Sociedade do cansaço

Sociedade do cansaço Han B.C.
Byung-Chul Han

Resenhas - Sociedade do Cansaço

Cristiano 23/04/2024

Esperava mais
A primeira metade parece meio truncada, no início da segunda metade parece que vai melhorar, mas acaba com um monte de informação e só.

Brunno 21/04/2024

Atualidade
Um livro que trás à tona os conflitos da sociedade atual, um desejo sobre a produtividade, junto com uma falsa sensação de preenchimento. E uma discussão sobre a positividade TÓXICA. Vale a pena a leitura.

mygiisk 20/04/2024

Ixi
Eu achei um livro um tanto complicadinho, pela escrita ser bem formal, nao sou acostumada a ler livros assim, entao a leitura foi dificil; eu quis dar uma de "cult", "chique", etc.. Vi um livro que falava de filosofia e comprei. Foi a minha primeira leitura do autor, eu gostei, mais ou menos, para mim foi um pouco chatinho. Apesar do livro ser pequeno tem bastante coisa dentro. Acho que nao consegui absorver muita coisa, acho que a conclusao é que eu prefiro uns livros de histórias, talvez; mas ainda nao sei.

.Xuam 20/04/2024

A sociedade do desempenho
Entre muitos assuntos, esse livro traz uma boa combinação de pensamentos passados e contemporâneos, em muitos momentos o autor tenta criar paralelos e conexões para dizer qual a métrica da sociedade contemporânea, que é extremamente bem descrita em seu título como "sociedade do cansaço", por fim pode-se dizer que o livro é uma ótima recomendação para a sociedade do desempenho.

Mari 17/04/2024

Denso
Gostei das reflexões, mas a linguagem é realmente muito complicada e cansativa. Definitivamente não acessível para leigos.

gentilvete 16/04/2024

O mix perfeito
Byung-Chul não só foi cirúrgico em mesclar os filósofos do passado com a nossa contemporaneidade, mas foi extremamente único. Não tenho palavras pra descrever o quão boas são as reflexões desse livro e o que ele proporciona com temas que apenas parecem ser muito óbvios, fazendo você abrir um pouco os olhos para a própria realidade.

Nicolly.Genuca 15/04/2024

Necessário!
Uma leitura que extrapola nosso olhar para lógica social que já vivemos e que passamos a viver. Não paramos para questionar o quanto a forma de controle está altamente sofisticada justamente por estarmos tão bem encaixados nessa lógica. Uma leitura desafiadora mas recompensadora em maior proporção.

Angela.Ataide 14/04/2024

Trás muitas reflexões interessantes e intensas sobre atual sociedade. Achei meio complexo, mas interessante.

laramaximo 13/04/2024

Uma biografia da nossa relação com o trabalho
Byung-Chul Han conseguiu colocar em palavras as impressões que muitos de nós já tivemos em relação ao trabalho:
1) não há mais como diferenciar quem é o nosso chefe;
2) as barreiras entre trabalho, lazer e casa já não existem mais;
3) nosso cansaço tem nos isolado individualmente.

?A sociedade disciplinar de Foucault, feita de hospitais, asilos, presídios, quartéis e fábricas não é mais a sociedade de hoje. (?) A sociedade do século XXI não é mais a sociedade disciplinar, mas uma sociedade de desempenho. Também seus habitantes não se chamam mais ?sujeitos da obediência? mas sujeitos de desempenho e produção. São empresários de si mesmos.?

Esse livro é uma leitura necessária para entender aonde estamos caminhando enquanto sociedade. Estamos cada vez mais solitários e voltados para metas individuais em vez de metas coletivas (nos preocupamos em excesso com nossos próprios corpos, com metas inatingíveis no trabalho, com números de seguidores em redes sociais?) e acreditamos que nossos fracassos também são completamente pessoais, assim como nossos adoecimentos.

Recomendo cada página.

Andre 10/04/2024

Difícil, mas necessário
Byung-Chul Han, é um filósofo e ensaísta sul-coreano. Um filósofo. De origem oriental.
A forma de pensar e escrever da grande maioria dos filósofos já difere de nos, reles mortais. Um filósofo de origem oriental tem uma forma ainda mais distinta de organizar as ideias. Por isso o título desta resenha começa com "difícil".

Apesar dessa dificuldade, que requer maior atenção do leitor e exige que este, muitas vezes, volte e releia duas ou três vezes um parágrafo, Han toca em assunto de extrema importância para os dias de hoje: a imposição da produtividade e da performance e como ela nos afeta. E aí entra o segundo pedaço do título "mas necessário".

Se você ainda não tem a maturidade para entender que vivemos em um modelo de sociedade que nos impõem que estejamos sempre ocupados, sempre em atividade, sempre produtivos e que isso, na grande maioria das vezes não é escolha nossa sermos assim, você não está preparado parar ler esse livro.

Maria 10/04/2024

Importante análise sobre a contemporaneidade
O livro transcorre de uma forma muito fluida e de fácil entendimento. Se inicia falando sobre os diferentes tipos de sociedade que nos trouxe até a fase de sociedade do cansaço levando em consideração principalmente o contexto histórico e psicanalítico da época. Este livro é uma importante obra para quem deseja entender o ser humano no meio social contemporâneo.

Maria.anamariaprof 10/04/2024

Eu esperei demais desse livro...
Acredito que as minhas expectativas estavam muito altas para a leitura desse livro e acabei me decepcionando. Acredito que o autor foi muito pedante na escrita e isso deixou o livro muito cansativo na leitura. Sobre a teoria em si, achei os insights bem atuais, porém, nada de muito novo. Ele poderia ter desenvolvido um pouco mais, trazendo um amplo olhar sobre as bases de sua Filosofia.

Leeticyaarawjo 09/04/2024

Sociedade do cansaço
Livro conciso e direto, que traz uma reflexão carregada de referências sobre a situação atual da sociedade capitalista contemporânea