Chuva de Novembro

Chuva de Novembro Pet TorreS

Resenhas - Chuva de Novembro

Silvana 24/05/2016

Soletude Perre é uma jovem de vinte e cinco anos que deixou a casa de seus pais na zona rural para tentar ganhar a vida na cidade grande e hoje trabalha como garçonete em uma casa noturna que atende a clientes ricos. Mas sem maiores explicações, depois de mais uma noite de trabalho, ela é despedida. Soletude fica desesperada porque ela não pode deixar sua amiga Ana na mão. Elas dividem o aluguel em um bairro pobre da cidade. Só que três dias depois ela tem uma surpresa. Uma madame bate a sua porta e lhe oferece um emprego como empregada doméstica na casa dela com direito a moradia. Ela não sabe como a mulher descobriu que ela estava desempregada, mas não hesitou em aceitar o emprego. E nem prestou muita atenção a um comentário feito pela mulher sobre ela ser parecida com alguém.

No dia seguinte, ela começa no novo emprego, uma mansão de três andares e fica sabendo por Marta, outra empregada, que além de seus patrões, o senhor Alcino Onil e sua esposa Laurence, lá reside também o irmão de seu Alcino, Eric. Ele que a sete anos anos perdeu sua esposa Vitória poucos meses após o casamento e desde então vive em um mundo de alcoolismo e depressão. Na hora do almoço ela conhece o senhor Alcino e assim que olha para ele, Soletude percebe que já o conhece. Ele estava na boate no dia em que ela foi demitida. Ela percebe que tem algo muito estranho nessa história, mas não tem muito tempo para pensar nisso, pois, ele logo pede que ela leve o almoço para Eric. Marta havia dito que Eric apesar da situação continua um homem muito bonito, mas Soletude nem consegue vê-lo, já que ele se fecha no banheiro quando ela entra no quarto com o almoço.

E essa situação continua por um tempo. Soletude gosta muito do novo emprego, mas o clima por causa do comportamento de Eric é bem pesado. E ela ainda não o conhecia até uma noite em que ela desperta ao som de um piano repercutindo a melodia November Rain do Guns N' Roses. Ela levanta e segue o som e descobre que é Eric que está tocando. Quando ele a vê, sua expressão é como se tivesse visto uma assombração e ele chama Soletude de Vitória. Soletude corre para seu quarto com medo de que ele lhe faça algum mal. Mas quando chega em seu quarto ela percebe que a música continua. Depois desse encontro a situação de Eric começa a mudar. Seu comportamento ainda é depressivo, mas é como se Soletude fosse uma luz no fim do túnel para sua vida que estacionou a sete anos. Será que Soletude realmente vai conseguir tirar Eric dessa apatia em que ele se encontra? E como Eric vai conseguir amar novamente, se seu coração está ocupado com o amor por sua falecida esposa?

Eu já seguia a autora antes dela contatar o blog, mas nunca tinha lido nada dela. E quando surgiu a oportunidade para a parceria, eu aceitei, porque sempre quis conhecer seu trabalho. Segundo a autora, Chuva de Novembro foi inspirado no clipe e na música November Rain. E como acho que a maioria de vocês já sabem, eu não sou muito ligada em música e não conhecia essa também. Então comecei a ler o livro sem ter ideia do que encontrar. E encontrei uma história de amor muito bonita. A situação que Eric vive, acho que é uma que ninguém nunca nem cogita passar. Depois de encontrar sua alma gêmea e sonhar uma vida de amor e felicidade, tudo isso é arrancado de você, sem você poder fazer nada para mudar a situação. A dor deve ser terrível e poucos passam por isso sem maiores consequências. E a história conta exatamente isso, que é possível se erguer e reencontrar o amor.

O livro é narrado em primeira pessoa, em sua maioria por Soletude, mas temos a visão de quase todos os personagens, uma coisa que gostei muito, já que apesar de preferir terceira pessoa, eu gosto de ler em primeira quando a narrativa não foca em somente um personagem. O livro tem poucas páginas e a letra é enorme, por isso achei que faltou um pouco de páginas para a história ter mais densidade. Por ser um romance focado no drama, acho que precisava de mais páginas para que eu me envolvesse mais e sentisse o que os personagens estavam sentindo. Mas ainda assim a história é linda e quem gosta de histórias de amor, vai gostar. E uma coisa que me incomodou muito, e olha que sempre digo que mal reparo nisso, foi a revisão. Tem muitos erros no livro e não estou falando de erros de português não, e sim de palavras escritas erradas mesmo. Até o nome de alguns personagens. Isso é bem chato porque tem muita gente que deixa de ler por conta disso. Mas fora isso eu indico o livro, a história vale a pena.

site: http://blogprefacio.blogspot.com.br/2016/05/resenha-chuva-de-novembro-pet-torres.html

Léa Diógenes 01/06/2016

Juro que tentei escrever uma premissa que não soltasse muita spoiler, pois é quase impossível. A escrita da Pet Torres está muito fluida nesse romance e madura também.

Eric Onil é o típico homem que está sofrendo por causa de sua perda, porém seu luto estava durando mais do que o necessário. Toda a aura dele é envolto de tristeza, escuridão, luto, álcool e depressão. E todos esses sentimentos juntos é muito palpável. Ele foi o personagem que ao meu ver se destacou muito. Soletude é a chave que irá liberar Eric de sua prisão, mas não será nada fácil ela precisará ser forte por ela e por ele.

Chuva de novembro foi uma leitura que me deixou sem palavras e por conta disso não estou conseguindo transmitir para essa resenha todas as minhas emoções. Como eu havia dito antes o livro é inspirado na canção November Rain, isso é muito gritante. Li muitos trechos que me lembrava ao clip e na própria letra e amei o resultado do conjunto.

site: http://sonhoseaventurasdeamor.blogspot.com.br/2016/06/resenha-chuva-de-novembro-pet-torres.html

Diane Ramos 06/06/2016

CHUVA DE NOVEMBRO (Pet Torres)
Até alguns meses atrás não conhecia obra alguma de Pet Torres, então, certo dia encontrei no blog "Prefácio" um post sobre a autora, logo, fiquei interessadíssima pelo livro "Chuva de Novembro", justamente por ser uma história baseada na canção "November Rain" do Guns N' Roses. Fiquei muito feliz e surpresa ao mesmo tempo, quando a autora entrou em contato comigo e me propôs uma parceria, e é obvio, que aceitei o convite, pois, o livro já estava nos desejados.
Soletude Perre é uma jovem de 25 anos que teve de deixar a casa dos pais na Zona Rural para tentar ganhar a vida na cidade grande, onde conseguiu um emprego como garçonete em uma boate, o salário não era lá grandes coisas, mas, com as gorjetas dava para se virar bem. Certo dia, em mais uma jornada de trabalho, Soletude é surpreendida quando o seu patrão a demite, logo, essa demissão inesperada a deixa atordoada e com medo de ter que largar a cidade e voltar para o campo.
Eric Onil é um jovem que perdeu sua amada esposa poucos meses após se casar, obviamente, essa perda o abalou muito, tanto que sete anos após o acontecido ele ainda vive trancado em seu silencioso quarto. Mergulhado em um mundo de alcoolismo e depressão, Eric, perdeu sua vontade de viver e não há nada no mundo que lhe faça sorrir, ou ao menos, sair de seu quarto.
Quando Soletude aceita o emprego de serviçal na mansão dos Onil o destino dos dois se encontram, desta forma, Eric vê em Soletude algo capaz de fazê-lo querer mudar de vida, trazendo-o assim novamente ao mundo real e atual.

