Imperialismo - Fase Superior do Capitalismo

Imperialismo - Fase Superior do Capitalismo Vladimir Lenin

Resenhas - Imperialismo, estágio superior do capitalismo

Jolly 12/12/2022

Se você chegou até esse livro, é pq você é um maluco/a empurrando uma parede, mas saiba, 10 mil malucos/a empurrando uma parede a parede cai!

O livro confirma alguns vieses que já temos sobre o capitalismo, trazendo dados históricos e tudo mais! Recomendo

Ariel.SimAes 22/11/2022

Leiam Lenin!
A obra de Lenin é essencial para entendermos as relações econômicas entre os países. Sua análise é extremamente atual e precisa.
A formação dos monopólios, a dominação por meio do capital financeiro, a cooptação de parte do proletariado? está tudo lá. Leiam Lenin.
Um adendo: como a Expressão Popular tem edições maravilhosas, sempre recomendo também.

Taylor 05/11/2022

Simplesmente o maior calvo da Terra
Essa foi a primeira obra de Lênin que tive o prazer de ler: excelente leitura!

Aqui, o autor destrincha a fase imperialista do capitalismo e reforça isso com dados, contextos e uma dissertação muito bem estruturada e desenvolvida.

O texto é de fácil compreensão e, apesar disso, não se torna vago ou incompleto. Cada capítulo conta com um ótimo desenvolvimento da proposta trazida em seu tema e explicita muito bem até os pontos mais complexos.

A única coisa que chegou a me incomodar em alguns momentos foi a excessiva inclusão de citações enormes ? que achei, em alguns momentos, não tão necessárias ?, mas faz parte. Não impacta na nota que dei porque a qualidade do conteúdo apresentado aqui é impressionante.

Um século de distância, e esse livro exprime assustadoramente bem detalhes tão reais ainda na nossa realidade atual.

PAI DOS RATO 18/09/2022

Análise precisa sobre a evolução do capitalismo
A leitura de Lenin é de um engrandecimento gigantesco para alma, sua escrita é absurdamente bem embasada, usa referências de diversos textos em todas as páginas, sejam em sua maioria textos em alemão, russo, inglês e francês.

O livro inteiro segue uma sequência lógica para explicar o tema, e você consegue compreender a genialidade do autor analisando sua linha argumentativa para justificar seu raciocínio.

Muitas tabelas para esclarecer dados, os pensamentos do autor não ficam nada abstratos na mente, e você acaba por assimilar a dimensão grotesca do imperialismo.

São dez capítulos organizados por uma explicação concreta dentro da realidade material sobre os monopólios, e como eles se convertem em um novo estágio de capitalismo, extrapolando o capital industrial para o financeiro, e a relação direta do capital financeiro com a dominação de colônias, que por sua vez vão servir de base para a expansão do próprio capital financeiro entre um monopólio de poucos países também.

Além disso, Lenin faz uma crítica a alguns autores revisionistas, seja dentro do marxismo, ou um revisionismo burguês.

Essa edição da boitempo está fantástica, além de linda é muito completa e organizada. A edição nos presenteia com um recorte da biografia do Lenin no final, feita por sua esposa Nadejda, uma revolucionária histórica, extremamente agradável de se ler e contextualizar a vida do autor.

Bruno.Moraes 04/08/2022

O prefácio apresentado pelo Plínio de arruda, foi bom. Ele fez um grande resumo sobre lênin se preocupando em apresentar as principais ideias, o quanto que elas influenciaram não só a Rússia mas como vários estudiosos de todas as partes do mundo.
Na segunda parte do livro, inicia a parte escrita por lênin. A brochura foi escrita em 1916 e nela o autor fala sobre o Imperialismo sendo um etapa superior do capitalismo. Ele explica como que ocorre essa transição falando sobre monopólios, bancos, entre outros agentes envolvidos nessse precesso. Uma coisa que gostei é que ele usou muitos números, tabelas e referências para reforçar o que estava defendendo.
Por fim, a leitura é super importante para aquelas que se interessam por história, economia, política, etc. Ler diretamente um autor é bem melhor do que ficar ouvindo aqueles que o atacam ou aqueles o idoladratam.

Lucas Viegas 19/07/2022

Perfeito para quem busca entender o mundo
Embora seja um livro escrito no início do século XX, a obra nos faz refletir acerca de eventos extremamente atuais, o que deixa claro a manutenção do sistema vigente. Escrita por um revolucionário/intelectual com opiniões fortes, este livro nos oportuniza a obter uma perspectiva ampliada a respeito da dinâmica no mundo capitalista globalizado, principalmente, a nós brasileiros que estamos na periferia do sistema. Simplesmente magnífico. Vale a releitura posteriormente.

Leandro 02/07/2022

O livro traz uma das principais contribuições teóricas de Lenin: o imperialismo, tão presente e evidente atualmente. Acerca da edição, creio que o prefácio se preocupa mais em fazer um apanhado da teoria leninista do que trazer a atualidade do texto.

Juliana 27/06/2022

Imperialismo
Lênin traz nesse livro dados e reflexões sobre a mudança do capitalismo até então vigente para um capitalismo monopolista e financeirizado. Hoje conseguimos ver que ele estava certo em sua percepção e, infelizmente, vivemos algo até pior do que o observado por ele.

