A dieta Campbell

A dieta Campbell Thomas M. Campbell II




Resenhas - A dieta Campbell


2 encontrados | exibindo 1 a 2


Sandra Rosa 08/12/2023

Ter uma alimentação saudável é uma escolha
Por mais que esteja desatualizado, vale muito a leitura.
Se vc quer aprender o que faz bem pra seu corpo se dê o trabalho de estudar esse livro.
comentários(0)comente



Minha Velha Estante 31/12/2015

Estou acima do peso, todos que me conhecem sabem. Mas nunca fui adepta das dietas da moda. Quando quero, eu mesmo crio a minha dieta e pronto. Não tenho problema em relação a isso, mas fiquei curiosa para saber um pouco mais a respeito dessa Dieta Campbell, talvez porque ainda não tinha ouvido nenhum famoso dizer que a estava seguindo e porque a capa me encheu os olhos.

Thomas M. Campbell é um médico da família, teoricamente, nada a ver com dietas e foi o pai que o levou para esse caminho. O seu pai foi criado em uma fazenda de laticínios e tentava inventar maneiras para melhorar a produção de proteína animal. O irônico é que, ao longo dos seus estudos, ele descobriu que uma alimentação saudável pode ser desprovida de carne e leite. A partir daí os dois, pai e filho, começam a escrever o The China Study, que é um estudo revolucionário na área de alimentação e nutrição, e é quando ele passa a ganhar o meu respeito. Afinal, eles priorizam a verdade revelada pela ciência em detrimento do seu negócio de família.

O livro fala sobre o perigo da ingestão exagerada de proteínas e a sua correlação com o câncer, sobre hábitos de vida e hábitos alimentares, os nutrientes que cada tipo de dieta é capaz de fornecer e sobre a necessidade de se fazer escolhas alimentares saudáveis diariamente.

Para ele, o sucesso ou fracasso da dieta vai depender de saciar três necessidades básicas:

- Autonomia: a necessidade de saber que suas escolhas são realmente suas.

- Competência: a necessidade de sentir que você é capaz de fazer isso.

- Vínculo: a necessidade de se sentir próximo e compreendido por quem você gosta.

Ele orienta a ler sempre os rótulos e que quando for realmente necessário comer fora você opte por lanchonetes em que você possa montar o seu sanduiche. Além disso o livro tem uma parte científica, escrita com uma linguagem muito acessível, que fala sobre composição dos alimentos.

Ao final, ele apresenta o plano Campbell de duas semanas, que dá orientações para o início do plano, entre elas, ele ressalta a necessidade do acompanhamento médico. Apresenta uma lista de alimentos a serem evitados, os que devem ser priorizados e algumas substituições. E, no final, tem uma variedade de receitas que servem de sugestão para esse novo tipo de dieta.

O livro é muito interessante principalmente por causa de todo o seu embasamento científico. Tudo o que é dito é baseado em algum estudo que está referenciado no final do livro.


Se vou seguir uma dieta pela primeira vez? Ainda não sei... Mas se você for seguir, conta pra gente aqui, tá?????

site: http://www.minhavelhaestante.com.br/2015/11/leitura-da-drica-dieta-campbell-thomas.html
Sandra Rosa 04/03/2023minha estante
Sete anos depois, como vc está?




2 encontrados | exibindo 1 a 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR