A Flor-de-Lis e o Leão

A Flor-de-Lis e o Leão Maurice Druon

Resenhas - A Flor-de-Lis e o Leão

Shaftiel 14/01/2009

A Flor-de-Lis e o Leão fecha a série com chavce de ouro. Digo que fecha, pois não reocmendo a leitura do sétimo volume. Maurice Druon encerra aqui diversos personagens, mostrando destinos que nos fazem lamentar a morte até dos personagens mais desagradáveis de tão bem cosntruídos que todos são. Tem-se início a famosa Guerra dos Cem Anos por causa de diversos fatos ocorridos nos livros anteriores que têm suas consequências jogadas aqui com maestria. Recomendo, sem dúvida.

Janaina Vieira - Escritora 15/12/2010

Livro 6
Aqui, temos tb a história do verdadeiro herdeiro da coroa francesa, que devido aos riscos, artimanhas e ironia do destino, foi criado na Lombardia por uma família italiana, de origem plebeia.

Na França, reina a desordem e mais um rei sobe ao trono num espaço de tempo curto demais, algo que nunca havia acontecido antes: Filipe VI, filho mais velho de Carlos de Valois. Assim, a dinastia direta dos Capetos passa à dinastia dos Valois — que sobreviveu no trono francês por muitas décadas antes de entregar a coroa à dinastia dos Bourbons.

Não há como detalhar mais sobre este volume sem tirar a expectativa de quem quer ler. As surpresas são muitas!

O que mais me impressionou na coleção "Os reis malditos" foi justamente conhecer a natureza verdadeira de todas essas pessoas, que fizeram, em sua maioria, tantas maldades e vilanias umas com as outras. Chega a ser assustador!

Todos os personagens são marcantes, mas os que mais me enterneceram e me fizeram chorar de verdade foram o italiano Guccio, Maria de Cressay e a rainha Clemência. Os três tiveram seus destinos entrelaçados de forma tão chocante, que não há quem não se emocione ao conhecê-los! Derramei verdadeiros rios de lágrimas... rsrsrs

No final das contas, a maldição do antigo templário, lançada em meio às chamas da fogueira, provavelmente foi ouvida pelo destino! Porque não sobra ninguém disso tudo, é um caos total, e o reino francês só se reorganizou muito tempo depois.

Shana 27/12/2010

Este volume é marcado por envenenamentos e traições. Finalmente Mahaut teve um fim, depois de todas as suas maldades e foi assassinada pela pessoa em quem mais confiava. Robert d'Artois que chegou a ser banido do reino da França encontra asilo na Inglaterra e de lá retoma as suas empreitadas, um homem que nunca desiste do que quer. E a saga dos Reis Malditos continua e até mesmo o Rei que ninguém sabia que estava vivo, o filho de Clemência e de Luís, o Cabeçudo, acaba vítima da Maldição de Jacques de Molay. O livro termina com o Rei da França capturado pelo Rei da Inglaterra e com a França com muitas dificuldades por conta da guerra e da peste que assolou o país. Estou louca para ler o próximo!

Jansen 11/03/2022

Neste livro Roberto d'Artois prevalece pelo tamanho de sua pessoa, sua forte personalidade e a crueldade como trata seus inimigos, suplantado no entanto pela sua prima Mafalda, secundada pelos valiosos serviços prestados pela bruxa., cruel e sedutora, Beatriz que se aproxima do inimigo figadal de sua patroa e "amiga", Mafalda. Este sexto volume é rico de intrigas e mudanças. Na Inglaterra e na França a relação entre os nobres e a situação dos florentinos, banqueiros que impõe sub-repticiamente suas regras. Contra eles os reis, usam sua força majestática e as leis que criam conforme seus interesses. Todos necessitam dos banqueiros (o mundo sempre foi dependente deles, que sabem como impor seu poder, o poder financeiro). Realmente não podemos nos desfazer de um regime democrático, até que apareça algo melhor que o substitua. Até então os melhores resultados apontam para uma democracia capitalista, cruel, seletiva mas que continua prevalecendo.

