A Presença Ignorada de Deus

A Presença Ignorada de Deus Viktor Frankl

Resenhas - A Presença Ignorada de Deus

Vy Gllenda 02/01/2023

O inconsciente espiritual
"Todo ser humano tem uma inclinação a religião" essa é uma das principais ideias defendidas por Frankl ao introduzir através dessa obra o conceito de: inconsciente espiritual.
Esse livro é basicamente uma crítica a abordagem psicanalítica, em especial a ideia de inconsciente introduzida por Freud, ao decorrer da leitura, vemos Frank abordar os conceitos da psicanálise, questionando-os. Além disso, o autor apresenta como a logoterapia percebe a religião e a teologia e como esses conceitos dialogam.
A única ressalva é que para se compreender a leitura é necessário conhecer os conceitos da psicanálise, pois são bastante utilizados na exposição das ideias do autor, em suma é um ótimo livro para quem deseja conhecer mais das ideias de Frankl.

Danilo546 12/07/2021

Livro MUITO bom! É bastante consolador encontrar dentro da Psicologia uma abordagem com enfoque tão sobrenatural e até bonito, eu diria! A Logoterapia é realmente necessária para os nossos tempos e merece ser cada vez mais difundida entre as pessoas.
Quanto ao livro em si, gostei bastante. Ele é mais simples de entender (para quem não é da área da Psicologia) do que o ?Em busca de sentido?, livro mais famoso do Frankl (pelo menos eu achei). Tenho uma única ressalva quando ele coloca todas as religiões no mesmo barco, mas eu entendo o porque dele ter feito isso e não acho que isso diminui o valor da obra.
Recomendo BASTANTE a leitura!

Pâmela Cristina 11/08/2022

Viktor Frankl é conhecido como o teórico precursor da logoterapia, ou a terapia do sentido. Nesta obra ele esmiúça seu trabalho voltando ao relacionamento do ser humanos com a espiritualidade inerente ao seu ser. É interessante que, apesar do titulo e ser de ser evidente sua religião, o autor deixa claro que qualquer terapeuta deve ser claro quando a liberdade do individuo de expressar sua espiritualidade e a importância (curativa) de lidar com esta dimensão refletir sobre o sentido maior de tudo isso.

Marcella.Pimenta 28/01/2023

A vontade reprimida por Deus
Frankl defende que o homem tem um desejo espiritual (diferente de Freud, que aborda os impulsos sexuais), ainda que reprimido, ou seja, uma vontade inerente de se conectar com o transcendente, de buscar um sentido além de si mesmo.

Ele cita casos de pacientes, incluindo sonhos deles, e considera que o homem não é apenas corpo e mente, mas também espírito.

O livro é voltado para estudantes e profissionais de psicologia, já que, em boa parte, o autor se refere a linhas de pensamento da psicanálise e a termos cunhados por Freud, como id e superego. Um leigo como eu vai achar enfadonha e quase incompreensível essa parte técnica.

No geral, é bom ver que tem uma corrente psicológica (logoterapia) que enxerga o indivíduo em sua inteireza, não como mera máquina.

@PinkLemonade 21/08/2020

Para os que desejam conhecer a escola de psicologia da Logosterapia
Victor Frankl é conhecido por ter sobrevivido aos campos de concentração ao mesmo tempo que perdeu boa parte de seus entes queridos. Após a guerra ele desenvolve a logosterapia, uma escola de psicologia que busca dar sentido a vida humana como o remédio para o sentimento generalizado de "falta de sentido" do homem do século XX.
Em "A presença ignorada de Deus" o autor procura demonstrar que o homem busca o metafísico (Deus em sentido amplo) e que a supressão de Deus do inconsciente leva necessariamente a um desespero existencial.

A leitura não é tão simples, talvez seja mais "fácil" para os acadêmicos de psicologia.
Para leigos, como eu, talvez seja mais recomendável a releitura da obra juntamente com outros livros do autor para complementar o pensamento.

Edgar 02/03/2022

O livro está comigo desde 1998, e apesar da primeira leitura ser de 2000, só recentemente - agosto/2016 – foi compreendido e lido completamente. Algo no título, ou na ideia do texto, chamou minha atenção, mas parece que foi necessário todo esse tempo para despertar as condições em que a leitura do mesmo fosse proveitosa: digamos que “o tempo chegou”.
Frankl fundou uma terceira escola vienense de psicoterapia, a assim chamada ‘logoterapia’, reconhecida internacionalmente. Neste livro mosta como o ser humano não é tão somente movido por impulsos inconscientes, como afirma Freud, mas também manifesta uma espiritualidade inconsciente. Frankl comprova sua teoria, recorrendo à consciência moral e à interpretação de sonhos e corrobora sua argumentação através de casos ocorridos na sua própria prática terapêutica. Empiricamente o autor mostra ao leitor como há no ser humano uma religiosidade e relação com Deus a nível inconsciente. Define esta situação como a ‘presença ignorada de Deus’.

