Sebo Fernandes

Sebo Fernandes L. L. Alves

Resenhas - Sebo Fernandes

camila.pelegrin 04/06/2016

Só podia ter sido a Luene
Quando começamos a ler algo de uma pessoa de quem tanto gostamos, há um certo receio, uma preocupação em amar.
Eu senti isso com Sebo Fernandes... até a primeira página.

No instante em que iniciei a leitura, esqueci que era minha amiga, Luene Langhammer Alves, que escrevia. Desculpa, Lu, mas não tinha espaço para vc. Henrique e Luciana tomaram toda a minha semana, com seus dramas, descobertas e evolução.
Sebo Fernandes possui uma escrita de qualidade ímpar, quase mágica, eu diria.
Não interessa o que esteja acontecendo na sua vida, você vai mergulhar na dos personagens. Nunca imaginei que os sentimentos transmitidos por um livro pudessem ser tão reais.
No começo da história, enquanto Luciana vivia dentro de uma bolha, protegendo-se de todo o contato e sofrimento exterior, me senti sufocada, angustiada. Era como se a bolha dela me envolvesse também.
Mas quando ela e Henrique se aproximam... ahhh, as borboletas no estômago chegaram para mim também. Tudo o que ela sentiu, eu senti. Senti o medo da paixão, de não ser correspondida, senti o medo de sofrer... e quando ele a beijou pela primeira vez (Luene Maria, que sofrimento!!!!!), meu coração ficou em paz, sabendo que era certo, e como não podia ser diferente.

A relação da Luciana com sua mãe me fez parar a leitura em diversos momentos, para digerir a situação, enfrentar a densidade do que acontecia ali. São personagens ricos, reais e profundos demais para que sejam apenas personagens. Eles são pessoas. E não me interessa que vivam dentro das páginas de um livro.

Não sei vocês, mas acho que apenas grandes autores possuem a capacidade de causar esse efeito em nós. Luene fez. E o que isso
diz sobre ela, então?

Não há ressalvas. Não há críticas construtivas. Há apenas elogios, aplausos e admiração. Sebo é uma história forte, bem escrita, forte e ao mesmo tempo leve, doce e emocionante.

Ahhhhhh! Não posso encerrar este texto sem mencionar as referências hahahahah peguei tudo, adorei tudo hahahahah

Clube do Livro 15/11/2015

Sensível, profundo e intenso,
Luciana Prestes é uma jovem de dezoito anos que viu seu mundo ruir sob seus pés com a morte de seu pai. Sua família, antes um aconchego de amor e união, de repente se acaba com essa perda, pois seu pai era a ponte que ligava os sentimentos da família. Com a queda da ponte ficou um grande abismo, onde mãe e filha lutam cada uma a sua maneira para não serem tragadas.

Quando perder se torna insuportavelmente doloroso cada um tem sua maneira torta de lidar com as dores. Luciana, criou uma bolha, finge ignorar a dor e afasta os sentimentos desesperadamente como se assim fosse possível não se quebrar. Sua mãe, ao contrário, resolveu não sentir, tornando a dor um escudo agressivo, que vai piorando ao ponto de estourar. Mãe e filha, a mesma dor, maneiras diferentes de lidar com a perda e a luta silenciosa contra a nuvem densa que ameaça as engolir...

Luciana passa a viver para os estudos, ignorando qualquer forma de viver além dos cadernos e livros, e Mônica se tranca em si com suas dores, ao ponto de abandonar a própria filha. Duas estranhas em uma mesma casa, até que um dia, Luciana recebe uma ajuda inesperada de sua professora Rosângela, a única que sabe de verdade as dores e batalhas da menina. Então, novas oportunidades, novas dores, novos sentimentos e uma reviravolta está prestes a acontecer na vida da garota quando Henrique Fernandes, sobrinho da professora, entra na vida de Luciana.

Henrique também tem suas dores, seus dramas e sua história conturbada por perdas, sacrifícios e dores. Ele se mantém em uma bolha de indiferença, mas quando conhece a diferente moça morena, começa uma luta interna entre o que é certo e errado, e nasce uma centelha de esperanças....
Perda..
Perda..
Dores...
Dores..
Qual é o limite para suportar a claustrofobia de se viver dentro de si mesmo acompanhado de tantas dores?

Um livro que vai fazer você pensar nos limites do ser humano, em perdas e em segundas chances. Eu me apaixonei com a maneira leve e ao mesmo tempo densa da autora em abordar assuntos tão pesados e profundos. Você sente a dor, entende os motivos, torce e se emociona.

Sebo Fernandes tem muitos ingredientes, mas o principal é a sutileza, a delicadeza de tratar a depressão como algo palpável e nos fazer entender mais sobre ela sem provocar agonia. Você se torna tão próximo aos personagens, ao ponto de se imaginar no lugar. Empatia é a palavra chave. Você sente carinho até por personagens secundários, pois todos possuem uma alma e características tão reais que você os sente.

Quero deixar meus parabéns à autora e dizer que esse romance teve tudo, não faltou absolutamente nada. Se o leitor quiser entrar de cabeça em um romance sensível, doce e que traz uma mensagem de superação linda, corra e leia Sebo Fernandes!

Resenha: Giuliana Sperandio

site: http://clubedolivro15.blogspot.com.br/2015/11/resenha-sebo-fernandes-ll-alves.html

Sâmella Raissa 22/05/2016

Resenha exclusiva para o blog SammySacional

No primeiro romance New Adult de L. L. Alves, conheceremos Luciana Prestes, uma adolescente de dezoito anos que ainda sofre pela perda prematura do pai há dois anos, restando-lhe uma sobrevivência monótona e acomodada por entre uma relação fria e distante para com a mãe, que permanece no luto absoluto e descarrega eventuais irritações na filha adolescente. Cansada desse marasmo em que sua vida se encontra, já ao fim do Ensino Médio, Luciana planeja investir em seu futuro profissional na tão sonhada faculdade, mas a situação financeira em casa não é das melhores. Sem quaisquer perspectivas de futuro, então, ela é surpreendida pela sua professora de Português com uma oportunidade única de fazer, enfim, um curso pré-vestibular para ajudá-la com os estudos, e não por acaso, um de seus professores acaba por ser Henrique Fernandes, sobrinho da professora e então rapaz na casa dos vinte anos, já formado, mas igualmente sem grandes planos para sua vida que não dar aulas e ajudar a mãe com a regência do sebo da família, o Sebo Fernandes. De forma inicialmente despretensiosa, os mundos tão distintos, mas ao mesmo tempo tão iguais de Luciana e Henrique acabarão por se juntarem e sem que eles percebam, serão atingidos pelo mesmo sentimento, na mesma intensidade. A diferença estará no quão dispostos cada um deles estará para lutar por ele.

À primeira leitura de Instituição para Jovens Prodígios, ainda em 2014, eu já havia ficado admirada pela forma como Luene Alves conduzia seu enredo e desenvolvia seus personagens, e não apenas com essa saga em específico, mas sua escrita leve e fluida, de um modo geral, conquistou-me de tal forma que estarei sempre esperando por mais histórias suas, dentro ou não do universo de IJP. Após o romance infanto-juvenil Mudanças, também lido em 2014, eis que chegou 2015 com essa maravilhosa surpresa que foi Sebo Fernandes, uma história por vezes mais madura que suas anteriores, mas com um teor ainda jovem e sensível que vai a fundo nas relações amorosas e familiares enquanto aborda temas pesados como a depressão e o bullying.

“Todo dia era uma batalha, Luciana sabia, e todo dia era necessário vencê-la.”

Já de início, deparamo-nos com a personalidade insegura e conflituosa de Luciana em meio a sua luta diária enquanto tenta sobreviver ao fim do Ensino Médio em meio ao bullying provocado por Cristiane e a relação instável e distante com a mãe. É visível, no decorrer da leitura, a força interior da garota que, no entanto subestima a si própria e, uma vez ainda sob as constantes lembranças do pai há alguns anos, então responsável pelo elo de sua pequena família, seu abalo ainda é real, ainda que por entre sua clara luta interna para retomar a própria vida e alcançar seus objetivos dentre os quais, principalmente, encontra-se a tão sonhada faculdade. Sua mãe, por outro lado, parece sucumbir ao luto cada vez mais, e não apoia quaisquer tentativas da filha em estudar e cursar o ensino superior, o que acaba gerando ainda mais instabilidade na relação já tão gasta das duas. Mas ao mesmo tempo em que quer reerguer-se, Luciana teme pela fragilidade ainda evidente da mãe, e é em meio a essa luta interna que percebemos a depressão chegar na vida da personagem de uma forma tão sutil, mas igualmente densa e sombria, que quando nos damos conta já estamos envolvidos pelo enredo e torcendo pela recuperação de Luciana, mas uma vez que a história está apenas começando, há muita coisa por acontecer.