Lorenzo 01/05/2022

Globalização Ou Imperialismo?
Em 1917, já descreve o alcance que o capitalismo tomou devido a concentração de riquezas, da expansão dos monopólios do livre-mercado somados aos monopólios estatais e da fusão do capital industrial (fábricas) e do capital financeiro (bancos).

Amelie 25/04/2022

Não é a toa que Lenin é tão elogiado por suas teses sobre o imperialismo: a minúcia e o rigor teórico clarificam cada vez mais algumas coisas tão presentes até os dias de hoje. fusão do capital bancário e industrial, papel dos cartéis e trustes, políticas neocoloniais, etc. recomendo demais! muita gente reclama sobre as inúmeras referências e até repetições e retomadas, mas pra mim isso só facilita e aprofunda o entendimento.

Issão 26/02/2022

Como sempre, mais atual do que gostaríamos
Lenin é um dos principais personagens do século XX. Mesmo os mais ferrenhos opositores tem de reconhecer isso.
E, por coincidência ou pela atualidade sempre presente de seus escritos, calhou de que eu me pusesse a ler "Imperialismo" neste início muito conturbado do ano de 2022.
Por todo o lado as notícias e os grandes grupos de imprensa falam na possibilidade de acontecer o "maior conflito desde a segunda guerra mundial". E com isso toda a sorte de explicações fajutas, furadas e atrapalhadas segue no encalço.
Mas, o aprendizado sobre as estruturas do Imperialismo, e uma análise fria dos acontecimentos não apenas imediatos mas de um passado recente (pós dissolução da URSS) demonstram que, no fundo, não apenas nós continuamos os mesmos e vivemos como nossos pais, mas também os inimigos permanecem muito que semelhantes.
Lenin escancara neste rápido e muito fundamentado escrito o quanto a concentração do capital e suas crises engendram expansionismo e manipulação de sentimentos da classe trabalhadora, como as questões nacionais.
Mais do que inimigos em tal ou qual fronteira, o aprendizado tem de ser amplo e, como bons radicais, devemos levá-lo até a raiz do problema: o sistema capitalista e as formas brutais por quais a burguesia se empenha na sua manutenção.
Ainda que a luta permaneça muito parecida, as condições e os tempos são muito, muito diferentes. E a leitura de um dos grandes é sempre fonte de renovação dos ânimos.
Venceremos.

debroua 18/02/2022

Lênin Impecável
Lênin, como sempre, faz apontamentos precisos e pautados no marxismo, aprofundando os acontecimentos e assinalando que definições curtas e diretas não conseguem dar conta da complexidade dos assuntos.
Sendo assim, ele aborda o Imperialismo em sua gênese e seus objetivos, levantando, também, outras análises acerca da temática, apontando os equívocos presentes.
"Vimos que o imperialismo é, por sua essência econômica, o capitalismo monopolista." (p. 149)

Malu 03/02/2022

Sempre bom ler Lenin
Primeira leitura teórica do ano, é muito bom ver o nível de complexidade e precisão das análises políticas e econômicas feitas por Lenin.

Adrieli Volpato 15/01/2022

Imperialismo
O livro é sensacional. O autor aborda de forma crítica a sociedade capitalista. Relata sobre a exploração do trabalhador a partir do capitalismo monopolista.

Bruni 31/12/2021

“A concorrência se transforma em monopólio”
Lênin, Vladimir Ilitch. Imperialismo, estágio superior do capitalismo - 1 ed. - São Paulo: Boitempo, 2021.

O folheto escrito em 1916 e publicado em abril de 1917 legítima que o imperialismo é o progresso do sistema capitalista, no qual os monopólios e o capital financeiro começaram a avançar de forma intensa, no início do século XX.

Com uma linguagem acessível e com dados, ao longo da obra, o líder bolchevique traz uma perspectiva mais estratégica e menos determinista sobre a trajetória do capitalismo na sua fase específica que é o imperialismo e, simultaneamente, contrária o revisionismo da ideologia marxista que estava sendo feita na Segunda Internacional por alguns membros.

A escrita nos auxilia a compreender melhor a relação entre a economia nacional e internacional, a primeira sendo extremamente influenciada pela segunda, como podemos assimilar com o cenário atual no Brasil referente ao dólar e a alta dos preços dos bens de consumo duráveis e não duráveis na pandemia.

Fundamentado nos preceitos de Karl Marx referente ao capital, o autor expõe essa transição do capital de livre concorrência para o acúmulo da produção e consequentemente, do capitalismo monopolista que estava começando a se instalar. Também, destaca a relevância que os bancos tiveram nesse processo de transição, a relação entre capital bancário e industrial que resultou no capital financeiro, entre outros assuntos relevantes para a análise e seus significados para compreender a fase imperialista do capitalismo de forma menos determinista.

Vladímir Ilitch Lênin (1870-1924) foi um revolucionário e teórico russo que foi influenciado pelo marxismo. Sua obra nos mostra que se queremos realmente transformar o mundo precisamos, primeiro, compreendê-lo para que assim, consigamos ter um ato político e revolucionário sem revisionismo rumo a uma sociedade com melhores oportunidades para todos e não só para uma pequena parcela que é majoritariamente branca.