Gigantes

Gigantes Pedro Henrique Neschling

Resenhas - Gigantes

Mariana 14/05/2023

Supreendentemente bom
Eu comprei esse livro porque sinto falta dos meus amigos da escola. Sabia que falava sobre a história de uns amigos, e esse foi o motivo porque tive interesse em ler.

Esse livro é daqueles que vai melhorando progressivamente. Começamos com os protagonistas recém formados, cheios de dúvidas e inseguranças e incertezas.
Ao decorrer do livro eles continuam cheios de dúvidas e incertezas, mas agora são adultos vivenciando a ?crise dos 20?.
O livro acaba que os queridos estão quase trintando.

Afirmo com convicção que este é muito precioso.
Me ensinou que na verdade nunca sabemos o que estamos fazendo, por mais que planejamos nunca é possível prever o que a vida trará, o destino, universo, Deus, etc.
Essa conclusão é bem óbvia, mas às vezes no dia a dia a gente esquece (eu esqueço).

A única certeza que temos é a morte. Enquanto ela não chega apenas devemos aproveitar e tentar fazer nosso melhor: correndo atrás dos sonhos, levantando das pancadas, e tentando mais uma vez no dia seguinte.

Muito bom!!!!!
(Não chorei)

Jean.Guimaraes 17/05/2022

Delicinha de livro
Livro fácil de ler, que entrega tudo ao seu alcance. Não tenta ser uma mega história complicada, é simples. E nessa simplicidade que está o lado gostoso de ler ele. Para quem já passou dos trinta, provavelmente vai se identificar com o grupo de amigos de colégio e como a vida caminha com o passar dos anos. Livro fácil, simples e delicinha de ler, sem compromisso.

kleris aqui, @amocadotexto no ig 24/04/2017

(Esta resenha teve corte de quotes e imagens do livro; visite o link para conferir)

Em Gigantes, há todo esse querer em ser mais do que se é, em conquistar seu espaço, realizar-se enfim. Como diz o subtítulo, temos a história de cinco amigos, agora um pouco distantes vez que a vida aconteceu e a escola, bem, acabou. São jovens sonhadores e que muitas vezes dão a cara a tapa, se aventuram, levam rasteiras e, sim, eles vivem intensamente conforme seus corações lhe mandem. Lipe, Fernando, Camila, Duda e Zidane são esses garotos que a gente vê crescer. Os cinco são a representação dessa geração que está passando dos 30 ou 40 e ainda vivem se atropelando nas fases naturais da vida. É, por certo, um livro que coloca em pauta a nostalgia e aquele bom e velho sorrisinho de olhar para trás e pensar “eu vivi isso”.

As histórias aqui correm como um cinema de poucas falas e somos meros espectadores sem muitas perspectivas, pois não vivemos junto com os personagens por exato. De perfis tão elitistas, não pude não lembrar de como era assistir à série Gossip Girl, com personagens tão próximos e ao mesmo tempo tão distantes de mim – pareceu-me, inclusive, que era o livro do Dan o que eu lia (há uma notinha introdutória então, bate certinho). Há um pouco de metaficção, aliás.

A escrita é leve e se dá em capítulos curtíssimos, cada um se centrando em um dos personagens. A gente nunca sabe quem terá sua cena estampada nas páginas e achei isso um toque interessante, vez que são muitos caminhos para convergir e é aqui que a narração trabalha. O narrador bem conhece a galera e se preocupa mais em demonstrar quem eles são a construir uma trama complexa – logo, vemos relatos, reflexões e pouca ação, numa vibe meio contador de histórias, com cenas delicadas e sentimentalismos. Vê-se muito também daquela velha máxima de sexo, drogas e rock n’roll, além de pinceladas de roteiro e dramaturgia, imagino.

Neschling abre as cortinas e mostra que a vida tende a ser fatalista, pois vez e outra ela vai te derrubar e ainda assim nos sentiremos gigantes por enfrentar essas batalhas. Elas, de alguma maneira, vão nos fortificar e, com sorte, nos colocar no lugar onde deveríamos estar. Isso porque muitos desses jovens (e muitos de nós) têm oportunidades a seus pés, mas ainda não sabem bem o que querem. A saga da vida é a saga dessa busca aparentemente incessante; e percalços nunca faltarão.

Apesar desse porte de gigantes, os problemas aqui relatados não são nada rasos, tampouco sem empatia – em dados momentos de cada um invariavelmente vamos enternecer. Mas, como eu disse, a história não me ganhou, muito provável por não ter sido o momento certo da leitura... não sei, não me conectei. Por outro lado, foi diferente. Esse caráter sim, razoável, me agradou. Vale a leitura – o traço existencial te faz pensar nessa louca viagem que é a vida e no rumo que temos trilhado. Interessados na essência do meio artístico de roteiros, produção, peça publicitária, dramaturgia e semelhantes podem vir a se agradar também.

Enfim, Gigantes é para quem procura ir além numa leitura: além do conhecido, além do que é contado e além de meras histórias que vemos estampadas em crônicas no cotidiano. É sobre conhecer a vida de outrem que já fez parte da nossa e que sempre deixa um pedacinho cá conosco, que pode nos instigar (e querer voltar no tempo) a qualquer momento da vida. No mais, é um breve suspiro carregado de vivências. Por isso, meus melhores votos de felicidades a Lipe, Camila, Fernando, Duda e, sim, Zidane. Somos todos gigantes, sem certo ou errado :)

site: http://www.dear-book.net/2016/04/resenha-gigantes-cinco-amigos-uma.html

Carol | @carolmariotti 20/01/2016

[Resenha] - Gigantes - Pedro Henrique Neschling
Gigantes conta a história de Fernando, Duda, Lipe, Zidane e Camila. São cinco amigos que estão no último ano e planejam vidas maravilhosas, grandes empregos, grandes futuros e grandes recompensas.
Fernando é namorado de Duda há três anos, eles sempre foram companheiros e cúmplices até que Camila entra na escola e balança o relacionamento. Tudo acaba quando Duda descobre que os dois se pegaram atrás da churrasqueira na festa de formatura.

Leia mais clicando no link abaixo:

site: http://www.blogleituravirtual.com/2016/01/resenha-gigantes-pedro-henrique.html

Rebeca 27/12/2015

Uma leitura rápida sobre amigos, que após o colégio, se veem levados pela vida… Sonhos, dúvidas, desilusões, família, emprego, amor, amizade, perdas e conquistas, sentimentos e acontecimentos. Durante duzentas e poucas páginas, somos apresentados a vida dos personagens e, em vários momentos, me vi agindo como eles. P.S.: A trilha sonora é um show a parte!

Tony 16/12/2015

Resenha: Gigantes - Pedro Henrique Neschling
"Gigantes" é o primeiro romance do ator, diretor, dramaturgo e roteirista Pedro Henrique Neschling. O livro conta a história de cinco amigos (Fernando, Duda, Zidane, Camila e Lipe) desde seus últimos dias do ensino médio até o presente, onde todos estão encarando suas vidas adultas.

Estou até agora surpreso com o envolvimento intenso que tive com a trama e os personagens de "Gigantes". Logo nas primeiras páginas eu já havia sido fisgado pela ótima escrita de Neschling e estava totalmente envolvido com as tramas de seus personagens.

Precisava saber se Duda e Fernando iam reatar, se Zidane ia virar rockstar e queria conhecer melhor o fiel escudeiro de Duda (Lipe) e a causadora do término de namoro dos dois pombinhos do livro (Camila).

"A vida é complexa demais, achava. Comidas, lugares, pessoas, tudo tem cheiros, gostos, cores, jeitos diferentes. E são múltiplos, instáveis, mutantes. Adorava a descoberta, conhecer melhor e provar cada nova possibilidade que se apresentava todos os dias. " - página 28

E foi assim por durante todo o livro. A cada novo capítulo lido, queria saber mais e mais a respeito da vida desses cinco amigos e o que iria acontecer com eles (Será que Duda finalmente vai encontrar um cara decente? Lipe vai finalmente contar para o pai que é gay? E Fernando? Finalmente vai deslanchar na carreira de cineasta?).

É extremamente fascinante quando um autor consegue escrever um livro com uma trama mais simples e conquistar e cativar os leitores. E Pedro conseguiu fazer isso. A trama de sua obra tem uma simplicidade única, mas que encanta e consegue comover até o leitor mais durão.

