Imperialismo, estágio superior do capitalismo

Imperialismo, estágio superior do capitalismo Vladimir Lenin

Resenhas - Imperialismo, estágio superior do capitalismo

soypotiguar 20/12/2022

Muito interessante
Lenin vem com dados e críticas lógicas a respeito do imperialismo das nações da Europa Ocidental do século XIX e XX.

Lucas.Sousa 02/08/2020

Imperialismo, estágio monopolista do capitalismo.
Lênin descreve neste livro, exaustivamente, o processo de formação dos monopólios, a fusão dos capitais industriais com os bancários, criando o capital financeiro, que centraliza dos maiores ao pequenos capitais, e passando do outrora mero papel de mediador, para o papel de um ativo organizador dos investimentos de capital e dos lucros em vários países; descreve também a repartição do mundo entre um punhado de grandes empresas, criando conflitos entre os Estados nacionais dessas empresas monopolistas e levando ao imperialismo.

Se os monopólios surgem da concorrência, o imperialismo, por sua vez, eleva a concorrência capitalista a um novo patamar, que é internacional, criando, assim, a competição entre os Estados por territórios coloniais, mercados, "áreas de influência". Estes repartem o mundo conforme a força bélica e o poder econômico. Essa força e poder variam constantemente, levando a novos conflitos entre os Estados capitalistas por novas repartições.
As guerras imperialistas tornam-se iminentes (tal como foi a guerra de 1914).

Os monopólios não podem se furtar de obrigar seus Estados (meros balcões de negócios da burguesia) de dominarem outros povos, tendo em vista que o desenvolvimento capitalista na Europa e nos países centrais já chegou ao seu limite, isto é, já explorou todas as atividades lucrativas possíveis. Assim, há um excedente de capital, mas uma escassez de negócios lucrativos. Por isso, os grandes monopólios são obrigados a exportar seus capitais para a Ásia, África, América do Sul, etc. sob diferentes formas.

O mundo inteiro torna-se subordinado a grandes monopólios de dois ou três países capitalistas superpoderosos (em 1916: Inglaterra, França, em 2020, EUA, China, Alemanha?), estes, tendo alcançado este patamar, criam acordos entre si e impedem o progresso técnico científico. É o parasitismo e decadência do capitalismo.

Mas a dominação imperialista, seja por meio de soldados que ocupam as terras, sejam pelos empréstimos dos bancos internacionais que estrangulam a economia de pequenos e pobres países, forma uma ampla classe trabalhadora nas margens do capitalismo, criando miséria e pobreza, que gera revolta e indignação. Nesta aventura imperialista, os povos dominados, subjugados e explorados, não têm outra escolha senão resistir e lutar por um novo futuro. O imperialismo cria todas as condições para o desenvolvimento da luta de classes em âmbito internacional.

O imperialismo se torna a antesala da revolução socialista mundial.

Talitasda 26/11/2020

Cansativo
Li para a faculdade, e foi um texto extremamente cansativo.

Apesar da óbvia inteligência de Lenin, a repetição de palavras, a citação de intermináveis autores, os dados excessivos, os exemplos muito extensos, etc, deixaram a leitura muito devagar, complicada e prolixa.

Jolly 12/12/2022

Se você chegou até esse livro, é pq você é um maluco/a empurrando uma parede, mas saiba, 10 mil malucos/a empurrando uma parede a parede cai!

O livro confirma alguns vieses que já temos sobre o capitalismo, trazendo dados históricos e tudo mais! Recomendo

Ludmila 04/05/2023

Leitura super atual embora escrito em 1916
Lenin discute o processo de concentração do capital nos EUA e Alemanha e formação dos grandes monopólios e que vai levar na acentuada financeirização do capitalismo da atualidade. Impressionante como foi visionário.

Lu F. 15/05/2021

Lênin, eternamente genial. Esse livro (deveria) ser leitura obrigatória para todo mundo!

?O imperialismo, ou domínio do capital financeiro, é o capitalismo no seu grau superior?

Leiam. Essa é a review.

