Giba Neles!

Giba Neles! Giba

Resenhas - Giba Neles!

joana.ayres 30/01/2024

Não é a toa que Giba é um ídolo, um mito!
Uma história fantasia de vida com diversos desafios. Mas fica claro que além da disciplina e dedicação era um atleta muuuuito talentoso.

Amei todos os detalhes da vida pessoal e senti um pouco de fato sobre o que ele sentia no esporte, a relação com o time e etc. Como era sacar um ponto decisivo. O peso de cada erro e etc.

Uma otima biografia pra conhecer a vida pessoal de Giba.
Mas, uma biografia completa pra quem gosta eu sugeriria do Agassi.

Rafaelbing 03/10/2023

Que biografia linda!
Quem vê dentro das quadras não vê o que se passa fora delas. Um ser humano forte, resiliente, vitorioso por tudo que fez. Um ídolo para continuar sendo admirado por décadas.
Uma biografia de respeito, e amei lê-la.
Recomendo muito a viajar nessas páginas!

Juan 26/07/2023

Gigante no esporte.
Um dos maiores ídolos do esporte nacional e internacional. Mas eu me precipitei em querer ler este livro, pois minha expectativa estava nas experiências dentro de quadra e vestiário. Achei que era sobre sua liderança em quadra e detalhes sobre os títulos. O que eu vi foi sobre a vida cheia de obstáculos e superações, de um homem educado e tentando ser correto, até nas polêmicas e brigas ele se mostra correto e fiquei imaginando como seria a versão das outras pessoas envolvidas. Enfim achei um pouco chato pessoalmente, mas não tira o mérito de ídolo como jogador, e o livro na verdade não é o que eu procurava.

Robs 17/07/2023

O Giba sempre foi um ídolo esportivo pra mim, meu olho sempre brilhou de assisti-lo jogar. Saber coisas pessoais até então desconhecidas e detalhes dos jogos e vivências de olimpíadas e mundiais é incrível. Minha única crítica é que a cronologia não foi tão respeitada ao longo dos capítulos. A ideia central até transparecia, mas houveram informações contadas repetidas vezes em distintos capítulos e momentos.

Naiara 09/01/2023

Foi muito gostoso voltar no tempo, ler como foi quando o Brasil teve varias vitorias no volei, o quanto foi legal torcer e os bastidores do que acontecia..
Na epoca eu era uma criança, depois adolescente, mas permanecia la, torcerndo e morrendo de orgulho..
Ler este livro foi muito nostaugico, me fez lembrar como é gostoso ter orgulho do que se faz e ser reconhecido e lembrado por ser bom.
Giba teve altos, baixos e demonstrou bem que a vida no volei era toxica e nao tao glamurosa como imaginamos, no final da carreira poderia ter falado sobre os planos pro futuro o que ele pretendia fazer, acho que para mim pelo menos teria finalizado melhor, mas tudo bem..

A leitura foi bem interessante e ate a vida pessoal dele, mesmo nao sitando algumas situaçoes se pega no ar o que se passava, é muito interessante a forma de pensar e agir de outras pessoas que nao vivem da mesma forma que a gente, uma mentalidade bem diferente, mas isso se ve meio subliminarmente rs, digamos..

Da para ler rapido, é bem fluido e gostoso de ler.
Max 09/01/2023minha estante
Eu sou mais a Carol Gattaz, com todo respeito! ??

Naiara 10/01/2023minha estante
sem problema, o importante é gostar rs :D

Antonio Maluco 31/08/2021

Esporte
O livro conta histórias do jogador giba do vôlei que a gente não conhecia e esse livro daria um ótimo filme

Joao.Magalhaes 30/06/2020

Os verdadeiros desafios estão fora da quadra
Em sua autobiografia, Giba nos mostra que os maiores desafios de sua vida não fora dentro, mas fora das quadras. Logo ao nascer teve de enfrentar um enorme desafio: leucemia. Depois, ainda criança, abriu o antebraço ao cair de uma árvore em cima de um muro protegido por vidro. Sua família ainda foi resistente à sua introdução ao vôlei profissional. E sua altura não era a ideal para sua posição. Teve de treinar muito sua impulsão para poder se destacar. Ainda sofreu um acidente de carro grave, ao derrapar e cair numa ladeira bem profunda. E o problema com doping... Enfim, se não tivesse se recuperado de cada um desses obstáculos nada usuais, sem "coaching que ajude", Giba não teria se tornado o campeão que foi, para mim o maior ponta de vôlei já visto.

Achei que faltou um pouco de profundidade nos pensamentos ou visão de mundo do autor. Ficou algo muito direto e raso em boa parte do livro, por isso a nota 3/5.

A Geração do Ouro comandada por Bernardinho (que também tem um ótimo livro "Transformando Suor em Ouro") foi hegemônica de 2001 a 2010 nas competições internacionais, levando ouro em quase todas, e Giba foi um dos principais líderes dessa fase, e tem seu lugar guardado na história.

@gugugb 06/04/2020

Com mais bastidores teríamos um livro mais interessante.

Renato 06/12/2015

Por Trás de Um Grande Ídolo Esportista
Todas as pessoas têm um esporte preferido, mas aqueles atletas que se tornam ídolos são poucos. É necessário uma história de garra não só no lado profissional daquele esportista o qual eles estão defendendo, mas na vida pessoal dele. Muitas vezes não sabemos a dimensão de quem são fora das quadras. Assim foi com o jogador de vôlei multicampeão “Gilberto Godoy”, o “Giba”.

No livro “Giba Neles!”, expressão que ficou conhecida através do narrador esportista Galvão Bueno, o ponteiro que fez história no vôlei brasileiro conta sua vida desde a infância. No entanto, é preciso destacar o quanto a obra foi bem planejada, uma vez que cada capítulo conta uma importante fase da sua vida. Em apenas 200 páginas foi possível conhecer o perfil completo do jogador. Com várias situações descritas por Giba que até então eram desconhecidas pelo torcedor, tomamos dimensão do porquê ele conquistou tantos títulos em sua carreira.

Elementos de superação, determinação, empreendedorismo, garra e espiritismo sempre cercaram o ídolo brasileiro. Até mesmo uma leucemia, comum em crianças, o atleta precisou superar. A força de vontade para viver e dar sempre o seu melhor em quadra faz com que o leitor se sinta motivado a cada página. É uma leitura viciante e, acredite, por várias passagens até mesmo eletrizante.

Uma das coisas que mais achei interessante foi ter visto a narrativa de alguns jogos sob o ponto de vista do atleta. Nos duelos mais importantes do Brasil, Giba conta o que se passou na sua cabeça tanto dentro quanto fora de quadra. A descrição é incrível, nos sentimos revivendo todas aquelas partidas, unificando o sentimento de torcedor com o de atleta, que passou por tudo aquilo.

Vale ressaltar as armadilhas que um esportista está condenado a passar. Giba aproveita para esclarecer diversos pré-julgamentos que houveram com relação não só à sua pessoa, mas à seleção brasileira e casos polêmicos que tiveram que enfrentar durante todos esses anos. A mídia não perdoa e por vezes insiste em mentiras absurdas como se fossem o que realmente aconteceu.

Não existe momento chato na obra. Apesar de ser um livro autobiográfico, tudo é contado como se fosse uma história e vivenciamos uma espécie de filme. Me senti vidrado em cada parágrafo. Não queria parar de ler. Só me segurei mais porque estava com dó de acabar (risos). Gosto muito de conhecer o lado humano de um esportista, e o de Giba com certeza foi marcante. O livro é um prato cheio especialmente para todos os torcedores do vôlei, principalmente os fanáticos, como eu. Recomendo, muito!

site: http://sempreleialivros.blogspot.com