Pet Torres levou apenas três dias para escrever "Chuva de Novembro", mas, engana se quem pensa esse curto período desmereceu sua obra, pelo contrário, a autora nos presenteou com uma linda história sobre amor, medos e superação, tudo isso, com uma narrativa simples e fluída, poderia ter terminado o livro em apenas um dia, mas, como comecei a leitura a noite tive que deixar um pouquinho para o dia seguinte.
O livro é narrado sob o ponto de vista de quase todos os personagens, e eu simplesmente amo narrativas assim, pois, desta forma podemos nos aproximar e conhecer melhor os envolvidos na história. Na minha opinião, o personagem que mais se destacou foi o Eric, pois, ele passou por momentos extremamente difíceis, e é claro, que seu psicológico não continuaria o mesmo, logo, encontramos um personagem depressivo, carrancudo e alcoolatra. Ao decorrer do livro percebemos que acima de todos os vícios Eric é um homem doente e que precisa de ajuda.
A editora caprichou bastante na capa, porém, deixou a desejar na revisão, onde facilmente encontramos algum errinho, e isso acaba incomodando, pois, a autora criou uma história linda e com certeza merecia uma melhor revisão.
Enfim, "Chuva de Novembro" foi uma história que muito me agradou, Pet Torres consegui transformar perfeitamente a canção do Guns N' Roses em um livro. Se você, assim como eu, curte um bom drama ou romance, deveria dar uma chance ao livro.

site: http://coisasdediane.blogspot.com.br/

Maravilhosas Descobertas 03/09/2016

RESENHANDO UM NACIONAL: Chuva de Novembro, de Pet TorreS
Ele amava a sua esposa mais do que a sua própria vida...

Eric Onil perdeu a sua esposa apenas com alguns meses de casados. Essa perda o enclausurou em seu quarto sombrio e silencioso durante sete anos. Ele havia mergulhado num mundo de depressão e alcoolismo. Porém, uma jovem surgiu em sua vida e Eric passou a ser resgatado para o mundo atual acompanhado das lembranças de sua esposa que sempre permaneceu viva dentro dele.

Nessa obra de Pet TorreS, nos deparamos com um romance baseado na música November Rain do Guns N' Roses. Um romance rápido e cheio de emoções. Com uma escrita leve e ao mesmo tempo rápida, assim como a leitura.

Tudo começa quando após perder a esposa, um belo rapaz vive por sete anos em uma mais do que profunda depressão. A qual, não o deixa sair de casa, e muito raramente de seu próprio quarto, onde ele vive se embebedando e fumando, além de se lembrando dos momentos com sua falecida esposa, sempre vestindo seu roupão azul royal.

Só que o quê Eric não esperava, era a contratação de uma nova empregada na casa em que vive com seu irmão e sua cunhada. E esperava muito menos, que a tal, mexesse com ele de uma forma que somente sua falecida esposa um dia mexeu.

No meio de altos e baixos, já é de se esperar que Eric se apaixone pela empregada, mas o que ela faz com ele, é mais do que fazê-lo se apaixonar. Ela o faz viver, faz com que ele sita vontade de sair e fazer as coisas que um dia amou fazer.

Pet escreveu um romance leve e que te faz colocar a si mesma em situações semelhantes à do livro. O quanto uma pessoa é capaz sofrer por amor? O que uma pessoa assim necessita? Se você se apaixonasse por alguém nessa situação, o que faria?

As reflexões que a obra proporciona aos leitores são bem sentimentais e profundas assim como a letra da música, pois já dizia Guns: "Nós estivemos nisso por um longo tempo/Só tentando matar a dor/Pois amantes sempre vêm, e amantes sempre vão/E ninguém tem muita certeza de quem está deixando ir hoje."

Enfim, para ouvir a música clique aqui, se não leu esse livro ainda, leia, se já leu, compartilhe conosco o que achou e não se esqueça de compartilhar com os amiguinhos. Então é isso, um beijo e até a próxima postagem!

site: http://www.maraviilhosasdescobertas.com.br/2016/08/resenhando-um-nacional-chuva-de.html

Vanessa Vieira 27/12/2016

Chuva de Novembro - Pett Torres
O livro Chuva de Novembro, da carioca Pet Torres, nos traz um romance baseado na música November Rain, da banda Guns N' Roses, que por sua vez foi inspirada no conto Without You, do escritor Del James. Apesar da temática bem interessante, a história não foi tão densa e bem desenvolvida quanto eu esperava e a diagramação deixou muito a desejar, com graves erros de ortografia, concordância verbal e acentuação.

