Exu

Exu Vagner Gonçalves da Silva




Resenhas - Exu


4 encontrados | exibindo 1 a 4


Rafael.Dardes 25/05/2022

Abordagem interessante de uma figura emblemática
Com caráter antropológico, o autor discorre sobre a figura do Exu e suas disparidades entre diferentes grupos religiosos e entre diferentes localidades, enriquecendo sua construção narrativa com mitos que são apresentados em diversos pontos.
Além disso, discorre também sobre a origem da demonização da figura exu e também sobre as suas origens de suas facetas estéticas.
Uma obra bastante interessante para quem se interessa pela religiosidade a partir de um viés antropológico.
comentários(0)comente



inesbarreto 14/01/2022

Muito bom pra entender quem é Exu, seus mitos e manifestações, mas também porque mostra muitas das contribuições que a cultura afro traz para a brasileira.

Também discute o racismo religioso dos neopentecostais e suas consequências em apagar a herança africana no Brasil.
comentários(0)comente



Lua 08/08/2023

Excelente livro. Leitura fácil e direta, explicando diversas visões sobre Exu.
Porém, algumas abordagens sobre a umbanda parecem ligeiramente equivocadas ou superficiais demais.
comentários(0)comente



Lucas1429 11/09/2022

Laroyê!
Livro importantíssimo para des-demonizar a figura de Exu, ser mítico fundante não só das religiões de origem afro-brasileiras, mas da própria sociedade de nosso País.

O autor costura com maestria informações diversas sobre o orixá, atravessando a história, os cultos tradicionais, o sincretismo, as resistências e integrações culturais, os simbolismos e os mitos movimentados por Exu.

O Senhor dos Caminhos e das Encruzilhadas, que "torna acerto em erro e erro em acerto", é central na construção do imaginário do que é ser brasileiro. É necessário resgatar, acima de tudo, sua neutralidade - nem bom, nem mau, mas poderoso -, processo que só pode se consumar por meio da informação. E o autor presta esse serviço muito bem.
comentários(0)comente



4 encontrados | exibindo 1 a 4


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR