A Testemunha

A Testemunha Nora Roberts

Resenhas - A Testemunha

Sueli 19/11/2015

A Testemunha
O escritor, para mim, é uma pessoa com poderes infinitos, seja qual for a sua classificação. Alguém com a capacidade de me abduzir e me fazer conhecer outros universos e personagens tão bem construídos que, ao final de uma obra, eu me sinta tão triste, vazia e saudosa, não poderá nunca ser confundido com alguém comum.
Essa pessoa especial cuja mente é habitada por hordas de personagens que escapam e transformam-se, por algum tempo, em figuras essenciais em minha vida, sempre terá o meu respeito e imensa admiração.
Nora Roberts, entre todos escritores do gênero de literatura romântica, ocupa um lugar especialíssimo em minha estante e em meu coração. Minha dívida com ela é imensa por me apresentar um mundo de fantasia e romance que eu, em minha infinita ignorância, não conhecia. Portanto, leitor, seja muito consciente dos meus comentários carregados de carinho, amor e gratidão por esta autora, ok?
Em seu romance “A Testemunha” Nora Roberts conduz o leitor em uma espiral de suspense eletrizante. Seus primeiros capítulos estão carregados de rejeição, rebeldia juvenil, ingenuidade, ação e violência extrema.
A forma como Roberts constrói o caminho de Elizabeth rumo ao desastre total, é inquietante. Ela nos coloca como testemunhas ocultas e impotentes das escolhas tão comuns e frequentes que os jovens costumam tomar nessa fase onde os hormônios mais prejudicam que ajudam. A literatura científica está aí, e não me deixa mentir. Contudo, Elizabeth está coberta de razão em sua ira santa.
Para mim foi difícil não ficar emocionada com a trajetória desastrosa de Elizabeth Fitch e sua mãe desalmada. Sei lá, mas Nora Roberts quando decide escrever sobre mães ordinárias, ela capricha, viu?
A Dra. Susan L. Fitch quando resolve engravidar o faz por meio de inseminação artificial, encarando a maternidade como um projeto onde não haveria margem para erros. Susan é uma mulher belíssima, mas sem sentimentos. Inteligente, mas emocionalmente incapaz. Arrogante, fria, calculista, enfim, o verdadeiro cão chupando manga.
Para marcar o seu território, além alargar os seus limites, Elizabeth, uma jovem brilhante, com memória eidética, parecidíssima em personalidade e inteligência com a Bones (do seriado do mesmo nome), resolve experimentar um pouco de vida em uma jornada de pouco mais de vinte e quatro horas, tão veloz, quanto aflitiva, em um fim de semana. Em sua ânsia de vida, ela quase encontra a morte. A morte que não poupa a vida de sua nova e única amiga, em seus dezesseis anos de existência.
Nesse instante, Elizabeth, Liz, como ela prefere ser chamada, testemunha os crimes cometidos por uma facção extremamente cruel e poderosa da máfia russa.
Ela, então, é posta em um programa de proteção à testemunha que é sabotado por agentes federais corruptos, e foge para se proteger deixando para trás seu amigo e protetor.
Após doze anos, encontramos Abigail Lowery, uma nerd, vivendo isoladamente, nas Montanhas Ozark, onde sua rotina e privacidade serão invadidas pelo chefe de polícia Brooks Gleason, tão gostoso, quando escorregadio, mas extremamente leal e incorruptível.
Querido leitor, é um típico romance com DNA Nora Roberts, onde o eletrizante conflito inicial perde força ao longo de suas quase quinhentas páginas. Eu havia me preparado para muita correria, suspense e emoção, mas foi fácil chegar ao final do livro sem grandes sustos. Em “A Testemunha”, Roberts preferiu o romance em vez do suspense e da ação.
Aí, você me pergunta: Gostou? E, eu respondo sem medo de errar, que gostei muito. Mas, eu sempre gosto dos livros da Nora. Ela faz magia com as palavras! Seus diálogos são espirituosos, divertidos, rápidos, e muito inteligentes. Ela tem o dom de me fazer apaixonar por seus personagens, e quando ela resolver inserir crianças e cães, aí... É pura covardia. Espere até conhecer o Bert!
Confesso que quando eu vi o meio de campo meio embolado, corri para o último capítulo para ver se todos estavam “presentes”. Especialmente, Bert!
Eu sei, eu sei... É um romance romântico, mas vai que dá uma loucura e a escritora resolva “eliminar” alguém... Depois do Tolkien e do Martin eu fiquei meio apavorada!
Mesmo não sendo um livro da chamada alta literatura, uma escritora inteligente sempre aproveita para nos fazer pensar sobre pontos importantes da sociedade moderna. E, Roberts não perde tempo e nos fala sobre a fragilidade da justiça frente ao poder e a corrupção.
Um romance sobre justiça e sobre o resgate de uma vida frente ao milagre do amor.
Como sempre, mais um livro imperdível de Nora Roberts, embora ao longo das quatrocentas e setenta e quatro páginas existam mais buracos que em um queijo suíço.
O final abrupto e imponderável me deixou insatisfeita, pois eu teria adorado saber maiores detalhes. Nora criou um conflito real e muito possível, mas não deu um fechamento adequado. E, mais não falo para não irritar os leitores que detestam spoilers...
Como está se tornando habitual, a revisão é sofrível! No começo do capítulo 23, na página 374, em uma referência à época do ano, a primavera foi colocada próxima ao mês de agosto! Fala sério tradutor, a Nora Roberts não merece isso!
Nay 20/11/2015minha estante
Oieee!
Que resenha ,maravilhosa.
Parabéns!
Estou nutrindo grandes expectativas,referentes a este livro.E agora que eu descobri, a deliciosa presença de "criança e cães",ai meu Deus...Eu preciso lê-lo.
Mas,confesso..Detesto finais corridos,com aquele ritmo apressado.Nunca vou entender essa lógica,por que um autor dedica tempo para mais de 500 paginas? E lá no finalzinho, para a aguardada cereja do bolo,o autor vai lá e literalmente falando,faz m****.rsrsr.