Eric Onil perdeu a sua esposa, Vitória, com apenas três meses de casados. Desconsolado e mergulhado em uma depressão profunda, ele passou sete anos de sua vida enclausurado em um quarto escuro, sem querer saber de nada e nem de ninguém. Mergulhado no alcoolismo e na mais absoluta tristeza, surge um anjo em sua vida com a capacidade de resgatá-lo desta melancolia.

Soletude é uma garota do interior que trabalha como garçonete para sobreviver. Quando o irmão de Eric, Alcino, avista a moça trabalhando no bar, logo nota a incrível semelhança entre ela e a sua falecida cunhada Vitória e acredita que ela será capaz de salvar a vida de Eric. Para isso, ele não mede esforços e usando de várias artimanhas, consegue fazer com que a jovem acabe indo trabalhar na mansão Onil como empregada doméstica, cumprindo o seu propósito. Soletude estranha o comportamento hostil e soturno de Eric, mas enxerga muita dor e tristeza no semblante do irmão de seu patrão e aos poucos os dois vão se aproximando...

Sou fã de Guns N' Roses desde criança, bem como de Aerosmith, Skid Row e outras bandas dessa época e foi uma grata surpresa receber o convite de Pet Torres para ler e resenhar uma de suas obras mais recentes, Chuva de Novembro, inspirado em um dos hits de mais sucesso da banda, ao lado de canções consagradas como Don't Cry, Patience e Sweet Child O' Mine. Porém, infelizmente, não curti tanto a leitura do livro quanto eu esperava, pois creio que faltou um aprofundamento maior no enredo e na composição de seus personagens e a diagramação deixou muito a desejar, ofuscando o brilho do livro e em alguns momentos nos trazendo um verdadeiro misto de confusão. Narrado em primeira pessoa sob o ponto de vista dos personagens principais da trama, o livro acabou não me agradando por completo e confesso que fiquei bastante desapontada com o trabalho de diagramação e revisão da Chiado Editora.

Soletude me lembrou aquelas mocinhas típicas das novelas mexicanas - simples, humilde, de bom coração e totalmente ingênua. Inclusive até o nome da protagonista nos remete aos das heroínas mexicanas, não é mesmo? Pois bem, mesmo Eric a maltratando e por vezes a humilhando, ela se mantém resiliente, apesar de derramar lágrimas e mais lágrimas com isso. A aproximação entre os dois ocorreu de forma muito brusca e foi regada por uma onda de drama e as poucas cenas de romance entre os dois ocorreram de forma rápida e não muito elaborada.

Eric é o mocinho amargurado, perdido no álcool e na dor de perder a mulher que amava. Consegui entender toda a angústia e tristeza do rapaz, mas não o seu amargor e sua fúria desmedida em pessoas inocentes. Outro ponto que me deixou meio inerte na trama foi o fato dele não trabalhar, quebrar tudo dentro de casa durante as suas crises de fúria e ser sustentado docilmente pelo irmão milionário e sua cunhada como se fosse a coisa mais normal da mundo. Como diz aquele velho ditado, "Mente vazia é a oficina do diabo", acredito que se o jovem tivesse uma vida profissional assídua teria sido um personagem mais cativante e menos amargo e revoltado.

Em síntese, Chuva de Novembro nos traz um romance interessante, mas que acabou não sendo explorado em toda a sua totalidade, apesar da temática abrangente e meticulosamente inspiradora. Apesar da falta de densidade, gostei da obra de Pett Torres e é visível que a autora tem muito potencial, porém precisa de um suporte editorial qualificado. A capa do livro é bem simples e a diagramação, infelizmente, deixou muito a desejar, com vários erros de ortografia, concordância verbal e acentuação, fazendo com que muitas das frases perdessem até mesmo o sentido durante a leitura do livro. A fonte alterna entre itálico e negrito e diminui drasticamente de tamanho, mas sem o objetivo de salientar algo dentro do contexto da trama, sendo mera falha da revisão. Apesar das ressalvas, não deixo de recomendar a obra e salientar que gostei da fonte de inspiração da autora, mesmo que não tenha surtido o efeito desejado em mim.

site: http://www.newsnessa.com/2016/12/resenha-chuva-de-novembro-pet-torres.html
WilsonSacramento 27/12/2016minha estante
Bela resenha...

