Pseudônimo Mr. Queen Loraine Pivatto

Resenhas - Pseudônimo Mr. Queen

Thamyres Andrade 06/07/2016

Surpreendentemente bom
Continuo tentando assimilar as últimas informações.
Sabe aquele livro que você não espera tanto, mas acaba superando as suas expectativas e ainda te deixa super empolgada? Pois bem, é esse.
Aceitei ler "Pseudônimo Mr. Queen" após um convite da autora pra um Book Tour, e não me arrependi!
O livro traz inúmeras questões polêmicas e pra reflexão, de uma forma simples. Cria um Novo Mundo e mostra como as pessoas viveriam numa sociedade sem dinheiro, sem desigualdades sociais e sabendo a data exata de sua morte. Trata de política e da excessiva e constante competição entre as pessoas.
Chato? Que nada! A Loraine conseguiu trabalhar muito bem em cima dos temas que escolheu e surpreendeu a cada capítulo. Além dos assuntos centrais, conhecemos pessoas reais e presenciamos relações afetivas de todo o tipo, de ódios que duram anos a romances gostosos. Alguns personagens me cativaram demais, outros me deixaram morrendo de raiva. Só sei que nem senti direito quando acabou e roí quase todas as unhas. Li bem rápido e corri os olhos pela última página com um sorriso no rosto, pensando "Nossa, que final!".
Recomendadíssimo!

Ana 09/07/2016

Surpreendente!
Um livro cujos personagens me cativaram logo no início.
A ideia principal é original, não havia conhecido nada parecido até então! Te faz refletir sobre os valores do mundo atual, sobre como estamos vivendo e qual será nosso futuro.
Surpreendente como a autora fecha a trama e tudo se encaixa.
Fiquei muito satisfeita por ser convidada a ler esta obra e conhecer mais um livro nacional dos melhores!
Recomendo!

Cris 16/07/2016

Muito bom, adorei!
“Desde que se entendia por gente, Vitória, assim como qualquer pessoa, tinha sido preparada para a morte. O único fato da vida absolutamente incontestável e inegociável. As horas, minutos e segundos eram respeitados com absoluta precisão, o que tornava a morte a única condição humana completamente justa e igualitária. Não importava o que fizessem, todas as pessoas tinham exatamente os mesmos setenta anos para usufruir. Nem um segundo a mais. A morte era imparcial e pontualíssima.” Pág. 280

Recebi este livro através de um convite da própria autora, a Loraine, que me convidou a participar de um Booktour de divulgação do livro.

A história começa no dia 21/12/2012, dia em que estava previsto para acontecer a temida profecia maia, em que aconteceria o apocalipse ou Fim dos tempos.

Eis que a história narra o que aconteceria se o mundo tivesse acabado naquela data :O.
A população mundial foi bruscamente reduzida, e os sobreviventes acordaram em um novo mundo, com novas regras. Os poucos sobreviventes receberam algumas informações através de sonhos sobre como seria este novo mundo. Pra começar, todos teriam duas vidas, uma da idade atual até os 70 anos e a próxima, dos 20 aos 100, ou seja, todos viveriam 150 anos, nem um dia a mais e nem um dia a menos!

Neste novo mundo não haveria diferenças sociais, dinheiro, doenças e nem a própria morte :O. Todos teriam exatamente as mesmas condições de sobrevivência e saberiam exatamente o dia da sua partida para a próxima vida.
Alguns sobreviventes inclusive foram premiados com o dom de enxergar alguns detalhes desta próxima vida.
Analisando até aqui, parece um paraíso, não? Igualdade de direitos, nada de doenças, acidentes, morte... só que não...
A história mostra que o ser humano é capaz das coisas mais terríveis para realizar seus próprios desejos. Aos poucos vemos que algumas pessoas tentam burlar o sistema construído e obter vantagens por pura ganância e egoísmo.
E assim, o livro é dividido em 3 partes, mostrando 3 gerações de mulheres da mesma família neste mundo novo.
Achei o livro incrível, a escrita da Loraine é impecável, me fez viajar realmente e imaginar como seria aquele mundo distópico. Achei tudo de uma originalidade fantástica. Nunca vi nada parecido, adorei os elementos fantásticos e o universo criado.
O livro me deixou tensa e impressionada, e me fez questionar muitos valores da nossa sociedade hoje. Como seria viver numa sociedade daquelas, e quais seriam os benefícios e desvantagens?
A história é escrita em terceira pessoa e é uma mistura de ficção científica, fantasia, distopia e suspense, e manteve meu interesse até a última página. O final foi bastante surpreendente para mim. Recomendo para todos os tipos de leitores, acho que agradará a todos.
Parabenizo e desejo sucesso para a Loraine! Aproveito pra agradecer também o convite e dizer que amei participar deste Booktour e me senti muito feliz em conhecer este livro tão diferente e bem escrito :)

