O Cair da Noite

O Cair da Noite Isaac Asimov

Resenhas - O Cair da Noite

Regis 17/11/2023

Considerado o melhor conto de ficção científica
Esse conto foi escrito em 1941 por um jovem Asimov a partir de uma frase de Ralph Waldo e acabou sendo considerado o melhor conto de ficção científica de todos os tempos.
"Se as estrelas aparecerem uma noite em mil anos, como poderiam os homens acreditar e adorar e preservar por muitas gerações a lembrança da cidade de Deus" ? Ralph Waldo Emerson

Em um planeta com seis sois (Lagash) onde os abitantes não conhecem a noite, um eclipse vem trazer a escuridão, a loucura e a destruição.
O conto inicia com o diretor do observatório de astronomia discutindo com um repórter; se a escuridão vai trazer o fim do mundo como os astrônomos dizem ou se é tudo um engano, como crê o repórter e a grande maioria da população do planeta.
A autor faz um exercício para imaginar o que os habitantes de Lagash farão diante da escuridão total, desconhecida por todos, que chegará em breve e que era prevista pelo livro das revelações de uma ceita religiosa chamada o Culto.

Asimov tem a habilidade de trazer o mesmo assunto investigado pela ciência e pela religião e mostrar que o método científico é o melhor modo de analisar a realidade. Entregando uma exame consistente da loucura causada pelo medo do desconhecido e a proporção que o medo primitivo do escuro pode alcançar em uma população despreparada pela constante interferência do jornalismo que deveria informar, mas que faz exatamente o contrário, descreditando a análise científica.

Um conto primoroso que nos faz refletir sobre nossa existência e como as descobertas feitas através da história humana impactaram tanto racionalistas quanto religiosos, causando embates constantes entre os dois grupos.

Recomendo.
Vania.Cristina 18/11/2023minha estante
Eu não conhecia...

Silvia Cristina 18/11/2023minha estante
Gostei da resenha . Vou ler

Fabio 19/11/2023minha estante
Mais uma bela resenha, Regis|!???

CPF1964 20/11/2023minha estante
?????

Obrigada, Fábio. ?

Agradeço, Cassius! ?

Regis 20/11/2023minha estante
Espero que goste, Silvia.??

Regis 20/11/2023minha estante
Espero que leia, Vânia. ?

Léo 22/11/2023minha estante
Que bom que gostou, Régis. A resenha está perfeita. ??

Regis 22/11/2023minha estante
Obrigada, Léo! ?

HenryClerval 26/11/2023minha estante
Ótima resenha, Régis! ??

Regis 26/11/2023minha estante
Obrigada, Leandro. ? ?

Krishna.Nunes 12/12/2023minha estante
Considerado o melhor conto de ficção científica por quem?
Porque, que eu saiba, esse não é considerado nem o melhor conto de Asimov.

Regis 15/12/2023minha estante
Ele foi considerado o melhor conto de ficção-científica pelo Science Fiction Writers of America, Krishna.

Krishna.Nunes 15/12/2023minha estante
Obrigado por responder. Eu fui pesquisar sobre isso, vi que essa associação foi criada em 1966 e resolveu fazer uma lista dos 10 melhores contos de ficção científicab até 1965, na qual esse conto ficou em primeiro lugar. Em sexto lugar está outro conto de Asimov, A última pergunta, que a maioria dos críticos (e o próprio Asimov) consideram o seu melhor conto. Estou em processo de ler todos os contos de Asimov, e na minha opinião eu consigo citar uns 6 ou 7 contos melhores do que O cair da noite, mas aí já é questão de gosto.

Regis 15/12/2023minha estante
Sim, Krishna, é questão de gosto. Eu gostei muito de No Cair da Noite, mas o meu favorito até agora é A Última Pergunta: Já li ele duas vezes e ouvi o áudio book uma vez e adorei as três experiências. ??