Vanessa Vieira 29/12/2016minha estante
Obrigada Wilson!

Patrick Rosário 30/04/2017

(Corujando nos Livros) Chuva de Novembro - Pet Torres
Pet Torres sempre foi muito fã de Guns N' Roses e, ao ouvir e assistir o clipe November Rain, sentia dentro de si o impulso por escrever um romance inspirado nessa canção.
O vídeo musical da canção, lançado em 1992, venceu um MTV Video Music Award para Melhor Cinematografia e foi inspirado no conto intitulado Without You, de Del James. O vídeo é atualmente o 13 º mais caro de todos os tempos com um orçamento de cerca de 1,5 milhões de dólares.
Ciente disso, a autora, dotada de uma imaginação formidável e uma escrita interessante, te apresenta ramificações do amor e da dor em Chuva de Novembro, história que facilmente te aquece e emociona.

Soletude é a protagonista de nossa história e, logo de início, já temos empatia pela personagem, pois se trata de uma moça de 25 anos, educada, bonita, correta, que sai da Zona Rural para tentar ganhar a vida na cidade grande, e trabalhadora.
Trabalhando como garçonete numa casa noturna, ela se depara com Alcino Onil, irmão de Eric - seu irmão que estava sob uma depressão profunda por conta da perda da esposa, há sete anos atrás -, e responsável pela sua demissão no atual emprego para ser o empregador que a propõe o trabalho de doméstica na mansão dos Onil.
"Enquanto eu fazia o meu serviço, eu percebi que ele me olhava de modo estranho. Parecia abismado com a minha imagem. O seu olhar não era de interesse por mim, como muitos homens ali me olhavam. Mas ele tinha um olhar estranho, como se ele me conhecia de algum lugar. De alguma época em nossas vidas." Pág. 26.
O que Soletude não sabia é que esse novo emprego a traria experiências e sentimentos inimagináveis.
Aquele parecia um bom emprego. A única anormalidade era lidar com Eric. Eric era um rapaz de olhos azuis, cabelos longos e loiros, ou seja, muito bonito; porém carregado de tristeza, esta que o fazia viver trancado em seu quarto na companhia constante de bebidas e cigarros; ele só saia de seu quarto para tocar November Raim no piano de calda.
O altruísmo entra em cena quando Soletude tenta ajudá-lo a sair daquela situação, todavia, informações não tinham sido postas na mesa quando lhe ofereceram o emprego. Informações precisas.
"Quando eu cheguei à sala e o vi sentado no piano, não demorou muito, ele olhou para mim. Os seus dedos pararam de tocar o piano. Ele se levantou e veio andando ma minha direção. Mas o que me deixou intrigada é que ele me chamou Vitória. O senhor Eric simplesmente me confundiu com a falecida esposa." Pag. 63.

É lindo acompanhar o amor vencendo as barreiras da escuridão. Não tem como não se emocionar. O desenvolvimento desses dois personagens te fazem seguir por vários caminhos reflexivos sobre oportunidades de recomeço e sobre escapes e soluções que você pode encontrar para as peças que a vida te prega.
"Venha Soletude! - Insistiu. - E chuva de novembro!
Sorri para um lado, achando tudo uma loucura. Mas Eric parecia tão feliz na chuva e eu não desejava estragar a sua felicidade. Há mais de sete anos que ele não se sentia tão vivo e tão feliz tomando banho de chuva e sentindo que a vida era bela e lhe presenteava com pequenas coisas que o fazia sorrir..." Pag. 149.
Uma vez eu li, não me recordo onde, que a morte não é a maior perda da vida. A maior perda da vida é aquilo que morre dentro de nós, enquanto vivemos. E essa frase diz muito sobre Eric, que vivia numa atmosfera de perdas e escuridão; perdas que, mesmo com a esperança (Soletude) de uma nova vida, carregavam sequelas profundas e visíveis.
Mas aí entramos em variáveis e vertentes do amor, esse sentimento tão poderoso que é capaz de nos sacrificarmos pelo outro... Ah, vamos fazer o seguinte, leiam esse livro da Pet Torres e vamos discutir sobre o amor aqui nos comentários. Ok? O livro é bem curto, por isso eu não quero entrar em tantos detalhes para não estragar a experiência de leitura de vocês. Mas confiem em mim quando eu digo: super recomendo este. Super!

