Alice no País das Armadilhas

Resenhas - Alice no país das armadilhas

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Bianca2110 26/01/2024

Alice e o apocalipse
Alice no país das armadilhas é uma história pós apocalipse que usa o conto de Alice no país das maravilhas como um tipo de referência, até mesmo inspiração para certos acontecimentos, mas, diferente do que pensei, não é uma paródia.

Achei bastante interessante e a escrita prende bem o leitor, além de ser de um autor indiano, mudando um pouco de cenário de Estados Unidos para os "País das Armadilhas" situado em Nova Deli, na Índia.

Gostei muito de todo o contexto sociopolitico abordado e a visão de uma garota que nasceu já no fim do mundo e desconhecia o mundo moderno, diferente dos pais ou dos mais velhos que ainda tem vivio esse acontecimento.

O único ponto negativo é que *spoiler* colocam os chineses como vilões, como todos os responsáveis, então acaba sendo um pouco xenofóbico com isso.

Como é o primeiro livro de uma possível triologia, ainda tem muito ponto solto, que se espera ser preenchidos na continuação. Mas foi uma excelente aventura, empolgante e cheia de combate.

Belle_belk 13/01/2024

Terminei agora e tipo, QUE PLOT BOMM
Se vc está esperando uma simples reescrita de Alice no país das maravilhas vc está no lugar errado, o livro aborda muitos temas que são interessantes e bom de ser apurados e simplesmente a história te deixa tão fixado q vc não consegue parar de ler
Um ponto negativo assim é que EU achei um pouco xenofóbico com relação aos chineses e eles passam um pano para os EUA entt essa parte é chata, mas fora isso a história é boa sim

Anjuf 01/12/2023

A maior armadilha é esse livro
Comecei o livro achando que seria uma leitura emocionante e que não iria deixar eu dormir, e foi... nos primeiros capítulos. a ideia dessa releitura de alice é um país das maravilhas completamente distópico e apocalíptico, tentando manter a genialidade dos personagens originais. a apresentação do universo é incrível e encantadora, mas é só isso mesmo

a partir do capítulo 5, já começa a ficar algo bem chato. muita coisa acontece e muita gente é introduzida, mas você não consegue ligar nem pros acontecimentos e nem pras pessoas que estão morrendo. tirando o final, o livro todo é bastante previsível e chato, de forma que eu só conseguia pensar na sensação boa que eu ia ter quando terminasse. não queria dizer isso, mas não recomendo de jeito nenhum

AiedailGuine 27/10/2023

Alice no País das Armadilhas é uma história sobre resistência, luta, revolução e liderança. E tudo isso temperado com um gostinho de apocalipse zumbi.
Eu adorei

Lucas1877 17/10/2023

No país das ganâncias
Um misto de emoções, por um lado o sentimento de que seguir em frente sempre parece ser a melhor opção, por outro, a dura realidade de um mundo em guerra, que não importa o quanto pareça que a paz pode retornar, a crueldade humana sempre ressurge e lhe mostra a verdadeira essência humana de ganância e destruição em busca de um único objetivo: Poder. Me encantou esse elemento de realidade que é justamente o que se vê nos dias de hoje, nunca haverá tranquilidade em conflitos entre humanos, as perdas que Alice sofreu em mais de uma vez, e com milhares de pessoas demonstra o quanto a guerra muda uma pessoa, de uma garota de olhar brilhoso e vivo, para uma garota pálida, sem brilho e fria, que sofreu as consequências dessas disputas. Apesar de tudo, a vontade da mesma em buscar paz para seu povo não foi barrada por esses elementos, demonstra que por mais perdido que pareça, desistir e se deixar levar pelo pior não serão nunca a única opção.

Ju 12/10/2023

É legalizinho, um livro do para passar o tempo e não ter que prestar muita atenção na história.

Mimis 25/09/2023

Viajado
Que livro chato, me obriguei a terminar de ler. Queria ter gostado, a premissa é boa, mas simplesmente é só batalha, só isso, e não fundamentou nada, bem vazio.

ANDER CELES 24/09/2023

Desses livros que usam um título que nada dizem da história
Qual é a primeira expectativa quando vc lê um livro com esse título e com a premissa de que a menina segue um "coelho" através de um buraco? Que pelo menos a obra original irá influenciar muitas coisas por aqui, não é? Pois é...desse título do Brasil, só "armadilha" tem um sentido, não o que a editora queria, com certeza, mas outro. Porque esse livro é uma verdadeira armadilha para quem pensa que vai ser algum tipo de releitura da obra original. Não tem nada a ver. Poderia se chamar qualquer coisa, que não faria sentido.

Dito isso, a premissa da história até é legal. Um mundo pós apocalíptico (eu adoro), um monte de mortos vivos, poucas cidades restaram e uma conspiração e inversão de papéis sobre quem é o vilão aqui nesse mundo, já que, logo no começo da leitura, fica claro que os mortos-vivos não são o problema aqui, mas os humanos. Beleza, isso é legal, né? Se desenvolvido direito.

