Nildrien - O Pergaminho

Nildrien - O Pergaminho Manoel Batista

Resenhas - Nildrien - O Pergaminho

LetíciaBaldez 27/10/2023

[RESENHA] #NILDRIEN, O PERGAMINHO | MANOEL BATISTA
Neste livro temos o reino de Nildrien, que possui diversos reinos como: Skyllus, Ninfin, Nalin e Asenhar que são os principais envolvidos durante a estória. A trama se inicia com a apresentação de vários personagens que irão participar de uma expedição que tem como enfoque principal detectar uma forte magia emanada pela Caverna Antiga.
A rainha Dyla governante de Nalim, após descobrir pelo reino de Skyllus que há um pergaminho mágico deixado na Caverna Antiga teme pela segurança do reino de Nalim e de todo o mundo se o império de Asenhar que é um reino tomado pelas trevas obtenha o pergaminho e faça uso indevido para prejudicar os outros governos de Nildriem. Por tanto ela manda uma expedição de quinze pessoas para esta caverna com o intuito de pegar primeiro o pergaminho e evitar que os de Asenhar dominem o conteúdo mágico.
"Alguns corajosos olhavam a Floresta das Sombras à frente e sua entrada de mata fechada e podiam jurar ver movimentos de seres estranhos à espreita, só aguardando suas vítimas adentrarem o território para atacá-las ferozmente. Outros juravam que ouviam gemidos de dor e urros de alguma criatura raivosa que saía de dentro das árvores enegrecidas, trazidos pelo vento."
São quinze os enviados para esta missão sendo o grupo composto por oito homens e sete mulheres: Damian elfo e líder do grupo, Reks meio dração de cobre discípulo de Haoro, Karson ex-presidiário que sonha em ser herói, Histran aventureiro, Hanns meio demônio do gelo, Hant meio demônio e paladino da justiça, Mike lutador de rua, Kylet paladino da luz mandado a Nalim, Marlin irmã humana de Damian, Lóris princesa de Skyllus, Verônica clériga da luz, Karedrine clériga do amor, Ylis clériga da paz, Myat maga da luz e Místia guerreira que sonha em ser reconhecida, a maioria estavam alistados e em espera para receber uma missão especial em nome de Nalim.
Todos foram nesta expedição acreditando que iriam apenas buscar alguns itens valiosos na Caverna antiga, sem jamais imaginar que iriam enfrentar frente a frente o reino de Asenhar e ainda por cima sem a guarda real, para não fazer alarde e incitar uma guerra entre os reinos. Logo atrás estavam Nayhan Stenhaks e o clérigo da noite Raven Hilhein que também queriam ter posse do pergaminho.

Durante a jornada eles lutaram contra todo tipo de monstro e perigos dentro da Floresta das sombras eles enfrentaram o medo e o desconhecido.
Bom bibous, o livro é narrado em terceiro pessoa, o que não nos faz se apegar a um só personagem, há capítulos intercalados entre o grupo de Nalim e o guerreiro Nayhan e o clérigo Raven. Notei que o autor escreve os mesmos termos diversas vezes e a leitura é bem fácil de entender.
Havia alguns erros de digitação e um nome foi trocado por outro em um momento do livro. O livro poderia ter um núcleo mais cômico para dar mais leveza a estória e senti falta de um romance para deixar a estória mais interessante, achei um pouco estranho que mais de 25 personagens não mostrassem nenhum interesse amoroso por outra pessoa.
A capa é bem bonita, a diagramação é simples e limpa. As folhas são amarelas e finas ao toque e o designer do livro está ótimo.
Bom bibous essa foi a resenha, espero que tenham gostado. Se sim deem um like neste post, deixem sugestões e compartilhem e deixe comentem sobre o que vocês acharam da resenha e se já leram ou querem ler este livro.

site: https://leticiabaldez.blogspot.com/2016/07/resenha-nildrien-o-pergaminho.html

Kellbet 19/08/2023

Uau!
E os leitores ainda não valorizam escritores brasileiros? Não sabem de nada.
Adorei o livro. Uma grande história em ambos sentidos. (Risos)
Demorei a ler e precisei recomeçar pelo tempo que ele ficou parado sem atenção. Uns probleminhas pessoais somados com falta de tempo. E eu gosto de ler prestando atenção.
Depois que recomecei, não consegui mais parar.
É envolvente, emocionante e em alguns momentos, repugnante. (Monstros horrorosos e muito sangue) (Risos)
Muito gostoso de ler e cheio de ação. Parabéns ao escritor.
Um livro maravilhoso.
;)

site: https://kellbet.blogspot.com/2017/12/manoel-batista-nildrien-o-pergaminho.html

huntero 31/12/2021

Mundo superfantastico
História digna de um RPG de sucesso várias raças, cada personagem tem sua história e elas irão se colidir em algum momento da trama.

