O legado do Führer

O legado do Führer Bruno Atti

Resenhas - O legado do Führer

kaká 05/01/2022

Decepcionante
Li este livro ano passado e, sinceramente, foi provavelmente o pior livro que eu já li.
Era uma leitura obrigatória na minha escola, já que o autor era da região. Entretanto, a sinopse me pareceu interessante e comecei a narrativa pensando que o livro seria bom.

Eu estava completamente enganado.

A única parte boa da obra são os capítulos curtos e vocabulário fácil, o que deixa a leitura mais fluída. Com exceção do prólogo, que é extremamente longo e entediante, ocupando cerca de 10% de todo o livro. A obra conta também com várias falas machistas normalizadas durante a narrativa, o que aumentou o meu ódio pelo livro.

Para mim, o pior problema da obra é que o autor decidiu colocar muitos acontecimentos e muitos personagens em poucas páginas. Há muitas linhas de história que não se interligam significantemente, e dá a impressão que a cada duas páginas surge um personagem novo, obviamente nenhum deles bem desenvolvidos. Os únicos que têm uma mínima profundidade são os protagonistas, Édson e Verônica, mas mesmo eles têm um backstory extremamente raso e seus traumas parecem ser esquecidos na metade da narrativa sem qualquer explicação.

No meu ponto de vista, a falta de desenvolvimento mais triste ocorre com Verônica, já que na sinopse dá a entender que ela é a grande protagonista, papel que ela não desempenha durante a narrativa. Além disso, sua construção é bastante machista, por alguns motivos:
1. Seu único trauma é relacionado a um homem, seu backstory é totalmente relacionado a isso.
2. Ela simplesmente não tem amigas. As únicas mulheres por quem tem apreço são sua mãe e sua secretária, a quem mantém contato por conveniência.
3. Ela própria tem falas/pensamentos machistas, o que me entristece.
Além disso, ela é a única personagem feminina que desempenha um papel minimamente importante na narrativa. Eu entendo a falta de mulheres no lado inimigo, já que eles são literalmente neonazistas. Mas e na polícia, por que não há mulheres?

A ideia do livro não é ruim, mas ela foi extremamente mal desenvolvida.
Rodrigues 21/08/2022minha estante
meu deud gostaria de colar essa resenha na minha testa. Nunca li algo tão podre quanto esse livro

Laura3437 23/01/2021

blecs
Abandonei esse livro em 2016. Na verdade, fui obrigada a comprar e ler para a escola porque o autor é da minha cidade e ia visitar o colégio. Detestei muito tudo o que li. Talvez um dia eu tente de novo

Madu 30/05/2021

Um estilo de livro muito diferente do que estou acostumada mas que me surpreendeu MUITO.
Livro de escola é aquela coisa né kkkk, mas eu AMEI esse.

Os capítulos são bem curtos e por conta disso a leitura fluiu. Os personagens são tão cativantes que foram o que me prenderam ao livro.
Em relação à escrita, achei o uso de pontos de exclamação na maioria das falas muito excessivo, além de não ter descrição dos personagens, então tive que imaginar do meu jeito.

Chega um ponto que a gnt nem se importa mais com o legado que o Hitler deixou, e sim com a treta política que rola KKKK.
Eu AMO séries/livros/filmes policiais, e esse livro não foi diferente.

Recomendo demais, muito bom pra quem quer entender um pouco mais sobre o nazismo. O toque de humor foi a cereja do bolo.

QUERIA CONTINUAÇÃO PQ N REVELARAM QM É O CONTATO X, EU TÔ????

Santiago.Rech 21/06/2022

Desperdício de papel
Sinto dó das árvores que viraram essa atrocidade.
A história mais simples que eu já vi na vida, sem profundidade alguma e um vaivém irritante. Porém, isso não é o pior.
O pior é a ridícula (sendo gentil) escrita do livro. Todas as páginas são cheias de redundância, contradições e eu desafio qualquer um a achar um parágrafo sem o uso errado de pontuação. O autor teve a capacidade de usar três pontos num vocativo.
COMO SE ISSO NÃO FOSSE SUFICIENTE, ELE TEM A NECESSIDADE DE ENFATIZAR TERMOS USANDO CAPS LOCK, o que é muito irritante, como demonstrado.
Uma menção honrosa é o fato dele, não se contentando em enfatizar uma fala com o CAPS LOCK, ainda descrever a personagem como "falando calmamente".
Nunca superarei esse trauma e nunca perdoarei meus professores e minha escola por me fazerem ler essa bela dessa bosta.

Fernando.Carli 05/10/2015

Gostei muito!
Baita livro, com ritmo ágil e fácil de ler. A história se passa quase toda em tempo real, o que deixa a leitura leve. Recomendo!

Luciana.Atti 08/10/2015

Imperdivel
Gostei muito do livro. Uma trama que me prendeu do começo ao fim... Com várias passagens, cenários e personagens cativantes! Recomendo a leitura!

site: Bruno Atti Escritor

Angela.Horn 15/10/2015

Recomendo
Muito bom mesmo! Um livro que prende o leitor do começo ao fim! Fácil de ler! Trama da história envolvente! Super indico!

Francisco 01/01/2016

Ótima leitura
Livro de estreia do Bruno Atti, com história de fácil leitura e que prende a atenção.
Um baita livro!