Pseudônimo Mr. Queen

Pseudônimo Mr. Queen Loraine Pivatto

Resenhas - Pseudônimo Mr. Queen

Bia Sousa 27/12/2015

Amei
Agarrei muito na leitura devido às festas de fim de ano e ontem resolvi pegar e ler pra valer. Terminei agora a pouco e adorei, uma história envolvente enlaçando 3 gerações de mulheres fortes de destemidas: Regina, Lara e Vitória. Sem dizer na grande surpresa que tive no final sobre o mistério do Mr. Queen. Super indico a leitura, mais uma autora nacional que eu estou apaixonada. Parabéns Loraine pela história e muito obrigado pela oportunidade que você me deu em poder ler esse livro incrível.

Anelise 18/10/2016

Resenha Pseudôimo Mr. Queen
O livro começa no fim do mundo, em 21 de Dezembro de 2012. Sim, o famoso dia que apavorou muitos na época. (Mas para quem passou por 1999, 2000 e 06/06/206, não foi nada. haha)
Mas, na história do livro, aconteceu algo nesse dia. O mundo foi resetado, acho que se pode dizer assim.
Algumas pessoas foram escolhidas para começarem este novo mundo e uma delas foi Regina Brandão. E é em sua família que a história vai focar. Ironicamente, seu aniversário foi no dia do fim do mundo.
Várias pessoas acordaram dentro de uma quadra de basquete sem entender nada do que ocorrera. E uns dias depois a sociedade foi se arrumando.
E como ficaria a sociedade a partir de então? Algumas pessoas, incluindo Regina, sonharam com as regras deste novo mundo. Seriam duas vidas a partir de agora, uma do nascimento aos 70 anos e outro dos 20 aos 100. Sem doenças, sem acidentes, todos os segundos de vida seriam iguais para todos. E também haveria igualdade para todos. O direito a moradia, comida, entre outras coisas, desde que trabalhem seis horas em uma função, servindo a nova sociedade.
O processo de envelhecimento era só físico, não havia os "problemas" da velhice.
Porém, nos primeiros dias algo estranho acontece: Uma pessoa tenta cometer suicídio. Só que a cabeça da pessoa cresce e o resto do corpo é sugado e ela some, reaparecendo uns dias depois sem que nada tivesse acontecido e sem recordar nada, assim como as pessoas que assistem a cena e logo esquecem.
Só que com Regina foi diferente, ela não esqueceu e achou estranho isso. Uma outra sobrevivente, Lúcia. Também tem o detalhe que ela é capaz de ver objetos de todas as vidas.
E assim a história vai correndo. Com as duas e futuramente os seus descendentes, tendo que proteger os segredos desse mundo, especialmente o segredo da morte. No início, nem algo tão problemático, mas se torna após a ambição de um dos personagens aparece mais a frente.
Além da história de Regina, seguimos também a neta dela, Larissa e a filha de Larissa, Vitória. Três gerações de uma mesma família. (Sendo que Regina não teve filhos, mas criou a filha da grande rival como sua.)
A passagem da primeira para a segunda vida é algo bem tranquilo. Ao dar a hora de nascimento, a pessoa simplesmente desaparece e reaparece já na outra vida, rejuvenescido. E as vidas conseguem se comunicar entre si, passando inclusive que as penas judiciais possam ir de uma vida a outra.
As cidades e locais se mantiveram os mesmos, apenas com mudanças de nomes para o de alguém importante de lá. Alberto Pereira, por exemplo, que é a antiga São Paulo. Alguns prédios foram desaparecendo e qualquer coisa de luxo e que diferenciasse uns aos outros, sumiu em poucas horas. Apenas casas semelhantes e locais públicos permaneciam.
Com o passar dos anos, surge a tal pontuação TUV, que classifica as pessoas de acordo com as suas capacidades. E aquilo se torna a nova obsessão do mundo: Uma boa pontuação na TUV significava ter um ótimo status social. As pessoas brigavam pelos seus pontos, com tudo o que se possa imaginar. Inclusive com a rede social: o happiness book (Livro da felicidade, em tradução literal.)
E os artistas são os mais consagrados deste mundo, pois sua obras aumentam suas pontuações na TUV, podendo usar até pseudônimos. Caso fracassassem, não haverá problemas. E com o passar dos anos surge um artista excelente, o Mr. Queen apareceu. Suas letras e músicas viraram uma febre e ninguém sabia quem era por se tratar de um anônimo.
E toda essa "treta" gira em torno dos ex-namorados de Larissa: Paulinho e Júnior. Uma obsessão e briga entre os dois, especialmente pela Larissa. Júnior quem escreveu a letra da música, mas Paulinho, que era empresário a usou sob o Pseudônimo. E deixaram para revela a identidade na segunda vida. E claro que foi o maior evento que o mundo já viu.
E esse é mesmo a maior trama do livro, junto com o tal segredo da morte que tem que ser protegido a todo custo.
O livro não tem uma leitura cansativa, apesar de ser bem extenso. Algumas partes são até desnecessárias, eu diria, mas não é o fim do mundo lê-las, pois não chegam a ser massantes. Cada passagem acrescenta alguma coisa, mesmo que não seja relevante a parte principal, contudo faz com que nos liguemos bastante aos personagens.
Todos eles são cativantes e tem suas peculiaridades. Cristiano anjinho, Ciça louca, Vitória determinada, entre outros. E claro, temos uma pessoa que realmente mereceu morrer no final de tudo. Bem feito! Eu fiquei em choque quando descobri o plano dele. Sério!
Pseudônimo Mr. Queen é um dos melhores livros nacionais que já li. Trata de um tema até bastante explorado, apocalipse, mas de uma foma diferente e que nos bota para pensar. Por exemplo: Talvez seja muito difícil de mudar algumas essências da sociedade, como a competição.
A autora, Loraine Pivatto está de parabéns pelo livro. Agradeço a ela por ter aceito o blog na book tour e ter me dado a opotunidade de ler esse livro maravilhoso. (E também a Gih, que indicou a book tour. haha)

