Diário de Uma Garota Normal

Diário de Uma Garota Normal Phoebe Gloeckner

Resenhas - Diário de Uma Garota Normal

Cherry Mari 13/04/2024

5/10
Não curti muito, achei muito enrolado e doido, msm com 20 anos amo ler livros nesse estilo de diário, mas esse não conseguiu me prender, li tudo, mas me arrastando

Camila 29/09/2022

Uma garota nada convencional
Eu quis comprar esse livro porque há um tempo eu assisti o filme baseado e ainda que eu não me lembre muito, sei que gostei de assistir e de alguma forma me identifiquei com a Minnie.

Pois bem, achei muito bom o livro e também, em alguns aspectos, me identifiquei com a Minnie. Eu gosto de como esse livro é bem verdadeiro e fiel ao que a personagem está vivendo, mesmo que sejam atos consecutivos de quase autodestruição. A Minnie simplesmente parece não ligar muito para sua própria vida, ao passo em que está constantemente em busca de formas de ser validade e vista pelos outros. É bem nítido que ela projetou todos os seus medos e anseios em relacionamentos problemáticos e no abuso de drogas.

Mesmo se encontrando nessa espiral de atitudes aparentemente imorais e exalando um certo desvio de caratér, é inegável o quanto ela é uma personagem inteligente, criativa e talentosa em sua arte. Ler as páginas desse diário tão pessoal e acompanhar seu dia a dia, acabou por ser algo totalmente interessante e até bonito de ver, já que as ilustrações ao longo do livro dão um tom mais ameno para certas passagens.

Por fim, criei uma certa empatia pela Minnie e torci fortemente para que ela terminasse a história bem, na medida do possível. Certamente é uma personagem que vou pensar a respeito por muito tempo.

Cleiton.Allves 27/02/2022

Esquisito o tempo todo
Tava tão barato que eu trouxe junto com outros livros e quis logo lê-lo.
Sei lá, tinha tudo pra ser uma experiência interessante...
Fiquei indignado com a vida, triste e vazia, dessa menina. Tadinha!

@jaquepoesia 26/01/2022

Um livro que aborda a sexualidade feminina sem meias palavras: Diário De Uma Garota Normal de #phoebegloecker

📖Minnie é uma garota 15 anos que mora em São Francisco, ama desenhar (e pretende levar seus desenhos a sério e um dia trabalhar com isto) e resolve registrar sua adolescência de uma maneira bem ilustrada num diário. Seu relato da puberdade é bastante detalhado, e não deixa de fora todos os segredos que normalmente os jovens gostariam de esconder de todos.
Diferente da maioria das garotas dessa idade, Minnie não tem receios de abordar sua relação com o sexo, descrevendo detalhes dos encontros amorosos com o namorado de sua mãe, e seu enorme interesse por outros rapazes. Além disso discorre também sem medo sobre sua relação com as drogas.
Sem sutilezas ou romantismos o livro nos leva a ver o quão rebelde a jovem Minnie é, o que toma um ar quase mirabolante. Mas aos poucos percebemos que sim, Minnie é apenas uma garota normal, insegura com sua aparência, descobrindo o mundo (e apesar das suas experiências diferentes, digamos assim) tudo o que ela deseja é ser amada, seja por um homem ou por seus pais.

♀️Minnie da voz a um tema tratado como tabu que é a sexualidade feminina, da qual mau se fala, e quando se fala, é geralmente tratada por homens , ou mesmo por mulheres com certo receio. E um ponto bastante interessante na leitura, é a maneira como a adolescente nos mostra que o universo adulto pode ser mais cáustico que a própria adolescência, ou que talvez a adolescência só seja caótica justamente por ser essa passagem da infância para um universo de egoísmo e joguinhos ‘’adultos’’. Pois ficamos a pensar que apesar da personagem ser rebelde, o problema não está nela e sim no adulto que a assedia, na mãe alcoólatra e que se mantem distante, e no próprio contexto com a qual a juventude da época (1960) estava lidando.

Jujuormond 28/06/2021

o que eu achei
Gostei muto da dinâmica de misturar diário com quadrinhos, faz a leitura ser mais "leve", porém achei as histórias meio problemática por isso acabei abandonando.

Ana 28/11/2020

Diário de uma garota normal
Na minha opinião o livro romantizou demais a situação de abuso, mostrando claramente a síndrome de Estocolmo.