A exemplo, uma oportunidade inesperada proposta por sua tão querida professora de Português, Rosângela, para fazer um cursinho para dedicar-se de verdade aos estudos. Ainda que receosa de encontrar pessoas novas, Luciana acaba por aceitar, vendo sua, enfim, chance para trilhar seu futuro profissional. O que ela não esperava era que Henrique, sobrinho da professora, fosse lecionar para ela no novo ambiente. A relação de ambos começa da forma mais despretensiosa e incerta possível, e uma vez despreparada para lidar mais a fundo com outras pessoas, Luciana tende a distanciar-se do rapaz. Alertado pela tia sobre a vida turbulenta da jovem, no entanto, Henrique acaba por intrigar-se com sua personalidade instável e começa a incentivá-la ainda mais aos estudos, não percebendo, porém, que, com isso, a proximidade entre eles acabará por crescer ainda mais. Ainda assim, ele permanece reservado devido a desilusões passadas, e mesmo sem perceber, Luciana se envolverá no desafio que é desvendar o rapaz de olhos castanhos.

“Naquele tênue instante, ela reconheceu que se focara tanto nas perdas que se esquecera de contar os ganhos. Sua vida estava tão centrada em analisar os pontos negativos que os pontos positivos tornavam-se opacos, sem vida, mas estavam lá. Sempre tinham estado lá...”

Nesse ponto da narrativa, uma coisa de que particularmente gostei muito foi a forma gradual com que o início transcorreu. Nada aconteceu de forma corrida e nem abrupta, as coisas se desenvolveram em um ritmo tranquilo que possibilitou-me envolver ainda mais ao enredo e seus personagens. O retrato de temas sérios como a depressão e o bullying também são devidamente bem desenvolvidos e encaixados nesse pano de fundo geral, e por mais que a leitura possa assumir, em alguns momentos, um ritmo mais lento pelo peso de tais temáticas, isso não deixa a história menos atrativa ou menos envolvente, muito pelo contrário. Mergulhamos na vida de Luciana e conhecemos sua personalidade de forma tão real, que certamente quem já vivenciou situações parecidas vai se sentir identificado, ou mesmo quem não viveu nada parecido, irá se sentir tocado pelo enredo e se ver torcendo de forma realmente intensa pelo reerguer da personagem.

Assumindo sempre uma postura séria e concentrada, por sua vez, Henrique muito se assemelha à ela também, uma vez que parece fugir da busca pela própria felicidade e vez ou outra ainda é assolado pela desilusão que sofrera no passado. Dessa forma, o romance segue-se em ritmo lento e gradual, com ambos os personagens já machucados pela vida tendo de reaprender a confiar em si mesmos e nas pessoas ao seu redor, culminando em uma relação instável onde duas pessoas, por mais envolvidas que estejam uma com a outra, parecem negar-se à chance de serem felizes e encontram-se em um verdadeiro labirinto sem saída alguma, e por mais que eu tenha me irritado muito com os personagens nesses momentos, a verdade é que, por vezes, esse acaba por ser o retrato de muitas relações observadas e vividas nos dias de hoje, deixando a história com um tom ainda mais real e angustiante.

“— Por que você se esconde atrás de um livro?
— Porque eu tenho medo de sofrer — ele riu e se virou para encará-la — E por que você se esconde atrás de um livro?
Luciana não precisou pensar muito na resposta.
— Porque eu sei que vou sofrer.”

Além de Luciana e Henrique, porém, os demais personagens presentes na trama também são muito bem desenvolvidos. Desde a mãe de Luciana, que por baixo da postura fria e distante para com a filha clama por ajuda e o perdão desta, até a mãe de Henrique, que adentra à trama de forma despretensiosa, mas responsável por um apoio à ambos de importância indiscutível, seja dentro ou fora do Sebo Fernandes. Cristiane, por outro lado, foi uma personagem que me deu raiva em diversos momentos, tão empenhada em abalar as estruturas da protagonista com um bullying feroz, mas que ao mesmo tempo, justamente por suas atitudes maldosas, fez-me sentir pena dela também, por se entregar tão facilmente a um sentimento perigoso como a inveja. Com essa gama de personagens, eu só não esperar ser surpreendida e visivelmente impactada pela participação de José Carlos, ou Juca, irmão de Henrique que dividiu minhas opiniões durante toda a leitura e que, ao final, desejei, de verdade, saber mais sobre o personagem. Apesar de sua pose de mulherengo e irresponsável, há esperança no interior do rapaz que, no entanto, só parece estar meio perdido em si próprio e precisando encontrar-se, enfim, para então trilhar seu próprio caminho.