site: http://zodiacane.blogspot.com.br/2016/10/resenha-28-pseudonimo-mr-queen.html
Pathy Oliveira 27/10/2016minha estante
Lembra do dia 12/12/12 (o dia do temido fim do mundo?

Monique K. 26/12/2015

Acho que essa é a história mais criativa que já li!
Para tudo!! O que estão esperando para publicar esse livro, santo deus?! Espetacular! História envolvente, dinâmica, de escrita fluida e atraente, personagens convincentes e um final incrível! Só digo uma coisa, leiam.. Nem percam tempo tentando decifrar a história através das resenhas, pois só lendo mesmo para usufruir do prazer oferecido em cada página.
E a você, Lorraine, agradeço mais uma vez o convite ao book tour. Foi uma prazer conhecer a sua escrita e como já te falei por e-mail repito que ganhaste mais uma fã. Gostaria de ver o quanto antes esse livro publicado e se possível um filme, que na minha opinião seria lindíssimo e um sucesso total. Muito bom mesmo!
Keila 26/12/2015minha estante
fiquei interessada nessa sinopse scrr aonde tem para ler ?

Monique K. 26/12/2015minha estante
Entre no book tour, direto com a autora... Vale muito a pena. Muito bom :)

Flávia Mattos 30/10/2015

Distopia Nacional
Fiquei muito feliz por ser convidada pela autora para participar do BookTour de mais essa nova obra.
A historia começa no dia 21/12/2012 onde a profecia do fim do mundo pelas Maias foram cumpridas e um novo mundo surgiu com algumas pessoas privilegiadas em que renascerão nessa nova vida.Tudo que eles precisam saber é informado atraves de sonhos.
no principio conhecemos a historia de Regina Brandão, uma empresária do ramos de laboratorios em todo o Brasil, que acorda em um ginásio com várias pessoas e descobre-se nesse novo mundo.
O que mais gostei foi que não existem mais desigualdades sociais, todos tem casas iguais, carros iguais, uma nova vida igualitária :)
nessa vida eles vivem até os 70 anos, quando vão para uma nova vida que se inicia com 20 e vai até 100 anos.
No decorrer conhecemos a neta de Regina, Larissa Brandão e Vitória filha de Larissa.
Super recomendo a leitura, pois da hora que peguei o livro, não conseguia parar de ler.
Vale super a pena.
Luciane 31/10/2015minha estante
Estou lendo também o Mr. Queen e adorando! Estou na metade e a leitura está ótima.