Por exemplo, a gente tem aqui uma personagem que poderia ser muuuito bem trabalhada, a Rainha. Ela é a personagem, de longe, mais interessante. Mas é tão mal aproveitada. É uma pena. Acho que no terceiro livro da série, é focado nela. Pena que não lerei...

Falando sobre personagens, vamos pra protagonista. Ela até começa sendo uma personagem interessante, apesar de terem escolhido uma menina branca, de cabelos louros, pra ser protagonista na Índia. Gente, por qual motivo isso foi decidido? Por que não uma indiana? Aí vc pode falar que é pq na capa do livro da Rainha tinha uma Alice loura. Desculpa, mas a versão que eu tenho de Alice no País das Maravilhas é de uma menina de cabelos pretos. Então, não seria obrigatório que fosse desse jeito. Na verdade, só uma desculpa pra colocar uma branca no papel de protagonista quando isso não faz sentido nenhum. Mas ao longo da história, fui achando ela tão chata. Ela é uma menina de 15 anos que, de repente, tá organizando uma resistência contra um governo armado até os dentes. Claro que muita coisa dá errado (isso pelo menos é plausível), mas ela simplesmente vai. E acho ela tão sem sal. Os outros personagens seguem na mesma, tão plásticos, tão artificiais.

Pegando carona no fato da protagonista ser uma branca na Índia, no livro o "inimigo" é ninguém mais, ninguém menos que o governo chinês. Eu me senti desconfortável em alguns momentos, porque o livro trabalha com essa ideia de que o governo chinês faria de tudo (inclusive lançar um vírus mortal pelo mundo) só pra prejudicar os Estados Unidos. Sabe, esse negócio de transformar um país, que já é muitas vezes vítima de teoria da conspiração, em vilão nesse livro, não me passa uma mensagem muito boa. Beira, só beira, a xenofobia.

Até um momento da história, eu até tava me entretendo, quando a narrativa ficava em diálogos sobre o que tinha acontecido, sobre esse novo mundo. Mas a partir de um momento ficou só cena de ação, e não muito bem escrita. E cenas meio previsíveis. Então é isso. Acho que poderiam ter usado muitas referências sobre a obra original, ter focado mais nos personagens e menos em cenas de ação que aconteciam muitas vezes e sem ajudar na construção da história.

Viviana Mendonça 29/07/2023

Leituravel...kkk
Demorei muito pra terminar o livro, já quis abandonar, mas me determinei a concluí-lo, é um livro legal, mas achei que me empolgaria mais, ou quem sabe em algum momento mais a frente eu releia continuamente e pegue o ritmo da história.

Lívia 23/07/2023

Legal
Uma adaptação meio doida e diferente, mas legal de ler.
Uma Alice completamente diferente do que se espera!
6/10

Janise Martins 13/07/2023

Alice no País das Armadilhas

Bem diferente das coisas que leio, mas gostei, só que, deixo claro que esse negócio de zumbi não é pra mim, mesmo assim achei que a leitura prende e flui bem. Achei o autor bem criativo, apesar da protagonista ser adolescente.

Apesar de Alice ser adolescente, o mundo em que ela nasceu e cresceu já não é o mesmo, ela foi obrigada a amadurecer, pois depois do que eles chamaram de insurreição passou a existir os mordedores, que são parecidos com zumbis, e quem está no poder é a China.

Mesmo assim achei forçado o amadurecimento de Alice, 15 anos e sendo líder de milhares, muito embora ela esteja bem assessorada por adultos com experiência.

As descobertas do que ela acreditava ser verdade, não ser tão verdade assim, dá outro rumo a vida de muitos. O que gera tensão e ação, praticamente o livro todo. Nas entrelinhas há muita semelhança com algo que não quero comentar, quem ler e prestar atenção perceberá, achei isso interessantíssimo.

Nada de romance, nem cabe aqui.

E foi isso.
Bjoo.

site: https://janiselendo.blogspot.com/2023/07/alice-no-pais-das-armadilhas.html

@mandinhas_angelo 27/04/2023

Fui com muita sede ao pote e acabei ficando frustrada com o caminho que a história seguiu. Uma das belas desvantagens de não ler sinopse e julgar um livro pela capa

Caumariano 21/04/2023

Alice
Uma distopia engraçada de se imaginar porém com seriedade, uma boa crítica sobre o governo e como os maiores sempre querem continuar grandes a todo custo. Uma ótima leitura.

Tarcila de Oliveira 08/04/2023

Uau
Amei esse livro... Não sei se os próximos terão o mesmo efeito... A história é envolvente e sem muitas enrolações...

Ju Andrade 04/04/2023

Até que eu gostei...
Uma releitura de Alice no país das maravilhas envolvendo zumbis tinha tudo pra ser excelente, porém fiquei um pouquinho decepcionada. A escrita, na minha opinião, não foi muito coerente, principalmente quando Alice fazia discursos incompatíveis com sua idade. Fiquei incomodada com isso mas pretendo ler o próximo livro da série.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6