovana. Fazendo um dia comum fervilhar dúvidas sobre o que deve fazer em seus pensamentos, observar Laura e saber como se aproximar desta garota que mexeu tanto com ela.

A autora escreve com uma fluidez necessária como Giovana se descobre apaixonada, por alguém do mesmo sexo, em meio a um ambiente tão hostil como a escola. Nos mostrando claramente as certezas da personagem, os vários pensamentos e duvidas que geraram em sua cabeça. Entregando por fim um conto completo, que nos faz refletir e pensar o quanto ambientes escolares devem ser menos hostil e mais tolerante.

O livro nos mostra a cabeça de Giovana e ensina bem que devemos ignorar nossas inseguranças e sermos quem realmente somos !

site: https://papeandolivros.blogspot.com.br/

mar 10/11/2021

lindo!
muito fofo!

foi uma leitura bem rápida e fluída. a escrita é simples e bonita!!

odiei a aquela amiguinha da principal, a cada fala fala meu revirava os olhos, sinceramente.

queria mais sobre a laura e a giovana:((

Luísa 09/10/2019

História sutil, como o nome indica
Sutilmente é um conto super curtinho sobre duas meninas em idade escolar que desenvolvem um interesse uma pela outra. A história é contada pelo ponto de vista da que já estuda na escola há anos, enquanto que a outra acabou de se mudar para lá. Giovana, a narradora, sente uma atração imediata por Laura, a novata, que inicialmente se esquiva da garota num misto de timidez e insegurança. Ao longo da história, podemos acompanhar os sentimentos das meninas, em sua confusão e euforia.

Descobri esse conto após a censura ocorrida na Bienal do Livro, quando vários livros LGBT ficaram gratuitos na Amazon, por cortesia dos autores. Comecei a leitura sem ter a menor ideia do que esperar e acabei me envolvendo com a escrita da autora, que, neste conto, se assemelha à escrita de um diário. No fim foi uma boa leitura, recomendo pra quem deseja uma história curta para se distrair em dias corridos.

LuTaty 05/03/2020

Amizade e amor
Porque você tem que saber que quando faz algo certo não pode ter medo

Jess 16/08/2021

lindas fofas piticas
muito fofo a história, leitura leve uma ótima opção para ler em um dia corrido sem muito tempo. é uma história dócil, parece o diário de uma adolescente descrevendo a pessoa por quem se apaixonou, muito lindo.

Poly 31/07/2021

Apesar de ser uma história curta, eu adorei a escrita, é o tipo de leitura leve, que traz uma calmaria com os assuntos abordados de forma tão sutil, como o título já indica.

Vivis 24/03/2020

"Sutilmente" é um conto bem rápido e bastante descritivo, foi ótimo para passar o tempo. Fala sobre o bullying de uma forma bem sutil, mas vemos também o início de uma amizade (ou algo a mais) de uma forma bem fofa.

Lary 08/04/2020

Eu acho que esperava mais desse conto, não entendi muito bem a finalidade dele. Se eu contar o que se passa, vou contar tudo ???

Monique259 23/05/2020

Tão curtinho que não tive tempo de concluir se eu gostei ou foi só mais um conto que li e vou esquecer até semana que vem.

Cai 12/01/2021

Fofo
O livro é bem pequeno mas te prende do início ao fim. A forma como elas foram se descobrindo, principalmente a forma como a narradora foi se descobrindo, foi algo muito encantador de acompanhar. Essa leitura deixou meu coração quentinho.

Quote:

"Sempre esperamos o começo de algo: das férias, do ano letivo, da aula de ballet. Mas nunca sabemos se, no decorrer daquilo, algo ainda mais extraordinário pode acontecer. Porque o começo é apenas o primeiro passo. Todo mundo é capaz de fazê-lo. Mas há pessoas que se privam de continuar a caminhar, simplesmente porque têm receio das conseqüências. E encará-las é o mais difícil de se fazer."

1 | 2 | 3 | 4