Sueli 21/11/2015minha estante
Nay, tudo bem. Que bom vê-la por aqui!
Pois é, acho que a Nora se encantou com o par romântico e preferiu não fazê-los sofrer demais.
Contudo, é um romance relativamente novo, foi publicado em 2012. Portanto, merece ser lido e comentado.
Eu tenho a impressão que Nora está economizando cenas violentas e de ação para a série Mortal, afinal, ela é um gênio, mas até os gênios têm limites, não é mesmo?
Bjks!

Monica Monte 25/11/2015minha estante
Oi, ótima resenha!!! mas só uma perguntinha. Por acaso tem algum alívio cômico nesse livro? Porque nos últimos que li dela (Mentiras genuínas, Escândalos privados, Ilusões honestas) senti falta do humor bem dosado dela.

Sueli 26/11/2015minha estante
Na verdade, não tem muito, não, Monica... É uma história que começa pesada, com cenas dramáticas e impactantes. Depois, melhora bastante, temos alguns diálogos típicos da Nora, mas eu não dei nenhuma gargalhada, como no caso da Trilogia da Gratidão, onde no primeiro volume, nas cenas do aniversário do Seth, eu fiquei gargalhando durante semanas! Mas, alguns cenas são interessantes... Contudo, eu gostei bem mais do que os três livros citados por você, embora não tanto quanto Riquezas Ocultas, que adorei.
Obrigada por comentar, Monica. Volte sempre!
Beijocas

Monica Monte 26/11/2015minha estante
Ah nem me fale, até hoje dou risada quando leio a cena do aniversário do Seth. Mas que bom que esse também é bom, também adorei Riquezas ocultas e aqueles que citei, apesar do selo Nora Roberts, foram os que menos gostei. Um beijo.

Sueli 26/11/2015minha estante
Um beijão, Monica!

Glauci 03/12/2015minha estante
Essa resenha veio para acalentar meu coraçãozinho de leitora que ficou bem vazio após o término desse livro. Obrigada Sueli, sua palavras belíssimas me trouxeram um pouquinho mais desses personagens que serão inesquecíveis.
Posso te add no skoob?
Bjos.

Sueli 04/12/2015minha estante
Glauci, é claro que sempre haverá um lugar cativo para novos amigos leitores, e quando eles são tão fãs de Nora Roberts quanto eu, aí é mel no açúcar!
Bem-vinda, querida!
Beijão!

Dálkia Andréia 21/03/2016minha estante
Amei...Acabei de ler...MARAVILHOSO!!!!

