O Cair da Noite

O Cair da Noite Isaac Asimov

Resenhas - O Cair da Noite

Cica 25/03/2024

Tenho quase nenhuma referência nesse gênero, ficção científica pra mim é um pouco complicado, mas adotei conhecer esse conto, fiquei super ligada na história e ansiosa para saber como iria encerrar.
O final foi confuso para mim, sem uma explicação, mas pesquisando mais sobre a escrita e sobre a ligação com a física, consegui entender melhor o significado.

brubolochio 25/03/2024

Sei lá
Não sei nem dizer se eu gostei desse livro ou não porque acho que não entendi muita coisa dele. Quer dizer, o plot é bem simples e isso eu entendi. Mas as motivações das pessoas me deixou muito confusa, a parte científica da coisa me fez sentir burra, e eu nunca lembrava quem era quem na história. Eles vivem em um planeta com 6 sóis, e vão ter a experiência de uma noite em milênios por causa de um eclipse. Ok, até aí tudo bem. O cientista do livro (que não chamam de cientista exatamente) acha que a escuridão vai fazer as pessoas enlouquecerem, buscarem por luz desesperadamente e queimarem tudo até uma destruição total. Isso não me convenceu nem um pouco. Tem várias coisas aqui que me deixaram confusa. Mesmo que as pessoas enlouqueçam, isso geraria uma destruição total durante o tempo de um eclipse? As pessoas vão ficar loucas pra sempre? Quanto tempo essa escuridão iria permanecer? Seria uma claustrofobia imediata por que motivo exatamente? Ele fala sobre algumas teorias e contas matemáticas, que honestamente eu nem sei se são reais ou se fazem parte do universo Asimov. Talvez esse livro seja sobre isso: uma histeria coletiva, as pessoas que não acreditam em ciência e que as coisas poderiam ter sido diferente se acreditassem (???). Eu sei lá, não sei se entendi onde o Asimov quis chegar.

As vezes eu acho que entendi algumas cutucadas à sociedade. Ao papel de jornalistas, ou como eu disse acima, a desvalorização e descrença da ciência. Mas como tudo estava uma completa zona pra mim, meu cérebro não conseguiu juntar tudo numa coisa só. Esse livro pra mim tem uma vibe meio aquele filme "Não olhe para cima". Não sei se ele não funcionou como uma novela, se eu que li errado, ou se o fato de eu não estrar dentro do universo Asimov que prejudicou. Talvez eu releia depois de ler mais coisas do autor.

Marcelo Martins 09/03/2024

Genial. Uma crítica sarcástica à anti-ciência.

Leitura rápida. Achei bem diferente de tudo que já li de Asimov. Gostei :)

Alô terraplanistas, esse é para vocês hahahah

Luisa Jordana 04/03/2024

Neste conto de Asimov, cientistas tentam convencer a população de que o mundo inteiro está prestes a mudar, em um ciclo de destruição que transmutará a sociedade que conhecem para sempre. À medida que vamos avançando nesta rápida leitura, vamos entendendo, junto com um jornalista cético, a gravidade das afirmações dos cientistas e como um fenômeno que é tão natural para nós poderia ser encarado de uma forma totalmente diferente em outro planeta, que passasse por um processo natural diferente da nossa querida Terra. Nos faz pensar em nossa insignificância e em como o universo é vasto e infinito em suas possibilidades.

George Luiz 25/02/2024

Comentário
Tudo se passa em um observatório solar, em um mundo de 6 sóis, durante um eclipse solar. Somos levados às impressões de uma realidade bem distinta da nossa.

Clarissa 22/02/2024

Eu não gosto tanto de contos, talvez por isso demorei um pouco pra me apagar à história, por mais curtinha que seja. No início eu não estava entendendo nada e isso prejudicou o meu envolvimento, mas depois, quando as coisas começaram a fazer sentido, comecei a achar genial. É impressionante a construção de mundo e a quantidade de conteúdo que o autor consegue colocar em um conto. Terminei gostando muito.

FabricioSC 22/02/2024

Muito bom pra refletir
História curta e muito boa pra refletir o poder que certas crenças forçadas no crescimento da pessoa tem a capacidade de afetar até mesmo quem pensa racionalmente quando se depara com o totalmente desconhecido e tão mal falado pelos oradores.

Philip.Nascimento 19/02/2024

Mesmo com pouquíssimas páginas, foi uma leitura difícil e arrastada, não tem capítulos, a história se perde nela mesmo apesar de ter bons pensamentos perdidos no meio, e nenhum personagem é memorável

Brê 19/02/2024

Conto rápido, da até pra ler em 1 dia. Gostei bastante, no final fiquei meio perdida mas ainda sim gostei bastante!

Chelsea.Archer 14/02/2024

Gostei muito
Oieeee
Hoje concluí a leitura de O Cair da Noite de Isaac Asimov.

Um livro bem curtinho que fala sobre ciência e fé. Que questiona nas entrelinhas se o que conhemos do Universo é realmente isso.

A escrita do Asimov como sempre impecável. Achei incrível conhecer essa história.

yasmine 07/02/2024

Ficção científica de primeira qualidade. Estou impressionada com o autor e a maneira genial que ele discute sobre a humanidade. Um conto rápido e instigante.

Maria 03/02/2024

é completamente fora da realidade ler asimov, o cara coloca sua mente pra trabalhar a todo vapor, ele escreve fora de tudo aquilo que a gente conhece do universo observável.

confesso que demorei um tempo pra entender que a história se passava em outro planeta (mas com seis sóis é pra se desconfiar ?), mas também fiquei imaginando: como deve ter sido pra galera que viu um eclipse a primeira vez? certeza que tiveram um colapso.

Evelyn.Nardino 02/02/2024

Mais conto do que livro
Achei que estava começando um romance, mas era só um conto. Caro para a quantidade de conteúdo. É um conto interessante, com um ponto de vista diferente, retratando uma sociedade mais atrasada que a nossa e nao uma mais avançada como é comum nos romances de Asimov. Mas nao tem nenhuma relação com as outras obras.