"Cada um é o que é, pensava, não adianta lutar contra. E ele nascera desse jeito." - página 37

Fico feliz em ver que um livro pode ser excelente mesmo sem os plots carregados de reviravoltas e surpresas (costumeiros em romances policiais); sem as missões praticamente impossíveis que os protagonistas devem cumprir (frequentes em livros de fantasia) e até mesmo sem os romances adocicados que deixam os leitores sem fôlego (presentes em todo romance água com açúcar).

O foco principal de "Gigantes" está no desenvolvimento e amadurecimento de seus protagonistas. E isso é mostrado através de histórias e mais histórias carregadas de bom humor, música, melancolia e com um toque bem real e humano.

"A vida seguia em frente, mas as feridas continuavam abertas." - página 101

Real e humano. Tá aí, esses são dois adjetivos que descrevem perfeitamente a obra. Toda a trama tem um toque realístico e verossímil e os personagens são humanos. Humanos com defeitos e qualidades, erros e acertos, medos e angústias, tristezas e felicidades, sonhos e desilusões. E talvez seja por esse toque familiar e real que a leitura do livro é tão gostosa e única.

Conseguimos nos ver naquelas histórias e se identificar com cada personagem e percebemos que, no fim das contas, todos nós temos um pouquinho de Fernando, Duda, Camila, Zidane e Lipe dentro de si.

"Mas não dá mais, sabe? Chega uma hora em que ou a gente cresce ou vamos ficar pra sempre vivendo como Peter Pan." - página 127

Por fim, gostaria de parabenizar Pedro Henrique Neschling por sua estreia avassaladora na literatura e a Editora Paralela, por ter feito um trabalho à altura na edição deste grandioso livro.

site: http://tonylucasblog.blogspot.com.br/2015/12/resenha-gigantes-pedro-henrique.html

Raffafust 08/12/2015

É tão gostoso quando nos surpreendemos positivamente com um livro, e Gigantes fez isso. À primeira vista pode parecer simples, mais do mesmo...mas não é. O autor nos leva para o mundo de 5 amigos e os acompanhamos desde a festa de formatura deles no ensino médio até os dias atuais, onde vemos - e claro nos reconhecemos- em cada um daqueles jovens , cujo os sonhos são muitos mas a vida nem sempre se faz do modo que imaginamos.
Posso dizer que uma personagens que mais odiei no início foi Camila, por causa de uma traição - que não vou citar envolvendo quem para não soltar spoilers - mas depois ela cresce tanto e fica tão interessante que não teve como não querer um livro só dela...achei a incrível com seus medos comuns mas também arriscando quando acredita que tem que o fazer...talvez a melhor história dela seja a que se passa em Lisboa.
Temos também um casal que como muitos - quem nunca? -começa juntos , nós torcemos para eles se acertarem novamente quando brigam mas o vai e vem nos faz ver que o primeiro amor não é quase nunca o que você termina a vida ao lado, e essa relação de Fernando e Duda é linda por ser real, não há contos de fadas, não existem super heróis... aqui os dois erram e acertam...um mais que o outro ...e as perguntas que surgem com a vida são as que temos, e se não as vivemos conhecemos alguém que as viveu. Fernando é apaixonado por Duda mas pisa na bola..ela viaja, ela volta...e tudo que pensaram que poderia acontecer não ocorre, a vida lhes presenteia com um destino totalmente diferente e não menos incrível para ambos. Fernando sonha ser cineasta famoso...Duda sonha com em ter um filho...mas será que isso se concretiza?
Também temos Zidane, o fã de rock, o que sonha com que sua banda faça sucesso para viver dela...aquele que é muito quase e por isso mesmo impressiona...ele fica com todas mas não é lindo, ele tem muitos amigos...mas será mesmo que ser famoso é fácil como ele quer?
Lipe também tem histórias incríveis...cada hora arruma um namorado que não dá certo - e isso me lembrou muito eu antes de conhecer meu marido - , parece que tem um ímã para homens que não querem nada duradouro...mas a história dele que mais me cativou foi com a amiga rica que acha que pode comprar tudo...até mesmo o amigo que não curte mulheres...
Não conto mais nada porque quero muito que todos vocês possam ler esse livro maravilhoso que vai te fazer reviver os tempos de fim de escola e início da faculdade onde os sonhos são muitos, a realidade é outra com o passar do tempo e a vida prova que mais uma vez ela pode não ter o final que esperamos mas nem por isso deixa de ser menos incrível.

site: http://www.meninaquecompravalivros.com.br/2015/12/resenha-gigantes-editoraparalela.html