Silas 07/10/2013

G.R.R. Martin feelings.
Nesse penultimo livro a vontade que tive foi que os livros fossem baseados em ficção para o rumo dos acontecimentos ser diferente, pois como qualquer um que pesquise sobre a história da humanidade irá saber inumeros dos personagens que aprendemos a gostar e admirar apesar de serem demasiado humanos, porém apesar do desejo, os personagens morrem, por terem sido reais. Pode-se dizer que a série termina aqui para aqueles que são somente fãs da literatura, para os fãs de história o sétimo livro fecha razoavelmente uma das melhores séries que já li.

Adrya_Daewen 01/08/2010

Gostei bastante do desenrolar da história. Muitas coisas acontecem, muito tempo se passa e personagens marcantes nos livros anteriores vão morrendo de deixando a trama, o que pode deixar um último livro da série meio sem graça. Venho achando há algum tempo que toda essa série de 7 livros podia ser resumida em três ou quatro e se tornar menos cansativa. Mas vamos ao sétimo e último...graças a Deus!

Giovanni 18/11/2010

Muito bom este volume, com traições, assassinatos, confissões, manipulações e guerra!!
Com a morte de Carlos VI, o Belo, O lorde Robert' Artois faz manipulações para que a coroa fique com seu primo Felipe de Valois que passou a se chamar de Felipe VI, o Rei "achado", com o intuito de recuperar o seu condado, no entanto Robert se apressa e forja documentos e testemunhos falsos, bem como o assassinato de sua tia e prima, mas é descoberto e por orgulho perde o apoio do rei e seus titulos, tornando um foragido do reino.
Mas Robert o verdadeiro rei da intriga, ve que pode se vingar e recuperar seu condado se conseguir convercer o Rei Eduardo III que este seria o legítimo rei da França, o que gerou a famosa guerra dos cem anos. E numa das batalhas é ferido e acaba morrendo na Inglaterra.
E neste mesmo momento a dama Maria de Cressay no leito de morte confessa a troca de seu bebe com o filho de Luís X, o cabeçudo, e que Giannino seria o legítimo rei da França, mas este acaba morrendo preso por tentar obter o poder.

Tulliu Cardia 09/08/2013

O melhor de todos pra mim. Achei ótimo. O autor nos faz sentir conectados com grande parte dos personagens. As intrigas são infinitas. Recomendo a série!

site: https://www.wattpad.com/user/TulliuCardia

Valeria 03/03/2014

Informativo
Gostei muito , o legal é aprender mais sobre a vida e curiosidades de todos os reis citados neste livro, recomendo , vc fica chocada e ao mesmo tempo , da boas gargalhadas.

Renata 13/04/2014

"Deus não é obrigado a intervir diretamente para punir o perjúrio, e o céu pode permanecer mudo em relação a ele. As más almas contém em si mesmas a semente que basta para fazer vingar a própria infelicidade."69

"Um homem que nasce com a alma de monarca sem que o destino lhe reserve um trono é profundamente infeliz"161

"Toda vida que se apaga deste mundo deixa outras vidas intactas. Nada é mais banal do que morrer." 162

"A tolice não impede um homem de agir: ao contrário. Ela oculta os obstáculos de suas ações e faz com que tudo que parecera desesperadamente difícil para um homem razoável pareça fácil para um tolo." 197

Brunov 19/03/2022

Etc
Parte 6 da heptalogia, mas funciona bem como fim dela. Até aqui com certeza vale a pena ler.

Mas ao mesmo tempo nesse livro o romance e a história começam a brigar e o autor se perde depois da história matar seu personagem favorito, o qual rendeu umas boas reviravoltas antes disso.

O autor exala a alma francesa tão bem que quando vai retratar os ingleses soa um pouco artificial. Mas as juras foram pré-guerra foram exageros interessantes. O satanismo foi uma boa surpresa, mas o surgimento da Inquisição histórica não foi explorado.

Talvez a nota seja dura com o autor, mas tenho que ser justo ao que está escrito apesar dos esforços dele em superar algumas repetições de conceitos seriam desgastantes.

O desfecho no núcleo de Guccio-Maria-Hugo, que foi meu favorito, é anticlimático; a história trai o romance aqui também. Porém, acredito que se o autor estivesse ainda inspirado, poderia ter escrito um ótimo livro somente centrado em Giannino.