Cris 19/03/2017minha estante
Sueli,boa noite!
Eu também sou uma fã de carteirinha da Nora! Apaixonei-me pelos livros dela desde o primeiro que li. É óbvio que tem livros que eu prefiro mais que outros, mas só em ser da Nora desbanca vários outros. Eu concordo com você que esperava mais do final, algo mais eletrizante, angustiante. Que surpresa a minha quando deparei-me com um final mais calmo, menos dramático. Ainda assim, gostei dos personagens principais, principalmente da Liz/Abigail. Achei o início do livro perfeito, de prender a atenção.
Outra coisa que concordo com você é sobre a revisão: lamentável! Uma editora do porte da Bertrand não devia deixar algo assim passar. Encontrei vários erros. Espero que a Bertrand resolva isso nos próximos livros que publicar. :)

Cleo.Bianche 18/03/2024minha estante
Mais uma fã de Nora aqui rsrs lembro de um Nora divertido A Arte da Ilusão,a química do casal incrível e personagens secundários cômicos e um gato encantador ?

Janaina 19/09/2022

Suspense policial 5?
Este foi meu primeiro contato com a escrita de Nora Roberts. Não poderia ter sido melhor.

Este livro se trata de um suspense policial, mas tbm contém drama e romance na medida certa.

A escrita é fluída e envolvente. Sabe aquele livro que vc lê imaginando um filme. Então, é este. Daria um ótimo filme.

Ah como eu sofri pela Abigail, como me deu vontade de entrar no livro e dar colo pra ela, mas Nora foi genial quando colocou Brooks no caminho dela. Ele foi tudo e mais um pouco para ela.

Tudo me agradou no livro, a ambientação, a construção dos personagens, o desenvolvimento deles na trama?

Os acontecimentos pós tribunal me deixaram boquiaberta.

Recomendo demais a leitura dessa obra prima
Bruna.Nita 19/09/2022minha estante
Já vou adicionar em ?quero ler? ?

Pelufa 16/05/2021

Mais um clássico de Nora Roberts
Nora Roberts sabe envolver o leitor e o deixar viciado em descobrir como será o desfecho.

Não muito diferente dos outros thrillers da autora, A Testemunha te prende até as páginas final, ansiando pelo final feliz.

Diferente dia outros policiais de Nora, esse foca no relacionamento do nosso casal principal e como a confiança e o amor são essenciais para se vencer a diversidades. Exatamente como os outros livros, é marcado por personagens de personalidade próprias e distintas que cativam durante toda leitura.

Brooks é paciente, bondoso e encantador, impossível não se apaixonar por ele logo nas primeiras linhas. De humor leve e descontraído, Nora caprichou na personalidade deste personagem tão importante da história.

Abigail é inteligente, interessante e engraçada de uma forma peculiar. Questiona tudo, inclusive a si mesma, e amadurece muito ao longo do livro.

Talita Helen 14/06/2021

A Testemunha, por Nora Roberts
Elizabeth Fitch é a filha perfeita, fruto de uma inseminação artificial, a menina nunca conheceu seu verdadeiro pai. A mãe, uma médica bem sucedida, planejou a vida da filha desde que essa estava em seu ventre, Elizabeth cresce e se torna um verdadeiro gênio, aos 16 anos seu QI é maior que o da maioria, ela já fala mais de 3 línguas e pelos planos de sua mãe ela também deverá ser uma médica bem sucedida.
A vida de Elizabeth muda completamente, quando em um fim de semana, quando sua mãe sai em viagem para um congresso, ela resolve se rebelar.  Ela tinge e corta os cabelos, renova seu guarda-roupa e faz uma nova amiga. Amiga essa, que convence Elizabeth a criar identidades falsas para que elas possam ir até a nova e mais badalada boate da cidade.
Elizabeth nunca esteve em uma boate, ela e Julie atraem a atenção dos sócios da boate, que acreditam que as meninas, sejam de fato maiores de idade. As coisas começam a sair um pouco do controle de Elizabeth quando ela e Julie bebem demais e seguem rumo à mansão de um dos sócios, ali, Elizabeth começa a sentir os efeitos dos drinks que bebeu e se tranca no banheiro, ao sair ela se depara com uma Julie completamente bêbada e entregue aos encantos do russo.
Elizabeth se refugia do lado de fora da mansão e acaba caindo do sono, ao acordar, Elizabeth presencia a pior cena que poderia presenciar em toda a sua vida e Elizabeth se torna testemunha de não um, mas dois assassinatos.
Doze anos depois, a população de uma pacata cidade do interior do Arkansas ainda está tentando entender quem é a misteriosa Abigail Lowery, desde que ela se mudou para a cidade se mantém reclusa em sua casa afastada da cidade. Não é diferente com Brooks Gleason, o policial da cidade. Brooks acabou de assumir a delegacia da cidade e se vê atraído por todo o mistério que envolve Abigail. Brooks só não imagina que os mistérios que envolvem a vida de Abigail são muito maiores e complexos do que ele poderia imaginar.
Eu amo os livros da Nora Roberts, ela tem consegue me prender da primeira à última página, e com esse livro não foi diferente. Duas histórias que se cruzam com mistérios e perigos, porém, confesso que eu esperava um pouco mais do final, acabei não encontrando a ação que eu procurava, achei que as coisas se resolveram de forma que não se encaixava na história em si, foi como se a autora escrevesse o final correndo, sem tempo de elaborar um bom desfecho.
É uma boa obra, não a melhor, porém, vale a pena a leitura.

