A Parede Branca do meu Quarto

Resenhas - A Parede Branca do meu Quarto

Emily 07/09/2017

Resenha: A Parede Branca do Meu Quarto
Resenha: A Parede Branca do Meu Quarto

Mariana estava no segundo ano quando foi considerada mundialmente como a "Lunática do PAS" (prova super importante de uma faculdade em Brasília), tudo graças à um vídeo seu surtando durante a segunda etapa dessa prova, como consequência de um ano totalmente conturbado em sua vida. Em seu último ano escolar, estando em uma escola nova, ela apenas deseja seguir com seus planos de estudo e focar no seu futuro, para não dar vexame na terceira etapa dessa prova. Mas nem tudo sai como ela espera e aos poucos, ela vê sua vida mudar, com novas e improváveis amizades tendo espaço em sua vida e questionamentos que antes ela não tinha, começam a acompanhá-la. Uma jornada de autoconhecimento começa a partir desse momento.

Uma história muito gostosinha, que você começa a ler sem saber muito bem onde a autora irá te levar, mas vai descobrindo aos poucos que o propósito dela é passar uma lição muito mais do que se pode ver, através da jornada de auto conhecimento e amadurecimento que Mari passa ao longo do livro. Um livro que trata muito sobre o que é ser um adolescente e o que passamos nessa complexa fase de transição da vida, onde você ainda está meio perdida de si mesma, sem saber qual rumo é o certo a se tomar e ao mesmo tempo, com cargas de sentimentos e emoções muito mais intensas do que você está preparado para lidar.

E eu acho de extrema importância quando os autores trazem e exploram esses dilemas para seus livros, porque é uma fase complicada para nossa cabeça. Tudo muda e passa muito rápido e é necessário que alguém fale pra você, que tudo bem ficar confuso e mudar de ideia quando quiser e que nossos sentimentos são mesmo uma bagunça na maior parte do tempo, mas que quando você começar a se enxergar além da superfície, além do que a sociedade espera de você, tudo fica mais claro.

É um Jovem Adulto, mas que nos permite identificarmos com os personagens e nos vermos em vários momentos presentes no livro, principalmente por ser um contexto mais realista, com situações cotidianas e que muitos de nós já passamos ou iremos passar. E destaque para toda a ambientação do livro, que se passa em Brasília, esse Estado tão incrível e diferente de todos os outros que conheço! Foi muito divertido conhecer um pouquinho mais desse lugar, fiquei com muita vontade de conhecer.

'A Parede Branca do meu Quarto' é um livro muito bom, que tem uma escrita leve, cativante e é fácil ser conquistado pela história. E a mensagem final, quando você fecha o livro e reflete o quanto a leitura foi gostosa, ah, só por isso vale muito a pena!

Flávia Nunes 15/11/2015

Como você reagiria se virasse a garota popular do youtube por um motivo não muito agradável? Complicado né? A nossa protagonista Mariana Vilar passou por isso e saber mais sobre essa história foi surpreendentemente bom.

Além dos diversos problemas que vinha enfrentando, ser filmada num momento de "loucura" e virar celebridade da internet virou a vida de Mariana cabeça para baixo. Teve que mudar de escola e se deparou sozinha e com tudo novo a sua volta.
Vamos combinar que ser a novata numa escola já é constrangedor e ser a novata lunática do youtube é pior ainda, mas a Mariana parece não se importar com tudo isso; ela consegue manter o foco nos estudos para conseguir passar no tão concorrido vestibular de medicina e mesmo sendo muito fechada ela consegue fazer novas amizades, a Lara e o Maurício. E assim, a Mari começa a enxergar que a parede branca do seu quarto precisa de uma cor.

No início do livro achei a Mari um pouco arrogante, sempre se achando mais inteligente que todos, mas no decorrer da história pude perceber que isso, nada mais era que um escudo de auto-defesa contra tudo que vinha enfrentando.
Quanto aos personagens secundários, queria citar a vó Fatinha que é de uma sabedoria sem fim e me passou uma paz infinita, sentir vontade de abraçá-la.

O Ian e Lara (amigos da Mariana) eu gostei da personalidade e atitudes dos dois e só acho que a Marina Oliveira (autora) poderia pensar em outros livros contando um pouco sobre a história deles.

Hoje me perguntaram o que era ser bem sucedida, eu logo lembrei da Mariana, pois eu acho que ser bem sucedida é fazer o que gosta, independente de salário ou de que as pessoas vão pensar de você. Não adianta cursar medicina quando no fundo, o que mais quer é ser professora, advogada ou jornalista.