Por fim, Sebo Fernandes conclui-se como uma feliz estreia de L. L. Alves no gênero New Adult e volta a reafirmar a habilidade da autora por desenvolver enredos e personagens para os mais diversos segmentos literários, sempre dedicando um cuidado palpável à obra que nos faz criar um carinho especial por cada uma delas, além nos fazer ansiar por mais novas e intensas histórias suas. Uma recomendação desde para os fãs de um bom NA ou romance, como, também, simplesmente, para quem está à procura de uma história tão intensa e impactante quanto aquelas por entre as páginas amareladas de um livro qualquer do Sebo Fernandes.

site: http://sammysacional.blogspot.com.br/2016/02/SELLAlves-2-Resenha-SeboFernandes.html

Tati Duraes 08/06/2016

Emocionante, fofo e apaixonante.
Luciana se prendeu em uma bolha imaginária desde a morte do pai. Recusa-se fazer amizades, mal conversa com outras pessoas. Para piorar, o relacionamento com a mãe já não é mais o mesmo. Monica também mergulhou no sofrimento e deixa a desejar quando o assunto é o cuidado com sua filha.
Então, a jovem busca nos estudos, na leitura, uma forma de ocupar a mente e se distanciar do resto do mundo.
Mas tudo muda quando ela tem a oportunidade de fazer um cursinho para o vestibular. Sua professora da escola resolve ajudá-la, sabendo que a menina não teria condições de custear tal curso ou ainda, uma faculdade privada. E Luciana conhece Henrique. O jovem professor, sobrinho da professora, que trabalha num sebo para ajudar a mãe.
Em meio a problemas financeiros, depressão, alcoolismo e rivalidades, Luciana vai ter que lutar pelo seu sonho.

****

Esse é o primeiro contato que tenho com a escrita da L.L.Alves, ou Lu, para as amigas. Haha... E confesso que comecei a ler com medo, pois romances puros, que envolvem depressão, não são, exatamente, meu gênero favorito. Mas ela conseguiu, fez com que eu me apaixonasse pelo enredo, pelos personagens carismáticos e bem construídos, e me emocionasse com o drama da Luciana.
Me peguei chorando, sentindo-me angustiada, desesperada, triste e com vontade de pegar a Luciana para cuidar. Torci, vibrei e morri de vontade de bater em alguns personagens. Rs...
A escrita da Luene é fluída, ela carrega o texto, na medida certa, com os sentimentos dos personagens, fazendo com que não fique arrastado ou cansativo.

Enfim, super recomendo a leitura. Vocês vão se apaixonar!!

Gabi Dantas 31/10/2016

Lindo, triste e fofo
Adorei conhecer a Luciana, acompanhar toda a trajetória dela e sua evolução durante a história. O Henrique é um amorzinho, eu gostei bastante da história e em certos momentos consegui me emocionar com as situações do livro.

Ana Ira! 08/05/2017

Em Sebo Fernandes, da autora brasileira L. L. Alves, conhecemos a jovem Luciana Prestes em seu último dia de aula.
Luciana sofre um bullying extremamente desonesto e grotesco, de sua colega de classe, Cristiane. Esta, sem motivos para cometer tal ato, morre de inveja de Luciana e faz de tudo para prejudica-la. A cada ocasião, não perde a oportunidade de humilhar e agredir Luciana.

Luciana perdeu o pai há dois anos e desde então, entrou numa profunda depressão. Sua mãe, Mônica, está numa calamidade. Depressiva, nervosa, ansiosa, dolorida, quebrada. Incapacitada de continuar com suas tarefas rotineiras e deixando até mesmo, de amar e ajudar a própria filha.

As duas sofrem muito com o luto presente. Nada lhes tira a sensação de estarem mortas para a vida.
A dor física e psicológica é palpável e difícil de ler, apesar de ser um livro convidativo, e que nos deixa ansiosos para saber mais do que acontecerá com Luciana, tem partes que é complicado de ler, pois sentimos na pele os sentimentos mais dolorosos que as afligem.

Eu e Luciana temos muito em comum: minha mãe também se chama Mônica e ela e eu tivemos depressão. Luciana queria muito cursar Letras, eu cursei por 2 anos e minha mãe ainda quer kkkk, embora eu não tenha gostado nada kkkkkk e tanto ela, quando eu, minha mãe, e a Mônica mãe dela, somos sonhadoras e fortes, embora a vida viva tentando nos derrubar.

O que eu mais adoro nos livros da diva maravilhosa, L. L. Alves, é o fato de ela trazer à tona sentimentos, atitudes, personagens tão reais e apaixonantes e ao mesmo tempo, errados e com falhas humanas.

Eu me emocionei muito com a história de Luciana e de sua mãe. E, assim como ela, primeiro com a ajuda de Deus, e depois, com as leituras e até com o blog, sai daquele momento horroroso de depressão e voltei à vida. Mais completa posso afirmar, como ela!

As partes em que trata dessa doença tão terrível são fortes e tristes, porém, muito importantes de serem lidas e refletidas. Parabéns para a autora, ficou incrível! E trouxe aquele toque especial e oportuno para os leitores!

Bem, Luciana quer cursar Letras, só que com o estudo defasado que o Brasil oferece nas escolas públicas, ela sabe a dificuldade que enfrentará, principalmente por suas dificuldades financeiras que a impedem de cursar um pré-vestibular.

Sua querida profe de Português, Rosângela, uma senhorinha maravilhosa e supersimpática, paga as primeiras mensalidades do cursinho para Luciana, ajudando a sua tão amada pupila.

Luciana relutantemente aceita e é nesse cursinho que conhece o sobrinho da profe Rosângela, o também profe de Português, Henrique. E é aí, que nossa história começa a ficar doooooce *----*

Henrique é um fofo, professor e filho muito esforçado, ajuda a mãe a trabalhar no Sebo Fernandes, propriedade da família há gerações, e depois, leciona no cursinho.

Lentamente é cativado pelo jeito tímido e retraído de Luciana, e quando acontece algo triste e bombástico na história - que não posso contar que é spoiler, rsrs - e a garota não pode mais frequentar suas aulas no curso, ele gentilmente a convida para ir ao Sebo, que ele gratuitamente a ensinará e ajudará com o que puder.

Nessa idas ao Sebo, Luciana e Henrique passarão por muitas coisas.
Muitas emoções, discussões, enganos, desencontros, dúvidas, amor, amizade, ah, quantas reviravoltas!

Como sempre a autora que tanto gosto e admiro, L. L. Alves, nos impacta com personagens reais, em sua forma mais bruta e sensível de ser. Tocando fortemente meu coração, me fazendo sorrir, chorar e sentir raiva em demasiadas proporções!

Amei o livro, a única coisa que me incomodou foi o Henrique, porque ele é um fofo, mas têm uma baixa auto-estima maior que a minnha kkkkkkk geeeeente, a garota sofrendo, e ele lá! Cheio das dúvidas, falhando nas atitudes!
Ai Henrique, eu esperava mais de você, hein!

A Cristiane, aquela vaca, que fez um bullying violento com a Luciana na escola, volta com tudo no decorrer da trama e apronta cada uma, que olha, ô vontade de entrar dentro do livro e dar uns sopapos nela! Vacona!

O Juca, irmão gêmeo do Henrique, foi outro que me deu vontade de pegar de chicote! Ô cara safado!
E que trouxes grandes e inesperadas surpresas, foque nele! rs

Sebo Fernandes pode ser lido numa sentada só e tem uma leitura gratificante, nos fazendo refletir e ter consciência sobre as doenças e traumas que afeta nossos semelhantes e o quanto precisamos SEMPRE respeita-los, independentemente de nossa opinião.

O que me desagradou foi só o Henrique ter sido meio bocó e a obra ser curtinha, poxa, Luene, que rápido, queria mais, menina! rsrs

site: http://elvisgatao.blogspot.com.br/2017/05/resenha-sebo-fernandes-l-l-alves.html

Poliana 28/05/2017

Maravilhososamente Perfeito
Em Sebo Fernandes, L. L. Alves vai nos apresentar Luciana Prestes, uma adolescente que apesar de todas as dificuldades impostas pela vida, estuda não só por paixão ao conhecimento como também para cumprir a promessa que fez ao falecido pai: não desistir de estudar e conseguir um bom futuro. Para isso, a jovem luta contra o bullying, contra a depressão que assola não só ela como a mãe, e com a falta de condições para estudar.

E é de maneira complicada e muita determinação que Rosângela, a professora de português da jovem, consegue fazer com que Luciana aceite seu jeito simples e humilde de ajudar a jovem a se preparar de maneira mais adequada para os vestibulares que estavam por vir.

Primeiro, Rosângela consegue pagar por cerca de um mês de cursinho para a aluna. Nesse cursinho Luciana conhece o sobrinho/professor de português de Rosângela. Henrique Fernandes que, a pedido da tia, oferece seu material antigo para que a garota estude e fica de olho para que a jovem tenha o necessário para estudar. Contudo, o medo de perder pessoas próximas a ela que surgiu após a morte do pai não permite que Luciana abaixe a guarda e o deixe se aproximar mais.

Quando Rosângela fica doente o casal (que qualquer um vai shipar desde o começo da história) se aproxima. Henrique passa a dar aulas para a jovem no sebo da família visto que Rosângela não poderá mais pagar o curso por conta das despesas com hospital.

Entre altas e baixas impostas pela vida, o casal vai se aproximar e se distanciar sem nunca perder sua vontade de superar as dificuldades.

L. L. Alves escreveu, literalmente, com a alma e com o coração. A conquista do coração do leitor vem de maneira fácil. A dor, o sofrimento e as dificuldades vividas pelos personagens faz com que a proximidade e a identificação sejam grandes. É impossível não se apaixonar por esse casal.

site: http://pagsdaminhavidaliteraria.blogspot.com.br/2017/05/sebo-fernandes-resenha.html

Nu e As 1001 Nuccias 26/12/2017

Resenha do blog As 1001 Nuccias
*Resenhista: Nuccia De Cicco / quotes e imagens no link do blog.

Eu tenho coisas com livros juvenis. Eles tem de ter muita ação e aventura para me agarrar. Mas... Sebo Fernandes não é juvenil! É jovem-adulto. Um gênero que eu não entendia bem a classificação e não conhecia (ou achava que não) nenhum livro que se encaixava aí.

Vamos lá... Em Sebo Fernandes, vamos conhecer a história de Luciana Prestes, uma recém-formada do Ensino Médio que deseja ardentemente cursar uma graduação e assim estabelecer carreira. Sonho de todo jovem que é um pouco mais complicado pra Luciana, visto algumas dificuldades: o lado financeiro da família, o falecimento do pai, a depressão da mãe, seu próprio isolamento. Apesar da mãe trabalhar como professora, o salário era suficiente apenas para que mantivessem a casa e a comida.

Luciana vivia em uma bolha. Procurava se isolar ao máximo, escondendo-se atrás de livros. Desde a morte do pai e a mudança de comportamento da mãe que ela evitava contato com outras pessoas. O pouco contato que tentava era sempre prenunciado por crises de ansiedade e terminava com ela sendo um tanto mal educada. E ela sabia bem que estava errada.

Mas há uns anjos em sua vida. Rosângela, sua professora de português, se dispõe a custear um cursinho de pré-vestibular para Luciana poder entrar na graduação de Letras. Com a ajuda de Henrique, o sobrinho da professora e também professore de português, Luciana tenta se manter nos estudos.

O problema é que os problemas a perseguem. Quando sua professora não pode mais bancar a mensalidade, Luciana abandona o curso e sente sua vida desmoronar. É então que Henrique decide ajudá-la ainda mais e passa a dar aulas particulares a ela no Sebo Fernandes, a livraria da família dele.

Começa aí uma linda história que tem tudo para dar certo mas... nem te conto, porque daí é spoiler!

O que vocês precisam sabe ré que Henrique é o cara mais lindo da face da Terra! Sim, vocês entenderam, eu quero o Henrique pra mim! Não, eu não quero UM Henrique, eu quero O Henrique... XD

Luciana se mostra uma personagem de caráter, de grande força de vontade para, literalmente, aturar o tanto de gente que tenta passar a perna nela, começando pela mãe. Ok, ok, ver o marido morrer é duro e depressão é uma doença séria que precisa de tratamento contínuo, mas caraca... a mãe dela é surreal! Poxa vida, a garota também sofre, né?!

E escrita da Lu é a que já estou acostumada, linda, leve, fluida, deslizante. O livro me prendeu, eu li em menos de 5 dias! E estou me maldizendo até agora por não ter postado logo a resenha, dando prioridade a parcerias editoriais. Nunca mais faço esse tipo de coisa! Mil desculpas, Lu!

A narrativa é em terceira pessoa e varia do ponto de vista da Luciana e do Henrique. É muito interessante ver as mesmas situações sob duas óticas bem distintas. Outra coisa importante: melhor revisão ever! O livro estava postado no Wattpad e mesmo lá já tinha uma boa revisão. Daí passou por nova revisão e algumas cenas extras para chegar na Amazon. Espetacular!

A quem curte os gêneros, um bom drama e um romance amorzinho, Sebo Fernandes foi feito pra você! Quem está curioso, deixa logo de bobeira e vai ler! É lindo!!

site: http://1001nuccias.blogspot.com.br/2017/12/resenha-livro-sebo-fernandes.html

@leiturasdemari 23/03/2019

Mas vamos lá, Luciana é um jovem com seus quase 18 anos e que está no último ano da escola, sofrendo bullying constante e sem amigos, a jovem vê em sua professora de português, Rosangela uma pessoa em quem se apoiar, e a professora ver na garota um futuro promissor, por isso, esta tenta ajudar Luciana com tudo que pode, oferecendo-se para pagar a mensalidade de um cursinho pré-vestibular para que a aluna possa se dedicar melhor para os vestibulares.
Após a morte de seu pai, a familia de Luciana ficou desestruturada. Sua mãe, Mônica, está enclausurada dentro de uma bolha própria, que esquece de viver e que possui uma vida lá fora e uma filha que precisa dela. Não bastando isso, há Cristiane, uma garota dissimulada que sente prazer em implicar com a Luciana.
Tendo em vista toda essa situação, Luciana aceita ajuda de sua professora de português e lá conhece o Henrique, que possui um sebo - o Sebo Fernandes- da familia, que é sobrinho da Rosângela e promete ajudar a sua aluna. E aí começa a saga desses dois.

Como disse, é uma história que tinha tudo para me instigar e me fazer devorar, mas os capítulos são grandes e, eu super entendo a situação difícil que a Luciana está passando, mas gente, ela é tão chatinha às vezes. Me revolta como ela aceita que as coisas ruins aconteçam com ela e ela simplesmente não pega essa situação e tenta reverter, ela aceita. Obviamente, ela vai amadurecendo ao longo dos capítulos, contudo, quando aconteceu já não me prendeu mais.

Um outro ponto que me incomodou muito foi o fraco romance entre Luciana e Henrique, eles não aceitavam o fato de estarem apaixonados. E eu entendo que a idade seja um obstáculo a ser superado, já que ainda há certo preconceito em casos assim, mas poxa, quando tudo está ruim em sua vida, você não pode arrumar mais situações complicadas, entende? Você precisa simplificar as coisas.
Mas um ponto que eu bato palmas e tiro meu chapéu foi a questão da depressão da Mônica, de forma verossímil a autora retratou como são as vidas das pessoas que sofrem com a doença do século e como ela pode ser desgastante, não apenas para a própria vítima, mas também para quem está ao seu redor.

No mais, como venho dizendo ao redor deste texto, a trama é boa e se fosse mais trabalhada, seria um livro que facilmente eu leria em 3 dias. Me senti até um pouco culpada ao ler as avaliações no Skoob, pois todas elas falaram como o livro foi empolgante e instigante com eles, mas essa é a mágica dos livros, cada um tem uma interpretação e um gosto.

site: http://blogdiversamente.blogspot.com/2019/03/resenha-sebo-fernandes-l-l-alves.html

Edna.Taumaturgo 23/04/2024

Luciana e Henrique... Sebo Fernandes irá te prender, né perdi nos dramas e descobertas dos dois, me vi por vezes sufocada na bolha a qual Luciana se colocava, para preservar um pouco da sanidade que restava, entre os conflitos e dores vividas ouve abertura para a descobertas do amor. Um livro libertador diria.