Derby Girl

Derby Girl Shauna Cross

Resenhas - Derby Girl

1 | 2 | 3 | 4

Giovanna 10/02/2024

Não namore caras de banda!
Eu sinto que Derby Girl é um daqueles filmes que reprisam uma 500 vezes na Sessão da Tarde e você vê muito quando é criança e acha um máximo. (EU ACHEI UM MÁXIMO!)

Esse livro reúne todo o clichê da virada dos anos 2000/2010. A nossa protagonista é a Bliss: Não muito inteligente, nem burra. Não é popular, nem tão bonita. E de alguma forma ela só quer aproveitar essa parte legal da adolescência se libertando da sua pobre e clássica vida de menina branca com sua melhor amiga. (PURO SUCO DE FILME SESSÃO DA TARDE!)

Então, durante todo o livro ela se rebela fazendo tudo o que sempre quis: ser boa em alguma coisa, namorar, crescer e namorar. Mas no meio disso tudo tem muita comédia, drama adolescente, coração partido, briguinha de melhores amigas pra sempre, muito tapa na cara e no final uma bela lição de moral.

Da metade do livro eu já sabia o que ia rolar? Já! Mas não deixou de ser muito bom e nostálgico. Então se cê curte essa vibe Filme-que-passa-na-globo-com-muita-aventura-e-comédia-das-15h, leia Derby Girl e volte uns 10 anos no tempo.

Isaias 19/07/2023

Admito que demorei a pegar o ritmo desse livro pois não me interesso sobre essa temática, e mesmo sendo curto ele ficou massivo em alguns momentos. Provavelmente pq me irritei com a Bliss mas relevei porque no final do dia ela é só mais uma adolescente tentando fazer a vida fluir. Me senti vendo um filme da sessão da tarde (que provavelmente é pois tem um filme) e dei boas gargalhadas com a Pash!

Carolinasantos 02/06/2023

Um bom livro, envolvente, capítulos curtos e leitura fluida. Um livro sobre uma garota que está descobrindo que ela é.

aissa.figueira 08/01/2023

virou meu lema não se envolver com músicos ou garotos de banda, a personagem principal é ainda uma das minhas favs, e o conceito de amizade dela junto com o espírito esportivo, é algo que me apaixono toda vez que leio

Alexis.Sodre 25/12/2022

Gostei bastante do livro e do tema. A Bliss como protagonista me estressou um pouco, como todo adolescente haha mas no geral foi bacana acompanhar a trajetória dela. Só não gostei muito do final, achei meio corrido.

neptune 01/09/2022

omg she's not like other girls
bem clichezao da garota diferente de cidade pequena mas um clichê bom. uma leitura leve e divertida para quando se está com a cabeça cheia!

Tais 21/12/2021

Muito bom!
Capítulos curtos, história rápida, acontecimentos diferentes e interessantes, com certeza uma ótima leitura para um fim de semana. Em momento algum o livro se torna chato ou entendiante, é bem divertido e os personagens são bem legais. Recomendo!

Liv 11/11/2021

é rápida e não é perfeita. com certeza tem muito pouco roller derby pro que o nome sugere. mas ainda é legal.

Maíra Alves 11/04/2021

Da série: Filmes que não tem nada a ver com os Livros #1
Depois de assistir Whip It (2009) pela centésima vez, percebi que precisava dar uma chance pro livro que inspirou o filme.

Confesso que adiei a leitura desse livro (por tipo uns 10 anos) com medo de ler e me decepcionar com a adaptação e consequentemente estragar o meu filme favorito para todo sempre.

De início, preciso dizer que entre o reler livro ou rever o filme, eu fico com o filme. Nada contra o livro, só que no filme tem a Kristen Wiig e tudo que tem a Kristen Wiig se torna a melhor coisa do mundo pra mim.

O livro é curtinho e o enredo do filme até que se mantém fiel a narrativa do livro. Porém, como toda adaptação para o cinema, algumas mudanças foram necessárias para o desenrolar do filme, mas principalmente para desenvolver melhor as personagens que no livro só são citadas por nome.

A maior diferença entre filme e livro fica por conta da própria protagonista. Eu nunca imaginaria que a Bliss Cavendar (do livro) teria a personalidade tão diferente da sua homônima no filme. Não que seja algo ruim, mas se você ler o livro depois de ver o filme, ou o contrário (ver o filme depois de ler o livro) vai se surpreender, talvez até se decepcionar, com todas mudanças que fizeram na personalidade da protagonista.

Dito isto, quero dizer que a Malice (no livro) e Maggie Mayhem (no filme) é a melhor e maior personagem e não aceito opiniões contrárias.

fim.

Cameline 29/06/2020

Posso resumir o livro a: Garota rebelde e amadurecimento, mas também não muito...

anna catarina 14/06/2018

Gostei.
No começo achei estranho, falta de costume com esse tipo de leitura (adolescente rebelde), mas com o desenrolar da história comecei a gostar. Uma leitura agradável.