DomDom 29/12/2020

Quem me conhece sabe o quanto eu gosto de livros com uma pegada de aventura, magia e fantasia, e, quando é escrito por um autor nacional, é óbvio que se torna uma leitura quase obrigatória pra mim. Tenho certeza que esse livro chegou em minhas mãos na hora certa.
A trama tem início com a apresentação das personagens principais. E não se espantem, são muitas. Cada capítulo vamos tomando conhecimento um por um de cada integrante do grupo que fará parte da expedição em busca de um Pergaminho poderoso. Confesso que essa primeira parte (aproximadamente as primeiras 100 páginas) é um pouco complicada, pois são inseridas mais e mais personagens, e dá a impressão que estamos lendo tramas paralelas, mas, na verdade, estamos conhecendo bem de perto todos os indivíduos que iremos acompanhar e torcer nessa jornada incrível. Então vai um conselho: Não desistam desse livro devido a esses primeiros capítulos, pois é uma base sólida para o que vem a seguir.
"Reks era um meio-dragão de bronze, provavelmente fruto da união de um dragão de bronze com uma humana. Um fato raro de acontecer, apesar de os dragões de bronze pertencerem à classe definida como Metálicos na sociedade dracônica, que indica que os dragões de bronze são de tendência benigna, e não maligna como os cromáticos, que é a definição dada a outra raça, esta voltada para o mal." Pág. 09
A narrativa é toda realizada em terceira pessoa. Em cada capítulo, o Manoel escolhe uma das personagens para nos apresentar (sendo ela do Reino de Nalim (Bem), Skyllus (Bem) ou Assenhar (Mal)). E esse processo vai se desenrolando durante os capítulos seguintes, até chegar o momento em que a narração passa a ser mais geral. Um ponto muito forte que encontrei nessa narrativa é que ela é bem descritiva, visual (dava a impressão de que estava assistindo as cenas), leve e fluida. O Manoel Batista tem mesmo os dons da escrita e da criatividade. Os cenários, as personagens, a indumentária, os monstros, as situações estão muito bem amarrados.

Continua no blog: Ler Para Divertir

site: http://www.lerparadivertir.com/2017/08/nildrien-o-pergaminho-manoel-batista.html

vferr 12/03/2020

O fantástico mundo de Nildrien
Primeiramente, queria dizer que não sou um grande fã de RPGs em geral, e este livro apresenta grandes aspectos do gênero. Dito isso, será uma opinião mais neutra, sem me basear muito nas características de RPGs e focando mais no livro como um todo.

É um livro relativamente longo (588 páginas), mas que a leitura flui com tanta naturalidade que não se torna maçante, quando menos se espera, estamos chegando a metade e não nos damos conta, por estarmos imersos na trama.

É uma leitura que recomendo muito, tanto para os fãs de alta fantasia e RPG como para os que não gostam muito dos gêneros. Sim, há certas referências a RPGs (as habilidades, monstros etc.) mas não é algo que sature a narrativa. Pelo contrário, eu diria que flui naturalmente e é fácil de acompanhar. Apesar de ter confundido alguns personagens em certas partes, ainda é frequentemente descrito quem é quem. Admito que quando reconheci as referências a RPGs, fiquei um pouco apreensivo pensando se gostaria ou não ao final, mas fui agradavelmente surpreendido pela ótima narrativa e trama que nos prende a atenção.

Leia a resenha completa em: https://mente-litera.blogspot.com/2020/03/nildrien-1.html

Fábbio (@omeninoquele) 14/07/2018

Maravilhoso!
❝Existem certos tipos de ferimentos piores do que os físicos, aqueles que são feitos no orgulho e na alma.❞
⠀⠀
Quando um grupo de mineradores é morto enquanto mineravam na Caverna Antiga a mais perigosa do mundo de Nildrien, eles não imaginavam que simultaneamente estaria despertando uma poderosa energia milenar e que poria o mundo de Nildrien em maus lençóis se esse poder caísse em mãos erradas.
⠀⠀
Logo essa notícia dos mineradores da Vila de Drend se espalharia por todos os reinos, despertando o receio e o interesse das mais diversas pessoas em busca do poder que poderiam encontrar na caverna. Que foi ainda mais intensificado quando descobrem que um único minerador sobrevivente havia feito um mapa exato do local onde encontraria o símbolo do poder antigo, um pergaminho do mais poderoso mago de Nildrien.
⠀⠀
E então cada um dos governantes dos reinos de Nildrien resolve mandar uma expedição àquele lugar. O Reino de Nalin mandou uma comitiva, com o intuito de pegar o pergaminho antes do grupo do Reino das Trevas, composta pelos Asenhar, inimigos mortais dos de Nalin e Skyllus, e que tinham também interesse no artefato mágico para dominar Nildrien.
⠀⠀
Cada comitiva parte de imediato rumo à Caverna Antiga, com o único propósito de chegar antes da outra e conseguir por a mão no artefato. Mas claro que o caminho até a caverna não será nada fácil e eles passarão por muitos desafios, monstros fantásticos e certamente muitos duelos até chegar a tal caverna.
⠀⠀
No livro nos deparamos com pelo menos quinze personagens principais que transitam durante toda a história e pode parecer confuso, mas não é. A escrita do autor é magnífica e é feita uma boa introdução de todos os personagens no começo da história e quando citado temos algum recorte que nos fazem lembrá-los facilmente.
⠀⠀
E os personagens são os típicos heróis que todos amamos, cheios de qualidades boas, destemidos e que possuem dons que os tornam únicos, fazendo com que nos apeguemos por cada um deles e seus objetivos.
⠀⠀
O grupo de Nalim e de Asenhar não é o único que parte em busca do pergaminho. Também conhecemos Nayhan e Raven que partem em busca de poder na Caverna Antiga. E logo podemos encontrar muitas lutas épicas nesse poderoso lugar.
⠀⠀
O mundo de Nildrien é um dos mundos mágicos mais bem criados que tive a oportunidade de conhecer, toda a mitologia presente na criação desse mundo é fantástica e instigante que prende a atenção do leitor de uma maneira magnífica, somados à brilhante escrita do autor que fez-me sentir-se na história.
⠀⠀
Recomendo para todos aqueles amantes de uma boa literatura fantástica e que buscam bons livros desse gênero de escritores nacionais. E desde já fico ansioso pelo próximo volume desse livro incrível e tão instigante.

site: https://www.instagram.com/p/BlOhi5AHHkz/?taken-by=omeninoquele

Dayenne Machado 19/10/2017

Apaixonante
Nildrien-O Pergaminho, e uma história de fantasia medieval. O despertar de uma poderesa energia em uma das carvernas mais perigosas de toda Nildiren, faz com que grandes e poderosos reinos mobolizem seus melhores guerreiros para irem em busca do pergaminho mais poderoso do mundo. Pergaminho este que foi criado pelo maior mago de toda história de Nildrien.

Decididos a ter esse podereso pergaminho, o reino das trevas inicia sua busca, porém o reino litorâneo, Nalim seleciona os melhores guerreiros, magos e paladinos para então enfrentar o reino das trevas e pegar o pergaminho. Todo o caminho, até a caverna antiga o grupo de Nalim passa por diversas situações que acabam testando habilidades de seu grupo.

Gosto bastante do gênero fantasia, e gosto mais ainda do gênero medieval, o livro Nildrien tem uma mistura maravilhosa desses dois gêneros, o autor soube trabalhar muito bem a história toda, o que eu acho bem difícil conciliar dois gêneros em uma única história.

A história foi muito bem elaborada e muito bem trabalhada, e cheia de detalhes, nós ajudando a ter uma imaginação melhor. A leitura requer bastante atenção pois são muitos personagens e muitos detalhes, tudo muito bem construído. Cenas de batalhas muito bem detalhadas, nós da a sensação de está vivendo aquela história.