“As únicas paixões que duravam para sempre eram as não correspondidas.” Pág. 281

site: http://instagram.com/li_numlivro

Tati 05/05/2017

Você não consegue largar!!!
Quando você começa a ler, a única coisa que você quer fazer é ler!!!

Um textos cheio de mistérios, de "e se", de incertezas. Detalhes que fazem toda a diferença e vão sendo descobertos a cada página.

O fim do mundo chegou. Mas não o fim total. O fim do mundo que conhecíamos!!! Me vi muitas vezes me colocando no lugar dos personagens e sentindo sua angústia!!!

Na primeira metade do livro, xinguei a autora inúmeras vezes, pois eu queria logo os desfechos... rss... mas é justamente esse suspense que torna a leitura (e a escrita) instigante e genial!!!

Recomendo fortemente que você se debruce nele num feriado com previsão de chuva!!! Assim você pode se agarrar ao livro, um cobertor e uma caneca de café e desfrutar de momentos de pura tensão e curiosidade sem que a vida real te interrompa!!!

Pamela 19/09/2016

Quem não leu, tem que ler!
Não gosto muito de livros do fim do mundo, recebi o convite da escritora para participar do book tour, e aceitei, não me custava nada, não é mesmo. Pois bem, para minha surpresa, adorei, realmente uma leitura que me prendeu, gostei do jeito que ela explorou o fim do mundo, sabe onde todos iriam viver igual, sem doenças, pobreza, etc. Personagens que me cativaram. E além de ser um livro, é de uma escritora brasileira. Então vale a pena ser lido.
Rafaella 19/09/2016minha estante
Que bom que gostou! Estou participando do book tour e é bom saber que vale a pena ler este livro.

Pamela 19/09/2016minha estante
Realmente vale! Acredito que não vá se arrepender da leitura.

Rafaella 19/09/2016minha estante
;)

Loraine 22/09/2016minha estante
Obrigada, meninas!!
Agora falta pouco para a sua vez, Rafa ;-)
bjoss

Lays.Ordani 02/11/2017

Pseudônimo Mr. Queen
Pseudônimo Mr. Queen, da autora brasileira Loraine Pivatto foi o primeiro livro que chegou em minhas mãos por meio de um booktour.
Confesso ter ficado bastante receosa de não me adequar às regras do projeto, de travar e tudo mais, mas vamos à resenha que é o que interessa:
O livro trata-se de uma ficção especulativa, isso é, explora os "e se..." da vida de uma maneira bem peculiar. Logo de cara temos o fim do mundo em 2012 com apenas alguns escolhidos no planeta todo para dar continuidade na humanidade com toda uma estrutura que foi dada aos sobreviventes meses antes do ocorrido por meio de sonhos.
Somos apresentados a toda essa dinâmica pela vida de Regina, Larissa e Vitória Brandão três gerações de mulheres fortes desde que o mundo mudou.
Bem, o livro tem um potencial incrível e explora dezenas de assuntos inerentes à condição humana, já que nessa segunda chance curiosamente não haveria vários tipos de sofrimentos pelos quais passamos (tal qual a morte prematura, tudo tem sua data certa) e também não existem desigualdades sociais grandes, mesmo assim podemos ver a autora abordando temas como ambição, corrupção, depressão, o que nos faz questionar se tivéssemos uma chance de uma vida melhor será que seríamos humanos melhores.
Gostei tanto da história que na minha singela opinião deveria ser subdivida em uma duo ou talvez trilogia para que pudéssemos ter um contato melhor com cada um dos personagens, pois me deu uma dorzinha no coração ver o tempo passando tão depressa e alguns temas terem que ser tratados de forma mais acelerada pra caber em um volume único (o que pra mim não deixou nada devendo, mas eu adoraria ler mais!!)