Regis 15/12/2023minha estante
Ah, e não agradeça: acho que eu deveria ter posto na resenha... devo ter esquecido. ?

Marcos.Leste 04/01/2024

Leitura rápida
A história se passa no planeta Lagash, onde a noite nunca acontece, pois sempre há pelo menos um sol no céu. Os habitantes de Lagash vivem em uma civilização avançada, mas ignoram a existência das estrelas, pois elas são ofuscadas pela luz dos sóis. Apenas uma seita religiosa, chamada de Cultistas, acredita que o mundo será destruído pela escuridão, quando todos os sóis se puserem ao mesmo tempo.

edisik 15/10/2023

Em tão poucas páginas Asimov consegue apresentar uma boa história mas com um desenvolvimento e final que deixam a desejar. Prometia muito.

jusousan 08/05/2023

O Cair da Noite
Conto apresentado por Asimov que foi posteriormente transformado em um romance com co-autoria de Robert Silverberg.

Decidi-me pelo romance por ser mais extenso, afinal de contas a proposta apresentada é curiosa. Ficção especulativa em sua maioria sempre é.

A obra coloca em debate não só ciência e religião, mas principalmente o comportamento de grandes massas.

?O que desconhecemos pode influenciar mais nosso comportamento do que o que de fato conhecemos?.

Mas o que realmente acontece ao Cair da Noite?

Ao cair da noite, a escuridão apresenta o medo do desconhecido. Enquanto o dia oferece possibilidades e segurança, a noite oferece vulnerabilidade. É exatamente esse ponto que o autor trabalha.

O ser humano é levado ao extremo e os temores do inconsciente despertam. Traumas, medos, desejos. Quando tais pontos são avivados, a catástrofe acontece.

Apesar do conto ter recebido prêmios e por ser importante como mote principal para a trilogia A Fundacão, a leitura do romance O Cair da Noite em si é morna em diversos momentos.

Por mais que os personagens sejam interessantes e que existam debates importantes, acredito que a ampliação do enredo não foi bem trabalhada.

Esperava uma narrativa muito melhor e mais aprofundada. Ao passar as paginas, senti que a historia não desenrolava. O autor perde tempo em diálogos e situações muitas vezes já trabalhadas.

Além disso, a ideia inicial de levar o ser humano ao seu extremo ou a uma histeria generalizada ficou a desejar.

Acredito que o conto seja mais objetivo e talvez desempenhe melhor o seu papel ou pode ser, também, que eu tenha apenas colocado muita expectativa no romance de Asimov e Silverberg.

Asimov é um grande autor, isso ninguém pode negar, mas a antologia de contos de Eu, robô é muito superior.

O Cair da Noite promete, mas não entrega tanto assim.

Itin | @merasliteratices 31/01/2021

Isaac Asimov não é meu escritor de ficção científica favorito, seu estilo narrativo por vezes datado, contrasta por exemplo com o realismo tecnológico de Arthur C. Clarke, que nos brinda com as melhores explorações espaciais que a literatura já experimentou. Asimov porém criou várias das obras mais famosas do Scifi, que acabaram por moldar e influenciar o gênero.

'O Cair da Noite' é considerado por muitos uma de suas obras mais importantes e impactantes. Se trata de um conto curtinho, que narra a história de um planeta com seis sóis, que irá presenciar um eclipse "pela primeira vez". Por trás disso, todo medo do escuro, do fim do mundo e de uma amedrontadora profecia sobre supostas estrelas que espreitam na escuridão, vem à tona.

Um exercício recorrente que a ficção científica faz, tendo Asimov e Clark como pioneiros, é imaginar como seriam outros planetas situados em diferentes lugares do universo, usando como princípio nossa filosofia científica, a história e nossa evolução biológica.

Em poucas páginas, Asimov discorre sobre as teorias daquela civilização em explicar os Sóis, e tentar entender o que seriam as hipotéticas "estrelas". Debates cientifico-filosóficos, refutações de teorias e a batalha entre a razão e os dogmas religiosos são ingredientes que compõe essa obra prima.

