Miniaturista Jessie Burton

Resenhas - Miniaturista

Lana 27/08/2023

Miniaturista
Esse foi um daqueles livros que simplesmente não me surpreendeu em nada.
Não achei o livro ruim, porém não tinha nada de extraordinário nele.

Isa PL 14/08/2023

Não era o que eu esperava?
A história em si não é ruim, ela aborda temas interessantes, mas a forma como a autora joga alguns fatos achei meio imprudente. Ela poderia ter explicado melhor algumas coisas e ignorado outras que não eram tão importantes assim pra história. Num geral a temática do livro é meio sem foco, os personagens não tem muito desenvolvimento e você fica o tempo todo esperando respostas que podem ou não aparecer.

O ?suspense? que eu esperava veio na forma dos vários segredos que a nova família de Nella esconde, mas você não sabe deles até que a autora dá uma resposta explicando, então durante a leitura eu não tive o sentimento de querer continuar lendo pra descobrir. Eu só queria terminar mesmo.

No geral é um livro muito rápido de ler, ele é dividido por meses, mas tenho certeza que não leria de novo. Foi uma experiência, se boa ou ruim só o tempo pode dizer.

Kauanny.Cellia 15/06/2023

Entendi foi nada
Olha, está pra surgir livro mais sem noção que esse.
O nome é ?Miniaturista?, e todo um mistério é tecido em volta dessa figura misteriosa, mas isso não é explorado.
Não entendi o fascínio da Nella pela miniaturista, não entendi mesmo. A mulher não fez nada, nada. Só enviou miniaturas realistas contendo traços da realidade, e a Nella a toma como um ser divino. Hã?
Não é revelado o porquê da miniaturista ter esse dom. Ela simplesmente foi jogada no meio da história e assim ficou.
Quanto ao enredo, bem? chato, lento, desinteressante. Teve uns plots maneiros, mas nada que fosse o suficiente pra agitar a história. O livro terminou tão sem sentido quanto começou.
Com certeza, uma das piores leituras do ano.

Beatriz3364 31/05/2023

Mistério incrível
?No sofrimento conhecemos verdadeiramente a nós mesmos.?

?? A jovem Nella Oortman vê uma luz no fim do túnel quando um grande mercador de Amsterdã surge em sua cidade e propõe casamento a ela. Ao falecer, seu pai deixou sua família sem renda, então a diferença de idade entre ela e o futuro marido Johannes não é nada comparado com a perspectiva de uma nova vida.

?? Ao chegar na capital da Holanda do século XVII, Nella conhece sua misteriosa e dura cunhada Marin e os empregados da casa, a jovem Cornelia e Otto, um africano e faz tudo da família.

?? Todas as grandes expectativas que Nella tem o casamento acabam assim que ela coloca os pés na casa nova e percebe que nada é o que parece. O marido passa mais tempo fora de casa do que ali com ela, Marin parece mandar na casa, os criados tem mais voz ali do que em qualquer outra casa do país e as intrigas políticas da cidade são piores do que ela poderia ter imaginado.

?? Como presente de casamento ela ganha uma casa de bonecas, uma réplica exata de sua nova casa. A princípio, Nella fica brava, achando que o marido a vê apenas como uma criança, mas ao contatar uma miniaturista para mobiliar a casa, acontecimentos misteriosos começam a acontecer e Nella começa a acreditar que a miniaturista pode prever o futuro.

?? É difícil falar desse livro sem dar spoiler, porque depois da página 210 é um plot atrás do outro. Antes disso é um pouco difícil engatar na leitura, porque tudo é muito descritivo e lento. Até eu que amo narrativas descritivas tive dificuldade em avançar na leitura.

?? Os acontecimentos finais do livro me deixaram SURTADA, era tanta coisa acontecendo ao mesmo tempo que eu tinha vontade de entrar no livro e abraçar os personagens.

?? Não é um livro para todo mundo, por causa das enormes descrições, mas é uma leitura que deixa a gente curioso, querendo saber o que vai acontecer.

?? Comprei esse livro achando que seria parecido com O Silencio da Casa Fria, mas é totalmente diferente.

Lisi 25/04/2023

Não é um livro que eu recomendaria.
A sinopse parece muito interessante e a história começa bem, te prende pra descobrir no que vai dar. Mas ao longo do desenvolvimento as coisas são apressadas, acontece tudo ao mesmo tempo e parece uma bagunça. A personagem da miniaturista está longe de ser a principal ou realmente fazer parte ativa da história, é no máximo uma coadjuvante muito distante de tudo que acontece.
O final é desleixado e preguiçoso.

