Imperialismo, estágio superior do capitalismo

Imperialismo, estágio superior do capitalismo Vladimir Lenin

Resenhas - Imperialismo, estágio superior do capitalismo

nunesdenunes 16/04/2024

Mais uma obra atemporal de Lênin, que apesar dos obstáculos da época, pôde explorar muito bem as questões econômicas e políticas de um capitalismo nunca antes visto. Como sempre, Vladimir desenvolve ainda mais as ideias de Marx a respeito do capital financeiro e de suas contradições. Com o tempo, as ideias de ambos os autores se mostraram certeiras e o oportunismo de Kautsky, completamente infundado, se mostrou uma idéia ultrapassada

Kethilyn 13/03/2024

Lênin escreve de um jeito tranquilo de entender, e pauta sua tese aqui em dados sólidos, bom livro, recomendo. Ainda há momentos que ele se utiliza de certa ironia, não tem jeito, o homem é um deboche.

Humberto 29/02/2024

Uma análise materialista histórica e dialética
O imperialismo, segundo Lênin, é a fase monopolista do capitalismo. Hoje podemos dizer que o racismo, o militarismo, o colonialismo, o neocolonialismo... são expressões desse momento do capitalismo. Lênin chega à compreensão de que ser anti-imperialista é necessariamente ser anticapitalista, e ser anti-socialista é se entregar nas palavras dele ao "reformismo pequeno-burguês" e ao "voto piedoso". Entretanto é preciso entender que políticas anti-hegemônicas seu um rumo revolucionário sejam ineficazes ou inúteis(Venezuela por exemplo), mas que por justamente não terem esse rumo esbarram com enormes limites na sua prática prática.

Eliette 30/12/2023

Imperialismo, estágio superior do capitalismo
Impressionada com a construção dessa obra extremamente técnica e embasada em números!
Pensar que foi escrita em 1916 por um cara que falava várias línguas e foi muito visionário no que diz respeito aos rumos que o Capitalismo tomou.

marilindo 11/12/2023

Lenin economista é underrated ??
Lenin tinha uma vasta formação e capacidade de reflexão em diversas áreas da economia, como econometria, análise de dados econômicos e históricos. a partir disso, constrói uma teoria válida até os dias de hj ao mostrar que a naturalidade do capitalismo é o imperialismo. além disso, sua linguagem se destaca pela relativamente fácil compreensão de ideias e acidez, de forma que o livro não se torna maçante como diversos outros autores clássicos.

Raul.Maschieto 26/07/2023

Obra fundamental de economia política
Essa grande obra de Lenin é indispensável para entender e analisar o mundo atual e seu estágio do capitalismo, isto é, o imperialismo, o capitalismo monopolista. O autor analisa a formação dessa nova etapa do sistema, suas contradições, consequências e funcionamento. Sendo assim, é uma análise material e honesta de uma realidade irrefutável, que se mostra por meio dos diversos dados estatísticos apresentados ao longo da obra. Em suma, recomendo fortemente a leitura, pois a análise de Lenin não perdeu nada de sua validade e sua atualidade.

umreplicante 20/07/2023

Lenin sendo Lenin.
Uma análise muito boa sobre o processo de transformação das esconomias e dos países imperialistas. Com um ênfase importante na criação dos monopólios principalmente das companhias elétricas e de petroleo. E a emergencia do capital financeiro com a dependencia do mercado no financiamento fos bancos.
Tudo isso enquanto expunha os revisionistas da segunda internacional com aquela ironia que só Lenin (e Marx) tinha.

Lucca 28/06/2023

LEIAM AS OBRA DESTE HOMEMMMM!!!
Segundo livro que li dele esse ano e recomendo imensamente
Essa obra, em específico, Lenin faz uma análise extremamente acurada e profunda sobre os meandros do imperialismo e de que ele é uma característica indissociável do modelo capitalista
As nações que chamamos de desenvolvidas e que tomamos como exemplos nada mais são que sociedades que simplesmente exploraram e destruíram diversas nações apenas em prol dos seus
O imperialismo causou consequências gravíssimas que são sentidas até hoje
Num mundo ideal além da queda do capitalismo, caberia a cada uma dessas nações devolverem tudo, absolutamente tudo, que eles usurparam das demais sociedades do globo
Capitalismo e Imperialismo são partes de uma mesma face
Este livro é essencial para compreender isso
RECOMENDO FORTEMENTE

Obika 04/06/2023

Livro superior de Lenin
Pessoalmente o livro que mais gostei de ler, escrita acessível, referenciada, com termos e explicaçoes claras e um pensamento que eleva nossa compreensão do mundo.

JoAo366 31/05/2023

Achei um livro bem difícil porque quando se trata de falar sobre economia eu fico receoso por não ter noção alguma do tema. Por isso, foi uma leitura mais demorada e pesada, porém, achei bem interessante. É o primeiro livro do Lênin que leio e gostei. É bom também fugir um pouco do que estou acostumado a ler, ver como os bancos se aliam com um certo grupo de capitalistas e como utilizam o capital financeiro para monopolizar áreas de produção fez com que algumas coisas do campo econômico se ligassem com o meio social, pelo menos para mim.

Ludmila 04/05/2023

Leitura super atual embora escrito em 1916
Lenin discute o processo de concentração do capital nos EUA e Alemanha e formação dos grandes monopólios e que vai levar na acentuada financeirização do capitalismo da atualidade. Impressionante como foi visionário.