Experimentos realizados para simular céus escuros (que eles nunca viram) e as estrelas, e debates sobre o "centrismo" do universo, são alguns dos ingredientes que mostra os passos que uma civilização deveria passar nas primeiras tentativas para compreender a natureza (como fizemos, criando as mais variadas linhas de pensamento e paradigmas científicos).

Em poucas páginas, Asimov filosofa sobre nossa própria condição de sociedade. Em como nossas crenças são centradas no pouco que conhecemos do universo e como tudo poderia ser completamente diferente se nos localizássemos em um outro ponto qualquer do cosmos!

Leonardo.Broinizi 15/06/2021

Um conto interessante.
Eu estava ansioso pela leitura quando vi que este havia sido eleito por uma revista de ficção científica como o melhor conto do gênero de todos os tempos, mas minhas expectativas não foram correspondidas. Mas é um livro legal.

Curto, de rápida leitura e com a ideia de fundo bem interessante, só não gostei mais porque o enredo não foi bem explorado, na minha visão. Mas não foi tempo perdido, eu recomendo pra quem gosta do gênero e o encontra barato (o que não foi bem o meu caso rs).

Lepipows 26/10/2009

Milhares de anos com somente o dia, e então... a noite cai.
A história se passa em planeta onde sempre é dia pois em sua órbita giram 7 sóis, e cada um se põe em de forma alternada. Mas, algo incrivel acontece, e a população alienígena deste planeta fica em caos completo quando os 7 sóis se põem ao mesmo tempo, e a noite pela primeira vez aparece. Todos em completa escuridão, enlouquecidos com o possivel "fim do mundo", tomam medidas drásticas. Mas mal sabem eles, que a noite durará apenas algumas horas, e suas ações serão Irreversíveis.
Alexandre 01/05/2014minha estante
São humanos não alienígenas, no futuro fomos parar naquele planeta de alguma forma.

luizabriana 16/10/2014minha estante
Alexandre, são mesmo alienígenas, isto é explicado no início de livro. Deixo este trecho: Kalgash é um mundo alienígena, não é nossa intenção levá-lo a pensar que se trata de um mundo idêntico a Terra, mesmo que as pessoas sejam retratadas falando uma língua que você pode compreender e usando meios que lhe são familiares.

Rodrigo 10/02/2021minha estante
São alienígenas sim

Alessandra.Adams 29/12/2023

Infelizmente não consegui gostar. Por ser uma história bem curta, não consegui me conectar com os personagens e com a história em geral.

Rauecker 06/12/2023

O cair da noite
A humanidade tem alguns medos primordiais como o de cair e o medo do escuro, que basicamente já nascem conosco. Neste conto Asimov explora o medo do escuro.

O enredo é simples, um planeta que possui seis sóis e uma civilização que não conhece a noite em hipótese alguma (aqui já somos intrigados a pensar como seria uma sociedade que não conhece a noite, teriam energia elétrica ? Como evoluiriam?), os estudiosos chegaram a conclusão que de 2500 anos acontece um eclipse geral e a noite cai no planeta, como as pessoas desconhecem o fenômeno ficam loucas e a civilização se encerra ali.

A obra gira em torno dessa ideia e Isaac consegue complementar com muitos assuntos polêmicos como por exemplo a mídia e a religião, e acima de tudo como as pessoas agem em situações que desconhecem e que estão desesperadas. As reflexões que o conto trás são excelentes.

Recomendo muitíssimo essa leitura, é um conteúdo simplesmente genial e tudo isso em menos de 100 páginas.

Citação preferida:

?Não consegue imaginar isso. Seu cérebro não foi feito para essa concepção, assim como não foi feito para a concepção de infinito e eternidade.?

