A Parede Branca do meu Quarto

A Parede Branca do meu Quarto Marina Oliveira

Resenhas - A Parede Branca do meu Quarto

janine 18/10/2023

Metáfora genial
Me identifiquei bastante com a Mariana, nos meus tempos de escola a única coisa que passava na minha cabeça era que eu precisava ser boa, precisava estar com as notas altas, ser melhor que os outros. Acabei me cegando grande parte da minha vida para as coisas ao meu redor e sempre entrava nesse ciclo vicioso da comparação. Junto com esses sentimentos vem a crise de identidade, você não saber o que você é nem do que você gosta de verdade e grande parte da minha adolescência foi baseada nisso. Gostei bastante da metáfora da parede branca porque na minha vida foi no sentido literal, que nem para a Mariana. Meu quarto era sem graça, não tinha muita personalidade, que nem eu. Com o tempo e com o meu amadurecimento, fui descobrindo mais sobre mim mesma e hoje em dia o meu quarto tem casa pedacinho meu, assim como minha identidade foi se aflorando. Adorei as referências a brasília também, me senti bem brasiliense (eu sou kkkk). Só não gostei muito da parte do sonho que ela teve no PAS, acho que estrapolou um pouquinho, mas tirando isso é um ótimo livro pra se ler principalmente na adolescência.

Eloisa 08/01/2023

Uma perfeição...
Comecei o livro graças ao meu clube do livro, no começo achei que seria meio chato...mas me surpreendeu MUITO um livro cheio de motivações...chorei MUITO lendo essa perfeição

raissa.2 01/02/2022

Um livro de muitas emoções
O livro me proporcionou uma série de reflexões interessantes sobre diversas situações. Confesso que me indentifiquei muito com Mari, principalmente com os momentos da decisão da carreira, estudos para o vestibular, pressão pisicologica, e início da vida amorosa. Me emocionei muito com a trajetória de Mari e com cada um dos personagens!

Marlia 11/09/2020

Acho que poderia ser melhor, mas mesmo assim gostei bastante da história. E além de tudo houve muita representatividade já que a história se passa no DF, onde moro.

Nathalia.Sabino 18/09/2017

Um livro juvenil, sobre coisas juvenis.
Mariana após ter um vídeo de seu surto durante uma prova vazado na internet, vê sua vida virar de cabeça para baixo. Após processos na justiça, entrevistas para a televisão e a perda de seu melhor amigo, chega a hora em que Mariana tem de voltar para a escola e enfrentar o terceiro ano do Ensino Médio. Mas ela decide que nesse ano sua vida será focada apenas em uma coisa: nos estudos. Afinal, passar em medicina não é fácil. Mas o que ela não sabia era que o destino e a parede branca de seu quarto tinham planos muito melhores para ela.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Com uma escrita super fácil e cativante, Marina nos leva por uma história de autodescoberta e libertação. Pelos caminhos cheios de curvas e surpresas da adolescência a autora nos mostra como a personagem evolui e supera suas dificuldades sem perder o bom humor e sua personalidade forte.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Uma das melhores coisas de ler um livro nacional é se reconhecer nas páginas do livro, e em A Parede Branca do Meu Quarto nós temos muito disso. Ver nossa cultura e costumes representados nos livros é sempre uma delícia e transforma a leitura em algo muito mais pessoal.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Por eu não fazer parte do público alvo do livro não me senti tão conectada com a história quanto um adolescente certamente irá se sentir. Sei como esse livro será impactante para jovens que estão na mesma idade que a protagonista, vivendo os mesmo dilemas e problemas que a adolescência implica, tendo as mesmas inseguranças e descobertas que Mariana e seus amigos.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Recomendo para adolescentes que desejam ler uma história divertida e cativante, sobre viver e superar os problemas da vida.

site: https://www.instagram.com/sobre.ler/

Emily 07/09/2017

Resenha: A Parede Branca do Meu Quarto
Resenha: A Parede Branca do Meu Quarto

Mariana estava no segundo ano quando foi considerada mundialmente como a "Lunática do PAS" (prova super importante de uma faculdade em Brasília), tudo graças à um vídeo seu surtando durante a segunda etapa dessa prova, como consequência de um ano totalmente conturbado em sua vida. Em seu último ano escolar, estando em uma escola nova, ela apenas deseja seguir com seus planos de estudo e focar no seu futuro, para não dar vexame na terceira etapa dessa prova. Mas nem tudo sai como ela espera e aos poucos, ela vê sua vida mudar, com novas e improváveis amizades tendo espaço em sua vida e questionamentos que antes ela não tinha, começam a acompanhá-la. Uma jornada de autoconhecimento começa a partir desse momento.

Uma história muito gostosinha, que você começa a ler sem saber muito bem onde a autora irá te levar, mas vai descobrindo aos poucos que o propósito dela é passar uma lição muito mais do que se pode ver, através da jornada de auto conhecimento e amadurecimento que Mari passa ao longo do livro. Um livro que trata muito sobre o que é ser um adolescente e o que passamos nessa complexa fase de transição da vida, onde você ainda está meio perdida de si mesma, sem saber qual rumo é o certo a se tomar e ao mesmo tempo, com cargas de sentimentos e emoções muito mais intensas do que você está preparado para lidar.

E eu acho de extrema importância quando os autores trazem e exploram esses dilemas para seus livros, porque é uma fase complicada para nossa cabeça. Tudo muda e passa muito rápido e é necessário que alguém fale pra você, que tudo bem ficar confuso e mudar de ideia quando quiser e que nossos sentimentos são mesmo uma bagunça na maior parte do tempo, mas que quando você começar a se enxergar além da superfície, além do que a sociedade espera de você, tudo fica mais claro.

É um Jovem Adulto, mas que nos permite identificarmos com os personagens e nos vermos em vários momentos presentes no livro, principalmente por ser um contexto mais realista, com situações cotidianas e que muitos de nós já passamos ou iremos passar. E destaque para toda a ambientação do livro, que se passa em Brasília, esse Estado tão incrível e diferente de todos os outros que conheço! Foi muito divertido conhecer um pouquinho mais desse lugar, fiquei com muita vontade de conhecer.

'A Parede Branca do meu Quarto' é um livro muito bom, que tem uma escrita leve, cativante e é fácil ser conquistado pela história. E a mensagem final, quando você fecha o livro e reflete o quanto a leitura foi gostosa, ah, só por isso vale muito a pena!

Quennick 12/08/2017

Tem resenha no blog Eureka Mundo ?
Conhecemos aqui Mariana Vilar,que Tecnicamente eu associei de cara ao nome da autora, essa nossa personagem tornou-se uma celebridade no YouTube. Porém essa fama veio após um surto psicótico que ela teve durante uma prova na escola, mas aí veio as consequências também que foram a expulsão do seu antigo colégio, onde perdeu total contato com seu melhor amigo, e agora tem que aguentar várias pessoas perguntando o tempo todo se não a conhecem de algum lugar.

Pude perceber ao longo da leitura que existem dois aspectos principais que te fazem prender totalmente a atenção no livro, e também, é uma forma de fazer você devorá-lo: os personagens e o enredo da história. O primeiro tem o alvo principal que é Mariane, uma nerd altamente engraçada que te faz rir de momentos tão simples, que nunca imaginaríamos que teria tanta graça. E o segundo? são as situações criadas pela autora, por exemplo, os momentos mais melosos que existe no livro, transformam-se em os melhores sorrisos que alguém pode dar, sorrisos sinceros. Tem mais detalhes no blog ?

Maravilhosas Descobertas 18/05/2017

A PAREDE BRANCA DO MEU QUARTO, DE MARINA OLIVEIRA
O Livro conta a história da Mariana, uma estudante classe média de Brasília, que vive com sua mãe, seu irmão e sua avó (que por sinal é uma graça). Mariana fica famosa depois de um vídeo postado no youtube em que ela surta em uma avaliação anual que acontece em sua cidade. Depois desse acontecimento ela resolve “trocar” de escola, e iniciar o 3º ano do ensino médio, o terror dos estudantes. Ao trocar de escola ela abandona o seu melhor amigo que por certos problemas fizeram eles se separarem. Ao iniciar o seu último ano letivo ela vai se deparar com adolescentes bem diferentes e com focos em outras realidades.

Mariana vai começar a descobrir outro universo que não mais aquele em que ela vivia, o foco em passar em uma prova, somente estudar e tirar ótimas notas, e viver uma vida isolada de outras pessoas. Um momento muito deferente do que ela estava acostumada vai mudar totalmente o rumo da história dela. Mariana pode se mostrar muito autossuficiente no início do livro, mas veremos uma transformação linda que acontece com ela.

Sobre a Parede Branca que é o título do livro, bom, só posso dizer que não existem paredes totalmente brancas! Esse é ponto do livro em que você começa a ver o amadurecimento da personagem, então não posso mais contar nada. =D

A narrativa é boa, fluí de uma maneira que você não sente o tempo passar, o que ajuda na leitura e faz com que você entre no livro e sinta o que os personagens estão vivendo naquele momento.

Os personagens foram bem construídos, e não vemos neles os estereótipos que costumamos ver nos livros Young Adults ou para adolescentes, mas vemos personagens com características e maneiras de se comportar bem contrárias do “padrão”.

O livro é bem auto reflexivo, e faz você repensar o que vale a pena você dar importância na sua vida. Se você quer fazer o que te faz feliz, ou se você precisa provar que é muito bom em algo.

“...por vários motivos, em algum momento da vida, nos pintamos de branco para proteger a nossa essência. Fazemos isso para nãos mostramos que somos imperfeitos.” Marina Oliveira

site: http://www.maravilhosasdescobertas.com.br/2017/05/o-livro-conta-historia-da-mariana-uma.html

Maria4741 31/01/2017

A Parede Branca Do Meu Quarto, de Marina Oliveira
Neste livro vamos conhecer Mariana, uma jovem brasiliense, que nunca foi muito popular no colégio; por ter o QI acima da media, ela sempre foi rotulada como "a esquisitona" ou "a CDF"; Mariana foi obrigada a mudar de colégio depois de ter protagonizado o maior surto da historia do PAS (uma especie de vestibular dividido em três etapas que são realizadas a cada termino de ciclo do ensino médio), ter seu surto publicado no youtube e o vídeo ter se tornado um viral, transformando-a assim em uma celebridade instantânea.

Ela agora é aluna do colégio Joana D’Arc, mas esta redondamente enganada se pensa que as coisas no novo ambiente escolar vão ser mais tranquilas; a primeira coisa que acontece quando ela pisa no local é a tipica cara de "te conheço de algum lugar!?" por parte da maioria dos outros alunos e as piadinhas.

A garota ignora a tudo e a todos, pois seu único interesse ali são as aulas; ela não tem interesse nenhum em fazer amizades, pois acha que isso pode atrapalhar no seu objetivo, mas isso se torna impossível, pois, Lara e Mauricio, dois colegas que se sentam perto dela na sala de aula, se aproximam, e mesmo contra sua vontade, uma amizade muito forte e verdadeira vai nascer e servir para abrir seus horizontes.

Resenha Completa Em:

site: http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/2017/01/a-parede-branca-do-meu-quarto-de-marina.html

Arisson 01/11/2016

Para jovens, mas indicado para todos os tipos de leitores.
Trata-se de um livro do gênero YA (Young Adult) da Marina Oliveira e conta a história da Mariana (sim, parece coincidência demais o nome da autora e da personagem). Ela está no final do ensino médio e se preparando para a última prova do PAS quando todos os conceitos dela são colocados em xeque.

Parece uma história comum de adolescente, mas engana-se quem pensa isto. O livro tem duas coisas que te prendem do início ao fim da leitura: os personagens e o enredo. A Mariana é uma nerd muito comédia que te faz rir de situações comuns, já que é a personagem quem narra tudo. Até mesmo os momentos que poderiam ser considerados "melosos" são guiados com maestria pela autora, arrancando sorrisos sinceros.

Por se tratar de uma garota sem amigos e altamente dedicada aos estudos, tudo vira uma novidade quando ela começa a perceber a vida fora dos livros da escola. Ela reavalia conflitos familiares, mágoas, amizades, objetivos e até mesmo relacionamentos. Tudo com uma pitada de humor.

A obra, que foi uma das vencedoras do The International Latino Awards 2016, também traz um leve suspense. Após virar uma celebridade na internet por um surto psicótico na prova do PAS, você fica curioso para saber o motivo.

Gostei muito da obra. É rica em assuntos e até mesmo culturas e gostos. Enfim, apesar de ser voltado para o público jovem, indico este livro para todos os tipos de leitores.

site: http://abussolaliteraria.blogspot.com.br/

Bruna 12/10/2016

Qual a cor da sua parede?
O livro de hoje é um livro que me fez refletir de uma maneira profunda. Além de uma trama envolvente e uma escrita maravilhosa, A Parede Branca do Meu Quarto, escrito por Marina Oliveira e publicada pela Thesaurus, é capaz de revelar mais sobre nós mesmos do que pensamos... E de quebra ainda tem um romance, mesmo que ele não seja o foco do enredo, então digamos que é impossível não se encantar com esse livro. Confira tudo que eu achei sobre a história de Mariana, uma jovem que nos torna lunáticos pela sua trama que nos dá uma lição de vida! ;)
Todos sabem que a adolescência é uma fase extremamente complicada. Não sabemos direito o que queremos, achamos que estamos sempre certos e o pior de tudo: temos que decidir o que seremos pelo resto de nossas vidas – em questão de profissão! Em Brasília essa escolha acontece cedo, porque dela depende o quão bem você deve se sair nas etapas do PAS para poder entrar na UNB para o curso desejado. É uma pressão tão grande para que você seja perfeito, para que se saiba tudo e vá bem que às vezes isso acaba sendo um pouco demais... E é exatamente durante a segunda do PAS que Mariana vê sua vida mudar por completo ao se tornar conhecida como “A Lunática do PAS” quando devido a diversas circunstâncias ela acaba surtando durante a prova.
“OK. Comecei a gritar e gargalhar que nem uma louca, dancei a Hula e acabei destruindo a cadeira em que estava sentada. Os fiscais poderiam ter parado a prova e me retirado da sala, ou chamado os bombeiros e até mesmo arranjado alguém para atirar um dardo tranquilizante em mim. Mas não. Em vez disso, eles ficaram em estado de choque. Paralisados, quer dizer. Alguns alunos, então, não querendo perder a oportunidade, resolveram filmar toda a minha histeria e colocar no Youtube na mesma hora.”
Para quem não é residente de Brasília, o PAS é uma espécie de vestibular composto por três etapas sendo realizada uma prova ao terminado de cada um dos 3 graus do Ensino Médio. A pontuação obtida durante esses três anos é utilizada para que se possa entrar no curso superior que deseja, sendo necessária uma certa pontuação em cada uma delas dependendo do curso.
Ao contrario do que muito de vocês possam estar pensando, um dos problemas que causou esse ataque de histeria não foi o fato dela não estar preparado para a prova ou não saber nada dela (eu mesma já quis surtar, muitas vezes, ao abrir aqueles cadernos de prova), pelo contrario, Mariana é o que se pode ser considerado acima da média e possuidora com orgulho de um QI de 140, não é atoa que ela tem plena convicção de que conseguirá sua vaga para medicina na Unb.
No entanto, mesmo tendo motivos validos para surtar, isso não impediu que ela virasse uma “celebridade”, e não de um jeito bom, depois do ocorrido e que todos viessem a rir e debochar dela. O que só piorou quando foi expulsa do seu colégio porque um dos digníssimos colegas que filmaram a cena era nada menos que o filho do diretor – que acabou sendo punido pela atitude, afinal celulares são proibidos durante o exame.