Raul 04/03/2023

Um espetáculo!
Lênin, esse calvo maravilhoso, faz um estudo preciso e radical (no sentido marxiano de "ser radical é agarrar as coisas pela raiz") do estágio mais recente do capitalismo.

Com uma enxurrada de dados, referências, citações, críticas (afinal, é um marxista!), demonstra desde o novo papel dos bancos na formação dos monopólios, até às relações interimperialistas, o aburguesamento do proletariado, a necessidade do Estado no capitalismo (ancaps ficam tristes) e a falácia dos reformistas kautskystas de seu tempo. De forma indireta, perpassa até mesmo os escândalos atuais em relação à uma franquia de lojas.

Acompanhado de um anexo da obra Memórias de Lênin, escrito por Nadejda Krupskaia (companheira de Lênin desde sua juventude, uma importante figura na pedagogia soviética, etc. uma mulher extraordinária), o texto é muito bem elaborado. Apesar de Krupskaia tê-lo achado "seco", isso se justifica, na verdade, pelo prefácio posterior à publicação, no qual Lênin declara ter deixado os aspectos políticos "escondidos" pela censura czarista.

O relato de Krupskaia retrata o seu exílio com seu companheiro, o processo de articulação política na Suiça e a escrita de Ilitch sobre o mais alto estágio do capitalismo. É extremamente envolvente, mais ainda se conseguir imaginar a dor de escrever sobre um ente tão querido, tão marcante (até para a história mundial em si) e de longa data.

Para o fim dessa resenha, não poderia ser nada além da memória de nossos camaradas, daqueles que livraram a Terra do nazifascismo, que lutaram tanto para mudar o mundo.

Que cumpramos nosso dever histórico como classe, como grupo, como sujeitos singulares, como humanos.

O que é mais honrado a memória de nossos camaradas que a defesa do socialismo, do comunismo e da vida?

«[...] o capitalismo tornou-se imperialismo capitalista apenas quando chegou a um determinado estágio, muito elevado, de seu desenvolvimento, quando algumas de suas características fundamentais começaram a se transformar no seu oposto, quando ganharam corpo e se manifestaram em toda a linha os traços da época de transição do capitalismo para uma estrutura econômica e social mais elevada.» ? p. 113. Isto é, para o socialismo!

Gustavo.Parmigiani 01/03/2023

Analise do capitalismo contemporâneo
Diga-se que dizer que o método de analise proposto por Karl Marx se recusa a envelhecer é pouco, de fato, seu método e conclusões gerais se mostram verdadeiras e prístinas até hoje, muitas vezes com uma leitura sua quase se apresentando sempre relacionada a algum recente evento.

Porém, enquanto Marx era um verdadeiro cientista social, ele não era (mesmo que o aparente) um vidente, então muitos detalhes de suas conclusões usando seu método se envelheceram ou se apresentaram insuficientes para descrever em sua totalidade o mecanismo capitalista contemporâneo. Aqui entra Vladimir Ilitch Lenin, revolucionário e teorista, Lenin, se apercebendo da mudança qualitativa do capitalismo com a 1º guerra mundial e a divisão colonial, se condicionou a missão de estudar esse sistema com o método Marxista.

Enquanto o titulo nos apresenta uma isca, o livro não fala apenas do que nós entenderíamos como "Imperialismo", mas sim do próprio capitalismo contemporâneo que Lenin intitulou, certamente, de Imperialismo. Tal fato se apresenta em uma analise que como a de Marx, nos faz duvidar se Lenin e Marx não possuíam bolas de cristais para saber sua realidade, pois, assim como Marx, todos, sem exceção, os conceitos que ele apresenta se mostram na atualidade, e as mínimas previsões se mostram como visões proféticas. Lenin revigora a obra marxista clássica, nós apresentando com analises detalhadas e históricas de conceitos como: Monopólios, Trustes, Associações, Dividendos, Ações, Imperialismo, Exportação de Capital, Divisão do mundo, etc.

Se cita também que o livro possui fácil entendimento e apresenta até certo entretenimento, mesmo que mais formal que outras obras leninistas, o livro ainda apresenta as piadas e ironias de Lenin contra seus oponentes, a leitura tendo um sentimento que o próprio autor te explica os conceitos
Por fim a qualidade da edição da Boitempo em especifico: a qualidade alta padrão para a editora, com um extenso prefacio e um recorte da biografia "Memórias de Lenin" para posfácio. Em conclusão esta é uma leitura não só para qualquer um que se deseja auto declarar minimamente de esquerda, mas também uma leitura obrigatória a todo que queira estudar seriamente geopolíticas

Bruna.Nunes 22/02/2023

Achei bem mais difícil de ler do q os outros dele, e por ser um tema q nao tô acostumada, tive muita dificuldade, mas consegui entender o principal, e como sempre o Lenin sendo o maior
Gabriela Zurita 25/02/2023minha estante
Eu aqui fazendo resenha de ficção e romancinho e vc lendo Lenin. Muito acadêmica essa mulher!

Bruna.Nunes 25/02/2023minha estante
amg estou equilibrando KKKKKK

soypotiguar 20/12/2022

Muito interessante
Lenin vem com dados e críticas lógicas a respeito do imperialismo das nações da Europa Ocidental do século XIX e XX.