Luisa Jordana 04/03/2024

Neste conto de Asimov, cientistas tentam convencer a população de que o mundo inteiro está prestes a mudar, em um ciclo de destruição que transmutará a sociedade que conhecem para sempre. À medida que vamos avançando nesta rápida leitura, vamos entendendo, junto com um jornalista cético, a gravidade das afirmações dos cientistas e como um fenômeno que é tão natural para nós poderia ser encarado de uma forma totalmente diferente em outro planeta, que passasse por um processo natural diferente da nossa querida Terra. Nos faz pensar em nossa insignificância e em como o universo é vasto e infinito em suas possibilidades.

Boonie 14/04/2023

Sci-fi é vida
Finalmente comecei a ler Asimov, e não poderia ser de um jeito melhor. Que obra incrível e atemporal.

Gostei bastante do estilo do autor, mais diálogos e menos descrições, algumas pessoas podem não gostar, mas pra mim foi perfeito, pois me disperso muito facilmente. O universo é construído de uma forma muito única, através da perspectiva de vários personagens de áreas acadêmicas diferentes, de forma que as pesquisas de cada um se complementam e constroem uma base científica muito rica dentro da história. Também tem todo o constraste do misticismo dos Apóstolos do Fogo, e ele usa isso pra construir discussões políticas e filosoficas muito reais e atuais!

Outro detalhe que também gostei foi que, diferente de milhares de outras histórias de apocalipse em que os protagonistas são super porradeiros, tem background militar e estão fisicamente preparados pra lidar com os perigos, aqui os personagens são apenas intelectuais que não fazem ideia de como manusear uma arma! Essa vulnerabilidade super humana e o medo deles de não fazer ideia de como seguir em frente me passa um sentimento de identificação muito genuino, me fazendo apreciar muito mais a história ? menção honrosa à Siferra, minha musa.

P.S. adaptação pra graphic novel já!!
Brujo 14/04/2023minha estante
Que legal, esse livro é difícil de achar pra comprar ! Você leu edição física ?

Boonie 14/04/2023minha estante
Não, li o e-book

Brujo 14/04/2023minha estante
Ahhh sim... Já ia te perguntar onde comprou... Hehe

Dayane.Persil 31/05/2021

Esse é justamente o tipo de livro que me faz amar os livros do Isaac Asimov.

Por mais que você saiba sobre o que fala ele sempre consegue te surpreender com sua escrita e as reflexões que aborda em cada livro.

Toda a parte de ficção cientifica é muito legal, mas nada supera os discursões de religião vs ciência, a influencia e responsabilidade da mídia, comportamento humano e por ai vai... esse é definitivamente um livrão!

John 05/06/2021

Merece a fama
Um conto sensacional.
É daqueles que depois que você termina a última página, você fecha o livro e fica pensando sobre o nosso mundo e as conjecturas que o livro aborda.

Adorei.

Mas precisa ler levando em conta a data em que foi escrito, existem muitas coisas desatualizadas e com alguns conceitos que já não se encaixam na nossa sociedade.

Sem dar spoilers, deixo aqui, para todos que já leram, a indagação sobre o que pensam sobre algumas realidades da nossa sociedade em relação ao desconhecido. Será que aconteceriam coisas no mesmo sentido do que acontece na história do livro?

Maria 03/02/2024

é completamente fora da realidade ler asimov, o cara coloca sua mente pra trabalhar a todo vapor, ele escreve fora de tudo aquilo que a gente conhece do universo observável.

confesso que demorei um tempo pra entender que a história se passava em outro planeta (mas com seis sóis é pra se desconfiar ?), mas também fiquei imaginando: como deve ter sido pra galera que viu um eclipse a primeira vez? certeza que tiveram um colapso.

lucasangelooo 20/10/2020

Se a noite não viesse você acreditaria nas estrelas?
Excelente conto de ficção científica, Asimov não decepciona ao criticar nossa sociedade de forma alegórica.