Miniaturista

Miniaturista Jessie Burton

Resenhas - Miniaturista

Sambook 08/09/2021

Chateada com o final...
Leitura rica em detalhes, assuntos interessantes mas que se perderam no fim. O desfecho da história e a solução do mistério foi um pouco insatisfatório.
Ainda assim, considero uma leitura válida pois comprei apenas pela capa, sem nada saber de sua história. Contém fatos interessantes de uma Holanda onde a Sadomia era um crime punível com morte e as mulheres só tinham valor se fossem casadas.
Lembrando que a casinha de Petronella Oortman, existe de verdade! ??
c a r o l 09/09/2021minha estante
Tem uma minissérie bem legal desse livro. Quando puder veja ?

Aline Ramos 20/11/2015

O miniaturista
Sabe aquele livro que você não tem certeza se gostou? Desde ontem estou lendo quase que o tempo todo, foi uma leitura que me prendeu, mas me decepcionei bastante. Achei que teria mais fantasia, mas ele é um romance histórico, que na verdade, não tem nada de romance em si, mas tem um bom drama. Talves seja spoiler para alguns, então Spoiler Alert .............. .........................................................................................................................E o final, foi daqueles que detesto, tipo, "como assim, acabou?" . Você acha que vai odiar um personagem pra sempre e de repente, muda de opinião. A protagonista é sem graça, leva tempo pra surpreender. É um livro sombrio e por vezes, triste. E o maior mistério, continua assim, misterioso...
Adriele 19/12/2018minha estante
Ainda não terminei de ler, por causa da loucura da faculdade, mas já passei da metade e tô me sentindo do mesmo jeito. Ainda não sei o que sentir sobre esse livro, essa história, esses personagens...

Luciana.Balardin 17/10/2020minha estante
Tive a mesma impressão que você.

Carla 09/12/2020minha estante
Odiei!!!!! Eu gostei mais da Marin e da Cornélia do que da Petronella

kissylasky 31/01/2021minha estante
Concordo. Ele até me prendeu, mas o fim me revoltou.

MarianaCota 31/10/2021

Excelente livro, sai com depressão.
Nossa pensei que seria mais um romance bobinho de época com um pouco mais de tragédia que o normal. Mas não é bem assim. Recomendo a leitura

Caroline Gurgel 24/11/2015

Decepção :(
Sempre gostei muito de histórias com brinquedos e/ou os artesãos que os fabricam. Esse mundo me fascina desde criança, seja ele mágico, como O Quebra-Nozes, ou meio macabro, como As Luzes de Setembro. Portanto, quando vi o burburinho em torno de um livro chamado Miniaturista quis ler de cara.

Miniaturista viralizou no ano passado no mundo todo, inclusive sendo finalista no GoodReads Choice 2014 na categoria Ficção Histórica e ganhando muitos outros prêmios. Então, ele tinha tudo para ser uma excelente leitura, não é? Tinha, mas não foi. Não para mim.

Miniaturista se passa no século XVII e conta a história de Nella, que aos 18 anos se casa com o comerciante Johannes para ter uma vida confortável, já que seu pai falecera deixando apenas dívidas. Chegando em Amsterdã para sua nova vida, Nella não encontra bem o que esperava de um casamento e de um lar, e vai ter que conviver com a cunhada nada agradável, Marin. De presente de casamento, seu marido lhe dá uma casa em miniatura, exatamente igual a que eles vivem, para que ela possa mobiliar e se distrair.

Bem, a premissa é bem interessante, mas o texto é arrastadíssimo, entediante e sem frescor. A época e o local escolhidos também são atraentes, mas o enredo deixa muito a desejar.

Longas conversas sobre o açúcar, como ele derretia na boca, como ele era isso ou aquilo, me deixou enfarada. O problema não era falar de açúcar, mas falar dele a hora toda, repetidamente.

Os personagens são apáticos, sem carisma algum, e muitas das atitudes deles são desconexas. A parte mais interessante, que até me deixou curiosa, é sobre o miniaturista. Queria muito entender os porquês e os “como”, mas as explicações dadas são muito vagas e continuamos curiosos, sem entender, sem saber. É tudo meio “nonsense”, sem nexo, fantasioso demais.

Então, o livro é muito ruim? Não gosto de dizer que um livro é ruim, a não ser que ele seja mal escrito, o que não é o caso. A escrita é, inclusive, boa, formal, com ótimas descrições, mas não simpatizei com o enredo.

Para alguns foi maravilhoso, até bonito. Para mim foi uma decepção, infelizmente. Leiam por sua conta em risco. rs

@historiasdepapel_

site: historiasdepapel.com.br
LUA 24/11/2015minha estante
Ai Vivi tinha tantas esperanças.
Vou adiar um pouco, quem sabe um dia não é?

Caroline Gurgel 24/11/2015minha estante
Lua, eu fui com muita sede ao pote, quem sabe lendo sem esperar muito dele a leitura fica melhor :)))

LUA 24/11/2015minha estante
Desculpa Carol, comentei olhando a foto de uma e falando com a outra, a louca,rs. Pois é eu tinha muitas esperanção como você, até pedi de amigo secreto. Vou esperar a ansiedade baixar. Desculpa a confusão de nomes,rs.

Caroline Gurgel 24/11/2015minha estante
Que nada, sem problemas!

Patty 13/12/2016minha estante
Concordo totalmente! Odiei esse livro.

Jenny 04/05/2018minha estante
Eu também esperava mais do desfecho... será que a série que fizeram responde algumas das nossas perguntas? Espero que sim rs! Gostei muito das reviravoltas com o Johannes, Marin e Otto, mas esperava uma explicação melhor das razões que motivaram a Frans Meermans e principalmente a Miniaturista. Que capitulo foi aquele com o tal do Lucas Windelbreke (pai da Petronella miniaturista)?? No momento em que pensei que viria alguma explicação... ele não explica nada. E a bonequinha da Nella com a Agnes? Quais eram as mensagens da miniaturista para os Meermans? Enfim... muita coisa não foi respondida, não pelo menos pra mim que terminei o livro com a sensação de não ter entendido a estória... uma pena. Do mais também gostei da escrita e do enredo, não esperava uma estória de amor como muitas aqui se queixaram da ausência de "romance" no livro. Em resumo eu gostei e avaliei com 3 estrelas, mas...

Silvia AC/DC 24/11/2023minha estante
PERFEITO! Falou tudo o que eu pensava, mas nunca conseguiria descrever tão bem!

Jennefer Oliveira 28/05/2021

A simplicidade e verdades do comum
Digo que esse livro é fluido e simples. Talvez não seja daqueles livros com revelações bombásticas ou assuntos demasiadamente impressionantes. Entretanto, o que mais me chamou a atenção foi a simplicidade dos acontecimentos. Muitas mulheres, assim como eu, podem se identificar com a protagonista. Sendo Petronella uma mulher ainda infantilizada e com uma fantasia sobre a vida perfeita. Mas é ai que mora a graça: O livro fala de uma realidade, com um toque de fantasia, mas ainda sim uma realidade.
-Não podemos colher frutos diferentes das sementes que plantamos.
-A vida pode ser mito mais do que a sociedade espera de nós.

Mila 06/06/2020

Uma leitura maravilhosa... super viciante.
Você fica instigado a cada página pra saber os mistérios.

Karol Garnier 23/05/2020

Esperava um pouco mais
Eu esperava um mistério e isso foi atendido, mas esperava que esse mistério fosse revelado e não foi o quw aconteceu.

Os pontos altos desse livro para mim foram: a leitura prendeu bastante e tiveram algumas reviravoltas de cair o queixo.

manu_menezes 05/01/2023

Não foi pra mim
Então, o livro aborda assuntos legais e interessantes, mas não foi pra mim. A história foi um pouco arrastada e o fim, bem fraco.

Fer 09/05/2021

Frustração
Quero meu tempo de vida de volta!!!! O livro tinha elementos ricos. Mistério, reviravolta de romance, transformação de personagens, forma de escrita fluida... mas um final que não respondeu ao mistério principal do livro! Ao fim, não teve sentido nenhum! Que frustração

Gaby 13/04/2016

Esse livro é como a vida. Injusto, cruel, frustrante. O tempo inteiro. Não imagino como dar uma nota menor pra ele, uma vez que se aproxima da realidade de forma tão imprevisível, como se estivéssemos, de fato, vivendo ali. Achei a construção do texto magnífica, uma vez que a obra começa na escuridão, o texto arrastado, cheio de mistério, dúvidas e inseguranças e nos surpreende, à medida em que os fatos são revelados, com uma fluidez dada pela própria personagem, no seu amadurecimento e coragem. Coisas ficaram por explicar, mas considero magnífico, também. Afinal, nem tudo é explicado na vida... e fazer o quê?

rebeca 16/03/2020

Achei interessante a história se passar em Amsterdã no século XVII, mas poderia ter mais detalhes sobre como eles seguiram a vida depois de tudo que aconteceu.

nomundodesalem 07/07/2020

Resenha por @nomundodesalem
Miniaturista // Jessie Burton // Intrínseca // 352 Páginas⁣

🤫⁣

Em Miniaturista conhecemos Petronella, uma jovem de 17 anos que após a morte de seu pai, se casou com Johannes Brandt, um comerciante muito bem sucedido.⁣
Nella morava no interior da Holanda e assim que chega em sua nova casa em Amsterdã da de cara com Marin, sua cunhada mandora e muito mal humorada, e com Otto e Cornélia, os criados da família Brandt.⁣

Nella tentando se adaptar a nova vida de casa, passa horas de seus dias se perguntando quando seu marido dará a devida atenção a ela, até que certa noite ele chega em casa com um peculiar presente para sua noiva: Uma réplica de sua casa em miniatura para que ⁣
Nella possa passar seu tempo.⁣

Apesar de achar um presente bem inutil, Nella entra em contato com um miniaturista e encomenda alguns objetos para decorar sua nova casa de bonecas.⁣
No decorrer dos dias Nella começa a receber encomendas da Miniaturista que ela não pediu, e é aí que as coisas começam a desandar.⁣

🤫⁣

Pois aqui temos a resenha de um livro que a maior parte das pessoas não gostam.⁣
Já eu simplesmente amei, e achei um livro fantástico.⁣
Li achando que não iria gostar, que iria dormir muito durante a leitura, mas foi o oposto.⁣
Foi um livro que me envolveu tanto e se tornou muito fácil de se lido.⁣

Me contem o que vocês acham de Miniaturistas nos comentários⁣

Um beijo e uma ótima leitura, Salem 🧙🏻‍♀️⁣

Mais resenhas no IG: @nomundodesalem

site: https://www.instagram.com/nomundodesalem/

Karen.Rodrigues 25/04/2023

Não esperava nada de mais
Tive uma boa surpresa com esse livro. Apesar das pontas soltas no final, gostei muito da leitura e do fato da história se passar em Amsterdam.