Conspiração Nazi

Conspiração Nazi Guto Domingues

Resenhas - Conspiração Nazi

Blog com V 17/01/2017

Resenha – Conspiração Nazi
A sinopse consegue passar o desejo da curiosidade, você se sente intrigada e com vontade de ler tudo, devorar na hora. Porém, confesso que quando comecei a ler as primeiras páginas, me senti um pouco entediada e vi pequenos errinhos em relação às aspas ( “ ), probleminha de digitação, mas nada que estrague a estética e a história; também alguns erros de pontuação me incomodaram no início, pontos que deveriam ser vírgulas, uso de aspas exageradas, porém, a história realmente foi tão boa que estes pequenos detalhes não me fizeram impedir de continuar a leitura. Ah, claro antes de começar a discorrer ainda mais sobre o livro, sinto-me obrigada a dizer: que sensacional! Meu Deus! A ideia de fazer uma história dentro de outra história foi genial, acredito que tenha sido a primeira que li.

Voltando, ao decorrer da história quando o Leandro – personagem principal da primeira história – inicia então seu livro de ficção, me senti mais intrigada e pensei, “agora sim, as coisas irão acontecer”, e foi o que houve. Talvez pelo título “Conspiração Nazi”, eu estava esperando algo surpreendente desde a primeira página – não me leve a mal, caro autor –, e confesso que me decepcionei, mas então a minha primeira opinião mudou totalmente. Bem, vejamos, o autor conseguiu fazer uma história de um jovem com um anseio enorme para escrever um livro de ficção, então, Guto Domingues consegue conciliar primeira narrativa com a segunda, a qual é, Leandro narrando a história de Afonso, fácil de se confundir se não prestar atenção. E também, fazer um paralelo entre os dois, seria então a fantasia se tornando real ou o real se tornando fantasia?

site: https://blogcomv.wordpress.com/2017/01/17/conspiracao-nazi/

Penalux 15/12/2017

O nazismo atrai o interesse, mesmo muitos anos após o seu surgimento. O impacto causado na trajetória do mundo, marcado, pelas linhas negras da existência desta história cravam uma memória na mente social, difícil de se extinguir.
Para o mundo, no geral, o fim da Segunda Guerra Mundial pôs fim a permanência deste grupo social, porém, o que Guto Domingues cria com sua história, é a investigação da possibilidade de o nazismo não ter se extinguido nesta etapa histórica, e mais, coloca força na hipótese da fuga deste grupo para as terras da América do Sul.
Este enredo é uma mistura de nomes e datas verídicas, com boa parte de ficção, atividade escolhida pelo autor com o intuito do entretenimento. Para desenvolver a narrativa, Guto Domingues introduz a obra com seu personagem Leandro, um jornalista não ativo que tem o sonho de ser escritor.
Na tentativa de criar sua própria escrita, Leandro começa a escrever sobre Afonso, um rapaz que herda um apartamento do tio falecido hipoteticamente suicida. Afonso, como historiador e curioso, além de sobrinho ligado a memória do tio, começa a juntar as peças de um quebra-cabeça que o leva na direção da verdadeira causa morte do seu tio, vinculados a existência de um segredo nazista. Conforme a história é escrita, Leandro vai se afundando em uma imprevisível e complicada situação.
Guto Domingues, afirma que sua história tem o sentido de divertir, sua arte para ele, não está submetida as normas dos dados históricos, porém é desejosa de fomentar no leitor uma criatividade que o permita navegar pelas páginas das possibilidades.

APaula.Maia 29/09/2019

Conta a história do Leandro, um jornalista e escritor que está escrevendo um livro baseado em fatos históricos sobre o nazismo. Somente por isso (mesmo que seja um livro de ficção) eu terminei o livro querendo saber mais sobre Hitler e o nazismo.

A história tem várias narrativas, o que pode confundir um pouco o leitor. Não gostei dessas mudanças de narrativas, achei desnecessárias. No meu ponto de vista, acho que as narrativas do Leandro poderiam ser mais diretas/curtas ou em menor quantidade, parecia que ele queria sempre se explicar muito e tentar "dar aulas" em certos pontos e achei meio cansativo.

Acho que poderia ser um excelente livro e entrar na lista de favoritos se fosse escrito de uma forma diferente, a história central entre Afonso e Valéria flui bem e te faz querer saber sempre mais... eu devorei o livro em apenas um dia. Gostei muito da história central, porém estou até o momento tentando decidir se gostei ou não do final.

Érica 24/11/2015

Um livro interessante
Conspiração Nazi é um livro interessante, onde temos um escritor (Leandro) no processo de escrever um novo livro, e a história que ele está escrevendo, ambas as histórias sendo desenvolvidas paralelamente. A história que Leandro está tentando escrever é uma ficção (será?), na qual uma célula de espionagem nazista subsiste no interior do Estado do Rio de Janeiro, com ligações com a Argentina e diretamente com a Alemanha, uma chama do terceiro Reich que não quer se apagar. Muito mais que uma tentativa de retomar o poderio nazista, segundo a história de Leandro (ou a história real), o próprio Hitler teria sobrevivido à guerra e vivia exilado na Argentina com sua esposa e filhos.

A história dentro da história traz Afonso como protagonista. Afonso era sobrinho de um dono de hotel em Itatiaia, no interior do estado do Rio de Janeiro, e vai até a cidade para tratar de assuntos do inventário e dos bens deixados pelo tio. Em uma inspeção no hotel, Afonso descobre documentos em alemão, todos ostentando uma suástica, e, de pronto, Afonso se esforça para entender o que são aqueles documentos e que relação podem ter tido com a morte do tio. Aqui faço um parêntese na história, pois achei um tanto quanto forçada a investigação de Afonso sobre o tio. Até onde se sabe, o tio faleceu e ponto. De repente, do nada, sem que nada tenha-o levado a tal conclusão, Afonso dá como certo que o tio foi assassinado. Faltou um link, faltou desenvolver mais a narrativa.

Tenho sérias e duras críticas à edição do livro. Está pessimamente revisado, são pontos no lugar de vírgulas, vírgula onde deveria estar um ponto final, erros de concordância. Enfim, a editora deveria ter mais cuidado com essas coisas, afinal, pega mal para o editor e é altamente brochante para o leitor.

Gostei do final do livro, não foi tão surpreendente, mas gostei. Mas aí atribuo responsabilidade muito mais nesta leitora do que no autor, pois eu geralmente não gosto de finais de livros de mistério policialescos, sempre acho que poderia ter sido mais, sempre acho que falta mais tchan.

Leia mais em http://goo.gl/bBnxTg

site: www.serleitora.com.br

Bruna Martins 17/05/2016

CONSPIRAÇÃO NAZI - GUTO DOMINGUES
Romance|| 254Páginas || Editora: Penalux || Classificação 5/5 || Cortesia do Autor

O livro começa com a história de Leonardo, um jovem jornalista aspirante a escritor, tentando realizar o grande sonho de produzir o seu primeiro romance.

Assim, a trama do livro é exatamente aquela criada por Leonardo, criando uma inusitada e curiosa interação entre o autor fictício e a história de conspiração nazista por ele criada.

Tudo começa quando Afonso, o protagonista, herda um hotel depois do suicídio do tio. Ninguém na cidade contesta a causa da morte, apenas lamentam o fato, mas o curioso sobrinho não se conforma e decide investigar mais a fundo.

Depois de fazer contato com seu amigo jornalista Marcelo, Afonso vai à biblioteca local e logo inicia uma pesquisa em companhia de Valéria, a bibliotecária da cidade. Juntos, examinam papeis acerca de fatos passados envolvendo o hotel, investigam documentos que estavam na posse do tio, interrogam pessoas e se tornam cada vez mais próximos durante o processo.

Totalmente envolvido pela bela garota e a cada dia mais próximo de encontrar a grande verdade por trás da morte do tio, o historiador se depara com indícios de conspirações da Alemanha nazista no Brasil.

A investigação se torna perigosamente reveladora e, enquanto tenta assegurar a segurança de Valéria, Afonso arriscará tudo para coletar provas acerca dos escândalos e verdades obscuras do nazismo, figuras impunes, mensagens de culto aos massacres, agentes do governo infiltrados, entre outros fortes acontecimentos, podendo contar apenas com Marcelo em sua retaguarda.

O desfecho é impensado e muito realista, capaz de deixar o leitor totalmente surpreso.

Guto tem uma escrita ao mesmo tempo densa e fluída, a riqueza de detalhes e descrições também é um diferencial em sua narrativa. Adorei e recomendo a todos que busquem um pouco de aventura e diversão.