Karen.Rodrigues 25/04/2023

Não esperava nada de mais
Tive uma boa surpresa com esse livro. Apesar das pontas soltas no final, gostei muito da leitura e do fato da história se passar em Amsterdam.

manu_menezes 05/01/2023

Não foi pra mim
Então, o livro aborda assuntos legais e interessantes, mas não foi pra mim. A história foi um pouco arrastada e o fim, bem fraco.

Fernanda631 19/11/2022

Miniaturista
Miniaturista foi escrito pela autora Jessie Burton, sendo publicado em 2014. A sinopse de Miniaturista me deixou curiosa, sim, mas o livro de Jessie Burton me conquistou primeiro pela capa, que temos que admitir é realmente linda.
Em 1686, a jovem Nella Oortman se casa com Johannes Brandt, um bem-sucedido mercador de Amsterdã, e se muda do interior da Holanda para a cidade grande. Nella acredita que o casamento com um homem rico e poderoso irá lhe proporcionar uma vida repleta de glamour e felicidade, no entanto, não é o que ela encontra quando chega à nova casa: por causa das viagens a trabalho, Johannes não é dos maridos mais atenciosos e Marin, sua irmã, se encarrega de controlar cada aspecto do lar e da família Brandt, revelando-se extremamente opressiva e dominadora.
Essa é a história de Petronella Oortman. Nella teve um casamento arranjado com Johannes Brandt, um rico comerciante de Amsterdã. Seu pai morreu e deixou dívidas, por esse motivo o casamento será um ótimo acordo para ela, que vai sair do campo e ir para a cidade.
Nella tem sonhos de ter filhos e se apaixonar pelo marido que mal conheceu antes do noivado, coisas pouco ambiciosas e bastante comuns, considerando-se que a história se passa no ano de 1686. O que ela não esperava era que seu esposo sequer estivesse em casa para recebê-la, deixando as boas vindas e recepção sejam feitas pela irmã, Marin Brandt (uma mulher fria que comanda a casa, sem deixar que Nella assuma seu lugar como senhora da casa), pela empregada Cornélia (uma empregada que se considera senhora das fechaduras e entendedora dos mistérios da casa que na verdade são muitos) e por um grande negro chamado Otto (um ex-escravo negro que seu esposo comprou e manteve como criado emancipado) apesar da sociedade crítica que não sabe como lidar com as diferenças raciais -– a própria Nella sendo um exemplo disso.
Ao ver Otto, Nella se surpreende, pois é a primeira vez na vida que ela vê um homem negro. Porém, nem sinal de seu marido Johannes, que está viajando a negócios. Ela logo de início percebe um clima estranho na casa: os empregados palpitam na vida dos patrões, e todos comem de forma humilde, economizando em alimentos e não consumindo nenhum tipo de açúcar (grande novidade na época de 1800). Mas quando seu marido retorna à casa, fica ainda mais estranho, pois este não comparece ao leito nupcial.
Nella encontra muitas dificuldades em se adequar à vida em sua nova casa, principalmente porque seu novo marido não lhe dá a atenção que ela esperava receber, passando muito tempo fora de casa e sequer visitando seu quarto quando está lá, e até que Johannes, sentindo-se mal por não poder se dedicar mais a ela, lhe presenteia com algo que mudara a vida de Nella.
Para agradar a nova esposa, Johannes a presenteia com uma casinha de bonecas que é nada mais que uma miniatura da casa em que moram e na qual, ela tem a tarefa de mobiliar. Nella procura então os serviços de um miniaturista e encontra um miniaturista que não se identifica nem se deixa ver. No entanto, tudo começa a mudar quando o miniaturista passa a enviar obras que nunca foram pedidas, mas que não apenas refletem a realidade, como parecem anunciar futuras tragédias.
Esse miniaturista passa a mandar várias coisas para Nella, coisas que só quem vive na casa poderia saber. Isso a faz pensar que está sendo vigiada e, o fato das portas baterem à noite, só cria um clima ainda mais misterioso. Após um tempo, ela passa a entender que realmente recebe coisas que predizem o futuro.
Certo dia, por acidente, Nella faz uma descoberta que põe em jogo o futuro de todo mundo que vive ali. E é a partir de então que você entende o motivo de muitas coisas estranhas acontecerem naquela casa.
Este é um livro bom, com um contexto histórico muito interessante. O que fez o livro valer a pena é o mistério que ronda a vida das pessoas na casa. Confesso que fui pega de surpresa com isso. Existem algumas partes que nos deixam apreensivos e curiosos, e a atmosfera do livro é toda misteriosa.
Se eu pudesse usar apenas uma palavra para definir Miniaturista, seria intrigante. A história é narrada em terceira pessoa sob o ponto de vista de Nella e absolutamente todos os personagens são extremamente dúbios e misteriosos não apenas para a protagonista, mas também para o leitor. A isso, a autora adiciona uma trama repleta de suspense, uma atmosfera sinistra e, muitas vezes, até sobrenatural e o resultado é uma história super envolvente e promissora.
Miniaturista cumpre o que promete e acredito que seja seguro dizer que supera qualquer expectativa. O início da leitura é relativamente lento, já que é necessário contextualizar não apenas o mundo de Nella, mas também o universo da Amsterdã de 1686. No entanto, quando menos se espera, vem a primeira reviravolta e este padrão se repete durante todo o livro.
Preciso admitir que Jessie Burton me manipulou direitinho e quase todos os plot twists me deixaram boquiaberta e surpresa.
Com uma premissa de certa forma semelhante a O Retrato de Dorian Gray, clássico de Oscar Wilde, Miniaturista aborda ainda temas delicados – e que, com certeza, eram ainda mais radicais naquela época -, como a religião e outros que não posso revelar para não dar spoiler.
A discussão sobre o papel, o comportamento e os direitos da mulher na sociedade, assuntos tão em moda atualmente, também faz parte da obra de Jessie Burton. Confesso que senti falta de mais explicações no final, mas entendo que, em algumas poucas histórias, o que mais importa não são os meios e, sim, os fins.
Não posso deixar de comentar sobre o romance, acredito que diversas pessoas assim como eu decidiram ler este livro com as expectativas erradas, eu acreditei e esperei até a metade da narração que eu tivesse minhas expectativas superadas em um ponto, porém ao conhecer um pouco mais a cada virar de páginas os personagens e seus segredos por mais que eu tivesse ficado triste, eu tive que ficar satisfeita, mesmo que este livro não tenha me mostrado algo que eu esperei eu fiquei feliz por ver uma história tão complexa em uma época difícil ter seu final - quase- feliz, eu poderia considerar este quase um ponto negativo, porém era algo necessário, este é o tipo de romance que um ou dois personagens não encontram o seu final feliz para que outros possam o encontrar.
Tudo que eu li neste livro só me mostrou que não é uma história de amor, e sim uma bela história sobre o amor, é preciso saber a diferença e Jessie Burton nos mostra isto perfeitamente, foi assim que ela conseguiu me emocionar, me conquistar.
A escrita é linda, e os personagens vão cativando e envolvendo o leitor aos poucos, quase sem que se perceba.