“Mas o melhor de tudo é que será a minha vez de rir de todos que um dia riram de mim.”
Agora, prestes a entrar no terceiro ano, Mariana é a mais nova aluna do colégio Joana D’Arc e é claro que a primeira coisa que ocorre no seu primeiro dia de aula é a típica pergunta: “Eu te conheço de algum lugar?” . Ignorando a tudo e a todos e focada apenas nas aulas, ela não tem interesse nenhum em fazer amizades, mas para sua eterna tristeza, Lara – uma garota que senta perto dela na sala – e Mauricio – um garoto que também senta próximo a ela e em quem ela já havia dado uma cortada – parecem dispostos a mudar isso.
É então que após muita insistência dos dois em ficarem próximos a ela e meio que para despistar sua mãe que vive preocupada pelo fato de sua filha ser fechada, não ter amigos e etc., ela resolve convidar os dois para irem a sua casa em uma tarde. Mas o que começou com apenas uma “obrigação” acaba se tornando o inicio de uma verdadeira amizade e inúmeras descobertas.
“ – Bom, veja o seu quarto. Ele poderia ser i quarto de qualquer pessoa. Branco, sem graça. Não há personalidade, você não se preocupa com isso. Aliás, você só se preocupa com os estudos. É isso que está na sua frente, saca?”
Aos poucos, Mariana vai descobrindo que existe mais coisas do que apenas o estudo, que existem coisas acontecendo ao seu redor que antes ela nem perceberia. Com a ajuda de todos ela vai descobrindo que as suas verdades talvez não sejam realmente a verdade, e que sua parede pode ser mais do que apenas branca.
“ – Vou te dizer o que acho, Mariana – ele voltou a falar. – Seguindo a analogia da parede branca, acho que todos nos somos paredes coloridas e enfeitadas com as mais diversas coisas. Só que, por vários motivos, em algum momento da vida, nos pintamos de branco para proteger a nossa essência. Fazemos isso para não mostrarmos que somos imperfeitos; somos humanos. Sentimos raiva, tristeza e inveja. Só que esses sentimentos foram taxados como “ruins”. E ser ruim, bem é ruim. É ai que passamos o branco em cima de nós mesmo, para homogeneizar nossa aparência. Para aparentarmos ser perfeitos.”
A parede branca do meu quarto é uma história que me surpreendeu e me tocou de uma forma profunda. Não é mais uma simples história de uma menina que sofre bullying e se esconde, ou que se sente inferior ou com vergonha por não ser perfeita o tempo todo (como no caso de surtar no meio de uma prova). Ela não quer ter amigos porque já se machucou muito com quem considerou dessa forma, e mesmo assim ainda se permite viver e tentar de novo –mesmo com receio e sem querer admitir a principio. Mariana é uma menina que ao mesmo tempo que mostra ser forte, ainda sim possuí fraquezas e é alguém como todos. E isso é o mais interessante.
A forma como a autora Marina escreve sobre um tema que tinha tudo para ser algo pesado e dá uma leveza sem tirar a importância que tem é algo incrível. Voltamos, pelo menos no meu caso, a recordar os momentos que assim como ela estávamos cheio de dúvidas e incertezas e acabamos nos pintando de branco. Lendo pude perceber que por muitas vezes minha parede acaba sendo branca, mas que muda de cor quando tenho aqueles que amam por perto - mesmo quando a situação não é boa.
Encantador, reflexivo, inspirador, apaixonante... são apenas alguns dos adjetivos que eu poderia utilizar para descrever essa obra. Não importa o quanto eu fale sobre, a verdadeira magia que acontece ao ler esse livro, só poderá ser entendida por completo durante sua leitura. Por isso leia, se arrisque e, principalmente, tente descobrir: Qual é a cor da sua parede?

site: www.brookebells.com

Desabafos literários 25/04/2016

A parede branca do meu quarto
Antes de tudo gostaria de deixar claro que ao escolher um livro para ler, coloco muita expectativa, fazendo com que as vezes me decepcione com a história. Tenho a impressão de ter me acostumado com essas decepções e agora que achei um livro que superou minhas expectativas fiquei completamente sem palavras. Há mais ou menos 1 mês e meio acabei a leitura de "A parede branca do meu quarto" e desde o dia do término da leitura venho escrevendo e reescrevendo a resenha desse livro que me encantou de um jeito inexplicável. Tenho certeza de que poderia falar sobre o livro por horas sem me cansar. Espero que gostem.
Resenha:
Mariana Vilar é uma garota extremamente inteligente e auto confiante que não esconde isso de ninguém. Ainda assim sendo uma pessoa bastante reservada.
Isso muda quando Mariana participa da 2º etapa do PAS (Programa seriado de seleção na universidade de Brasília) e tem um surto psicótico durante a prova, tendo um vídeo de seu surto divulgado na internet por alguns participantes da prova, vista como "lunática do PAS".
Com essa confusão o diretor do colégio proíbe Mariana de voltar a estudar em seu antigo colégio, fazendo com que ela tenha que se mudar no seu último ano.
Já no outro colégio com algumas "desilusões" de amizade, e à espera de um ano sem distrações, com o intuito de focar apenas em seu estudo (afinal ela tem a certeza de que irá passar em medicina), Mari se mantém fechada a novas amizades. Isso até conhecer Lara e Maurício (que tem um parentesco complicado o qual eles resumem em: primos), que com seus jeitinhos vão entrando em sua vida sem ao menos avisar e virando o ano de Mari de cabeça para baixo e mudando algumas percepções dela.
O motivo do título é algo que apenas lendo para tirar a curiosidade. E eu espero ansiosamente para encontrar a cor da minha parede. Haha ð
Esse livro deveria ser incluso na vida de todos estudantes, em qualquer fase. Rsrs
A autora acertou em cheio com cada palavra escolhida, fazendo com que a leitura flua naturalmente e fique algo extremamente agradável. à possível se apaixonar da 1º a última página. Marina (talvez durante o livro eu tenha trocado seu nome com o da Mari algumas vezes. ð) você está de parabéns e te agradeço imensamente por ter me concedido a oportunidade de conhecer esse trabalho magnífico.ð

Amanda Matos ð»

umalivraria 10/04/2016

Resenha - Uma Livraria
Mariana Vilar está prestes a cursar o terceiro ano do ensino médio, tem uma inteligência acima da média e sonhar em cursar medicina. Disposta a passar o ano inteiro focando nos estudos, ela decide esquecer tudo que aconteceu em sua vida nos últimos tempos. No ano anterior, a garota passou por um surto em uma das provas que estava fazendo, isso bombou na internet, como tudo hoje em dia. Então, a vida de Mari mudou, milhões de visualizações no youtube, processos na justiça, sem falar da zoação das pessoas.

"Alguns alunos, então, não querendo perder a oportunidade, resolveram filmar toda a minha cena e colocar no Youtube na mesma hora. Isso mesmo, Y-o-u-t-u-b-e. O resultado? Apenas um pouco mais de dois milhões de visualizações no primeiro dia. Da última vez que chequei, o número já ultrapassava a casa dos vinte, contando com comentários em várias línguas esquisitas.

Além de ser antissocial e ser conhecida como "lunática", a garota tem um sério problema pra fazer amizades, e ainda se decepcionou com seu único amigo, Ian. A determinação de não deixar ninguém entrar em sua vida cresce, a deixando completamente sozinha, com seus fantasmas do passado.
Mari decide mudar de escola pra tentar fugir das risadas e olhares de todas as pessoas, entrando na escola Joana D'arc, a mesma muda o conceito de amizade, conhecendo Lara, Maurício e Diêgo... A vida familiar dela também muda, os relacionamentos entre ela e seu pai, que não via aproximadamente há sete anos, seu irmão Lucas e sua mãe, uma professora de história.
Confesso, já tinha amado a sinopse do livro e assim que autora fechou parceria comigo, fiquei pulando de alegria, sabendo que seria um livro marcante, que me impressionaria. Sim, realmente me impressionou, me deixou completamente surpreendida, além de todas as minhas expectativas, inclusive.
No início, a personagem principal se mostra um pouco arrogante, mas no decorrer de tudo, ela vai explicando os motivos de ser assim, o que nos faz entender seu lado. A obra também nos mostra várias situações em que os adolescentes de hoje em dia passam, como a vida exposta na internet, que em muitas situações viram casos de justiça. Me identifiquei demais com a personagem, suas incertezas e dúvidas sobre sua carreira, a vida amorosa, amizades. Tenho certeza que muitas pessoas também irão, é um livro bem engraçado, onde não conseguimos parar de ler, aqueles que você até sonha, sabe? hahaha, foi o meu caso.
Me peguei pensando em meus estudos, o quanto foi bom minha vida escolar e como muitas pessoas não valorizam isso...

site: umalivrariaaa.blogspot.com.br \ instagram.com\umalivraria