Suka - Pensamentos & Opiniões 15/01/2017

A leitura desse livro foi surpreendente! Iremos conhecer a história de Leandro que decide escrever um livro após uma indagação que ficou martelando sua cabeça - E se a Alemanha ganhasse a guerra?
Ele é uma pessoa meio complicada com o que escreve, por não saber como começar seu livro ele vai em busca de informações, faz pesquisas, ler, como todo escritor ele tem suas neuras para iniciar seu livro e de inicio vamos vendo essas neuras dele até que ele decide começar o livro...
E assim iremos conhecer o Afonso (personagem do livro do Leandro), um rapaz que herda um hotel após o falecimento do seu tio. Chegando a cidade para a leitura do testamento e inconformado com a morte do tio, vai tentar descobri sobre o que estava acontecendo e o motivo dele ter se suicidado...
Afonso começa a investigar as caixas que seu tio havia encontrado antes de falecer e pede mais informações ao caseiro do sítio sobre o tio, sem muitas respostas, acaba indo a biblioteca para fazer uma pesquisa e lá ele conhece a Valéria.
Valéria irá iniciar uma busca frenética junto com Afonso por respostas, e de repente temos o Leandro de volta ao livro com suas indagações de escritor com seu amigo Otávio e depois retoma sua escrita.
E após alguns capítulos que posso afirma serem muito envolventes e de tirar o folego, a história muda de angulo, passamos a ver quem está por trás de toda a história e algumas coisas serão esclarecidas.
E o final é surpreendente por demais e nunca tinha imaginado durante a leitura que aquilo era possível! No final do livro o autor trás notas informando quem são os personagens que fizeram parte da nossa história real e os personagens fictícios.

Eu adorei o livro e já estou ansiosa pela continuação

Morgana Brunner 03/02/2017

Conspiração Nazi - Guto Domingues
Oii gente, tudo bem?
Hoje é dia de escrever uma resenha do livro que recebi em parceria com o autor Guto Domingues, estava bem interessada na obra e quando o autor me enviou tive que pular alguns da listinha e ler, pois, a curiosidade estava me massacrando.

Guto Domingues foi uma surpresa de autor para mim, pude me surpreender e ter tamanho contato com ele para falar de coração o que achei de sua obra. Ele recebeu bem as opiniões e agora venho trazer para vocês o que achei e se recomendaria.

Conspiração Nazi foi um livro que pensei que seria bem diferente, que em certos momentos poderia me corromper da leitura por causa de momentos históricos que o autor traz na obra, foi realista sim, a obra toda de sua forma narrada tem uma surpresa para o leitor do início ao fim. Fiquei pensando seriamente em emprestar para todos que debatem sobre nazismo, mas não sei se eles me devolveriam esse livro.

"Existem dois tipos de história mundial: uma é a oficial, mentirosa, própria para as salas de aulas; a outra é a história secreta, que esconde a verdadeira causa dos acontecimentos." Pág. 73

Leandro sempre fora alguém focado a querer fazer algo diferente e até ser reconhecido nas redes sociais, tinha uma paixão dominante por escrever e começou a se interessar por nazismo, um assunto que até hoje é bastante abordado e possui uma significância por causa de seu período histórico, gostaria de lançar uma edição física, mas acreditava que postando no seu blog normalmente poderia ter uma base a descobrir se as pessoas estariam gostando.

Com isso, decide se aprofundar e, cada nova história um surgimento de um livro começa a surgir, seria uma maneira de esvaziar a sua mente que anda tão cheia de momentos e criatividades escondidas, Leandro estava animado e louco para saber o que seus leitores iriam achar desse seu novo escrito, queria opinião sempre de seu fiel companheiro, Otávio, que diariamente indicava livros da banca para o inspirar.

"Nunca uma frase tão simples e objetiva teve um impacto tão grande." Pág. 117

Seus personagens criados ganharam tamanha vida e intensidade que me prenderem em todos os aspectos, com a morte de seu tio Célio. Afonso recebera uma herança grande e um lugar importante para a cidade...um hotel que seu avô começou a reformar, mas algo o interrompeu e por si trancou a obra, trancou as janelas, colocou ferro e proteção em todos os cantos, parece que queria esconder algo dentro ou até mesmo se proteger.