Marina 15/06/2023

A presença ignorada de Deus
Para quem não entende nada de conceitos de psicologia, a princípio , é um livro difícil de ler. Para lá dá metade do livro (é um livro pequeno, 115 páginas) a leitura se torna mais fluida.

Encontrar o sentido da vida dentro desse caos em que estamos vivendo é um desafio, discernir o que é importante do que não é, o que é essencial do que não é, Encontrar o que tem sentido e o que não tem, fazer escolhas e se responsabizar por elas e por seus resultados.

"Minha vida foi um monumento, disse o professor aos estudantes no auditório, portanto, minha vida não foi em vão." Sra. Kotek.

Thatha 19/12/2023

Exige dedicação e curiosidade: riqueza das discussões
Neste livro ( que advém da tese de Doutorado de Viktor Frankl em Filosofia ), encontramos a partir de uma visão original do psiquiatra austríaco, a discussão sobre temas como a religiosidade, por exemplo; e intrigantes termos como o "inconsciente espiritual".

Trata-se de um livro de não muitas páginas, mas que exige de nós leitores dedicação na leitura ( provavelmente necessitando de mais de uma leitura por capítulo ) e curiosidade investigativa (sobretudo para buscar fontes extra livro necessárias para uma boa compreensão dele).

Com dedicação a leitura e curiosidade investigativa, creio que é possível ter uma excelente experiência com este livro.

PS. : Se tiver pessoas com quem trocar experiências, compreensões e dúvidas sobre a leitura deste livro, o processo de leitura dele fica ainda mais enriquecido.

Emilio 19/06/2019

Trechos
"O ser humano propriamente dito manifesta-se onde não houver um id a impulsioná-lo, mas onde houver um eu que decide".

"É justamente esta vontade de sentido que hoje se encontra amplamente frustrada. Cada vez mais o ser humano moderno é acometido de uma sensação de falta de sentido, que geralmente vem acompanhada de uma sensação de 'vazio interior', aquilo que descrevi e denominei de 'vazio existencial' Manifesta-se principalmente através de tédio e indiferença. Neste sentido, o tédio representa uma perda de interesse pelo mundo, enquanto a indiferença significa uma falta de iniciativa para melhorar algo no mundo."

Eros 06/03/2022

Um livro técnico.
Se você, como eu, leu o livro "Em Busca de Sentido", em que Viktor Frankl conta sua experiência nos campos de concentrações nazistas e a partir daí cria a Logoterapia, e adquire esse livro pelo seu atraente título, esperando encontrar um Viktor explorando um Deus imanente em todos... você terá uma decepção! "A Presença Ignorada de Deus" é um livro que explora como a religião e o entendimento particular de um Deus transforma e dá sentido à vida das pessoas, mas (sempre tem um "mas") ele escreve isso para os profissionais da Logoterapia, empregando uma imensidão de conceitos técnicos da psicologia e da filosofia, justamente por estar escrevendo para os seus. O resultado é uma leitura pesada e prolixa aos simples mortais (eu!). Contudo, foi possível extrair algo do brilhantismo desse iluminado Frankl, que consegue ser agradável no alto de seu conhecimento técnico, e testemunhar que não importa o quão materialista você é, porque o sentido da vida se acha em algo subjetivo em suas conquistas materiais. Eu deveria escrever Algo Subjetivo em maiúsculas? Melhor!

Maikom.Abreu 03/03/2023

Logoterapia
Frankl trouxe grandes contribuições ao pensamento psicológico, sobre o ser humano, e que podem e devem ser explorados por aqueles que estudam psicologia, mesmo que seja ?apenas? para contextualizar, servir de referência e repertório. Esse livro específico, vale a pena ser relido.

Vinícius 22/09/2023

A psicoterapia é a religião
"A religiosidade, conforme já dissenos, só é genuína quando existencial, quando a pessoa não é impelida para ela, mas se decide por ela. À religiosidade verdadeira, para que seja existencial, deve ser dado o tempo necessário para que possa brotar espontaneamente."

Bbel 05/01/2015

O conteúdo é excelente, mas a leitura é um pouco repetitiva e cansativa. Ainda assim, ajuda a compreender alguns preceitos importantes da logoterapia.

Sara.Marques300 19/02/2024

Conclusão final
A obra realiza uma síntese abrangente dos pilares fundamentais da teoria de Viktor Frankl, abordando desde a premissa essencial de que a vida possui um sentido e que cabe ao homem encontrar, até as formas possíveis de se encontrar e concretizar sentido.

Explora a contribuição de Frankl à psicologia, ao incorporar discussões sobre religião, religiosidade e espiritualidade, temas que enriquecem o entendimento sobre a complexidade do ser humano.

Ao longo da leitura, realizei anotações e observações críticas que enriquecem a compreensão dos temas abordados. Recomendo a consulta direta aos comentários que elaborei no decorrer da leitura. Essas notas proporcionam insights adicionais e refletem sobre as nuances e implicações das ideias discutidas.

O acesso a esses comentários é possível a todos? Não sei hahaha