site: https://www.instagram.com/livrosamoreseblablabla/

Jess 07/08/2016

" 21 dezembro de 2012 se cumpri a profecia maia. A população mundial é reduzida e uma sociedade sem desigualdade, dinheiro e doenças surge. Agora serão 2 vidas: a primeira até os 70 anos. A segunda a partir dos 20 até os 100 anos. 150 anos no total. Sem possibilidade de mortes prematuras, exceto por uma maneira."

O livro se passa nas 2 vidas, entre 3 personagens e todos que os circundam. A nova sociedade se adapta, e é reconhecido quem tem sucesso emocional, físico e profissional.
Com críticas à sociedade moderna, questionamentos de valores e moral, Loraine criou um enredo interessante. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Pessoalmente tive algumas dificuldades com a leitura pois lendo a sinopse imaginei um livro científico mas ele se parece com uma novela. Com muitos personagens e acontecimentos, as vezes tão corridos que tive que reler trechos pra me reencontrar na história. Porém, os pontos negativos foram poucos em comparação a riqueza da história.

Confesso que o livro não foi o que eu imaginei mas foi uma boa leitura e espero que agrade mais os próximos leitores. 😊

site: www.instagram.com/saymybook

Gabs 10/08/2016

Há tempos não lia um livro que me prendia tanto a atenção
Esperava boas coisas deste livro, pelas resenhas lidas e sinopse, além do investimento da autora na divulgação via Correios, o que indica a confiança da mesma em sua obra.

Mas ainda assim, fui imensamente surpreendido. É incrível como a narrativa entrelaça muito bem contextos como a psiquê humana e os problemas sociais atuais, em um mundo um pouco futurista e com conceitos sobre a vida e a morte totalmente diferentes dos nossos. Mas fiquei boquiaberto em algumas passagens, e como mesmo sendo projetadas no futuro conseguem ser críticas atualíssimas, algumas das quais até me tirando da minha zona de conforto (como acho que deva fazer com diversos leitores).

É praticamente impossível o leitor não ter momentos de reflexão sobre sua vida, o sentido dela, e a sociedade, ao ler este livro. Me impressionou muito, espero que tenha o merecido sucesso. Poucas obras dou 5 estrelas, mas esta de fato mereceu!

site: https://www.clubedeautores.com.br/book/191268--Do_Ser_da_Sociedade_e_do_Cosmo

Karine 10/10/2017

Tem potencial
Esse livro provavelmente não seria uma de minhas escolhas de leitura, mas achei a ideia do booktour interessante e também gostei da ideia de apoiar o projeto de uma escritora local, que foi muito corajosa e encontrou uma forma inteligente de divulgar o seu trabalho.

De modo geral não fui muito cativada pela história, mas confesso que em vários momentos a narrativa prendeu minha atenção. A leitura é fluída, o mistério que se desenrola é envolvente e gostei bastante da crítica social presente no livro, especialmente sua relação com os dias atuais, como a busca constante por aprovação nas redes sociais, ou a criação de um sistema de pontuação que serviu pra estratificar a nova sociedade que surgiu, inicialmente, igualitária.

Por outro lado, achei que a história continha muitos furos. Em vários momentos tive a sensação de que as coisas ficaram mal explicadas, às vezes parecia mero descuido da autora. Por exemplo, tive dificuldade em entender essa nova sociedade na qual não há dinheiro, mas ainda existe a profissão de publicitário, ou na qual as tentativas de se criarem moradias de luxo inicialmente fracassam, mas mais adiante os personagens jantam em um restaurante refinado, entre outros pequenos detalhes que me deixaram um tanto confusa.