Sua morte fora uma decepção para a cidade pequena, todos ali o conheciam e admiravam seu jeito conservador e querido com todos, gostava de fazer bastante amizades, então era conhecido, até que algo trágico aconteceu e sua morte chegou como um baque no coração dos moradores, um assassinato ou suicídio? Ninguém sabia ao certo de porquê iriam fazer isso com ele, um senhor tão amado. Afonso que era historiador, recebeu o hotel com os braços abertos e queria saber de porquê tanto alvoroço na vida de seu avô.

"-Tenho medo de a vaidade te cegar e fazer que cometa erros." Pág. 208

Afonso queria de alguma maneira ter respostas, pois sentia que algo estava errado e se escondia, quando entrava no hotel parecia que era um sonho, mas aquelas grades representavam uma prisão e até mesmo uma tristeza, por fazia mal, e com isso resolvera aprofundar-se e visitar a biblioteca...queria respostas e precisava tê-las para seguir em frente seu caminho.

O nazismo fazia parte de sua vida agora, era como um mandante, se fazia isso era punido com aquilo. Mas, Afonso não via isso, estava cego e precisava arranjar alguma coisa para fazer e ir a fundo desse propósito de querer conhecer melhor e tirar suas próprias conclusões, será que as pessoas envolvidas ainda existiam? E principalmente, era tudo verdade que estava a acontecer? Lembrando que uma verdade escrita pode se tornar realidade.

A edição de Conspiração está incrível como sempre! A editora Penalux se superou e fiquei apaixonada, pois as folhas são amareladas, grossas e as letras em preto, com a pontinha das folhas cinza, trazendo uma peculiar diferença em mantê-lo fechado.

Guto Domingues escreve de uma maneira apaixonante e cativante, deixando sempre aquele suspense no ar e a vontade de querer saber mais e mais, não tive impaciência em nenhum momento, apenas quis terminar para matar minha curiosa e eis a surpresa, o livro terá continuação. Não encontrei nenhum erro na edição e a diagramação está impecável.

Recomendo esse livro para quem gosta de uma bela história de mistério e do assunto sobre Hitler.

site: http://segredosliterarios-oficial.blogspot.com.br/2017/02/conspiracao-nazi-guto-domingues.html

Amanda.Azevedo 27/02/2017

Conspiração Nazi - Guto Domingues
Leandro sempre quis escrever, mas sempre tinha algo que o impedia.

Mas uma conversa no bar acendeu uma fagulha na sua imaginação, e a pergunta que ouviu o homem fazer fica na sua cabeça: "E se a Alemanha tivesse ganhado a Guerra?".

Então ele simplesmente pára de pensar em tudo e deixa a história fluir sob seus dedos.

Seu livro fala sobre Afonso, um historiador, que recebe um hotel como herança do seu tio que aparentemente se suicidou. Ao que parece o testamento foi feito às pressas.

Ao chegar no local, para ver a situação do prédio, ele percebe que grades e cadeados foram colocados recentemente. Mas pra quê tudo isso?

Conversando com o empreiteiro responsável pela obra do hotel ele descobre que seu tio mandou que tal obra parasse e imediatamente pediu que colocassem as grades e os cadeados, tudo isso após encontrar no hotel umas caixas com vários papéis antigos.

Ao analisar os documentos, Afonso começa a descartar a possibilidade de suicídio como a causa da morte do seu tio e a imaginar que ele pode ter sido assassinado, pois os documentos revelavam algo que poderiam mudar a história tal como a conhecemos.

E o símbolo encontrado nos papéis reforçavam o seu valor histórico: uma suástica.

Para Leandro essa pode ser uma boa história, mas seria mesmo possível? Nazistas na América do Sul?

Na verdade, Leandro não sabe onde está se metendo, nem imagina as consequências que seu livro pode trazer.

"Existem dois tipos de história mundial: uma é a oficial, mentirosa, próprias para a sala de aula; a outra é a história secreta, que esconde a verdadeira causa dos acontecimentos".
___

Um livro dentro de outro livro. Amei!

Eu fiquei de queixo caído com esse livro! Quem me conhece sabe o quanto sou louca por esse assunto (guerras, holocausto)

Eu realmente fiquei encucada com todas as possibilidades que o livro dá. Fiquei pensando "E se..."

Não tem como evitar! HAHAHA

Heloísa 27/02/2020

Surpreendente
Um livro onde os personagens não são o que parecem ser, que mistura realidade e ficção, com nazistas infiltrados em Itatiaia.