site: http://corujandonoslivros.blogspot.com.br/2017/04/resenha-chuva-de-novembro-pet-torres.html#more

Aninha | @pactoliterario 18/05/2019

Chuva de Novembro nos traz a história de Eric e Soletude. Soletude divide as despesas de um apartamento com Ana, sua amiga. Ela trabalha em uma boate, e sem motivo é dispensada depois de uma longa jornada de trabalho. Ela fica totalmente preocupada em como irá ajudar sua amiga com as despesas da casa futuramente.

Até que Laurence Onil aparece no apartamento dela, três dias depois de ser demitida, a oferecendo um trabalho como empregada na casa dos Onil, ela terá um quarto só pra ela, refeição e um ótimo salário. Obviamente não terá como ela recusar essa ótima oferta, então ela parte no dia seguinte para a casa dos Onil afim de começar um novo estágio de sua vida.

O dono da casa, Alcino Onil, tem um irmão chamado Eric, que era um homem muito feliz. Mas depois de perder sua esposa, estando casado apenas poucos meses com ela, ele entrou em um nível de depressão e alcoolismo muito profundo, então isso o deixa enclausurado dentro de seu quarto, não mantendo contato com ninguém da casa e usando apenas o roupão que sua ex mulher o deu há 7 anos atrás. Nem para as refeições ele sai do quarto, uma das empregadas tem que levar a comida para ele.

Essa tarefa fica para Soletude, que tem que levar todos os dias as 4 refeições de Eric. Ela em nenhum momento consegue ver o rosto de seu segundo patrão, toda vez que ela leva as refeições, ele está escondido dentro do banheiro. Mas em um dia em que ela está num bom sono, o barulho do piano a acorda e ela vai ver quem está tocando. Eric está no piano. Ela finalmente consegue ver o rosto dele quando olha para ela, mas depois grita o nome da ex mulher e sai correndo atrás de Sol.

Essa é só uma das séries de acontecimento entre Eric e Sol. O problema com ela e ele é que ela é idêntica a ex mulher dele, parece até irmã gêmea. E foi exatamente por isso que o senhor Alcino pagou o ex patrão dela para despedi-la, para depois contrata-la para trabalhar para ele. Ele tem esperança que Sol possa tirar Eric do fundo do poço.

Quem é fã do Guns N' Roses deveria ler o livro, pois é inspirado na música November Rain da banda, depois que fiquei sabendo disso, fiquei bem mais animada para a leitura do livro, já que adoro essa música.

Chuva de Novembro é desenvolvido em volta da recuperação de Eric e do romance dele com a Sol. Apesar de torcermos para que dê certo entre eles, ele sempre acaba a confundindo em tudo com Vitória, e isso me irritou em alguns momentos. Apesar do romance ser rodeado em volta disto, a história não é chata, pelo contrário, consegui ler o livro em algumas horas.

Gostei bastante da capa, achei que tem super haver com a história. O tamanho das letras, as folhas amareladas, tudo ajudou pra que a leitura fluísse. Única coisa que a editora relaxou foi na revisão do livro, encontrei muitos erros de gramática e isso me irritou bastante, acho que eles deveriam ter mais cuidado a respeito desta parte, pois nós leitores sempre percebemos isso.

A respeito dos personagens, gostei bastante da Sol, Ana e da família Onil, apesar de já ter dito que algumas atitudes de Eric me irritou bastante. Os personagens foram bem trabalhados em características.

A autora tem vários livros publicados e quero ler outro dela o mais rápido possível, de preferência um dos sobrenaturais. Acho que ela já pode fazer outro livro inspirado em alguma outra música pra ontem (principalmente se for uma da Demi, haha).

Enfim, apesar dos pontos negativos, eu recomendo o livro e espero que vocês gostem da leitura.

Resenha postada originalmente no blog Pacto Literário.

www.pactoliterario.blogspot.com.br
www.instagram.com.br/pactoliterario