O desenvolvimento das personagens no mais das vezes é um tanto raso, e o estilo de escrita não tem nada de especial, mas funciona bem comercialmente e acho que este livro, bem como os futuros livros da escritora, têm boas chances de sucesso.

Juliana 19/09/2016

Uma obra com ótimos elementos, porém mal explorados...
"Pseudônimo Mr. Queen" é um livro escrito por Loraine Pivatto. A obra conta com 404 páginas e roda o Brasil em forma de Book Tour.

Antes de iniciar a resenha gostaria de agradecer a autora pelo convite para participar do Book Tour e por toda paciência e educação que ela teve comigo.

A obra se passa no ano de 2012, mais especificamente no dia 21 de dezembro. Recordam-se da profecia Maia para essa data? Pois, então, esse é o nosso cenário: a temida profecia acaba de se cumprir e, como resultado, os personagens deparam-se com cidades devastadas, ruas vazias, população humana mundial reduzida em grande escala e uma nova vida, com um sistema social totalmente diferente.

Agora, serão duas vidas que, no total, somam 150 anos: a primeira até os 70 anos, a segunda, a partir dos 20 e até os 100. Nessa nova sociedade não há desigualdade, doenças, dinheiro e, o mais interessante, não há possibilidade de mortes prematuras exceto por uma única maneira que deve ser mantida como segredo.

Quando recebi o convite para participar do Book Tour, torci o nariz ao ver o título da obra. Soou-me como romance erótico e quem me conhece sabe que tenho pavor desse gênero, portanto, eu já tinha a recusa do convite em mente. A minha sorte é que sempre paro para ler a sinopse e ainda bem que fiz isso! Lembro-me do sorriso que brotou em meu rosto ao me deparar com uma distopia - gênero literário que eu amo - e, desde então, fiquei muito ansiosa pela leitura.

Se você fizer uma rápida pesquisa pelo Skoob, verá que a maioria das pessoas amou esse livro! Isso fez com que as minhas expectativas acerca da história fossem ainda maiores.

Confesso que me decepcionei um pouco com a leitura e é claro que o fato de ter grandes expectativas acerca da história influenciou muito. De início, preciso dizer que as personagens que mais aparecem na trama (Regina, Larissa e Vitória) não me convenceram tampouco me cativaram. Percebi uma certa falta de bagagem nesse âmbito... Muitos pontos da personalidade de cada uma poderiam ter sido melhor explorados com a finalidade de dar ao leitor uma melhor visão da trama como um todo.

Senti, também, que por se tratar de uma distopia, faltou aquela pitada especial de ação, adrenalina e emoção... A trama não me soou original e as cenas não me trouxeram grandes emoções.

Faço das palavras da Dryh, do blog Milkshake de Palavras, as minhas:

"Eu tinha visto TANTA coisa boa sobre o livro em outros blogs, e, se vocês derem uma passada no skoob de Pseudônimo Mr.Queen, verão que a maioria das resenhas dão nota 5 ao livro. Mas eu não consegui gostar tanto assim dele. Senti que faltou ação, faltou personagens mais cativantes, faltou mais... Distopia. Os personagens ficavam confortáveis demais na história, e as cenas de tensão ou ação são pouquíssimas, e algumas coisas na história ficaram meio perdidas, algumas cenas foram desnecessárias e mataram a minha vontade de prosseguir com a leitura.

Mas eu gostei da ideia da Loraine, e do mistério todo envolvendo o Mr. Queen, mas o final deixou a desejar. Achei que ficou muito felizes para sempre, não combinou muito com a proposta do livro, eu imaginei que seria algo mais impactante, para marcar o leitor mesmo. E os romances me pareceram mornos demais, como se tivessem surgido do nada e atrapalhassem a história, um pano de fundo apenas."

O fato de não ter sido uma ótima leitura para mim não deve influenciar que você dê uma chance à obra! Afinal, trata-se de um livro muito bem aclamado pelo público. Sem contar que o livro possui sim com elementos muito bons: o mistério acerca de Mr. Queen é inigualável! A forma de divulgação (book tour) escolhida pela autora é bem bacana e sinto que o livro carrega um pouquinho da história de cada leitor consigo.

site: http://www.livroseflores.com/2016/09/resenha-pseudonimo-mr-queen-loraine.html

Pri 21/08/2016

Após o fim do mundo
Recebi esse livro através do Book Tour organizado pela autora para divulgá-lo.

"O ser humano sempre cometerá erros, alguns mais outros menos, e não acho que esse tipo de punição olho por olho dente por dente melhore a vida de ninguém. Só vai aumentar o estresse, isso sim."

Todo mundo conhece a profecia Maia que dizia que o mundo iria acabar em 21 de dezembro de 2012, certo? Nós sabemos que ela não era real, mas e se tivesse se cumprido? Já pensaram no que aconteceria?
Regina Brandão é presidente de uma grande empresa, mas não é feliz. Mantendo um casamento sem futuro com um homem que não a ama, no dia do seu aniversário descobre que ele a trai com a melhor amiga. E quando chega ao ponto de cometer uma loucura, tudo acaba.

"(...) a felicidade que tanto buscava, o aconchego, a proteção, a paz e o amor, não poderia encontrar em ninguém, a não ser dentro dela mesma. (...) Tinha que relaxar e entender também que a vida não seria sempre como ela queria e que as pessoas não agiriam como ela pretendia que agissem. Suas expectativas seriam frustradas, decepções ocorreriam e também diferenças de gostos e opiniões. Uns simplesmente iriam embora, indiferentes à sua vontade de compartilhar o seu tempo com eles. E quanto a isso não havia o que fazer, apenas aceitar. Aceitar e compreender que o tempo curaria tudo, sempre."

Ela acorda em uma grande quadra, após ter estranhos sonhos sobre o fim do mundo. Nesse novo mundo em que ela e os outros sobreviventes se encontram, não existiriam diferenças entre as pessoas, não haveria dinheiro, todos teriam os mesmos direitos e deveres, e, principalmente, não existiriam doenças fatais nem mortes prematuras; todos, sem exceção, teriam duas vidas: uma até os 70 anos, e outra dos 20 até os 100. E as regras estabelecidas não poderiam ser quebradas.

"O que ainda não estava nada claro era por que ela tinha sobrevivido. Se realmente um novo mundo mais justo e igualitário estivesse surgindo, era de se esperar que os sobreviventes fossem escolhidos a dedo, por seus méritos e benfeitorias, ou ao menos por seus potenciais a serem utilizados para o bem comum, mas... Ela? O que tinha a oferecer? Como poderia ter sido premiada, após todos os erros cometidos?"

Mas Regina percebe que sonhou com algo que os outros não sonharam. Todos acham que é impossível morrer, mas ela sabe que há apenas uma forma, e que isso deve ser um segredo guardado de todos. Ela logo faz amizade com a jovem Lúcia, e descobre que ela pode ver coisas que ninguém mais pode, objetos do mundo antigo e do próximo. Mais um segredo que essas duas amigas inseparáveis devem portar.
Com o passar dos anos, a vida se estabelece e as pessoas vivem felizes nesse mundo. Regina tem uma neta, Larissa, e Lúcia um filho, Cristiano, que tornam-se muito amigos, juntamente com Cecília, Paulinho e Júnior. E essa amizade de infância dos cinco tem um desenrolar maior nessa história do que aparenta.

"Para o velho tudo era uma questão de competição, interesse, vaidade e orgulho. Não existiam sentimentos genuinamente bons e as pessoas em nada haviam melhorado após a catástrofe de dezembro de 2012. Aqueles indivíduos que se davam tanta importância não passavam de idiotas narcisistas, sedentos por reconhecimento, que não compreendiam a sua óbvia insignificância."

Depois de tantos anos, as pessoas já não conseguem mais viver sem que possam destacar-se das outras, e um método de avaliação através de pontuações é inventado, o que começa a segregar a população. Além disso, pessoas desaparecem misteriosamente e isso desperta a curiosidade para saber o que acontece, por que algumas voltam e outras não, e se há alguma forma de morrer. O segredo de Regina e Lúcia fica cada vez mais perto de ser revelado e elas precisam tomar muito cuidado.

"Desde que se entendia por gente, Vitória, assim como qualquer pessoa, tinha sido preparada para a morte. O único fato da vida absolutamente incontestável e inegociável. As horas, minutos e segundos eram respeitados com absoluta precisão, o que tornava a morte a única condição humana completamente justa e igualitária. Não importava o que fizessem, todas as pessoas tinham exatamente os mesmos setenta anos para usufruir. Nem um segundo a mais. A morte era imparcial e pontualíssima."

A história é narrada em terceira pessoa e diversos pontos de vista são explorados durante todo o livro. Ele é dividido em três partes, cada uma com uma personagem principal: Regina, Larissa e Vitória, três gerações de mulheres Brandão. Regina é a primeira protagonista. Após o fim do mundo, descobre em si uma mulher totalmente diferente do que era: forte, independente e decidida. Assim, usa essa nova chance na vida para ser realmente feliz. Larissa é sua neta adotiva, uma garota boa, inteligente e cheia de personalidade quando jovem, mas que depois de adulta perde sua impulsividade e aceita uma vida regular. Vitória é a filha de Larissa, uma menina rebelde, de personalidade instável, o oposto da mãe. Outros personagens também têm destaque na história, e os pontos de vista vão se revesando durante os capítulos. Por serem muitos, às vezes eu ficava um pouco confusa, mas a autora sempre fazia questão de nos situar em todos os casos.
O tempo passa rápido demais, afinal acompanhamos várias gerações, o que também contribuiu para me deixar perdida em alguns momentos. Os saltos temporais não são anunciados, então eu demorava um pouco para assimilar que tinham se passado, sei lá, 20 anos, e ficava me perguntando se não aconteceu algo que eu deveria saber nesse meio tempo. Apesar de confundir um pouco, a passagem do tempo não interfere no desenrolar da história e no final tudo se encaixa.

"— Pô, as regras são tão simples, cara. A vida é para ser tão simples, apenas cumprir com os nossos deveres e usufruir dos nossos direitos, sem passar por cima dos direitos dos outros, mas ainda assim tem gente que não entende."

O que não me deixou muito satisfeita com o enredo é que a sinopse me passou uma ideia completamente diferente do que esperar. Muitas das perguntas que eu tive não foram respondidas, como: por que aqueles sobreviventes foram escolhidos? Como eles foram parar naquele novo mundo? Por que tiveram aqueles sonhos? Quem inventou essas novas regras e agia para que não fossem quebradas? Como funcionava esse lance da pessoa voltar jovem na segunda vida? Entre outras questões. A autora apenas criou um mundo de um jeito misterioso e nos fez aceitar que era assim que as coisas funcionavam e pronto, e eu não gosto disso. Gosto quando tem uma explicação para o que está acontecendo. Mas as questões que ela mesma levantou ao longo do livro foram devidamente respondidas, o que me agradou mais.
Uma coisa interessante é que a autora, dentro da sociedade aparentemente perfeita que criou, faz diversas críticas à personalidade humana, aos governos, às redes sociais, etc; análises que se encaixam muito bem na forma como vivemos atualmente e nos fazem refletir em como os causadores de tantos problemas somos nós mesmos.
Sobre a diagramação, a autora fez a edição de forma independente para o book tour, e achei muito boa. Só a capa que não achei muito representativa.
Apesar de alguns detalhes que me incomodaram, achei a história muito bem montada e recomendo.

site: http://www.sigolendo.com.br/2016/08/resenha-pseudonimo-mr-queen.html

Joa_Oli 26/12/2017

Venha comigo!
Fui apresentado ao livro pela autora, que me informou do projeto do mesmo.

De cara conhecemos a Regina Brandão, a mesma mora em São Paulo e trabalha na mesma região que eu! Olha que maravilha?!

Me senti no livro em cada momento narrado! A história é incrível! E a forma como a autora conduz ainda deixa a obra mais maravilhosa.

Porém algumas vezes me senti incomodado com as troca de nomes da personagem que é neta da Regina, a Larissa. Em alguns momentos ela é Larissa, alguns segundos vira Lara, novamente Larissa. O mesmo também acontece com a Clarice, que varia para Ciça.