O autor está de parabéns o livro e ótimo, a história e completamente incrível, não tem apenas um personagem principal, todos são personagens principais. Essa história merece ser lida por todos os amantes de fantasia e medieval. O autor Manoel trouxe uma história que envolve dois grandes gêneros, deixando assim a história muito melhor.

site: https://palavrasseletas3.blogspot.com.br/search?q=resenha+nildrien

Marcio Silva 31/08/2017

Uma aventura pela fantasia
Uma obra que nos mostra desavenças podemos ver que o autor descreveu perfeitamente cada personagem. Sei que minha narrativa é muito comprida, mas para apresentar todos os personagens foi melhor assim e não se preocupem por que não larguei spoiler por que a história começa exatamente nesse ponto onde os guerreiros se reúnem e partem para a caverna em busca do pergaminho.

Nesta obra existe desavenças e confiança. Descobrimos como cada um se sente e vemos todos se unindo para poder dar por encerrado sua missão. Como dito levei muito tempo para concluir - isso não significa que a obra é boa, apenas desfrutei bastante da leitura - e curti bastante cada palavra.

Sinceramente não existe tanto mistério na obra, pois nesse primeiro livro somos integrados a Nildrien e saberemos como será o decorrer da história no seguinte livro. Gostei muito da escrita do autor! É bem fluida e parece que o mesmo está contando uma história para uma criança, além de ter a impressão que o autor estava descrevendo uma partida de vídeo-game (risos).

Continue lendo >>

site: https://umbaixinhonoslivros.blogspot.com/2017/09/resenha-58-nildrien-o-pergaminho.html

Bela 14/08/2017

Nildrien é um livro bastante grosso, o que pode causar certa ressalva em algumas pessoas. Tem quem adore livros extensos, mas em geral, as pessoas optam por aqueles que são mais finos. Confesso que eu mesma estava um pouco reticente para começar a ler e ficava me perguntando se o enredo iria me agradar, mas não tinha como responder a essa pergunta sem realizar a leitura.

Tudo começa quando um grupo de mineradores acabam mortos na Caverna Antiga e o único sobrevivente resolve vender um mapa do local. Segundo ele, eles haviam acabado de encontrar um grande tesouro quando seu grupo sofreu um ataque de monstros que vivem na Caverna. Desde então, uma magia poderosíssima parece ter sido despertada no local. Ao saberem disso, o Reino de Skylus, juntamente com os governantes de Nildrien começam a arquitetar uma missão de resgate, de forma que esse poder não caia em mãos erradas, em especial nas mãos de Asenhar, o reino das trevas.

"-[...]Todas as coisas que um dia foram belas podem se tornar feias, assim como as feias podem se tornar belas."

São escolhidos quinze jovens para a missão. Sim, isso mesmo que você leu, quinze. São eles: Damian, um meio-elfo feiticeiro, líder do grupo; Reks, um meio-dragão guerreiro; Hant, meio-demônio paladino da justiça; Karson, ex-presidiário e guerreiro; Histran um lutador sonhador; Mike, lutador vindo das áreas mais pobres da cidade; Hanns, meio-demônio guerreiro de gelo; Kylet, paladino da Luz; Marlin, maga e irmã Damian; Mistia, guerreira; Verônica, clériga da Luz; Ylis, clériga da paz; Lóris, princesa de Skylus, maga da Luz e feiticeira; Myat, maga da Luz de Skylus; e Karedrine, clériga do amor de Skylus. A resenha ficará grande demais se eu falar muito mais sobre cada personagem, mas foi perceptível o crescimento deles durante o livro, tanto em relação ao seus poderes como com relação aos seus caráteres. Gostei em especial do Karson e de Lóris.

"Não deixe o ódio te cegar, pois se isso acontecer você se torna o seu pior inimigo."

O livro começa um pouco lento, pois precisamos conhecer cada um desses personagens e entender o que os levou a se inscrever para as expedições do exército de Nildrien. Mas logo que isso acontece, começa a jornada dos nossos mocinhos em direção à caverna antiga. Será uma longa jornada e eles nem podem imaginar quais serão os desafios que encontrarão ao longo do caminho. Até porque, Damian não foi completamente honesto com todos os membros da expedição. Pois, apesar de ter contado a eles o objetivo da missão, que consistia em buscar um pergaminho de Ankross, o maior mago que já existiu na história, omitiu o interesse de Asenhar no artefato e o fato de que esperava encontrá-los pelo caminho. Mas, o desafio de Damian já era bastante grande sem esse inconveniente, afinal, liderar um grupo de 14 pessoas completamente heterogêneo como esse, não é uma tarefa fácil. Até porque, além de Assenhar, o grupo de Nildrien ainda precisará enfrentar uma dupla de caçadores de recompensas interesseiros.