Autora: Nora Roberts
Editora: Bertrand Brasil
Nº de páginas: 476

site: instagram.com/estantedatali

Neidoca 29/09/2020

Espetacular
Um livro maravilhoso, as primeiras páginas já nos deixa fascinados, eu amei esse livro!

Bru 13/07/2020

Primeiro livro que leio da autora...
Gostei absurdamente da escrita envolvente da autora. Ouvia muito a respeito, mas até então ainda não tinha parado para ler, certamente lerei outros....
Agora dando foco ao livro atual.
Maaaaas, não leia daqui para baixo se não quiser SPOILER...

S
P
O
I
L
E
R

Gostei muito da estória, porém deixo aqui o meu único descontentamento... Esperei o livro inteiro por um confronto entre a Liz/Elizabeth/Abigail com os Volkvs e isso não acontece. Queria inclusive ver o Bert em ação, confesso rs Então isso me deixou frustrada, porque caberia sim esse confronto.
Maaaas um ponto alto: assim que me deparei com o Ilya imaginei que ele faria par romântico com a Liz hahaha Acho que ando lendo muito livro de Romace Dark hahaha Então super ponto positivo pois me confundiu bastante.
Glaucia 14/07/2020minha estante
Spoiler adoro?

Bru 14/07/2020minha estante
HAHAHAHAHA Você é a rainha dos spoilers ?

Erika 23/05/2021

Gostei!:))))
Ah, Nora, Nora! Suas histórias simples, fluídas e envolventes.
Você é uma curadora nata de ressacas literárias, muito embora algumas tenham sido causadas por você mesma, mas quem liga.
Passaram alguns errinhos pela revisão, nada que atrapalhasse a leitura.

site: http://upandoavida.com

Claudia164 25/09/2021

Nora fez um encaixe perfeito nesse livro nada exagerado , tem violência, romance, drama tudo na medida. Liz e uma mocinha nerd, com um toque de rebeldia, inocência, durona . E o Brooks nem da para o quanto gostei dele. Foi um livro que li e conseguia imaginar os personagens, as cenas, a cidade tudo com uma perfeição e tanto e no final quando aconteceu o julgamento aquele desfecho me deixou em choque mas ainda bem que logo foi explicado. Super recomendo .