Hilary.Oliveira 29/07/2020

A Minnie, é uma adolescente de 15 anos, que relata tudo o que acontece na vida dela no diário. É muito legal você ler as coisas que ela pensa e que ela faz.

Ray 19/04/2019

Intrigante
De início tu te assusta com o conteúdo. Porém a curiosidade de saber como vai terminar , a intrigante vida de Minnie é o que te faz prosseguir na leitura. A qual percorre nas folhas de um diário, onde uma menina de 15 anos, sem papás na língua, relata seus maiores desejos e revela suas loucuras. Não leia esperando encontrar um conto de fadas. É a pura realidade de 45% da população.

Beta Oliveira 01/10/2018

Livros assim “desconfortáveis” ajudam a enxergar o mundo além do meu nariz ou da forma como gostaria que ele fosse – e muitos outros me satisfazem nesse aspecto. Livros assim lembram que todos carregam a própria cruz e que ela pode ficar mais leve ou mais pesada pela forma como a gente a enfrenta. Minnie termina o livro bem diferente da que inicia a jornada dizendo “Eu não me lembro de ter nascido”. E quem lê se despede da história pensando que nós nunca sabemos o que se esconde por trás do rótulo “normal” que damos aos outros. Às vezes, “normal” passa longe.

O texto completo está no Literatura de Mulherzinha.

site: http://livroaguacomacucar.blogspot.com/2018/09/cap-1512-diario-de-uma-garota-normal.html

Isabela | @readingwithbells 23/03/2018

Minnie, uma garota de 15 anos vai nos contar sua vida em seu diário.
Ela mora com a mãe Charlotte, que namora Monroe e gosta de beber e fumar na frente das filhas, sem se importar com mais nada. Gretel é sua irmã de 13 anos que não sai da frente da TV.
Nesse ambiente conturbado, ela começa a sentir coisas diferentes em seu corpo. Sua sexualidade está a flor da pele e ela explora tudo o que pode com Monroe (sim, o padrasto dela) e alguns colegas da escola.
Sua melhor amiga, Kimmie, também está explorando o próprio corpo e com ela, Minnie sente que pode ser ela mesma.
No decorrer das páginas, vamos embarcar junto em sua jornada de descobrimento, no mundo das drogas, em problemas realmente difíceis, amizades que não são bem amizades e sofrimento.

Nana Barcellos | @cantocultzineo 09/11/2017

Para todas as garotas que cresceram...
"Por favor, nunca leia isto, a não ser que eu já tenha morrido e, mesmo assim, não antes de vinte e cinco anos (ou mais) e partir de agora."

A permissão foi concedida - epa tenho vinte e oito anos - então, pude xeretar os fatos da adolescência de Minnie, tranquilamente. Ha! Bom, meu primeiro contato com essa história, foi com a adaptação indie lançada em 2015, protagonizada por Bel Powley - que está maravilhosa interpretando a Minnie -, Kristen Wiig e o mozi Alexander Skarsgård. Fiquei entorpecida com toda trajetória da Minnie porque enquanto eu assistia, foi como passasse um filme na mente, de coisas proibidas e impulsos que cometi durante a adolescência. Mesmo não fazendo algumas das coisas citadas aqui, eu conheci quem fez e por vivenciar bem de perto, acabou se tornando parte de mim, da minha história.

Diário de Uma Garota Normal é um livro adolescente para gente grande. As descobertas de Minnie se moldam em São Francisco na Califórnia, nos anos setenta. Iniciando seu diário, ainda com quinze anos - quase dezesseis -, ela nos relata sobre sua recente atração por Monroe, após uma noite bêbados em que ele a assedia e isso a deixa sexualmente curiosa. E então, ela não pretende manter em segredo para o mesmo que deseja transar com ele. Monroe é mais velho que Minnie e, namorado da mãe dela. Porém, o livro não é sobre o relacionamento entre eles, mas sim sobre como esse relacionamento abre a mente de Minnie para um mundo cheio de altos e baixos, até o amadurecimento.

Após perder a virgindade, Minnie se sente mais autoconfiante e isso gera novas atrações, amizades e aventuras em sua vida. Ela que não não valoriza suas qualidades físicas, agora interessa garotos populares, é convidada para festas e decide entrar de cabeça nesse novo mundo. É nítido como essa confiança se esvai em todos os momentos em que está com sua dita, melhor amiga, Kimmie. Sabe aquela amiga da adolescência que adorava ficar medindo feitos com você? Essa é a Kimmie. Quando Minnie conta que está com Monroe e perdeu a virgindade, Kimmie a cada hora surge com uma nova aventura sexual ou um conto mais cool e até demonstra interesse por Monroe também. A protagonista confessa que "não tá a fim de lidar com ela" ou coisas o tipo, em vários momentos da narrativa. Kimmie me lembrou demais uma amiguinha que eu tinha nessa fase. Além dela, Minnie também é amiga de Chuck, um rapaz com quem sempre frequenta shows, e nessas saídas com ele, é quando ela conhece Tabatha.

Tabatha é quem trás o resto do caos para a vida de Minnie. Apesar de gostar de Monroe, ela nunca se prende ao relacionamento - o tornando exclusivo - porque, é aquela coisa da fase, de querer viver tudo de uma vez. Quando ela conhece Tabatha, as coisas já não andam tão boas para os dois e Minnie, mesmo com avisos de alguns amigos, se joga de cabeça nesse novo relacionamento. O problema é que Tabatha é viciada e acaba introduzindo Minnie a esse mundo. Ela já convivia com drogas em casa, com as pessoas que a mãe recebia para festas. Mas, a situação se torna cada vez mais pesada e no fim, só depende de Minnie se libertar e escolher o caminho que seguir.

A vida escolar é um dos pontos mais atingidos com todas essas novas descobertas. Seu rendimento desmorona cada vez mais e acaba expulsa de algumas escolas. Apesar de ter sempre seu padrasto Pascal - ex da mãe que ela e a irmã consideram como figura paternal - a incentivando, lhe enviando cartas e demonstrando interesse por seu futuro, Minnie tem outros planos: ela deseja investir em seus desenhos e histórias. Ela é muito cultural, criativa, desenha, monta quadrinhos, escreve poemas e quando quer desabafar, escreve cartas em seu próprio diário. Em vários momentos da narrativa, dá vontade de sentar e trocar uma ideia com ela.

"Não podemos esperar ter uma relação tão perfeita com um ser humano. Seria pedir demais. Os seres humanos são naturalmente egoístas e não podem sacrificar por completo seu orgulho e seu ego e dar todo o seu coração e sua alma a outro ser humano."

É visível o quanto Phoebe Gloeckner se colocou na personagem nesse coming-of-age. Pesquisando sobre ela, a gente encontra várias coisas em comum com Minnie, como a mãe que trabalhava numa biblioteca e alguns fatos sobre a época que se mudaram para São Francisco. Ela define suas histórias como semi-biográficas. Phoebe, que também é cartunista, constrói uma narrativa polêmica e madura. Um universo real e livre de clichês que em alguns momentos, nos deixam chocados e/ou incomodam. É uma leitura que realmente de tira da zona de conforto.

Nenhum personagem nesse livro é perfeito - talvez o gatinho Domino e a irmã mais nova -, todos têm suas qualidades e defeitos, e essa dualidade, deixa toda narrativa ainda mais interessante, pois é difícil saber qual será o próximo passo ou decisão de Minnie e os que a rodeiam. Posso citar Charlotte, a mãe de Minnie, que óbvio, ficamos ansiosos por sua reação ao descobrir o que a filha anda aprontando e a autora, nos deixa várias dicas, pelo comportamento dela e o passado da personagem. E não posso deixar de comentar sobre a quantidade de personagens masculinos que interagem com Minnie - de maneira positiva e negativa - e que toda mulher, certamente, irá reconhecer uma parte do comportamento de cada um deles, com os que já conheceu ou conhece.

O enredo é cheio de referências musicais, poéticas, dentre outras coisas que estavam super em alta na época. O que eu gostei mesmo, foi o alvoroço com Rocky Horror Picture Show - que estreou em 1975 - e fiquei imaginando os adolescentes da época, fantasiados e surtados com a produção. Apesar que, a autora nos leva a uma parte difícil, usando o encontro de fãs - é quando Minnie conhece Tabatha - e parece que o lugar não era tão bem visto.

A edição está incrível! Você se sente, realmente, lendo um diário e as páginas repletas de ilustrações, só acrescentam ainda mais. Os quadrinhos de Minnie estão por toda parte - alguns mais adultos - de tom erótico, e bem inteligentes. Gostei muito da ilustração da protagonista, com traços rústicos, sem idealização de perfeição. Trabalho lindo com a capa e arte, de uma das ilustrações que compõe o livro.

"Eu nunca soube o que é ter alguém que realmente me amasse. Ter alguém que me ame é o que eu sempre quis, acho, alguém que me ame aconteça o que acontecer e que me deixe saber, disso, alguém que eu poderia amar...Eu gostaria de saber como receber amor livremente."

site: http://cantocultzineo.blogspot.com.br/2017/11/livro-diario-de-uma-garota-normal.html
jaqueackles 10/11/2017minha estante
Caramba fiquei curiosa, gostei do enredo. Ótima resenha mana ???

Nana Barcellos | @cantocultzineo 10/11/2017minha estante
Obrigada mana, fico feliz que curtiu s2

cotonho72 10/03/2017

Interessante!
Minnie Goetze é uma garota de 15 anos que vive com a sua mãe e sua irmã Gretel na cidade de São Francisco, no ano de 1970, na Clay Street, em um bairro chamado Laurel Heights. Sua mãe vive saindo com homens diferentes, bebe demais, fuma e usa drogas, tudo isso na frente das filhas. Gretel, sua irmã, tem apenas treze anos e vive no seu quarto comendo e assistindo televisão. O namorado da sua mãe se chama Monroe Rutherford, e também gosta de beber, numa determinada noite ele deixou a Minnie provar um pouco de vinho, sua mãe e sua irmã tinha ido dormir e logo ela ficou bêbada, desta maneira Monroe começou assedia-la, mas ela achou aquilo inofensivo. Mas algumas noites depois, sua mãe não quis ir com ele em uma casa noturna e sugeriu que Minnie fosse com ele, assim acabaram ficando bêbados novamente e Monroe assim começa a ter liberdade com ela e começa a passar a mão nas partes do seu corpo.
Não demorou muitos dias para que Monroe conseguisse o que queria, Minnie falta na escola e ambos vão para a casa dele depois de terem bebido cerveja num estabelecimento, com ela alcoolizada decidem transar e assim ela perde a virgindade com ele. Ela acaba se apaixonando por Monroe, mas não pode estar todos os dias com ele, por ter descoberto o prazer no sexo acaba ficando com outros garotos de forma descontrolada, ao mesmo tempo em que sai com o Monroe, desta maneira o passar dos dias da Minnie só pioram e com pensamentos conflitantes acaba se envolvendo com pessoas ruins e que se aproveitam da sua inocência, assim sua adolescência vai sendo destruída aos poucos e a depressão é questão de tempo.
A autora Phoebe Gloeckner consegue de uma maneira nua e crua retratar a realidade de muitas garotas adolescentes, que acham que são independentes e decididas, mas que na verdade são ingênuas, em certos momentos vemos como se a Minnie fosse culpada e todos os atos de sua responsabilidade, mas sabemos que para sua idade o amadurecimento e compreensão estão bem longe, ainda mais no ambiente nada familiar em que ela vivia, sem pai e com uma mãe que não dava exemplo de nada, tudo fica mais difícil. O único que parece se preocupar com Minnie e sua irmã Gretel é o seu padrasto, que ela conheceu quando tinha 4 anos de idade e que agora só conversam por cartas, mas isso não lhe ajuda muito.
A leitura é bem envolvente e não é vulgar, o livro tem muitas ilustrações, mas são bem explicitas, apesar de toda a arte gráfica estar no contexto da história.
Um livro forte que abordar assuntos importantes como família, amor, amizade, drogas, alcoolismo, descoberta da sexualidade, abuso sexual e a adolescência.

site: http://devoradordeletras.blogspot.com.br

Pri 15/11/2016

{Resenha} Diário de uma garota normal - Blog As Meninas que leem livros
Então. Eu não fui uma adolescente normal, se a Minnie for o exemplo de uma adolescente normal.

Calma, vou explicar direitinho!

Minnie é uma menina aparentemente doce, numa fase muito atribulada de sua vida: ela não gosta muito da escola, seus pais são separados e ela raramente vê o pai. Sua mãe se envolve com muitos homens, usa drogas e bebe demais, isso tudo dentro de casa. Ela não tem muita afinidade com a irmã mais nova, são praticamente estranhas (embora em alguns momentos, Gretel mostre preocupação com Minnie, não vemos uma recíproca real).

Um dos amantes de sua mãe vive dando bebida alcoólica para Minnie que está com os hormônios à flor da pele e não é muito difícil imaginar o que acontece entre eles, né? Confusa com seus sentimentos, ela vai caindo cada vez mais num momento de letargia e autodestruição.
[...]
Continue lendo no blog!

site: http://www.asmeninasqueleemlivros.com/2015/12/diario-de-uma-garota-normal.html