Só acho que esse livro deveria ser obrigatório para todo adolescente antes de ingressar numa faculdade. Rsrs.

Eu recomendo a leitura, e afirmo que este foi uma das minhas melhores leituras no mês de outubro.
Parabéns pela obra Marina Oliveira!

site: www.sobrevicios.com.br

Ariane.Souza 07/11/2015

Ameeei!
Resenha: A parede branca do meu quarto, nos traz a história de Mariana Vilar, uma garota, orgulhosa, chata e que só pensa nela mesma, mas um ponto positivo é que ela é muito inteligente, ao extremo!
Mariana esta prestes a entrar no 3° ano do ensino médio. Ela está se mostrando muito animada, pois quer entrar em uma faculdade , para se formar em medicina.
No 2° ano ela teve um surto psicótico na hora de fazer uma prova do PAS, (é tipo um ENEM), com isso ela foi expulsa do colégio, e seus colegas de classe filmaram o surto e postaram no Youtube.
Em todos os lugares que Mariana ia, as pessoas perguntavam se há conheciam de algum lugar.
Agora chegou a hora de entrar no 3° ano, e estava sozinha, pois na antiga escola ela tinha o seu melhor amigo, o Ian.
No primeiro dia de aula Mariana senta, e vê os dois colegas que a partir daquele dia ia sentar do lado deles.
Laura uma menina que só ficava com os fones de ouvidos, e óculos grandes. Maurício um garoto cabeludo e dormia durante a aula. Claro que ela não foi com a cara deles, mal sabia ela que eles se tornariam melhores amigos.
No livro também aparece os familiares de Mariana, sua mãe, seu irmão Lucas, que é muito chato por sinal, hehe mas ao longo do livro vai melhorando, sua avó que é muito fofa e conselheira, e seu pai (os pais são separados, e é meio distante)

Com as novas amizades de Mariana, ela vai deixando de ser egoísta, e começa a prestar mais atenção nas pessoas que estão á sua volta.
O livro me trouxe uma grande lição, no qual não devemos se fechar num casulo, temos que ter amizades, e uma família, para podermos nos abrir e desabafar com eles.

Adorei o livro do começo ao fim, posso garantir que nenhum de nós queremos nossa parede tão branca assim!

A história se passa em Brasilia♥

Indico o livro pra quem gosta de sentir todos os sentimentos possíveis, rir, chorar, ficar brava com algumas atitudes de Mariana, e um romance leve e delicioso.

site: http://apaixonadaporleiturass.blogspot.com.br/

Babi @leiturasdababi 27/12/2015

Resenha do blog Myself Here
Já quero adiantar que foi uma das melhores leituras de 2015, eu nunca imaginaria que um livro iria me conquistar tanto e que eu pudesse me identificar de tal maneira que não consigo expressar.
Ainda estou tentando formular as palavras certas para essa resenha. Esse é totalmente o tipo de livro em que eu amo.
O livro é inteiro narrado em primeira pessoa por Mariana Vilar, uma garota que está cursando o último ano do Ensino Médio, está com todos os sentimentos a flor da pele, e sempre foi muito engajada com os estudos, mas nunca precisou se esforçar tanto já que tem um Q.I. acima da media. Quer muito passar no Vestibular de Medicina, já que acha que esse curso é o único que chega aos pés de sua inteligência.
Mariana, quer começar esse novo ano, mudando seus pensamentos, e querendo mudar os pensamentos que as pessoas tem sobre ela, já que teve um vídeo vazado no Youtube, após o surto psicótico que teve na última prova que fez, o PAS, o famoso vestibular de Brasília.

Mariana sempre foi uma garota "antissocial", e que se dedica o tempo inteiro para os estudos. Depois do vídeo, ficou conhecida como "lunática do PAS" e ainda se chateou com seu único e melhor amigo Ian. Depois de todo transtorno, Mariana foi expulsa de sua escola, e teve que ir fazer o 3°ano em outro colégio, onde estava decidida que iria passar o ano inteiro focada nos estudos, não tinha nenhuma pretensão em fazer amigos.

Só que Mariana não imaginava que ao conhecer Lara e Maurício, todas essas suas convicções mudariam. Ela também nem imaginava que seu relacionamento com seu irmão mais novo Lucas, mudaria, já que eles só brigavam. Também não imaginava se aproximar e se identificar tanto com sua mãe, e nem que iria um dia voltar a falar com seu pai, que ela não via mais ou menos uns sete anos.
Também não poderia deixar citar aqui, a avó de Mariana, uma fofa, uma vó que todo mundo sonha em ter.
Em meio a todas as mudanças, a autora Marina Oliveira, nos faz ficar envolvidos com a história de Mariana. Todas as suas opiniões, suas emoções, seus sentimentos, e que no fundo, quem está nesse "pique" de escolher faculdade e pensar mais no futuro, irá se identificar muito.