"O guerreiro de fogo conhecia aquele tipo de olhar: estava querendo intimidá-lo. Nayhan sempre seguiu uma teoria em sua vida: o vencedor de uma briga se mostra no momento em que os olhares se chocam."

O livro tem todo o formato de um jogo de RPG e quem já está habituado a jogar esse tipo de jogo certamente encontrará diversas semelhanças, que podem parecer um pouco esquisitas para aqueles que não o conhecem, como eu. Por exemplo, é grande o numero de batalhas que nossos personagens enfrentam durante sua jornada, que são muito detalhadas pelo autor, mas ao invés de dar dinamismo ao enredo, as vezes, elas se tornavam cansativas. E também acontecia dos personagens desenvolverem novas habilidades e evoluírem nos seus poderes no meio de um embate. Ademais, alguns personagens tinham habilidade de cura, então isso as vezes me parecia um pouco desonesto e estendia ainda mais as lutas, já que os feridos podiam se recompôr. Pois, ao me deparar com o grande número de pessoas que compunham o grupo, logo pensei que eu não deveria me apegar aos personagens, porque certamente alguns deles não voltariam junto com os outros. Mas tudo mudou quando constatei que havia a possibilidade de restauração física.

"-Cada um tem a sua maneira de lidar com o medo. [...] E não precisa ficar debochando dos outros só porque não compartilham dos mesmos medos que os seus- falou o ex-presidiário encarando o meio-demônio nos olhos."

Eu também esperava que acontecesse um pouco mais de romance. Ponto que não teve nenhuma ênfase no decorrer da história. Até temos algo bem sutil que pareceu estar brotando entre dois personagens, mas dado a quantidade de pessoas envolvidas e o tamanho do livro eu estava esperando que mais coisas acontecessem. Entretanto, imagino que muitas pessoas possam observar isso como um ponto positivo. Essas questões fizeram com que eu demorasse um pouco mais do que o esperado para concluir a leitura. Mas eu gostei do mundo criado por Manoel e, apesar dos pontos que destaquei, acredito que a história realmente tem potencial para um série de livros. A aventura desse livro foi finalizada nele mesmo, mas já temos um gancho bem construído pra o segundo volume.

site: http://www.sigolendo.com.br/

Na Nossa Estante 18/06/2017

Se você já está se sentindo meio órfão com GOT e está procurando demais um livro do universo medievalista, cheio de ação e fantasia recomendo a leitura de Nildrien: O pergaminho, obra de Manoel Batista. Com claras influências de games tipo RPG e clássicos como O Senhor dos Anéis, certamente se trata de um autor brasileiro e faz bonito e mostra que esse imaginário não pode apenas ser feito por americanos e europeus. A narrativa, a trama e os personagens apresentados são bem construídos e consegue nos envolver até o final, parecendo que 588 se tornam 100!

A história se inicia numa caverna antiga, dentro de Nildrien (que seria um amplo território com vários reinos), em que um grupo de mineradores acaba por descobrir tesouros inimagináveis, entre eles estava um misterioso e poderoso pergaminho, capaz de causar o desequilíbrio das forças. Com o perigo à tona o reino de Nalim envia um grupo (adendo que é formado por homens e mulheres!), montado pelo chefe da guarda, Raizath, para apreender o pergaminho e colocá-lo em lugar seguro. Muito embora, o grupo encabeçado por Damian, o líder da força especial de Magos no reino de Nalim, desconhecesse a história dos pergaminhos e dificuldades futuras. Para eles a expedição se tratava apenas de busca de artefatos.

Outro grupo de busca é formado e são compostos por pessoas advindas do reino das trevas, Asenhar. Esse grupo aliado a uma floresta perigosa que guarda das mais variadas figuras mitológicas, entre elas estão necromantes e mortos-vivos, o que garantirá ao leitor uma trama cheia de aventura e mistério.

Nildrien: O pergaminho possui muitas cenas bem detalhadas, boa apresentação de personagens em uma narrativa simples e fluída que muito provavelmente vai agradar os leitores de fantasia.

site: http://www.oquetemnanossaestante.com.br/2017/06/nildrien-o-pergaminho-resenha-literaria.html

Vitoria.Bueno 22/05/2017

Fantasia incrível!!!
Eu estava meio apreensiva para ler esse livro. Ele é um calhamaço e já fazia tempos que eu não encarava um livro desse tamanho. Mas lá estava eu começando a ler "Nildrien". E já digo para vocês, EU ADOREI!

Os primeiros capítulos apresentam o leitor grande parte dos personagens da história, e acreditem, são muitos personagens! Eu pensei que confundiria muito eles no decorrer do livro, mas foi bem tranquilo e logo eu já sabia quem era quem. Há o Reks, um meio-dragão, o Damian, um meio-elfo, o Karson, um humano ex-presidiário, há também Ylis, uma clériga da paz, Lóris, a princesa da Luz e mais diversos outros personagens. São no total 15 personagens que vão em busca do pergaminho em nome do reino de Nalim, mas além desses, há os personagens inimigos, e os que aparecem no decorrer da história. Ou seja, muitos personagens kkk.
Achei muito interessante a forma com que o autor apresenta eles, principalmente os principais. Os personagens levam vidas muito distintas e foi muito legal saber o que eles faziam antes da missão para a captura do pergaminho caísse de para-quedas na vida deles.

Depois que os personagens são apresentados ao leitor, eles finalmente se reúnem e se conhecessem (alguns deles nunca tinham se visto). Eles então começam sua jornada, e nesse ponto a história fica ainda melhor. Eles passam por diversas aventuras e desventuras, primeiro pela Floresta das Sombras, uma floresta amaldiçoada e repleta de perigos, e depois pela Caverna Antiga, que é tão grande, que acreditam que ela liga os continentes pelo seu subterrâneo, e é nela que está o pergaminho.
Como sempre, acabei adorando os vilões da história, sinto muito mundo, mas eu tenho uma alma sombria e sempre sinto empatia pelo mal kkk. Adorei certos inimigos do reino de Nalim e adorei também o anti-herói Hanns, que é um meio demônio do reino de Nalim mas é bem violento e sombrio.
Achei muito inteligente a descrição dos lugares, das batalhas, dos monstros... Tudo ficou muito incrível. O universo todo criado pelo autor é incrível. Rico em detalhes. Eu acho que isso é o mais importante quando se cria um mundo dentro de um livro, é preciso apresentar os extremos dele, fazer com que ele pareça real, e eu achei que "Nildrien" ficou muito bem descrito. Claro que ainda há muito para se aprofundar no livro e acho que isso é ainda mais legal porque o autor tem uma mobilidade enorme para explorar em um segundo livro (que eu espero muitíssimo que venha a ser escrito).

A diagramação está boa e os 60 capítulos (sim, são 60!) estão em um ótimo tamanho. O livro só precisa passar por uma revisão, porque há alguns erros de ortografia e concordância, mas nada que atrapalhe a leitura.

Recomendo para todos que gostem de uma boa aventura. Essa fantasia está boa demais, o que prova mais uma vez que as fantasias nacionais são tão boas quanto muitas gringas adoradas pela mídia.

site: http://ateoriadaslaranjas.blogspot.com.br/2017/05/nildrien-o-pergaminho-manoel-batista.html

Kah 17/05/2017

O livro que QUASE desisti (felizmente li até o fim)
Julgar o livro pela capa não deve ser o único "pecado do leitor", tanto que descobri que também julgamos uma história pelos primeiros capítulos. E eu julguei Nildrien assim nos primeiros capítulos, e ainda bem que não desisti. Sabia que poderia encontrar algo fantástico logo adiante.

Nildrien é um novo mundo criado pelo autor Manoel Batista, onde as divisões continuam sendo por continentes, e é em Dalend que a história acontece. É importante, para melhor entendimento da história, que o leitor entenda de verdade a divisão desse mundo medieval criado pelo autor brasileiro. Caso isso não ocorra, por falta de recursos ilustrativos (mapas ou um capítulo explicando a divisão), será difícil entender o cenário da história. Esse foi a primeira dificuldade que encontrei na leitura.

Nos primeiros capítulos são apresentados os personagens principais da história, contando individualmente o motivo que os levarão a missão do livro. E foi nessa parte que desanimei, como cada capítulo conta a história de um personagem diferente, e são muitos personagens, eu não sabia se a história deles iam se cruzar em algum momento, ou se o objetivo do autor era contar pequenos relatos.

Felizmente, a história delas se cruzam. No campo de Dalend existe uma Caverna Antiga, cheia de labirintos e segredos. Nessa caverna, mineradores foram mortos por criaturas que vivem nela, apenas um sobreviveu. Esse minerador trouxe para a cidade informações sobre as criaturas estarem perturbadas e um mapa de como chegar em um esconderijo que foi encontrado.

É em busca desse esconderijo, onde guarda o pergaminho do mago Arkross, que os personagens apresentados no começo são recrutados pelo Reino da Luz à expedição de encontrar o esconderijo e pegar o pergaminho antes que ele caia nas mãos de Asenhar, o Reino das Trevas, que também está indo em direção à Caverna Antiga.

O que ambos grupos não sabem é que uma dupla, Raven e Nayhan, estão indo com o mesmo objetivo que eles.

Então, os capítulos ficam alternando entre o grupo de Nalim (recrutados do Reino da Luz) e a dupla. Contando suas aventuras no campo de Dalend, as confissões, estratégias e conflitos com adversários. E o que achei mais interessante das lutas e encontros indesejados é que quando aparecia uma criatura diferente que o autor mencionava no livro o seu nome, eu ia pesquisar a imagem para visualizar melhor a luta e descobria, na maioria das vezes, que eram personagens de jogos. O autor conseguiu infiltrar na história literária um outro mundo que é o dos games.

E, mais ou menos no meio da história, enfim entendi - creio eu - o objetivo do autor ao nos apresentar detalhes dos personagens principais no começo. A apresentação detalhada faz o leitor se sentir mais familiarizado com o personagem no sentido de entender "porque ele está nessa missão", "o que fez ele tomar tal atitude" ou "porque ele se sente recuado quando fazem determinada coisa" e isso só acrescentou na leitura, fazendo ela ficar mais rica em detalhes, sem sobrecarregar a mente.

Então, por mais que eu tenha me sentido confusa sobre os detalhes que citei no começo da resenha, ainda assim achei a ficção medieval incrível pelos motivos citados. ? Indico mais esse nacional para vocês.

Mago_Literario 09/02/2017

Nildrien O Pergaminha - Manoel Batista
Através do site do Skoob, acabei conhecendo o autor desse livro, fantasia tem sido o tema desse ano na minha lista, mas esse vem recheado de aventura e grandes batalhas, entre magos, feiticeiros, meios-elfos, meios-demônios, meios-dragões, etc. O mundo do RPG, para quem é fã em um só livro, livro que te faz viajar pelo mundo fictício de NILDRIEN O Pergaminho.

Com muitas e muitas batalhas marcantes esse livro te faz viajar pelo mundo medieval de Nildrien, e personagens cativantes, te faz torcer pelos seus personagens, você vai evoluindo junto ao personagem, e com certeza, te faz estar junto deles a cada aventura, e missão.

São tantos acontecimentos, que você fica preso, a leitura e não que larga até descobrir o desfecho da estória. Livro muito bem detalhado e com apresentação dos personagens impecável, e com um final de tirar o fôlego, que me deixou doido para ler a continuação, que estará em breve à venda.

Vale muito à pena ler esse livro, ele possui 588 páginas, foi publicado em 2015 pela editora Novo Século, letras medias, leitura flui facilmente, e custa em torno de R$ 12,30 na Amazon.

Grande Abraço a todos.

Leonardo Alves

Instagram:

@mago_literario
@leos_alves
@stars_pink
@raianelmoraes

Sigam-nos.

site: http://starslendo.blogspot.com.br/2017/02/nildrien-o-pergaminho-manoel-batista.html

Maravilhosas Descobertas 01/01/2017

NILDRIEN - O PERGAMINHO, DE MANOEL BATISTA
Direto do universo de RPG e fantasia, surge Nildrien - O Pergaminho, do brasileiro Manoel Batista, lançado pela editora Novo Século. Em um mundo povoado por guerreiros, feiticeiros, dragões e outras criaturas, temos Nildrien, formada por diversos reinos, e onde está a Caverna Antiga, com diversos tuneis e habitada pelas mais perigosas criaturas. Desde que um grupo de mineiros acabou morto lá dentro, ouve-se um boato sobre um mapa feito por um sobrevivente. Um mapa que levaria a diversas riquezas que estão escondidas no interior da caverna. E o mais importante, levaria até o local onde o maior mago que já existiu escondeu O Pergaminho, fonte de um poder inimaginável e que pode mudar tudo.