Bruno.Moraes 04/08/2022

O prefácio apresentado pelo Plínio de arruda, foi bom. Ele fez um grande resumo sobre lênin se preocupando em apresentar as principais ideias, o quanto que elas influenciaram não só a Rússia mas como vários estudiosos de todas as partes do mundo.
Na segunda parte do livro, inicia a parte escrita por lênin. A brochura foi escrita em 1916 e nela o autor fala sobre o Imperialismo sendo um etapa superior do capitalismo. Ele explica como que ocorre essa transição falando sobre monopólios, bancos, entre outros agentes envolvidos nessse precesso. Uma coisa que gostei é que ele usou muitos números, tabelas e referências para reforçar o que estava defendendo.
Por fim, a leitura é super importante para aquelas que se interessam por história, economia, política, etc. Ler diretamente um autor é bem melhor do que ficar ouvindo aqueles que o atacam ou aqueles o idoladratam.

debroua 18/02/2022

Lênin Impecável
Lênin, como sempre, faz apontamentos precisos e pautados no marxismo, aprofundando os acontecimentos e assinalando que definições curtas e diretas não conseguem dar conta da complexidade dos assuntos.
Sendo assim, ele aborda o Imperialismo em sua gênese e seus objetivos, levantando, também, outras análises acerca da temática, apontando os equívocos presentes.
"Vimos que o imperialismo é, por sua essência econômica, o capitalismo monopolista." (p. 149)

Arthur 27/12/2009

Lenin consegue trazer para a gente através de dados estatísticos o quão perigoso é e pode se tornar ainda pior (no sentido de ser cruel) o capitalismo. Em sua fase monopolista, se torna um "monstro" imperialista, concentrando em si (e aparece a figura dos bancos travestidos de "investidores da iniciativa privada") quantias cada vez maiores de dinheiro, e brincando de marionete com sua rede, também gradativa, de dependentes, escolhendo/atribuindo qual será o futuro dos seus subordinados.

Como toda leitura "política", tem que ser lido com cuidado, e é bom saber outras visões acerca do mesmo fato/contexto histórico, ainda mais se tratando de iniciantes como eu, senão acabamos sendo doutrinados no sentido literal da palavra.

PAI DOS RATO 18/09/2022

Análise precisa sobre a evolução do capitalismo
A leitura de Lenin é de um engrandecimento gigantesco para alma, sua escrita é absurdamente bem embasada, usa referências de diversos textos em todas as páginas, sejam em sua maioria textos em alemão, russo, inglês e francês.

O livro inteiro segue uma sequência lógica para explicar o tema, e você consegue compreender a genialidade do autor analisando sua linha argumentativa para justificar seu raciocínio.

Muitas tabelas para esclarecer dados, os pensamentos do autor não ficam nada abstratos na mente, e você acaba por assimilar a dimensão grotesca do imperialismo.

São dez capítulos organizados por uma explicação concreta dentro da realidade material sobre os monopólios, e como eles se convertem em um novo estágio de capitalismo, extrapolando o capital industrial para o financeiro, e a relação direta do capital financeiro com a dominação de colônias, que por sua vez vão servir de base para a expansão do próprio capital financeiro entre um monopólio de poucos países também.

Além disso, Lenin faz uma crítica a alguns autores revisionistas, seja dentro do marxismo, ou um revisionismo burguês.

Essa edição da boitempo está fantástica, além de linda é muito completa e organizada. A edição nos presenteia com um recorte da biografia do Lenin no final, feita por sua esposa Nadejda, uma revolucionária histórica, extremamente agradável de se ler e contextualizar a vida do autor.

Taylor 05/11/2022

Simplesmente o maior calvo da Terra
Essa foi a primeira obra de Lênin que tive o prazer de ler: excelente leitura!

Aqui, o autor destrincha a fase imperialista do capitalismo e reforça isso com dados, contextos e uma dissertação muito bem estruturada e desenvolvida.

O texto é de fácil compreensão e, apesar disso, não se torna vago ou incompleto. Cada capítulo conta com um ótimo desenvolvimento da proposta trazida em seu tema e explicita muito bem até os pontos mais complexos.