Giovana | Blog Dei um Jeito 02/04/2018

Resenha no instagram @blogdeiumjeito
Bliss mora num projeto de fim de mundo, uma cidadezinha no interior do Texas e é herdeira de um legado: sua mãe e sua vó foram Miss Bluebonnet, sendo que a sua mãe a enfia em vários concursos de beleza, sendo que claramente a jovem não leva jeito e elas só trazem para casa um certificado de participação.

A jovem é mais indie rock e só a melhor amiga dela também é estilosa e manja mais desse mundo que garimpa nos brechós e lojas de discos, numa ida à Austin, Bliss encontra sua paixão: o Derby Roller, em que garotas competem de patins.

O livro é bem curtinho e transportando pros dias de hoje (o livro é do ano da glória do MySpace) parece que foi narrado por alguém contando uma história pelo áudio do Whatsapp, de ser tão direto e bem gente como a gente.

O charmoso da história é todo o lado do Derby, que senti daqui como as personagens se sentem maravilhosas, inclusive quem pode me dar um patins?

E eu não me canso de rir do clichê do carinha de banda canalha que aparece nos livros. Já a redenção dos pais chatos só teria funcionado melhor para mim se tivesse mostrado mais um pouco do pai da garota na história, eles quase não tem uma relação e são mega parecidos!

site: https://www.instagram.com/p/BhEk53qgy28/

Mari 08/01/2017

“Derby Girl”, por Shauna Cross
Há uns 8 ou 6 anos atrás foi a primeira vez que ouvi falar de Derby Girl no blog Garota It… que nem existe mais! – aqui faço um parêntesis pra quem não é dessa época da blogosfera literária: esse era o blog da Pãm Gonçalves, que hoje é uma das maiores booktoubers do Brasil! Isso foi bem naquela época de começo da minha adolescência em que eu lia muitos livros da Galera Record!

Eu sempre quis ler Derby Girl porque o livro põe em foco o esporte Roller Derby. Mas afinal, o que é Roller Derby? É um esporte sobre patins que "é praticado em uma pista oval, cada time com cinco jogadoras. Uma dessas jogadoras é a atacante e as outras quatro bloqueadoras. O objetivo é a atacante dar o maior número de voltas na pista, ultrapassando o maior número de adversárias e marcando pontos para a sua equipe". (FIGUEIRA apud OLIVEIRA, 2014).

No Brasil, o esporte é pouco conhecido… Recomendo que deem uma olhada na página do Roller Derby Brasil e na página do Brasileirão de Roller Derby – inclusive, uma das minhas metas para 2017 é ir a uma partida! Ah, e também tem o grupo Roller Derby – USP pra quem for estudante do Uspício! :P

Enfim, em 2016 eu finalmente tive a oportunidade de ler o livro porque, passeando pela 24ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo com a minha amiga Jéssica Maria, encontrei Derby Girl em uma banquinha e claro, era agora ou nunca: comprei o livro!

Vocês podem perceber que tinha uma expectativa quanto a este livro, mas antes de contar se o livro atendeu às minhas expectativas ou não, vou contar um pouco da sinopse para vocês!

Derby Girl é narrado em primeira pessoa pela protagonista Bliss Cavendar: uma adolescente de 16 anos, fã de indie rock e que vive na cidade de Bodeen, localizada no interior do Texas (EUA). A mãe de Bliss é viciada em concursos de beleza e o seu sonho é que Bliss também leve a coroa de Miss Bodeen, mantendo o legado da família: tanto a mãe quanto a avô de Bliss já foram coradas Miss Bodeen. Entretanto, Bliss não se enquadra nenhum pouco no esteriótipo de Miss. Ela se sente sufocada nesse ambiente e não vê a hora de dar o fora dessa cidadezinha do Texas.

Um dia, fazendo compras com a mãe, Bliss vê um panfleto sobre Roller Derby e ela não tem dúvida: deve ir assistir a uma partida acompanhada da melhor amiga, Pash! A partir daí a vida de Bliss muda completamente e passa ela a levar uma vida dupla: ora a futura Miss Bodeen, ora Babe Ruthless, a melhor atacante dessa temporada de Roller Derby.

O campeonato acontece na capital do Texas, Austin. É nessa cidade também que acontece o Festival SXSW (South by Southwest Conference & Festivals), o qual é citado brevemente em Derby Girl. Vou comentar mais sobre este festival na resenha de Mas Você Vai Sozinha? da Gaía Passarelli.

Bom, mas voltando à Derby Girl, infelizmente o livro não correspondeu às minhas expectativas. Pra começar, a Bliss é uma protagonista chata, muito mimada… faz tudo do jeito que quer e está sempre desobedecendo os pais. Inclusive, esse jeito de ser da Bliss acabando prejudicando a amizade dela com a Pash. Eu entendo que Bliss é uma adolescente buscando conhecer a si própria e achar o seu lugar no mundo, mas talvez a autora pudesse ter dado uma personalidade mais agradável à protagonista. Acho que de tanto a personagem ficar reclamando da vida, o livro ficou meio chato lá pela metade e eu parei de ler por um tempo, por isso só terminar agora começo de 2017.

E sobre o “crush” de Bliss, é fato que senti empatia por ela devido ao que aconteceu… A adolescência faz com que façamos coisas pelas quais nos arrependemos depois, e, infelizmente, não há volta. Mas depois da tempestade, vem o sol!

Quanto à narrativa, é muito breve. Os capítulos são curtos, não têm mais de quatro páginas. Por um lado, isso é bom porque a leitura é rápida, mas por outro é ruim, pois cenas como o desfecho acontecem tão veloz que não parecem verossímeis. Talvez isso aconteça porque a autora, Shauna Cross, é, na verdade, roteirista. Acho que aquilo que ela escreveu ficou muito melhor no filme baseado em Derby Girl, intitulado Whip It (Garota Fantástica) de 2009. É o primeiro filme dirigido pela Drew Berrymore e a Bliss é interpretada pela Ellen Page (a mesma atriz de “Juno” ♥). Confira o trailer abaixo:

[trailer de "Whip It"]

Apesar das falhas da narrativa, ao final da leitura passei a gostar mais da Bliss, porque ela aprendeu com os erros e a ver o Roller Derby como uma forma de emponderamento feminino: uma saída dos fúteis concursos de beleza que a mãe de Bliss insistia que ela participasse. É também uma fuga desse esteriótipo de que as mulheres tem que ser perfeitas, o que é ilustrado pelo gif abaixo! hehehe

[gif da menina toda arrumada pulando na lama]

site: http://lereconhecer.blogspot.com.br/2017/01/derby-girl-por-shauna-cross-resenha.html

Katia 04/08/2015

Resenha | Derby Girl (Whip it) – Shauna Cross
Recentemente, li Derby Girl, de Shauna Cross e amei! Tem um tema não tão comum, Roller Derby. Vemos também dilemas de adolescente, último ano na escola e tudo o mais.

Para quem não conhece, Roller Derby é um esporte no qual duas equipes disputam sobre uma pista oval ou reta, consistindo numa corrida, dessa forma, a equipe que conseguir ultrapassar a outra, marca mais pontos e vence. Tudo isso com muito contato físico e sobre patins.

E é esse o esporte praticado pela personagem Bliss Cavendar, uma garota de 16 anos um tanto engraçada, por seu jeito irônico, e excêntrica, amante do estilo indie-rock, mora em Bodeen, uma cidade do interior do Texas.

Em contraste com todo esse estilo de garota rebelde, sua mãe, Brooke, é viciada em concursos de beleza e tem como sonho ver sua filha seguir seus passos e vencer o concurso da cidade, mas para Bliss isso está totalmente fora de cogitação; odeia vestir rosa e participar de concursos de beleza.

Como sabemos, cidades pequenas sempre são pacatas e com poucas opções de entretenimento, e essa era uma das maiores raivas de Bliss: a falta de opção em Bodeen. Em uma de suas visitas a Austin, uma cidade vizinha, Bliss conhece um grupo de Rolly Derby praticado por garotas e ao assistir uma partida ficou encantada.

Desse dia em diante, a vida de Bliss se torna agitada e emocionante. Ela entra para o grupo das Hurl Scouts, hematomas e machucados viram parte de sua rotina.

Bliss finalmente consegue o que queria, apesar de ser tudo às escondidas, conhece pessoas novas e até um garoto que balança seu coração, mas não se engane, romance meloso não é o tema desse livro, está além disso.

” … sei que sou sarcástica e defensiva, faço piada de tudo e sou altamente resistente a qualquer coisa que lembre remotamente baboseiras sentimentais, mas mesmo assim estou lhe dando meu coração todo porque estar com você é estar em casa, e sei que não vai parti-lo.”

A história é contada de uma forma que parece que estamos vivendo tudo aquilo com ela, dei altas gargalhadas com essa garota turrona, cheia de conflitos. Gostei muito da leitura. O livro é fininho então é perfeito para uma tarde de sábado.

O livro também inspirou um filme, Whip it (Garota Fantástica), dirigido pela querida Drew Barrymore e protagonizado pela Ellen Page, que não poderia ficar melhor no papel de Bliss, super amei o filme, bem fiel à história, com algumas mudanças mas que não perdeu a essência do livro.

Espero que tenham gostado e até a próxima :D

site: http://naomecondene.com.br/resenha-derby-girl-whip-shauna-cross/

1 | 2 | 3 | 4