Este mapa acaba parando nas mãos do reino das trevas de Asenhar. Para evitar que o pergaminho caia nas mãos deles, o reino de Nalim junto ao reino de Skyllus decide formar um grupo para tentar interceptar os enviados de Asenhar que tentam chegar a caverna. Formado por quinze indivíduos, entre clérigos, guerreiros, meio-elfos e dragões, este grupo, cheio de diferenças, devem cumprir a missão, sem saber que existe mais alguém tentando chegar a Caverna Antiga antes deles.

Ao primeiro olhar, você pode se assustar com as 586 páginas deste livro, mas não se preocupe, nenhuma delas é em vão. Imaginar tantos personagens envolvidos na história também não vai fazer sua cabeça doer. Porque logo nas primeiras páginas, o leitor percebe que o autor sabe exatamente o que está fazendo. Ele tem um propósito, e o alcança com louvor ao final do livro.

O começo da história é mais uma introdução, apresentando um de cada vez, os personagens que vão compor a aventura, seja a equipe de Nalim ou os outros. Ao conhecer cada um , o leitor vai criando simpatia pelos personagens que gosta mais, e fica ansioso para que todos se reúnam e comecem a jornada. Em uma viagem longa, em que devem passar por diversos obstáculos, lutas e quase mortes, em um emaranhado de encontros e desencontros, entre os mocinhos e vilões, o livro segue ganhando fôlego.

Para quem gosta de um bom livro de aventura medieval, com fantasia e envolvendo magia e espadas, Nildrien é garantia certa de diversão. De forma detalhada, mas sem ser exagerada, o autor cria uma história que segura o leitor e que atinge o mesmo patamar dos diversos livros internacionais de fantasia que fazem sucesso mundo a fora.

site: http://www.maravilhosasdescobertas.com.br/2017/01/nildrien-o-pergaminho-de-manoel-batista.html

Corujas de Biblioteca 26/12/2016

Resenha por Vitória Zavattieri do blog Corujas de Biblioteca
Nildrien - O Pergaminho nos apresenta diversos personagens, cada um deles com histórias de vida e diferentes motivações, mas todos eles (quase vinte personagens) compartilham do mesmo destino. Um grande poder acordou na Caverna Antiga e Nalim envia um grupo de iniciantes para cumprir a perigosa missão de ir até a fonte desse poder e encontrar O Pergaminha, artefato que deve ser responsável pelo poder.

Mas ao mesmo tempo que o grupo de Nalim inicia sua jornada Asenhar, o reino das trevas, já possui um grupo de pessoas em busca do mesmo pergaminho. Os dois grupos embarcam nessa jornada perigosa que promete um confronto desafiador. Não vou falar aqui sobre todos os personagens porque realmente são muitos, mas posso dizer que fiquei muito impressionada com a capacidade do autor de nos apresentar todos esses personagens sem deixar que cada um fosse único. Meio-elfo, meio-dragão, meio-demônio, humanos, clérigos e feiticeiros se unem para defender o nome de seus reinos. Eles enfrentam muitos perigos e é muito interessante acompanhar como a relação dos personagens evoluindo, eles crescem durante a narrativa e até mesmo o conceito de bom e mal é questionado.

Não gosto muito de cenas de luta e as de Nildrien são extremamente descritas, tenho certeza que para muita gente isso deve agradar demais, mas senti que tantas batalhas acabaram desviando o foco no enredo central, a busca pelo pergaminho. Tirando isso, eu gostei muito da forma que a história foi construída e se desenvolveu, com seus personagens Manoel Batista nos faz questionar um pouco o que é o mal, ele é imutável? Ou tudo depende de um ponto de vista? Essa foi a questão que mais me impressionou na narrativa e com certeza fiquei curiosa para saber como o autor vai trabalhar com isso nos próximos livros.

O desfecho da história não fugiu muito do que eu esperava, mas não deixou de ser emocionante e me deixou curiosa para saber como as coisas vão seguir no próximo volume. Recomendo para quem gosta de fantasia com essa pegada de RPG, é um livro bem escrito e bem desenvolvido, estou esperando ansiosa para conhecer mais sobre Nildrien.

site: http://corujasdebiblioteca.com.br