Fotografia Fine Art

Fotografia Fine Art Danny Bittencourt

Resenhas - Fotografia Fine Art

Mari 02/06/2021

Ponto de partida para aprender fine art
Um excelente livro para iniciar os estudos sobre fotografia fine art. Com uma sensibilidade incrível, a autora traz diversas referência e exemplos da própria obra e de outros artistas. É um livro de leitura rápida e que abre ramificações para aprofundamentos.

Rafael.Assumpcao 09/11/2021

Um bom ponto de partida
A autora deste livro é uma fotógrafa de relativo talento cujas obras em grande parte eu admiro pela densidade emocional que transmitem.

Neste livro, ela nos apresenta o segmento de fotografia fine-art, tendo o cuidado de contextualiza-lo e distingui-lo da fotografia artística de forma mais geral e do processo de impressão fine-art.

É preciso deixar claro que a autora é uma artista contemporânea, e como geralmente acontece com os artistas contemporâneos, sua arte é mais literária do que visual. É quase impossível apreciar suas obras de maneira integral sem um "guia de interpretação" detalhando as intenções do artista.

Além disso, ela deixa explícita uma mentalidade anticapitalista muito forte, sendo influenciada por autores que consideram que a arte comercializada não é arte, e que o artista não deve ter o lucro como objetivo de sua atividade.

Precisamos lembrar que os maiores artistas da história eram comissionados pelas elites para produzirem suas obras, quase sempre com a temática sob demanda, como no caso de retratos e representações religiosas.

Por conta dessa influência ideológica, é importante estar atento e filtrar bastante o conteúdo do primeiro capítulo, que, no final das contas, é proveitoso.

O trabalho da autora realmente se destaca nos capítulos seguintes, onde ela passa a demonstrar o processo de planejamento e realização da obra, assim como nos guia com ideias e possibilidades de edição e pós-produção das fotos.

Inclusive, ela tem um livro sobre fotografia híbrida que tenho curiosidade de ler.

Em conclusão, considero este livro como um bom "workshop teórico", onde entusiastas da fotografia artística terão um bom ponto de partida para o segmento fine-art.

Arthur 05/02/2019

Fotografia Fine Art
Um bom livro para quem quer aprender mais sobre fotografia, especificamente fotografia Fine art. A autora retrata sua experiência na área e como se descobriu nela, e explica o processo de criação em algumas de suas obras.