O Primeiro Vampiro

O Primeiro Vampiro Ewerton Carvalho

Resenhas - O Primeiro Vampiro

Loly Camilo 19/05/2021

O Primeiro Vampiro
Amei a forma como autor une várias crenças e elementos mitológicos, na narrativa. A maneira que o autor, também, descreve os cenários, nos faz sentir imersos no livro.

Maravilhosas Descobertas 13/10/2016

O PRIMEIRO VAMPIRO, EWERTON CARVALHO
Os vampiros são criaturas mundialmente conhecidas, mas nem sempre eles são apresentados da mesma forma. Eu, por exemplo, já li livros e vi filmes, onde eles são o melhor dessa terra, assim como já mergulhei em narrativas, onde eles são a encarnação de tudo o que há de ruim nessa vida. Bebedores de sangue, amaldiçoados, sem alma, românticos incorrigíveis, deuses ou então demônios. Esqueça tudo o que já ouviu falar sobre eles, O primeiro vampiro é o começo de uma história que é contada até hoje e se tornará imortal nas palavras de Ewerton Carvalho.

Criada pela feiticeira Baba, Ohrí, aos cindo anos conhece poções que curam e matam. Levado por uma caravana cigana, é escravizado por um duque em seu castelo. Caindo nas graças do Conde Wladimir, ele conhece a vingança na forma mais fria. [...] Agraciado com uma dádiva enviada das estrelas, Ohrí encontra a tão procurada paz. No entanto, ela não dura muito e um chamado irrecusável o leva a uma armadilha que o faz, se considerar o culpado pela tragédia. Acreditando ser detentor de alguma maldição, parte em busca de respostas.

Podemos acompanhar Ohrí desde o dia do seu nascimento, e isso faz com que mergulhemos ainda mais na narrativa, todos os personagens do livro são fortes, até mesmo os que não me agradaram no começo, conquistaram meu respeito no final de suas participações, é impossível ignorar o fato de que todas as palavras escritas ali foram postas por um motivo certo, como se para escrevê-las o autor tivesse tido alguma espécie de meditação, o que eu não duvido que tenha acontecido, já que elas foram distribuídas meticulosamente.

Ohrí é um homem como qualquer outro, com todas as vontades, desejos carnais e impulsos que um humano carrega dentro de si, mas desde sempre - antes mesmo de sair do útero da sua mãe - os céus sabiam que ele seria magnífico algum dia, capaz de liderar guerras, vencer inimigos e sustentar um poder inimaginável. Porém, tudo tem um preço.

Após as análises realizadas, eles ficaram impressionados ao ver as marcas do ataque do lobo manchando de sangue a clareira. Aquilo era um presságio, um sinal de que na vida de Ohrí haveria muito sangue, o que foi confirmado pelos rastros do rato do mato, interrompidos e borrados de modo súbito [...] As pegadas dos lobos atravessando o círculo e rodeando
Ohrí mostravam que ele era o irmão selvagem e, para não deixar dúvidas, um deles urinol como que demarcando o terreno a ele pertencente. Caso Ohrí não o pegasse em três noites, lobo seria o vencedor e dominaria a alma de Ohrí fazendo-o enlouquecer e agir como um animal feroz.

A narrativa do livro é séria e bem estruturada, houve um enorme trabalho de pesquisa, e isso conta muito na hora da leitura, o livro te acrescenta em tantas formas que chega a ser difícil ir para a outra obra, já que vem sempre á mente uma comparação.

-De tudo. Já vi muitas guerras, e nas guerras só existe uma palavra: "perda". Perdem-se vidas, partes do corpo, da alma, o caráter e as memórias. Meu filho e minha mulher morreram numa guerra sem sentido. O chefe do clã vizinho quis a filha do chefe contra a vontade de ambos. Ele deu joias e ouro, mas não conseguiu. Atacou numa noite sem lua. Estávamos em casa. Minha mulher tocava harpa e meu filho declamava poesias. Ele foi atacado pelas costas. Eu corri para pegar a espada, e outro apareceu e atirou uma lança no peito da minha mulher.

É um livro que contém os extremos do amor e do ódio, que fala sobre perdão e egoísmo, onde o maior entre todos pode sucumbir nas cinzas e o menor pode se erguer de maneira esplêndida.