Mas isso não desmerece a obra em si.
Foi apenas algo que me incomodou na primeira parte do livro.

A história é bem amarrada, tudo se responde com o desfecho do livro.

Apesar de não ter me identificado com nenhum dos personagens, de não ter amado nenhum intensamente, a história é bastante interessante e fluida.

Vale a pena todos darem uma chance, e vamos valorizar nossos talentos!
Autora nacional gente!

Mai 29/08/2016

Uma segunda Chance
E se o mundo que você conhece der repente acabasse? Quase todas as pessoas do planeta desapareceram e, somente alguns escolhidos restaram.
A história se passa em primeira pessoa e conta a história de três gerações de mulheres da família Brandão. Regina,

A Terra sofreu uma reviravolta. Ninguém mais fica doente. Ninguém mais pode morrer. Não há dor, sofrimento, fome. Ninguém mais terá menos ou menos que os outros. Serão todos iguais e começarão do zero.
Para começar, serão 70 anos de vida para cada um. Nem um minuto a mais, nem um minuto a menos. E, além disso, haverá uma segunda vida, que durará 80 anos e nem um minuto a mais ou a menos.
Inicialmente, este é um conceito que dá certo. Apesar das dificuldades em aceitar a nova realidade que os "sobreviventes" tem no início, todos se esforçam e se adaptam a nova realidade. Porém, com o passar dos anos, este conceito vai se perdendo. A natureza humana fala mais alto e, são encontradas formas de burlar o sistema e se obter vantagens. A cada ano, novas formas de classificar a sociedade vão surgindo (TUVs) e, ao que parece, vão acabando aos poucos com o conceito de igualdade.
Ninguém lá sabe o que acontece com as pessoas quando tentam se matar ou sofrem um acidente fatal. Nem para onde vão. A não ser um seleto grupo de pessoas que vivem suas vidas guardando o segredo da morte.

No decorrer da história, um mantra acaba sendo a grande questão da história: "Bom pra quem?"
Gostei muito do livro, apesar de ter achado o final um pouco corrido.
E o livro leva a reflexão: Será que é a falta de oportunidades que leva a sociedade a podridão ou será que é a podridão da sociedade que erradica as boas oportunidades.
Mai 22/10/2016minha estante
undefined

Domenica Mendes 30/08/2016

Quem não se lembra do temível 21 de dezembro de 2012, dia em que o mundo iria acabar?

Independentemente da crença pessoal, sobrevivemos e o mundo não mudou em nada, apenas mais um dia após o outro.

Já na segunda obra de Loraine Pivatto, “Pseudônimo Mr. Queen” não foi bem assim.
A Profecia Maia e uma ideia legal

No livro “Pseudônimo Mr. Queen”, Loraine Pivatto utiliza essa passagem de fim de mundo para começar o enredo de sua obra. Nessa obra de ficção, os personagens se vêem sobreviventes da Profecia Maia, porém em um mundo com novas regras.

As regras são simples: nesse novo mundo não existirão diferenças sociais, doenças e mortes prematuras. Os sobreviventes continuam suas vidas com a idade que tinham quando o mundo mudou, vivendo até seus 70 anos. Quando alcançam essa idade, uma nova vida começa aos 20 anos e ela durará até que a pessoa complete 100 anos de vida, nem um segundo a mais. Ao todo, são 150 anos de vida.

O mundo parece perfeito e todos poderão ser felizes. Será?
A reflexão

“Pseudônimo Mr. Queen” é um livro que oferece diversas possibilidades de reflexões em seu enredo. Para começar, os sobreviventes se veem obrigados a viver por mais 150 anos sem a possibilidade de morrer. Embora isso pareça interessante, não podemos esquecer que a maior parte das pessoas que eles conheciam já não estão mais ali. Além disso, o mundo é novo, mas as mentes são velhas, a própria adaptação para as novas regras levará tempo e exigirá um esforço por parte de quem ficou.