Lineee.oliver 09/08/2022

A leitura me prendeu em diversos momentos más deixou um pouco a desejar em sua maioria.
De qualquer forma, gostei dos personagens e das reviravoltas.

Clara Rose 09/08/2022

Interessante
Peguei o livro aleatoriamente, sem muita pretensão. Até 45% do livro é bem parado e muito romancista e principalmente se tratando de época.

Porém aos 50% acontece plot atrás de plot e até que desenvolve bem. Infelizmente não é um livro feliz, porém foi uma leitura interessante.

macortez_ 08/08/2022

Resenha Miniaturista ???
Nota 2,5 de 5

Quando o passado nos faz pensar sobre as lutas e míseras vitórias do presente.
???

Miniaturista é um livro passado na Amsterdã do século XVII (17), e conta a história de Nella Ortman, uma garota que é levada a se casar com um comerciante bem mais velho que ela ? Johannes Brandt ?, por conta dos costumes da época.
Johannes é um marido distante, e para tentar compensa-la por sua ausência, lhe dá um presente de casamento: A versão de sua nova casa em miniatura. Sem ter o que fazer, e sentindo-se sozinha na companhia das poucas pessoas que lá habitam ? sua cunhada arrogante, e os dois únicos empregados ? decide contratar um miniaturista para mobiliar a pequena residência, e nesse ponto em questão, um suspense começa a pairar sobre nossa leitura, quando o artesão passa a lhe enviar itens que não foram solicitados que predizem o futuro ou até mesmo contém informações que apenas a família poderia saber.
???

Admito que comprei esse livro porque a sinopse me ganhou, e a capa dele só terminou de me envolver? É uma edição lindíssima da intrínseca e um dos livros mais bonitos que tenho na estante.
Porém, minha opinião sobre a história em si foi um pouco decepcionante?

