Invent To Learn

Invent To Learn Gary S. Stager...

Resenhas - Invent To Learn

Roberto Padilha 30/09/2018

Um panorama muito interessante dos princípios educacionais e tecnológicos da aplicação da make culture como ferramenta de ensino. Apesar de ser voltado para a educação de crianças, os princípios são universais, aplicando-se desde o ensino das séries iniciais até a universidade.
A primeira parte do livro foca mais na parte teórica e dos princípios filosóficos e pedagógicos que apoiam o ensino baseado em projetos, com foco na experiência prática do aluno em aprender fazendo, construindo elementos concretos que possibilitem o estabelecimento dos conhecimentos a partir do seu interesse e curiosidade pessoal e sua conexão com o assunto. É impressionante ver o quanto a cultura de ensino para decoreba e para testes padronizados já nasceu retrógrada, e como a noção de que cada pessoa aprende de um jeito e em um tempo diferente está longe de ser uma noção disruptiva de educação. O que ocorre é que as ferramentas que temos à disposição hoje em dia torna possível uma educação muito mais poderosa e interessante, basta que haja O MÍNIMO de esforço por parte de educadores e instituições para tornar isto possível.
A segunda parte discute opções de aplicação prática destes conceitos, apresentando ferramentas como Arduino, impressoras 3D e linguagens de programação. O livro procurou apresentar estas idéias de forma a atingir mesmo professores que não sejam da área de tecnologia, o que tornou esta parte mais enrolada e menos interessante para mim.
Mesmo assim, valeu demais a pena para ver o quanto as idéias e angústias que tenho como professor quanto ao modelo ineficiente de ensino que está estabelecido hoje são apoiados por filósofos e teóricos da educação, e o quanto os esforços que fazemos para combater a idéia de aprender para fazer prova estão na direção correta.
Roberta 01/11/2018minha estante
Esse livro só tem em inglês?