O Brasil tem cura

O Brasil tem cura Rachel Sheherazade

Resenhas - O Brasil Tem Cura

Gilles Dorneles 04/02/2016

Radiografia do Brasil - Rachel Sheherazade
O Brasil Tem Cura de Rachel Sheherazade é um livro minuciosamente preciso e compacto. Ela com certeza trouxe-nos um parecer bem conciso sobre as mazelas que assolam nossa nação, mas ao mesmo tempo tão importantes para uma nação suspirar soberania. Além de apresentar também os seus problemas origináveis, das fuziladas bases/colunas que uma nação precisa para caminhar ou ao menos permanecer em pé.

A Rachel traça uma falha inicial bem nas nossas raízes, a partir dos nossos pais colonizadores, do seu caráter tirano e ambicioso, do menosprezo pela riqueza abstrata da nação bebê Brasil, em função de uma avareza egoísta da nobreza portuguesa. Trataram o novo Brasil como uma espécie de sanguessuga, sem interesse nenhum em estabelecer vínculos nas terras e nascer um povo/terra com valores. Eles tinham o Brasil como uma espécie de trampolim, fazer riqueza e voltar para sua nação de origem. Posteriormente passaram a enviar todo tipo de mau caráter de Portugal para a recente terra brasileira, pessoas condenadas eram mandados para as terras brasileira como exilados a uma prisão sem cela, tido por eles como algo desprezível. Convenhamos, imagine o tipo de gente que se alastrou por aqui nos primórdios, suas motivações e ações, suas índoles e seus descendentes. Sem falar nas Capitanias Hereditárias, comandos de faixas longas de terras a nobres da coroa portuguesa com o fim de estabelecer governo sem supervisão nenhuma, mandava quem tinha mais produção, com isso passaram a ter privilégios da corte de escravizar índios, distribuir terras e administrar a justiça.
Com todas essas origens putrefatas e mesquinhas construiu-se uma identidade nacional decaídas de falhas e povos desmoralizados, pessimistas, conformistas e aquela clichê de sobreviver o mais apto, embora tenhamos uma riqueza concreta e visível, padecemos de uma obscuridade extremamente negativa de nós mesmos, como bem cita o livro em questão, ao dramaturgo Nelson Rodrigues: “o brasileiro é um Narciso às avessas, que cospe na própria imagem” e diz frases perpétuas em suas mentes vorazes do tipo que todo mundo já ouviu: “O Brasil não tem jeito!”, “É daqui pra pior!” e por aí vai.

“Nivelamo-nos, todos por baixo. Aceitamos a pecha de ‘povo desonesto, preguiçoso, avesso ao trabalho e à leitura’, e nos convencemos de que nossas únicas vocações possíveis são o futebol e o carnaval, verdadeiros ‘orgulhos nacionais’. Aliás, comumente confundimos a paixão pelo futebol com amor a pátria, por isso nosso patriotismo só aflora de quatro em quatro anos, quando a seleção verde e amarela entra em campo na Copa do Mundo; um patriotismo fugaz, volúvel, que esmorece e sucumbe quando a derrota bate à porta” – O Brasil tem cura, Rachel Sheherazade, p.38.

Tão necessário de nos curarmos é admitir que estamos doentes e nos permitir mudarmos nossas mentes e visões conhecendo-nos a nós mesmos a partir de uma máxima: nossa culpa. Buscarmos o conhecimento a sabedoria de causa e o pensamento alargador das ideias é um grande ponto de partida.

A partir de então Rachel mergulhará nos sintomas, tais como educação, armas, maioridade penal, corrupção, desemprego, racismo cristão, leis, manifestações, violência e demais males e vilezas da nação apontando as falhas e ao mesmo tempo introduzirá o tratamento, o bom e as peças certas para a locomotiva andar, com uma mudança de pensamento e um otimismo simples, mas transformador.
Ótimo Livro!

Mateus.Bispo 09/08/2020

Para quem procura um livro que tenha um teor realmente crítico este não é um bom livro. Com isso não digo que ele, de todo, seja ruim, Rachel Sheherazade expõe o senso comum acumulado durante a vida. Este livro "sem querer" passa uma mensagem de que a corrupção, não a política, mas da natureza humana, é algo muito simples de entender e resolver. Enfim, este livro põe a complexidade das relações humanas como uma simples conversa de boteco.

Marina.Soares 01/05/2021

O livro nos mostra que ainda existe solução para nosso país, o que falta é além da classe política mudar, é todos nós mudarmos o nosso comportamento, porque não adianta você cobrar do político corrupto, e você fazer o tempo todo igual a ele.

Antonio 06/11/2015

O livro é um bom resumo dos problemas do Brasil e propõe iniciativas que cada um de nós pode tomar para fazer parte da mudança que o país precisa. Não diz nada que a gente já não saiba, mas é inspirador.

Pedro 29/11/2015

Recomendo a leitura. Importante
É um livro importante para ler, sobre os problemas atuais. Rachel Sheherazade aborta temas importantíssimos com maestria e toda sua clareza jornalística.
É de fácil leitura, apesar de não estar de acordo com alguns pontos históricos e com algumas opiniões pessoais, recomendo a leitura.

Gutenberg Carlos 31/12/2015

Verdadeiro e Inspirador
Faz uma abordagem sobre como anda o nosso país. Um resumo de tudo que vivemos nos últimos anos.
Mostrando e explicando as principais mazelas, e revelando que o Brasil pode ser mudado pra melhor, basta todos fazerem a sua parte.

Com argumentos bem elaborados, que lembra os seus comentários, como se ela transcrevesse em um livro tudo o que diria.
Indicado para todos. Realmente, todos deveriam ler, independente de visão política e/ou opinião pessoal.

Acredite: O Brasil tem cura!

Claudia.Marcia 27/08/2021

Gostei muito da leitura de O Brasil tem cura e por sinal muito bem escrito.O livro aborda temas como educação, saúde pública, segurança,  política, violência, maioridade penal,  corrupção... E mostra exemplos de pessoas comuns que fizeram diferença em lutar por seus direitos mesmo  que  sozinhos como o exemplo da estudante Isadora Farber que ficou conhecida pela sua postagem em Diário de classe para denúncia as mazelas de sua escola...
Rachel aborda o diagnóstico, a doença e tratamento  para possibilidade de um país melhor.

sofiafranco 16/08/2021

por meio de uma das nossas principais armas que além da educação é o voto, que podemos transformar uma sociedade inteira, e a obra sintetiza de maneira promissora a atuação do cidadão para essa transformação ??????
O Brasil tem cura e começa por nós!?

Alex 03/07/2017

De que lado você samba?
A paraibana que ganhou destaque nacional ao fazer um ácido comentário sobre a ilusão do carnaval, que só serviria, em suas palavras, para alguns cantores baianos lucrarem, foi alçada ao cargo de principal âncora do SBT Brasil, maior noticiário da segunda maior rede de TV do país. No princípio era incumbida de dar suas opiniões, com muita liberdade, sobre os assuntos do dia. Por causa de suas opiniões, foi muitas vezes hostilizada por grupos ideológicos antagônicos até chegar num ponto em que foi proibida de fazer suas observações, uma vez que a TV de Silvio Santos corria o risco de perder cotas de patrocínio do Governo Federal, principal financiador das TV's comerciais do Brasil.
Fiquei perplexo. Como era possível, em uma democracia, vivermos tons tão expressivos de ditadura? Rachel poderia não representar a totalidade das opiniões dos brasileiros, mas sua voz era a representação do sentimento de milhões de pessoas e isso deveria ser valorizado.
Porém estamos em julho de 2017. Há muito Rachel não opina. De lá pra cá, a jornalista mudou seu discurso, que antes era mais conservador (como neste livro) e atualmente é mais jocoso, ácido e irônico. Separada de seu esposo, está noiva de outro rapaz que faz a linha high profile e isso transparece nas centenas de piadas internas que ambos fazem publicamente, ao tecerem comentários sobre uma série de coisas que antes Rachel não subjulgava.
Então, para falar deste livro, preciso falar de uma autora que mudou. Normalmente as pessoas mudam, então não deveria ser um problema ela ter mudado. Porém, a Rachel que representava os conservadores, hoje simboliza aquelas pessoas que acreditam que o PSDB é o representante máximo da direita no Brasil. Transformou-se numa espécie de Reinaldo Azevedo de saia.
Este livro não traz novidade alguma em suas análises, mas serve como uma ótima introdução à quem possa querer conhecer o pensamento de um conservador brasileiro. Seria melhor ler Olavo de Carvalho, indo, desta forma, direto à fonte. De toda maneira, o livro da paraibana não deixa a desejar. A autora sim deixa a desejar, pois não sabe de que lado samba. Ora do lado de cá, ora do lado de lá. Um dia já votou e defendeu o Lula. Até outro dia abraçava Bolsonaro, agora anda de mãos dadas com Dória. Quem é Rachel Sheherazade? É importante conhecer o autor, antes de sua obra.
Dih 28/01/2020minha estante
Concordo plenamente...o pensamento q me veio á cabeça insistentemente durante a leitura foi exatamente este,coisa q me incomodou mto pois percebo q hj a autora cai em contradições.Claro q qdo ela estreou no sbt ela chocou por fzr o tipo opinativa o q fez a diferença em crtos aspectos (tlvz,um pouco limitados),o q foi bom porém apsar d ser natural q tdos mudemos cm o tmpo,ao meu ver ela não somente mudou nos seus posicionamentos e sim deu uma crta regredida,tlvz a censura q ela teve fz cm q ela perdesse o foco d tdo q ela abordou no livro.Ms o livro em si é interessante,básico e bm claro.

Guilherme 15/01/2019

Mesmo Rachel sendo uma pessoa com posicionamento de direita, e eu sendo um centrista de esquerda, acho interessante ler o que ela tem a dizer. Porque se hoje vivemos em tempos em que muitas pessoas são massacradas por votar em tal candidato (e isso acontece dos dois lados, sendo de esquerda ou de direita), é devido a falta de empatia e de respeito. Precisamos ouvir a outra pessoa e saber porque ela toma aquela posição, não devemos impor para uma pessoa o que ela deve fazer, porque isso é muito desumano, mesmo que nossa mídia hoje faça isso. Somente escutando as opiniões podemos sim debater e tornar uma sociedade mais amigável e acolhedora para todos. O livro em certos momentos pode-se tornar desagradável de ler, porque em certos trechos há muitos rótulos que já deviam ter sido desconstruídos, porém a sua opinião e o desenvolvimento dela são impecáveis, e a mensagem deixada no livro é muito clara, não é um alineamento para posições políticas e sim um clamor para a mudança acontecer a partir da sociedade que então conseguiremos mudar no Brasil o que não gostamos.

Alex 23/11/2015

Edificante
O livro é curto e direto. Mapeando as principais áreas problemáticas do país, a obra é um bom refresco dos acontecimentos recentes na sociedade e de possíveis 'infecções' no corpo da nação. A autora propõem soluções, as quais elucida muito bem, e reflete com argumentos sólidos sobre a sociedade como um todo. O livro, que deveria ser lido por todos, e que tem uma linguagem acessível a todos, mostra que sim, o Brasil tem Cura e nós fazemos parte dela. Leitura recomendada.

Thiago 28/11/2016

Básico, mas bases são o que nos faltam.
Uma análise básica e por vezes simples da realidade brasileira.

Muitos dos pontos citados como a questão da cultura de colonização, conscientização do voto é das pequenas corrupções individuais são lugares comuns, porém é necessário que sejam ressaltados em tempos difíceis como os nossos.

Leitura rápida e agradável, especialmente aos pouco versados nos assuntos abordados.

Recomendo.

Jenifer Campos 28/11/2018

Será?
O Brasil tem cura de Rachel Sheherazade faz uma radiografia em busca de soluções, partindo de uma análise histórica e identifica alguns dos problemas que adoecem o Brasil. O mesmo traz caminhos para mudar esses problemas, e o principal deles é se cada brasileiro fizer a sua parte e passar a agir com entidade, justiça, integridade e assim sendo ensinada essa postura às futuras gerações ela acredita que poderá sim ter uma cura.

Canal Gostosa Leitura 26/11/2017

É mais ou menos

Marcos.Coelho 27/11/2017

Raio-X da sociedade brasileira hoje
Umas poucas verdades sobre o Carnaval e ela ganhava o Brasil, surgia ali mais um fenômeno da comunicação brasileira. Sem papas na língua, Rachel Sheherazade coleciona inimigos e adeptos sempre que desfere suas opiniões fortes. A verdade dói, mas a transformação social passa por ela e é esse valor que é passado no livro, onde bate principalmente na tecla de que a transformação individual é a raíz de um Brasil mais justo no futuro!