Loraine 04/11/2015minha estante

Loraine 05/12/2015minha estante
Obrigada, Clau! :) Beijão

Moni 07/12/2015

Crítica social genial
Não costumo fazer resenhas por falta de tempo e inspiração, mas nesse caso como fui convidada para participar do book tour e simplesmente AMEI essa história, preciso compartilhar minha opinião com os próximos leitores. Eu já conhecia a narrativa da autora no Perseguição Digital e acho deliciosa, com uma linguagem clara e direta que me faz devorar uma página atrás da outra, sem interrupção. Foi o que aconteceu nesse livro, 404 páginas que devorei em 4 dias, e se pudesse teria lido mais rápido ainda, não foi por falta de vontade. Uma história intrigante, envolvente e uma forte crítica social que veio completamente ao encontro de coisas que tem me incomodado nos últimos tempos, como por exemplo a futilidade e o excesso de exibicionismo nas redes sociais. Acho que a autora deu uma dentro, conseguindo aliar uma história envolvente e com bons mistérios a um pano de fundo que aborda características sociais que afetam a todos nós nos dias de hoje. A tabela universal de valores (TUV) criada nesta nova sociedade pós apocalíptica chegou a me causar certa agonia em alguns momentos, mas retrata bem muitas pessoas que vejo por aí. Enfim, uma história inteligente, bem escrita, muito original e cheia de surpresas. As 3 personagens principais da família Brandão (Regina, Larissa e Vitória) são muito bem estruturadas, bem como os personagens secundários. Dei risada com as loucuras da Cecília, uma completa sem noção, mas que retrata bem muitas mocinhas que conhecemos por aí... Uma história que me levou a refletir sobre diversos aspectos. Adorei, de verdade, e agradeço muito pelo convite ao Book Tour... Quem puder, entre também. Vale muito a pena essa leitura!

Ana Karina 21/01/2017

Adorei a oportunidade em ler esse livro. Adorei tudo nele. Estou até com vontade em ler novamente, nos leva á um mundo melhor que não houvesse atrocidades, mas nos mostra que não adianta nada disse se o ser humano não mudar. Muito Obrigada Loraine pela oportunidade.

Jaide.Tenorio 18/05/2016

Não é só mais uma historia sobre o apocalipse.
Como detesto ler resenha longas demais ( na verdade procuro não ler ). Vou dividir as minhas impressões sobre o livro em tópicos, facilitando assim a fluidez da leitura.

. Da Historia.
Pela sinopse o leitor pode imaginar que o livro se trata de mais uma historia sobre fim do mundo, repleta de teorias mirabolantes. No entanto, essa é uma historia sobre a humanidade, não somente sobre os dramas dos sobreviventes, mas como o ser humano, por alguma razão, não consegue ser feliz mesmo quando tudo esta “perfeito”, parece haver no homem uma necessidade de se destacar perante os demais e essa sede de poder faz transbordar o que de pior existe em nós.

. Dos Personagens.
A escolha da autora em contar essa historia a partir de 3 gerações de mulheres foi o que a tornou muito agradável, pois assim o leitor é introduzido em diferentes contextos, conhecendo melhor essa nova sociedade.

Sobre essas mulheres:

Regina Brandão: Uma sobrevivente do apocalipse, jogada em uma nova realidade, carregando consigo uma culpa devastadora. No começo me incomodou por ser fraca, mas tem bons princípios e acaba sendo muito útil na historia.

Larissa Brandão: Nascida no “novo” mundo, abandonada pela mãe. Inteligente, tem bons ideais, mas em alguns momentos acaba se deixando conduzir por as vontades dos outros. Tem um senso crítico bem apurado e quando decide que precisa mudar algo, consegue tomar as decisões mais difíceis sem titubear.

Vitória Brandão : ( minha preferida) rebelde, tem uma mãe que a ama muito, o mesmo não pode ser dito do pai que a abandonou ainda bebê para se sacrificar em busca do sucesso. Tem uma visão crua e realista da atual situação em que se encontra a sociedade, e sabe escolher o que melhor se aplica em sua vida.

Menção honrosa : Cecília : além de estar presente nas três historias, ela representa tudo que de mais supérfluo, vazio e egoísta existe no humano. E quem não conhece pessoas assim? Alias quem nunca teve, mesmo que em pensamento, algumas das atitudes ou desejos de Cecilia? Pois é leitores, todos temos nosso lado negro, e isso Loraine nos mostra muito bem .