De imediato, acho que a sinopse nos faz esperar algo do livro, e no final, aquilo não é entregue como ? eu ? pelo menos, esperava. O foco principal da história nem foi o que me fez querer terminar de ler, e sim outros pontos que a autora retrata, ou seja? o que era pra nos prender, acaba indo pra escanteio, e a explicação do que deveria ser o maior mistério, é bem aleatória, jogada no ar, bem sem pé, nem cabeça (?)

A minha nota é devido a abordagem que a Jessie Burton consegue trazer da homofobia, do racismo, da igreja, e da diferença que uma mulher tinha em relação ao homem na época, trazendo frases duras e nos fazendo sentir repulsa, raiva, tristeza e reflexões de como a sociedade consegue ser podre, e que mesmo tendo quebrado muitas dessas amarras, ainda há muito a ser evoluído.

?? SPOILER de uma frase que descreve o que escrevi acima:

o ano é 1686 e uma pessoa explica a outra o que é ser gay (especificamente nesse caso):

?? Você sabe o que fazem a homens como o meu irmão? Eles os afogam.
Os santos magistrados pôem pesos em seus pescoços e os jogam na água. Mas mesmo que puxassem o corpo de Johannes de volta e o abrissem, ainda assim não encontrariam o que buscam. ? As lágrimas começam a correr pela face pálida de Marin. Ela leva a mão ao peito, como se para acalmar o sofrimento. ? Porque, Petronella... é algo na alma dele. Está na alma dele e é impossível retirar.?

?? FIM DO SPOILER.

???

Apesar da evolução da personagem principal ser algo bacana, e ter personagens interessantes, não seria um livro que eu leria outra vez, mas também não é um que me arrependo de ter lido.
Não recomendaria, mas se lerem, não será um tempo desperdiçado, tem frases de impacto e fatos marcantes, no contexto total, é tipo ?ok?.

? Quote preferida:

"Ficar mais velha não parece fazer com que ninguém tenha mais certeza das coisas. Simplesmente dá mais motivos para duvidar"

Alice216 02/07/2022

Bem razoável
Achei o livro bem chatinho. Não me prendi na história e achei que enrolou muitooooooo. Fiquei pulando algumas partes do livro porque já estava entediada demais.

_napaulices 02/04/2022

Essa família é muito unida, e também muito ouriçada
Miniaturista se passe no século XVII em Amsterdã e é um livro de suspense.

A personagem principal, Nella, foi jogada em uma situação completamente diferente do que ela imaginava após seu casamento e no final, seu status vira algo ~bem diferente~ para a sociedade na época.

O caráter das demais pessoas da história vai se construindo e você vai criando suposições do que pode acontecer. Os detalhes sentimentais na narração são muito ricos.

(Por ultimamente estar acostumada a ler livros mais dramáticos, nem fico mais tão baqueada com o luto por personagens e plot twists)

Aninha.Perez 05/03/2022

‘’ As aparências enganam’’
A história gira em torno da jovem Nella Ootman, recém-casada com o próspero comerciante Johannes Brandt e teve que se mudar pra residência dele, no coração da cidade de Amsterdã de 1686.Nas primeiras páginas já dá pra perceber que a casa e os seus moradores são cercados de segredos.
Uma das personagens mais fortes nessa obra é Marin, irmã de Johannes e que não mantém boa relação com a cunhada. Ela faz o tipo de linha dura e coração de gelo,porém, ao longo da história vamos conhecendo melhor a personagem e entendendo o seu jeito de ser, o que me fez admira-la ainda mais.
O comerciante Johannes é o típico personagem que soube aproveitar as oportunidades da vida,porém, é distante e apesar disso, tem um bom coração e guarda um segredo que pode colocar tudo a perder.
Os empregados Cornelia e Otto são pessoas fiéis aos seus patrões e assim como eles, guardam segredos e no início mantém uma relação complicada com Nella,porém, isso vai se descomplicando ao longo da obra.
A história divide não apenas os segredos dos personagens, como também o mistério que ronda o presente de casamento que Johannes deu a Nella : Réplica da casa em miniatura. Após receber as peças para completar a casa, começa a ocorrer certos acontecimentos perturbadores, fazendo com que Nella tente resolver o mistério e por conseguinte descobrindo alguns segredos.
O início do livro achei parado,porém, começa a melhorar quando chega perto da metade da obra e achei muito bom a autora ter mencionado alguns fatos históricos importantes, por exemplo, o comércio de açúcar e lutas ocultas que ocorrem nos dias atuais.
É uma leitura que vale a pena , tem um final surpreendente e super recomendo !!!