A única coisa que chegou a me incomodar em alguns momentos foi a excessiva inclusão de citações enormes ? que achei, em alguns momentos, não tão necessárias ?, mas faz parte. Não impacta na nota que dei porque a qualidade do conteúdo apresentado aqui é impressionante.

Um século de distância, e esse livro exprime assustadoramente bem detalhes tão reais ainda na nossa realidade atual.

JoAo366 31/05/2023

Achei um livro bem difícil porque quando se trata de falar sobre economia eu fico receoso por não ter noção alguma do tema. Por isso, foi uma leitura mais demorada e pesada, porém, achei bem interessante. É o primeiro livro do Lênin que leio e gostei. É bom também fugir um pouco do que estou acostumado a ler, ver como os bancos se aliam com um certo grupo de capitalistas e como utilizam o capital financeiro para monopolizar áreas de produção fez com que algumas coisas do campo econômico se ligassem com o meio social, pelo menos para mim.

Bruna.Nunes 22/02/2023

Achei bem mais difícil de ler do q os outros dele, e por ser um tema q nao tô acostumada, tive muita dificuldade, mas consegui entender o principal, e como sempre o Lenin sendo o maior
Gabriela Zurita 25/02/2023minha estante
Eu aqui fazendo resenha de ficção e romancinho e vc lendo Lenin. Muito acadêmica essa mulher!

Bruna.Nunes 25/02/2023minha estante
amg estou equilibrando KKKKKK

Adrieli Volpato 15/01/2022

Imperialismo
O livro é sensacional. O autor aborda de forma crítica a sociedade capitalista. Relata sobre a exploração do trabalhador a partir do capitalismo monopolista.

Raul 04/03/2023

Um espetáculo!
Lênin, esse calvo maravilhoso, faz um estudo preciso e radical (no sentido marxiano de "ser radical é agarrar as coisas pela raiz") do estágio mais recente do capitalismo.

Com uma enxurrada de dados, referências, citações, críticas (afinal, é um marxista!), demonstra desde o novo papel dos bancos na formação dos monopólios, até às relações interimperialistas, o aburguesamento do proletariado, a necessidade do Estado no capitalismo (ancaps ficam tristes) e a falácia dos reformistas kautskystas de seu tempo. De forma indireta, perpassa até mesmo os escândalos atuais em relação à uma franquia de lojas.

Acompanhado de um anexo da obra Memórias de Lênin, escrito por Nadejda Krupskaia (companheira de Lênin desde sua juventude, uma importante figura na pedagogia soviética, etc. uma mulher extraordinária), o texto é muito bem elaborado. Apesar de Krupskaia tê-lo achado "seco", isso se justifica, na verdade, pelo prefácio posterior à publicação, no qual Lênin declara ter deixado os aspectos políticos "escondidos" pela censura czarista.

O relato de Krupskaia retrata o seu exílio com seu companheiro, o processo de articulação política na Suiça e a escrita de Ilitch sobre o mais alto estágio do capitalismo. É extremamente envolvente, mais ainda se conseguir imaginar a dor de escrever sobre um ente tão querido, tão marcante (até para a história mundial em si) e de longa data.

Para o fim dessa resenha, não poderia ser nada além da memória de nossos camaradas, daqueles que livraram a Terra do nazifascismo, que lutaram tanto para mudar o mundo.

Que cumpramos nosso dever histórico como classe, como grupo, como sujeitos singulares, como humanos.

O que é mais honrado a memória de nossos camaradas que a defesa do socialismo, do comunismo e da vida?

«[...] o capitalismo tornou-se imperialismo capitalista apenas quando chegou a um determinado estágio, muito elevado, de seu desenvolvimento, quando algumas de suas características fundamentais começaram a se transformar no seu oposto, quando ganharam corpo e se manifestaram em toda a linha os traços da época de transição do capitalismo para uma estrutura econômica e social mais elevada.» ? p. 113. Isto é, para o socialismo!