.Mistérios

Durante as mais de 400 paginas o leitor vai tentar descobri os dois segredos que são propostos no livro : O segredo da morte ( pois ninguém mais consegue morrer, a não de uma única forma) e quem é o misterioso Mr. Queen . Sou uma leitora feroz de ficção, mas ultimamente as literaturas desse gênero andam pecando, tanto por apresentarem enigmas que são facilmente descobertos, como por repetir formulas já existente. Confesso que este não é o caso, durante a leitura tive certeza de quais seriam as respostas e esta erradas em todas. O que me deixou muito feliz, adoro ser surpreendida.

Pontos positivos :
A linha temporal é excelente, tudo acontece muito rápido e o amadurecimento dos personagens é demostrado de forma clara no decorrer dos anos ou vidas .
Os temas que fazem um paralelo com o que vivemos hoje, com uma sociedade que de tão globalizada, cheia de informações e oportunidades , acaba se perdendo, esquecendo assim o que realmente é importante.

Negativos:
O fato de passar uma ideia de ser ficção, pois o livro acaba não desenvolvendo tanto esse conceito. Senti que a historia fosse algo mais espiritual do que uma ficção mesmo. Isso não a prejudicou na verdade, mas gostaria de ter tido algumas resposta.

Outro ponto negativo, é o nome. Pois é, por mais que sejam interessantes as motivações por trás do grande Mr. Queen, existem outras coisas que representariam melhor o conteúdo do livro.

Conclusão: ótimo livro, repleto de tramas envolventes. História criativa e cheia de reviravoltas.

Geissiane Lustosa 18/08/2016

Adoreeeeei
Quando a autora entrou em contato comigo para participar do Book tour, me deixou super ansiosa. Primeiro por que eu tenho me empenhado muito em ler mais autores nacionais, e estes tem me surpreendido de forma muito positiva, segundo por causa do tema. Eu adoro enredos com essa pegada pós-apocalíptica e acho que o temido "fim do mundo" em 2012 estava merecendo uma história sobre ele. Pseudônimo Mr. Queen, no entanto, contraria muitas expectativas ao dar um novo mundo após o fim do mundo, uma nova vida a poucos sobreviventes, escolhidos. Um dos meus medos antes de começar a leitura foi em relação às duas vidas, a primeira que vai até os 70 anos e a segunda, a partir dos 20 e até os 100 anos. Resultando para os sobreviventes, 150 anos no total. Mas a escrita da autora é bastante lúcida e dinâmica, os pontos duvidosos são facilmente encaixados. Esse é mais um ponto que gostei no livro, a escrita. A autora consegue levar o leitor facilmente até as páginas finais, nos colocando dentro dos dramas das personagens... Um livro que me surpreendeu muuuito, aos que ainda irão recebê-lo no BookTour, vão se preparando hahaha

Patricia.Christman 01/06/2016

A humanidade é capaz de viver em um mundo perfeito?
Imagine um mundo onde não há desigualdade, nem dinheiro, nem mortes prematuras... Onde todos, sem exceção, tem os mesmos direitos e deveres. Poucas pessoas escolhidas para ter a chance de viver esse sonho.
Loraine Pivatto nos trás seu incrível trabalho: Pseudônimo Mr. Queen.
Uma bela ficção que nos leva a um mundo totalmente novo. Uma sociedade perfeita, onde cada um dos indivíduos escolhidos para viver esse sonho recebe duas vidas. A primeira ate os 70 anos, e a segunda dos 20 ate os 100 anos. Nem um segundo de diferença.
Mas será mesmo perfeita?
Sabemos muito bem eu o ser humano tem a constante necessidade de aparecer! E aparecer bem! Mesmo uma sociedade onde “não há desigualdade” sucumbe aos anseios humanos.
A primeira geração dessa historia vive os dois mundos, o antes, que é o mundo em que vivemos, onde há fome, miséria, desigualdades, morte... Sim! Esse é o Nosso Mundo! E o mundo criado para os poucos escolhidos, sem fome, sem dinheiro, sem desigualdade e sem mortes prematuras. Bom, há uma forma. Mas entre os escolhidos existem apenas alguns raros que sabem o verdadeiro segredo da morte, o qual deve ser guardado e jamais revelado, ou a humanidade sucumbiria novamente em um mundo de violência e mortes.
Regina Brandão, a principal personagem de nossa primeira geração, mostra-nos a diferença entre ambos os mundos, e constrói a fé de que esse mundo pode ser melhor. Ela supera muitas coisas e acaba criando a filha da mulher que roubou seu marido. Um ato que acabou em morte! Bom, talvez...
Ai o tempo passa, e conhecemos Larissa, sua amada neta. Uma moça cheia de vida, de desejos, de sonhos... Mas que foi abandonada pela mãe. E seu namorado, Paulinho, um rapaz controlador, ciumento e briguento. Quando Regina parte para a segunda vida, Larissa pede refugio e deixa Paulinho sozinho. Revoltado ele segue em busca de Junior, um rapaz que o desafiava por Larissa.
Ao voltar de seu refugio, Larissa segue sua vida e casa-se, tem uma linda menina, Vitória. A terceira geração. Larissa cria Vitoria praticamente sozinha, já que seu marido, um ator, pede refugio para poder fazer um filme que foi adiado. Vitoria descobre que seu pai a abandonou e se torna uma adolescente problemática, difícil, amargurada. E tudo se torna mais difícil com as cobranças da sociedade de que todos devem ser perfeitos. Não há dinheiro, mas há o sistema TUV, onde cada individuo é avaliado e ganha ou perde pontos. Aí começa toda a briga. Claro que todos querem ter a melhor pontuação...
O livro é muito bem elaborado, dividido em três gerações, o que torna a leitura mais dinâmica e interessante. E temos os dois maiores segredos: a única forma de morrer, que é explorada desde o inicio do livro, e a identidade do Mr Queen, um famoso poeta que escreve musicas maravilhosas e que conquistou todas as gerações, mas que insiste em se esconder no anonimato...
Será que há algum motivo para esse anonimato? Ele ou Ela tem algo a esconder? Um jogo de marketing? Saberemos quem é?
E o segredo da morte? Alguém descobrirá? Ou ele será levado pelos poucos que o sabem?
Façam suas apostas...
E apostem nesse livro, realmente me impressionou!

site: http://saberes-literarios.blogspot.com.br/

Victor Anderson 11/01/2017

Recomeçar. Reconstruir. Reestruturar a existência, a partir do prisma feminino.
Particularmente não gosto de ler livros de ficção - distópico, normalmente prefiro este tipo de gênero apenas em filmes. Contudo, o gentil convite da autora tornou-se uma proposta desafiadora, ou seja, sair do meu comodismo dos livros da minha formação.

A saga envolvendo as mulheres da família Brandão revela uma provocação atual, extremamente urgente, a valorização do feminino. As questões envolvendo a personalidade das protagonistas: a integridade de Regina, a criticidade da Larissa e a praticidade da Vitória. Os sentimentos desestruturados dentro de um contexto caótico do recomeço da nova sociedade. Mulheres determinadas em busca de igualdade em uma sociedade em reconstrução com novas perspectivas no sistema político.

Sendo a minha primeira experiência com um "Book Tour" posso afirmar categoricamente que foi uma leitura interessante, significativa e proveitosa. Procuro sempre extrair algum aprendizado com os livros ou filmes, assim a personalidade das mulheres (as três gerações distintas) expressa este ensinamento específico e peculiar.

Agradeço à autora Loraine Pivatto diante da oportunidade concedida para apreciar sua obra.

Deixo aqui a minha recomendação, a leitura será válida e enriquecedora, basta entrar em contato com a autora para entrar na lista do "Book Tour".

"... um novo mundo. Novas regras. Duas vidas." Lorraine Pivatto (Pseudônimo Mr. Queen)
Jocélia 11/01/2017minha estante
Louca pra ler...estou na lista. :)

Victor Anderson 11/01/2017minha estante
Vc vai adorar caríssima, pode ter certeza...

wivy 14/12/2015

Surpreendente
Fazer parte dessa booktour foi realmente surpreendente... Esse livro tem um enredo que nunca tinha lido nada igual. Achei no começo que leria e não ia gostar, mais a cada página lida mais eu queria ler e saber mais sobre todos esses personagens maravilhosos que Loraine criou. Uma história inédita e impressionante. Fiquei muito feliz em ter a oportunidade de ler essa obra maravilhosa. Obrigada Loraine pela oportunidade de conhecer essa linda história, muito sucesso e espero novos livros tão bons quanto esse.... Bjossss