O primeiro vampiro foi um dos livros que me surpreenderam esse ano, me senti muito alegre com o fato de ver ele como parte da literatura brasileira. Esse livro é uma leitura que sempre recomendarei.

site: http://www.maravilhosasdescobertas.com.br/2015/12/o-primeiro-vampiro.html

Ewerton.Carvalho 09/01/2016

O PRIMEIRO VAMPIRO
NÃO É UMA RESENHA .
Um livro que levou 05 anos de pesquisa e muita paixão resultou um romance repleto de magia, aventura, fatos históricos mesclados à ficção, mitologia pagã, cristã, celta, nórdica, cigana e greco-romana.
Fazendo uma jornada através de culturas e mundos diferentes Ohri vai tendo sua vida forjada a ferro e fogo mudando sua alma e seu corpo, como também aos que cruzarem seu caminho.

Um Simples Leitor 10/02/2016

O Primeiro Vampiro | Resenha
O Primeiro Vampiro começa com uma narração bem leve e ao mesmo tempo afoita. Se passa na Idade Média que é mais conhecida como Idade das Trevas. Já no primeiro capítulo nos deparamos em um parto sendo auxiliado por uma parteira. A bela moça chamada Rhéya Pandur, que ao lado de seu marido, Malkdör Maw, sofre com as dores de conseguir trazer um filho ao mundo. Depois de um certo sofrimento, Rhéya consegue perceber que não irá tão longe. Seu último desejo é apenas de ter o filho em seus braços e de ouvir que seu amado esposo o protegerá. Seguindo o ritual que Rhéya sempre sonhara, Malkdör faz em sua homenagem apresentando aos deuses seu filho. Vendo que o pai da criança será incapaz de cuidar do bebê sozinho, a parteira tenta o convencer de que será melhor o levar e o criar. Revolto de ódio, Malkdör, não a deixa colocar um pé fora da cabana e então a ataca no pescoço com uma corrente a deixando presa dentro da casa, praticamente impossibilitada de lá sair. A parteira é nomeada como Baba e se torna ama de leite de Ohrí.

Passado algum tempo ali presa e sofrendo abusos sexuais, Baba é libertada mas Ohrí pede para ir junto com ela mesmo sabendo que seu pai nunca deixaria. Baba vai embora mas também com ela vai todo o enriquecimento das terras que fizera enquanto estava ali. Malkdör está impotente. Baba volta a cabana onde foi feita refém por muitos anos. Malkdör diz que irá matar Baba por ter feito as terras dele serem desoladas e então parte pra cima da jovem. Em defesa, depois de uma luta corpo a corpo, o homem é morto por Baba. Ela conta o que aconteceu para Ohrí e manda ele a esperar em uma árvore. Chorando ele foi apenas seguindo caminho pela mata. Ohrí foi despertado por três cães que lambiam seu rosto e se deparou com um garoto que o chama para seguir caminho juntamente com eles. Ohrí aceita o convite e conhece OS ROMA. A partir dali a vida de Ohrí é modificada, faz amigos, se torna escravo e conhece a pior forma de vingança. A vida de Ohrí já estava destinada.

Além de quatro anos de tanto pesquisar, Ewerton Carvalho teve a sensatez de fazer com que o leitor torcesse pelo melhor durante toda a leitura. O Primeiro Vampiro é um livro muito envolvente e é do tipo que você tem que apreciar o momento. Nada de ler rápido. Leia na manha, bem devagar, sinta o gostinho dos detalhes que ele lhe trás. Durante todo o tempo que lia eu era puxado para o interior da vida de Ohrí. Um menino que tem sua vida já destinada antes mesmo de nascer e que vai saber a verdade apenas quando já está na vida adulta.

O livro é recheado de poesias que me encantaram. Tem uma escrita muito bem feita e uma edição merecedora de aplausos. A capa foi muito bem estudada eEwerton Carvalho conseguiu fazer belas ligações com várias mitologias em plena Idade das Trevas, não deu um sequer escorregão que me fizesse ficar com um pé atrás. O cara é foda sim e quero ler muito mais que eu puder ler. Me tornei um fã declarado, vou recomendar o livro demais pra todo mundo.
apenas quando estamos nos últimos capítulos podemos ver a dimensão que nos passam por ela. Ele é dividido em onze (11) capítulos e cada um relata uma parte da vida de Ohrí Pandur Maw. A cada relato aparece personagens novos que ao mesmo tempo são odiados e amados.

site: umsimplesleittor.blogspot.com

Lucas Gonçalves 22/02/2016

RESENHA
Minhas primeiras impressões sobre o livro, é que seria uma história básica e previsível de um homem com uma capa que saia por aí mordendo o pescoço de todo mundo. Estava certo? Claro que não.
O primeiro vampiro é um livro bem complexo, com uma narrativa espetacular que descreve os fatos e sentimentos dos personagens com muita clareza, e isso ajuda bastante na hora do leitor soltar a imaginação.

Conta a história de Ohrí que foi criado por uma feiticeira, chamada Baba (personagem que me encantou e vai deixar saudades apesar de não ser a protagonista).

Após 5 anos aprendendo poções para o bem e para o mal, com Baba, Ohrí é levado e escravizado em um castelo onde cria afeto e simpatia pelas pessoas ao seu redor. Depois, no povoado de Hy Breasil ele passa por muitos testes. Por sentir tanta dor, saudade e tristeza, ele acredita ser vítima de alguma maldição e sai procurando respostas, (que ele descobre mas não vem ao caso detalhar essa parte para não virar spoiler)

Enfim, é um livro que apesar da história se passar na Idade Média, também conhecida como Idade das Trevas, traz muitos fatos que ainda acontecem com frequência nos dias de hoje.

Leitura prazerosa, cheia de imprevistos que nos deixam perplexos e maravilhados na incrível capacidade que nossos autores brasileiros possuem.

Fernanda 02/04/2016

O primeiro vampiro:
RESENHA NO BLOG:

site: http://www.segredosemlivros.com/2016/04/resenha-o-primeiro-vampiro-ewerton.html

Mago_Literario 04/05/2016

Sabe aquela aventura que você acha que previu o final, e a medida que você vai lendo você observa que não era nada do que você pensava, o livro do nosso parceiro Ewerton Carvalho retrata, aventura, suspense, drama, comedia, e muito mais nesse grande livro, O Primeiro Vampiro.

Sinopse: Criado pela feiticeira Baba, Ohrí, aos cinco anos, conhece poções que curam e matam. Levado por uma caravana cigana, é escravizado por um duque em seu castelo. Caindo nas graças do Conde Wladimir, ele conhece a vingança na forma mais fria. Ao ser libertado, Ohrí encontra Khoran, um velho andarilho que o leva ao último refúgio dos celtas e druidas, nos confins da Irlanda. No povoado paradisíaco, Hy Breasail, a magia e a realidade se misturam e, após várias provações, Ohrí se torna adulto e é batizado com o Alkahest, o sal da vida. Porém, a morte de um ente querido o faz partir para fugir da dor e buscar, de novo, a paz. Em vez disso, ele encontra a guerra nas Cruzadas ao lado de Ricardo Coração de Leão. Agraciado com uma dádiva enviada das estrelas, Ohrí encontra a tão procurada paz. No entanto, ela não dura muito e um chamado irrecusável o leva a uma armadilha que o faz se considerar o culpado pela tragédia. Acreditando ser detentor de alguma maldição, parte em busca de respostas.

O livro te envolve no personagem principal Ohrí Pandur Maw, que é perseguido por uma maldição desde criança, em muitos momentos eu fiquei imaginando a versão cinematográfica desse livro, pois fui atraído para a estória, e o autor teve que pesquisar bastante para criar esse universo, pois, a varias religião, costumes (religiosos, romani, etc.) e acontecimentos históricos, conhecidos que a medida que você vai lendo você vai associando sem precisar pensar muito, e algumas partes, eu ficava pensando em um jogo que fez parte da minha adolescência, Castlevania Sinfonia da Noite, eu ficava imaginando as cenas, e realmente fiquei fascinado pela estória, teve também parte que, não sei, mas acho que foi inspirado pelo filme Drácula A Historia Nunca Contada, não que tenha partes iguais no livro, e sim porque alguns acontecimentos me fez lembrar esse ótimo filme.

Estou torcendo para que venha logo uma continuação desse livro, pois quero saber mais sobre Ohrí, que foi um grande Guerreiro em sua jornada por varias partes do mundo, em busca da verdade sobre sua vida e em busca da paz. O Autor esta de parabéns por esse livro, que me prendeu do inicio ao fim, com grandes batalhas, tristezas, alegrias, treinamentos, romances.

site: http://starslendo.blogspot.com.br/2016/04/o-primeiro-vampiro-ewerton-carvalho.html

Essência Literária 15/06/2016

O Primeiro Vampiro foi escrito por Ewerton Carvalho e publicado em 2015 pela Editora Novo Século. O livro conta a história de Ohrí Pandur Maw, que ainda na infância é apresentado ao mundo das ervas e poções pela feiticeira Baba. Ohrí viverá grandes aventuras repletas de ensinamentos, amores, provações, lutas, sangue e muita dor. Dor esta que sempre o fará fugir da vida que possui, abandonar as pessoas que ama e seguir em busca de respostas para a tal maldição que acredita carregar consigo desde o seu nascimento.

O autor magistralmente construiu uma história diferente de todas as outras que li sobre vampiros. Com um enredo rico, cheio de reviravoltas e personagens cativantes, consegue fazer o leitor mergulhar e se envolver na saga do jovem guerreiro. A divisão do livro se dá em capítulos curtos, permitindo assim pausar a leitura (quando necessário) sem se perder na história. Ainda que com uma linguagem um pouco mais erudita, a leitura é clara e suavizada com as belas poesias dispostas ao longo dos capítulos.
Assim como toda a história, o desfecho também será surpreendente e você se perguntará: Como assim? Porque nunca imaginei isso antes? O findar desta bela leitura me fez refletir que, assim como o Ohrí, também somos capazes de crescer e aprender com a dor.

site: https://www.instagram.com/p/BGWvT6xo17D/?taken-by=essencialiterariaoficial

Iara Mazzoco 27/10/2016

Incrível, fascinante, surpreendente!
Vampiros já são assuntos mundialmente escritos hoje em dia!
Porém, cada autor mostra a transformação de modos distintos, e com este não foi diferente!

O livro conta a história de Ohrí Pandur Maw, e podemos acompanha-lo desde o momento do parto de sua mãe, até a sua vida adulta.

Criado por Baba, uma feiticeira poderosa, aprende poções que possibilitam a vida e também a morte. Ohrí vive uma vida repleta de ensinamentos, amor, incertezas, dores e abandonos.

É levado por uma caravana cigana, depois cai nas garras de um Conde co segundas intenções, e conhece a dor da pior forma, Fugindo do Conde Wladimir, Ohri procura a paz para a sua vida,e quando finalmente a encontra, as coisas parecem não dar certo para ele.

Pensando que carrega uma terrível maldição em sua vida, Ohrí sai em buscas de respostas, abandonando pessoas que amam, e descobrindo que nem todas as pessoas envolvidas eram quem ele pensava ser.

Ewerton Carvalho soube narrar uma história fascinante, que nos prende a cada linha. Ele criou uma história totalmente diferente das que já estamos acostumados (aquela transformação habitual dos vampiros). E mesmo com os vilões, ele os transformou nos melhores da história.

Final surpreendente. Chegar na última página do livro e não se perguntar "COMO ASSIM?", é inevitável. Ohrí nos passa uma força da qual, nunca pensamos que ele teria e também mostra aos leitores, que sim, podemos ser fortes quando menos pensamos, porque a vida exige isso de nós.

Lidiane 07/12/2016

O primeiro Vampiro
Deixando...O primeiro vampiro
Depois de mais de uma semana sem ler terminei o livro. Lógico querendo saber mais de #Ohrí. Saber se logo mais teremos noticias. Os personagens se tornam nossos amigos. É sempre uma partida triste!

Gostei muito do livro! É uma ótima mistura de tudo o que eu gosto: personagens reais, fatos históricos, lendas, Deuses gregos, rei Arthur santo graal, religião e crenças, bruxas e magos, luta entre o bem e o mal e por fim vampiros. Um livro que indica que houve uma ótima pesquisa. Tudo muito bem colocado e explicado.

Com certeza passei ótimos momentos de leitura.

Vi Sampaio 14/01/2020

Um enredo cheio de caminhos
Gostei da leitura num geral. Há um trabalho referencial bastante interessante. Mas senti que boas ideias foram subaproveitadas, diversas vezes mencionadas com tamanha ligeireza que de uma oração para outra, várias situações diferentes aconteciam e a história já estava em outra direção. Os confrontos carecem de um pouco mais de emoção, mas as reviravoltas são excelentes! Por sinal, essa sinopse entrega muito da história! Ainda bem que não vim aqui antes de iniciar a leitura...