Eles estão livres das desgraças do mundo e da vida, mas em troca não podem morrer e não podem mais agir como agiam no mundo com o qual estamos acostumados, onde existe relação de troca com dinheiro, status social, conforto diferenciado e tudo o mais que se quiser. Igualdade ao extremo é a palavra de ordem aqui e tudo o que é extremo acaba mais atrapalhando do que ajudando.

Dentro dessas regras, vemos personagens que seguem suas vidas e logo se percebem diferentes: existe sim uma forma de morrer, apenas uma. Eles sabem qual é e estão dispostos a esconder esse segredo de todos, para o bem geral.

São esses personagens que vivem onde foi a cidade de São Paulo que acompanhamos durante todos os 150 anos e seus descendentes, em uma história que segue e onde os acontecimentos acabam se cruzando.
Análise Crítica

“Pseudônimo Mr. Queen” merece um destaque especial às reflexões que são oferecidas pela escritora. Os personagens também são cativantes e facilmente acabamos nos interessando por eles.

As frases não são muito longas, porém pela estrutura de escrita é preciso prestar atenção pois é possível se perder nas cenas onde os personagens começam a pensar no passado, diante de uma tomada de decisão importante para eles. O desfecho da primeira parte da história de Victória Brandão e Vicente, por exemplo, me deixou confusa e precisei voltar para reler depois de algumas páginas.

Dentro da obra existe mistério, ficção científica e romance. Existem clichês e existem pontas que se cruzam. Existe também inovação, mas ela não está presente na parte dramática do núcleo central da obra. Nesse aspecto, acabamos facilmente imaginando o que pode acontecer, o que pode causar algum desconforto no leitor. A parte que mais me desagradou foi a revelação sobre a origem do personagem Paulinho, cheio de violência que julgo desnecessária dentro do universo da literatura.

Em “Pseudônimo Mr. Queen” temos vilões e temos mocinhos e mocinhas. Infelizmente, os vilões acabam tendo um final que exige uma interpretação muito pessoal para saber se aprovamos ou não. Isso pode parecer inovador, contudo da forma como o personagem é construído, achei que faltou um pouco mais de decisão sobre o seu destino final.

Loraine acertou em cheio ao criar as características dos personagens. Temos pessoas diferentes, em idades diferentes, com mentalidades diferentes. Conforme vamos acompanhando seu crescimento e amadurecimento, com alguns nos afeiçoamos mais e com outros menos. Mas o ponto acertado da escritora é mostrar como a humanidade é feita por gente, não apenas por regras. Assim, mesmo dentro de uma sociedade absurdamente igualitária, sempre existirão diferenças, devido à individualidade.

Outro ponto que gostei é que acompanhamos todos os primeiros 150 anos dentro da obra. Como é um espaço de tempo muito grande, se acompanhássemos apenas uma personagem o livro ficaria maçante e insuportável. Assim, acompanhamos três gerações e é interessante ver como elas se cruzam.

Por fim, o Mr. Queen é uma surpresa à parte e a revelação de sua identidade, realmente é algo que surpreende. Não há como prever, pois não existem sinais na obra que levem o leitor a juntar peças. Essas peças, não são indicadas.

site: http://leitorcabuloso.com.br/2016/08/pseudonimo-mr-queen-book-tour-loraine-pivatto/

Edvanea 22/11/2017

Pseudônimo Mr. Queen
Primeira vez que participo de um booktour e foi inaugurado com sucesso.
Recebi este livro e confesso que fiquei amedrontada. Ler é meu passa tempo e fiquei com medo de pular a fila da minha lista de livros interminável e me arrepender. Só que comecei a ler e a cada página ficava maravilhada com a criatividade da autora Loraine Pivatto. Me envolvi tanto com o livro que cheguei a sonhar com a história.
Muito bem escrito, história muito criativa que conta o final do mundo em 2012. Só que como era de esperar a humanidade não melhorou em nada mesmo tendo uma segunda oportunidade. Podemos ver que o egoísmo, orgulho, maldade continuou no outro mundo. Assim tbm como podemos ver que ainda tem pessoas que fazem a grande diferença. E que amor lindo foi aquele que esse livro nos presenteou no final?
Recomendo muito a leitura.