Depois desse livro, eu comecei a refletir mais sobre minha vida, sobre a parede do meu quarto, sobre as pessoas queridas que me rodeiam, e sobre o quanto eu tenho que dá valor a vida, e aos conselhos que recebemos das pessoas que observam nossa vida de outro ângulo, no qual não é fácil percebermos.

A escrita leve mas ao mesmo tempo madura da autora, nos faz ficar totalmente vidrados nas história, e que a cada capítulo sentimos mais vontade de continuar a leitura.

Dou nota máxima para esse livro, e mais um coraçãozinho para favoritá-lo no coração!!!

site: http://myself-here1.blogspot.com.br/2015/12/resenha-parede-branca-do-meu-quarto.html

One Books Oficial 07/02/2016

A PAREDE BRANCA DO MEU QUARTO!!
A PAREDE BRANCA DO MEU QUARTO - Marina Oliveira
Mariana Vilar se tornou uma celebridade da internet após o vídeo do seu surto psicótico em uma prova vazar e ser postado no YouTube. Ela perde tudo, é expulsa da escola onde cursava o ensino médio, briga com o melhor amigo e agora tem que terminar o 3° ano em uma escola diferente.
Determinada a se focar somente nos estudos e não em amizades, pois quer passar no vestibular de medicina. Agora conhecida como a “Lunática do PAS”(um tipo de vestibular e no qual ela teve o surto), ela inicia esse ano fechada e sem nenhuma pretensão para começar qualquer tipo de relação. Com várias pessoas perguntando se a conhecem de algum lugar, se relacionar é o que ela menos quer.
Só que o que Mari não imaginava era que ao conhecer seus colegas de classe, Maurício e Lara, perceberia que a parede branca de seu quarto necessitava de um pouco de cor......... ‪#‎ficaadica‬

Esse turbilhão de acontecimentos na vida da Mari, na minha opinião, só serviram para ela enxergar a vida melhor. Mari era arrogante, orgulhosa e outras coisas mais. Dotada de uma inteligência acima da média, ela se achava superior aos outros, o centro do universo. Após o vídeo e iniciar os estudos em outra escola é notável a mudança de personalidade dela ao decorrer do livro. Ela agora passa a ser uma pessoa que se importa com as pessoas ao seu redor. Sua relação com a mãe e o irmão melhora e até volta a falar com o pai, o qual não via há um bom tempo.

Não posso deixar de mencionar o destaque do livro rsrsrs... Vovô Fatinha, cheia de sabedoria e possuidora dos melhores conselhos. Adorei acompanhar o crescimento da Mariana, suas decisões, angústias e escolhas nessa fase da vida. O livro nos trás um reflexão sobre a vida dia-a-dia e a profissional, se devemos seguir aquilo que nos beneficia financeiramente ou aquilo que nos faz bem e que amamos fazer.
Eu recomendo a leitura, e afirmo que este foi uma das minhas melhores leituras JÁ EM 2016!!!
Parabéns pela obra Marina Oliveira!!!! Amei, Amei!!

site: http://onebooksoficial.blogspot.com.br/

raissa.2 01/02/2022

Um livro de muitas emoções
O livro me proporcionou uma série de reflexões interessantes sobre diversas situações. Confesso que me indentifiquei muito com Mari, principalmente com os momentos da decisão da carreira, estudos para o vestibular, pressão pisicologica, e início da vida amorosa. Me emocionei muito com a trajetória de Mari e com cada um dos personagens!

Marlia 11/09/2020

Acho que poderia ser melhor, mas mesmo assim gostei bastante da história. E além de tudo houve muita representatividade já que a história se passa no DF, onde moro.

Andressa Popim 13/02/2016

Resenha Blog Leitura & Cia
Livro super fofo!!!

site: http://www.leituraecia.com.br/2015/10/resenha-do-livro-parede-branca-do-meu.html

janine 18/10/2023

Metáfora genial
Me identifiquei bastante com a Mariana, nos meus tempos de escola a única coisa que passava na minha cabeça era que eu precisava ser boa, precisava estar com as notas altas, ser melhor que os outros. Acabei me cegando grande parte da minha vida para as coisas ao meu redor e sempre entrava nesse ciclo vicioso da comparação. Junto com esses sentimentos vem a crise de identidade, você não saber o que você é nem do que você gosta de verdade e grande parte da minha adolescência foi baseada nisso. Gostei bastante da metáfora da parede branca porque na minha vida foi no sentido literal, que nem para a Mariana. Meu quarto era sem graça, não tinha muita personalidade, que nem eu. Com o tempo e com o meu amadurecimento, fui descobrindo mais sobre mim mesma e hoje em dia o meu quarto tem casa pedacinho meu, assim como minha identidade foi se aflorando. Adorei as referências a brasília também, me senti bem brasiliense (eu sou kkkk). Só não gostei muito da parte do sonho que ela teve no PAS, acho que estrapolou um pouquinho, mas tirando isso é um ótimo livro pra se ler principalmente na adolescência.

umalivraria 10/04/2016

Resenha - Uma Livraria
Mariana Vilar está prestes a cursar o terceiro ano do ensino médio, tem uma inteligência acima da média e sonhar em cursar medicina. Disposta a passar o ano inteiro focando nos estudos, ela decide esquecer tudo que aconteceu em sua vida nos últimos tempos. No ano anterior, a garota passou por um surto em uma das provas que estava fazendo, isso bombou na internet, como tudo hoje em dia. Então, a vida de Mari mudou, milhões de visualizações no youtube, processos na justiça, sem falar da zoação das pessoas.

"Alguns alunos, então, não querendo perder a oportunidade, resolveram filmar toda a minha cena e colocar no Youtube na mesma hora. Isso mesmo, Y-o-u-t-u-b-e. O resultado? Apenas um pouco mais de dois milhões de visualizações no primeiro dia. Da última vez que chequei, o número já ultrapassava a casa dos vinte, contando com comentários em várias línguas esquisitas.

Além de ser antissocial e ser conhecida como "lunática", a garota tem um sério problema pra fazer amizades, e ainda se decepcionou com seu único amigo, Ian. A determinação de não deixar ninguém entrar em sua vida cresce, a deixando completamente sozinha, com seus fantasmas do passado.
Mari decide mudar de escola pra tentar fugir das risadas e olhares de todas as pessoas, entrando na escola Joana D'arc, a mesma muda o conceito de amizade, conhecendo Lara, Maurício e Diêgo... A vida familiar dela também muda, os relacionamentos entre ela e seu pai, que não via aproximadamente há sete anos, seu irmão Lucas e sua mãe, uma professora de história.
Confesso, já tinha amado a sinopse do livro e assim que autora fechou parceria comigo, fiquei pulando de alegria, sabendo que seria um livro marcante, que me impressionaria. Sim, realmente me impressionou, me deixou completamente surpreendida, além de todas as minhas expectativas, inclusive.
No início, a personagem principal se mostra um pouco arrogante, mas no decorrer de tudo, ela vai explicando os motivos de ser assim, o que nos faz entender seu lado. A obra também nos mostra várias situações em que os adolescentes de hoje em dia passam, como a vida exposta na internet, que em muitas situações viram casos de justiça. Me identifiquei demais com a personagem, suas incertezas e dúvidas sobre sua carreira, a vida amorosa, amizades. Tenho certeza que muitas pessoas também irão, é um livro bem engraçado, onde não conseguimos parar de ler, aqueles que você até sonha, sabe? hahaha, foi o meu caso.
Me peguei pensando em meus estudos, o quanto foi bom minha vida escolar e como muitas pessoas não valorizam isso...

site: umalivrariaaa.blogspot.com.br \ instagram.com\umalivraria

Desabafos literários 25/04/2016

A parede branca do meu quarto
Antes de tudo gostaria de deixar claro que ao escolher um livro para ler, coloco muita expectativa, fazendo com que as vezes me decepcione com a história. Tenho a impressão de ter me acostumado com essas decepções e agora que achei um livro que superou minhas expectativas fiquei completamente sem palavras. Há mais ou menos 1 mês e meio acabei a leitura de "A parede branca do meu quarto" e desde o dia do término da leitura venho escrevendo e reescrevendo a resenha desse livro que me encantou de um jeito inexplicável. Tenho certeza de que poderia falar sobre o livro por horas sem me cansar. Espero que gostem.
Resenha:
Mariana Vilar é uma garota extremamente inteligente e auto confiante que não esconde isso de ninguém. Ainda assim sendo uma pessoa bastante reservada.
Isso muda quando Mariana participa da 2º etapa do PAS (Programa seriado de seleção na universidade de Brasília) e tem um surto psicótico durante a prova, tendo um vídeo de seu surto divulgado na internet por alguns participantes da prova, vista como "lunática do PAS".
Com essa confusão o diretor do colégio proíbe Mariana de voltar a estudar em seu antigo colégio, fazendo com que ela tenha que se mudar no seu último ano.
Já no outro colégio com algumas "desilusões" de amizade, e à espera de um ano sem distrações, com o intuito de focar apenas em seu estudo (afinal ela tem a certeza de que irá passar em medicina), Mari se mantém fechada a novas amizades. Isso até conhecer Lara e Maurício (que tem um parentesco complicado o qual eles resumem em: primos), que com seus jeitinhos vão entrando em sua vida sem ao menos avisar e virando o ano de Mari de cabeça para baixo e mudando algumas percepções dela.
O motivo do título é algo que apenas lendo para tirar a curiosidade. E eu espero ansiosamente para encontrar a cor da minha parede. Haha ð
Esse livro deveria ser incluso na vida de todos estudantes, em qualquer fase. Rsrs
A autora acertou em cheio com cada palavra escolhida, fazendo com que a leitura flua naturalmente e fique algo extremamente agradável. à possível se apaixonar da 1º a última página. Marina (talvez durante o livro eu tenha trocado seu nome com o da Mari algumas vezes. ð) você está de parabéns e te agradeço imensamente por ter me concedido a oportunidade de conhecer esse trabalho magnífico.ð

Amanda Matos ð»

Arisson 01/11/2016

Para jovens, mas indicado para todos os tipos de leitores.
Trata-se de um livro do gênero YA (Young Adult) da Marina Oliveira e conta a história da Mariana (sim, parece coincidência demais o nome da autora e da personagem). Ela está no final do ensino médio e se preparando para a última prova do PAS quando todos os conceitos dela são colocados em xeque.

Parece uma história comum de adolescente, mas engana-se quem pensa isto. O livro tem duas coisas que te prendem do início ao fim da leitura: os personagens e o enredo. A Mariana é uma nerd muito comédia que te faz rir de situações comuns, já que é a personagem quem narra tudo. Até mesmo os momentos que poderiam ser considerados "melosos" são guiados com maestria pela autora, arrancando sorrisos sinceros.

Por se tratar de uma garota sem amigos e altamente dedicada aos estudos, tudo vira uma novidade quando ela começa a perceber a vida fora dos livros da escola. Ela reavalia conflitos familiares, mágoas, amizades, objetivos e até mesmo relacionamentos. Tudo com uma pitada de humor.

A obra, que foi uma das vencedoras do The International Latino Awards 2016, também traz um leve suspense. Após virar uma celebridade na internet por um surto psicótico na prova do PAS, você fica curioso para saber o motivo.

Gostei muito da obra. É rica em assuntos e até mesmo culturas e gostos. Enfim, apesar de ser voltado para o público jovem, indico este livro para todos os tipos de leitores.

site: http://abussolaliteraria.blogspot.com.br/

Maria4741 31/01/2017

A Parede Branca Do Meu Quarto, de Marina Oliveira
Neste livro vamos conhecer Mariana, uma jovem brasiliense, que nunca foi muito popular no colégio; por ter o QI acima da media, ela sempre foi rotulada como "a esquisitona" ou "a CDF"; Mariana foi obrigada a mudar de colégio depois de ter protagonizado o maior surto da historia do PAS (uma especie de vestibular dividido em três etapas que são realizadas a cada termino de ciclo do ensino médio), ter seu surto publicado no youtube e o vídeo ter se tornado um viral, transformando-a assim em uma celebridade instantânea.

Ela agora é aluna do colégio Joana D’Arc, mas esta redondamente enganada se pensa que as coisas no novo ambiente escolar vão ser mais tranquilas; a primeira coisa que acontece quando ela pisa no local é a tipica cara de "te conheço de algum lugar!?" por parte da maioria dos outros alunos e as piadinhas.

A garota ignora a tudo e a todos, pois seu único interesse ali são as aulas; ela não tem interesse nenhum em fazer amizades, pois acha que isso pode atrapalhar no seu objetivo, mas isso se torna impossível, pois, Lara e Mauricio, dois colegas que se sentam perto dela na sala de aula, se aproximam, e mesmo contra sua vontade, uma amizade muito forte e verdadeira vai nascer e servir para abrir seus horizontes.

Resenha Completa Em:

site: http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/2017/01/a-parede-branca-do-meu-quarto-de-marina.html