Fernanda 14/12/2015

História extremamente original e inteligente + narrativa dinâmica e envolvente + desfecho completamente satisfatório = NOTA 10
Muito grata pelo convite para participar deste book tour que superou todas as minhas expectativas. Simplesmente amei esse livro, pois possui os 3 ingredientes que mais aprecio numa leitura: História extremamente original e inteligente + narrativa dinâmica e envolvente + desfecho completamente satisfatório.
Uma história ágil que não te deixa respirar, pois a cada virada de página uma nova surpresa. Personagens convincentes, fortes, e muito bem estruturadas, que me cativaram do início ao fim, cada uma com suas características, mas todas muito coerentes e cativantes.
Uma trama maluca, com 2 vidas que coexistem em diferentes dimensões, sendo que as pessoas de uma vida não se correspondem com as da outra, exceto alguns com dons especiais. Por um momento achei que a autora fosse se perder, com tantos acontecimentos em paralelo, mas não, no final tudo se encaixou perfeitamente, sem deixar nada a desejar. Parabéns, Loraine, sua história é incrível.
Adorei a crítica social em formato de selos subcutâneos com pontuações (o que sempre existiu na nossa sociedade, mas de forma dissimulada, e que no livro é escancarado, com bastante ironia). Em tal momento me peguei fazendo cálculos quanto aos quesitos das pontuações e foi então que me identifiquei ainda mais com a personagem Lara, pois como ela me vi com 60 pontos num total de 100 :) E também, conforme avançava na leitura, me identificava mais e mais com as suas reações, como nesse trecho, por exemplo:
"Para Lara só restou o deboche.
— Eu só imagino! Um AA3 como você, que vale 15 pontos na TUV, não deve mesmo nem olhar pros meus míseros 6 pontos — ela ergueu o pulso, virando o selo PA2 para ele e riu. — Mas, benzinho, ainda assim te aconselho a insistir um pouquinho mais em mim... Você não tem a menor ideia do meu borogodó — disse, finalizando com uma risada espontânea e divertida, que deixou Vicente sem resposta."
Enfim, agradeço mais uma vez à autora Loraine Pivatto, pelo convite ao book tour e a oportunidade de conhecer essa história tão boa, que nem que eu quisesse conseguiria resumir aqui. Só lendo mesmo para tirarem suas próprias conclusões.

raissa.pinto.9 18/06/2017

Vale a leitura!
É a primeira vez que participo de um book tour e achei a ideia fascinante e um ótimo meio de divulgação de um livro. Não sabia muito o que esperar do livro já que as resenhas ( ainda bem!) não entregam totalmente o enredo e isto é um ponto fundamental ao embarcar na leitura deste livro em particular, porque uma das “graças” é a descoberta deste rico mundo fictício e distópico criado pela Loraine( muito bem criado, diga-se de passagem).
Porém, apesar do enredo ser bem criativo e inédito, não consegui ter empatia com nenhum dos personagens, apesar de conseguir vê-los bem realistas, senti-me distante dos mesmos e indiferente. Não torci, não sofri ou tive curiosidade de saber o desfecho de cada um...
Outro ponto negativo o qual posso citar também seria sobre a questão do tempo. Senti-me muitas vezes ao longo do livro, perdida e voltando páginas para entender o avançar dos anos na história.
Em resumo, é um bom livro e vale sim a sua leitura.
Matheus 27/06/2017minha estante
Comecei a ler recentemente, estou na página 51 ainda, e também já me perdi na questão do tempo. As vezes dá a entender que se passaram anos e na página seguinte se passou 1 ano. Mas tá interessante.

raissa.pinto.9 01/07/2017minha estante
Pois é , Matheus, acho que foi o calcanhar de Aquiles de muitos leitores, mas a história é bacana! boa leitura!

Matheus 12/07/2017minha estante
Estou na metade do livro e perdi o interesse. Estou nesse momento procurando algum spoiler pra saber sobre a morte, é a única coisa que me interessa. Quase abandonando o livro.

Matheus 18/07/2017minha estante
Olha, ainda bem que eu continuei o livro, pois o final foi muito bacana. No fim das contas, valeu a pena. Abçs

Tracinhas 21/11/2016

por Lídia Rayanne
Conheci esse livro quando a autora entrou em contato comigo pelo Skoob perguntando se eu gostaria de participar do Book Tour do mesmo. Como adoro conhecer o que os novos autores nacionais estão produzindo, aceitei na mesma hora. Então, antes de tudo, gostaria de agradecer a autora pela confiança e, como prometido, ofereço em troca a minha sincera opinião.

A história começa exatamente no ponto em que o “mundo antigo” acaba e o novo se inicia. Apesar do começo um tanto confuso e lento (mais focado em explorar os últimos momentos da antiga vida da protagonista, Regina, do que em COMO o mundo “acabou”), o mistério envolvendo essa nova vida e a realidade paralela é o que instiga a leitura. Regina, uma das escolhidas para viver naquele novo mundo, descobre que, dali em diante, todos viverão até os 70 anos e terão uma segunda vida que será dos 20 aos 100. Não haverá mais doenças nem mortes, mas ela logo descobre, através de revelações em sonhos, que existe um segredo para a morte que deve proteger a todo custo.

O segredo da morte deveria ser o fio condutor da narrativa, mas como a história acompanha a família de Regina ao longo de gerações (sua neta adotiva, Larissa, e a bisneta, Vitória), a ideia é esquecida durante páginas para dar lugar a outros mistérios, como o do misterioso “Mr. Queen”, um autor que publica textos de forma anônima e faz muito sucesso na sociedade do novo mundo.

Por ser um universo novo, a autora descreveu muito bem essa sociedade pretensamente igualitária, onde o governo determina cada aspecto da vida dos indivíduos: como/onde devem morar, a quantidade de comida que seu cartão de racionamento permite comprar, controla o que cada um pode construir ou que decide até quando as pessoas podem morrer. E todos devem se sentir muito gratos a isso, pois não há mais guerra, fome, doenças, porque o governo cuida de tudo e todos e apaga a memória de quaisquer eventos traumáticos. E se o cidadão desse novo mundo estiver insatisfeito com tudo isso, podem pedir um refúgio (leia-se exílio em forma de coma) pelo restante de seus dias.

Parece algo que soa bom, mas qualquer pessoa que tenha estudado mais profundamente a ideia por trás dessa utopia e no que esse discurso resultou na história da humanidade sabe o perigo que é depositar tanto poder nas mãos dos governos, pois os líderes, como qualquer pessoa, possuem o bem e o mal dentro de si, e você nunca sabe quando vão usar esse poder para se voltar contra os indivíduos que deveriam supostamente proteger.

E é aí que está toda a questão do livro: o universo dele só funciona porque o próprio governo é controlado por uma força externa que nem os próprios habitantes sabem qual é. É algo além deles, quase uma força cósmica, de outra dimensão, que age como uma mão invisível quando alguém sai da linha. No entanto, o livro termina sem nos dar essa resposta, assim como não responde outras perguntas. Quem está por trás desse “fim do mundo”? Quem controla essa nova sociedade por trás do governo? Seriam alienígenas? Seres de outra dimensão? Por que, dentre tantas profecias, eles usaram a Maia para “acabar” o mundo? Por que só se comunicam com os sobreviventes através de sonhos? Qual o propósito de dar duas vidas, uma até os 70 e outra dos 20 aos 100? Por quê? Por quê? POR QUÊ?

Por conta disso, não sei se posso considerar o livro uma distopia, ou sequer uma utopia. Está mais para um chick-lit com um plano de fundo bem elaborado, mais focado em suas muitas personagens. E são tantas que mal temos tempo de nos aprofundarmos e nos apegarmos a cada uma. É tudo muito corrido: uma hora uma das protagonistas conhece um rapaz, no próximo já o considera o amor de sua vida, sem dar tempo para o leitor digerir essas informações em meio a uma história que tinha tudo pra ter um plano de fundo que incita mistério, mas um mistério que é sempre relegado ao segundo plano para ser resgatado mais tarde – e esquecido novamente.

Um dos pontos positivos da história, porém, é a crítica à competitividade excessiva, a construção de ídolos e como as pessoas se matam para construir uma imagem para a sociedade. No entanto, a crítica vem com a mensagem implícita de que o mundo ideal só existirá através de um governo que controle a vida dos indivíduos – algo que, para quem está familiarizada com as inspirações orwellianas, me incomodou profundamente.

site: http://jatracei.com/post/153477900802/resenha-220
Aryane Marques 01/04/2017minha estante
Concordo com vc em tudo, tb achei os personagens muito estranhos e esse negócio de uma hora acabou de ver alguém no minuto seguinte é o amor da vida e no outro minuto já nem lembra da pessoa me incomodou profundamente, de qualquer forma excelente resenha :)

Tracinhas 03/04/2017minha estante
Obrigada, Aryane Marques!