Kaliane 27/11/2015

Perfeito!
Primeiramente, fiquei mega feliz ao descobrir que esse livro é do ano de 2012. Tendo em vista que uma das publicações mais recentes dela foi o Mentiras genuínas (com 20 anos de "idade"), ler um livro dela mais recente foi muito bom. A arqueiro publicou o quarteto de noivas, que tbm é recente, mas estamos falando da editora Bertrand.
Bom, o livro é um dos mais maravilhosos que eu já li dela e que eu já li na vida. Nora divando mais uma vez e não é puxação de saco, pois quando ela derrapa (raríssimas, raríssimas, raríssimas mesmo), eu sou realista o suficiente para aceitar. Mas nesse livro ela me conquistou muito mais (se é que era possível). Sério, eu amo essa mulher, a admiro demais. Nora tem a capacidade de pegar um assunto e transformar em algo fenomenal. Às vezes, me peguei no término de uma leitura horrível e pensei: se fosse a Nora, teria sido melhor.
A testemunha traz uma trama envolvente, emocionante, com personagens extremamente verossímeis e bem construídos. Falar da escrita dela é dizer o que todos sabemos: uma escrita de primeira. E depois de me deparar com livros com escrita sofrível, ler a escrita da Nora quase me fez chorar de emoção.
Achei o livro incrível. Me surpreendeu de diversas maneiras. Brooks é um personagem muito cativante, honesto, de personalidade forte e decidida (inclusive, gostaria de lançar uma campanha: já que estamos numa onda de insegurança enorme, não seria ruim ter o sub delegado Brooks pra nos proteger ). Brincadeiras à parte, gostei muito dele.
Abigail foi uma personagem que me deixou com sentimentos em conflito (no lado bom da coisa). Por várias vezes achei ela meio "medrosa", mas ao mesmo tempo achava ela corajosa demais por estar lutando com algo aparentemente maior que ela. Me apaixonei por ela de cara. Bert foi outro personagem que me encantou pra caramba. Não é spoiler dizer que ele é o cachorro/amigo que ela tem, ja que essa informação vem na sinopse do livro. Amo os animais, então amei conhecer esse amigo tão lindo e protetor.
No geral, Nora fez (e muito bem) o seu trabalho. Me divertiu, me cativou, me deixou mega preocupada, me surpreendeu. O livro é perfeito.
Mas como tudo não são flores... preciso fazer algumas considerações no que diz respeito ao livro como produto.
A capa é linda e fiquei satisfeita ao ver que não segue o padrão das últimas capas dela por aqui: rostos de mulheres, com flores ao redor. Apesar de serem belíssimas, me incomoda. Parece as capas das edições portuguesas. As folhinhas brancas tbm não me animaram muito. Ok, desde sempre eram as folhas brancas, mas como estavam publicando com as (queridas) folhas amarelas, achei que iriam manter.
A tradução do livro é boa, mas assim que comecei a me deparar com o excesso do termo "moça" foi como se estivesse sido transportada para o Riquezas ocultas, cuja repetição dos termos "moça" e "ex-policial" é tão grande que me deixou mega irritada. No final, minhas suspeitas foram confirmadas: A testemunha e Riquezas... foram traduzidos pela mesma pessoa. Deixo claro que não estou desmerecendo o trabalho da pessoa que traduziu, admiro demais essa função, mas vamos pegar leve com esses termos, né?
A revisão do livro deixou a desejar pelo fato de eu ter encontrado duas frases que não fizeram muito sentido pra mim. E não foi uma troca de letrinhas ou a falta destas, foi algo que deixou a frase meio sem sentido mesmo. Esperamos demais por um livro da Nora, pagamos caro demais por ele, então, mais carinho com isso, ok?
Mas resumindo... não sou muito de usar essas gírias da internet não, mas como sempre... Nora lacrou!
Monica Monte 28/11/2015minha estante
Também não gostei dessa parte da tradução e não tinha me ligado que é o mesmo de Riquezas ocultas, que tinha uma história ótima, mas a tradução foi péssima

Daiane1 29/09/2023

Que livroooooooo
Fala sério esse final me fez lembra da série rainha do Sul kkkk
Gente que não leio ainda leia não vão se arrepender.
Romance suspense ação livro perfeito os personagens perfeitos.

Cassia.Strazzacappa 05/09/2021

Romance, criminosos, assassinatos...
Tudo isso num mesmo livro. Nora Roberts foi espetacular nesse livro.
Elisabeth é filha de uma médica (fria ao extremo) e de um doador por inseminação artificial. Não sabe o que é ter vida própria, já que a megera da mãe programou toda a sua vida, estudos, alimentação, etc. Até que ela se rebela aos 16 anos e desencadeia uma série de acontecimentos que só mostra a força que ela tinha escondida dentro dela.
Ela se torna testemunha de um duplo assassinato....

Comenta Livros 13/04/2020

Um ótimo livro
Se você gosta de mistério, crime e muita adrenalina não deixe de ler esse livro.

site: https://comentalivros.com/atestemunhanoraroberts

Cris.Aguiar 25/06/2022

Fraco
Fazia um tempo que não lia um romance; dar um tempo em leituras mais densas, um respiro.
Mas sinceramente, só fui ao final desse por teimosia, porque achei muita fraquinha a história. Nora Roberts não conseguiu me manter na ficção, questionei muito, tive problemas em pactuar com os personagens.. enfim... Foi uma distração, mas com certeza não foi a melhor que poderia ter escolhido.

Mas como nunca tinha lido nada dela antes, e ela é famosa, resolvi dar uma chance indo até o final. É bem provável que não leia outros dela.

Não recomendo.