O Rouxinol Kristin Hannah

Resenhas - O Rouxinol

Juliana Rodrigues 15/05/2020

Demorei um pouco para conseguir me conectar com a história, até o momento em que simplesmente não conseguia parar de pensar no que poderia acontecer, e não restam dúvidas de que acabei encontrando uma das melhores leituras da minha vida.

Que história!

Apesar de ser um livro fictício, é baseado em uma realidade histórica que temos conhecimento, e em vários momentos me perguntei como o ser humano pode ser capaz de cometer tanta atrocidade. É um livro sobre dor, perda e sobrevivência, mas também sobre amor.

"Feridas cicatrizam.
O amor perdura.
Nós continuamos."

Apenas leiam!
Adriane120 15/05/2020minha estante
Nossa que profundo!!! Quero muito ler. Já vai para minha lista de leitura obrigatória.?

Juliana Rodrigues 15/05/2020minha estante
Recomendo muito! ?

Juliete Marçal 15/05/2020minha estante
Aiii ? Eu quero ler! ?

Juliana Rodrigues 15/05/2020minha estante
Leia ?

E prepara o seu coração! ?

Mariana.Albuquerque 18/05/2020minha estante
Acho que vai ser meu próximo!!!!

Juliana Rodrigues 18/05/2020minha estante
Espero que aproveite muito ?

Dezin 19/06/2020minha estante
Este livro é emocionante! Tenho 15 anos e quando li esse livro, chorei e pensei em como a guerra possui essa capacidade de alterar a realidade. Este livro tem tudo a ver com o contexto no qual estamos inseridos(coronavirus).

Juliana Rodrigues 19/06/2020minha estante
É verdade

Esse livro é maravilhoso!

Inclusive, pretendo reler algum dia, porque mesmo conhecendo a história, conseguimos retirar novos ensinamentos a cada releitura.

Dezin 20/06/2020minha estante

É maravilhoso mesmo! ?

Leticia 08/08/2021minha estante
Amei este livro !!!!

DAbora.Bleza 16/11/2021minha estante
Ah, acabei de finalizá-lo e ainda estou em prantos. O final foi surpreendente, e a história tão envolvente que a gente se questiona como as coisas puderam acontecer dessa forma. Enfim. Incrível.

Juliana Rodrigues 17/11/2021minha estante
hahaha

Impossível não chorar com os livros da Kristin!

Mas esse livro é incrível mesmo! ??

Moraes 08/08/2022minha estante
Vale super a pena, terminei esta semana e amei!
o quanto a Vi amadurece é perfeito...

JAlia372 29/09/2023minha estante
Foi a minha melhor leitura também. Sou apaixonar por este livro!

Regis 10/04/2024

Duas formas distintas de enfrentar a mesma guerra
Essa é uma história de guerra, mais precisamente, sobre a ocupação alemã na França e como duas irmãs, com personalidades completamente distintas, lidaram com os acontecimentos cruéis e a devastação de seus mundos sendo tão diferentes.
Vianne é uma professora de vinte oito anos, casada com Antoine (um carteiro) e mãe de uma menina de oito anos chamada Sophie. Vianne se parece muito com um passarinho assustado, sempre cautelosa e morrendo de medo de encarar os acontecimentos antes que eles a obriguem a agir; sua irmã Isabelle tem dezoito anos e é completamente oposta, ela é impetuosa e ousada e possui a coragem inconsequente que apenas a juventude pode desfrutar.

Vianne e Isabelle têm uma história pregressa com a guerra, o pai delas esteve na primeira Grande Guerra e retornou completamente transformado, abandonando-as (assim que a esposa faleceu) aos cuidado de uma governanta rígida e pouco afetuosa. A rejeição e o abandono do pai impactou ambas, moldando suas vidas e suas personalidades.

A história tem início no presente, em 1995, onde acompanhamos uma mulher idosa e doente que vive no Oregon, EUA que após descobrir que está com câncer começa a relembrar sua juventude e como sobreviveu a Segunda Guerra Mundial.
Essa personagem misteriosa narra a história e, até o final, nunca nos dá pistas que indique qual das irmãs ela seria. E assim companhamos a narrativa transitar entre o presente e o passado enquanto nossa curiosidade, sobre a identidade da narradora, aumenta vertiginosamente.

No passado a narrativa transita entre Vianne e Isabelle: enquanto Vianne, após o marido ser convocado e parte da França ser ocupada pelos alemães, permanece em sua cidadezinha (Carriveau) com um Capitão Alemão (o Capitão Beck) aquartelado em sua casa, Isabelle parte para a França com o intuito de se unir à resistência e lutar contra a invasão junto aos rebeldes.

Acompanhar as irmãs e suas lutas para sobreviver ao inferno Nazista na França é muito aliciante e nunca fica cansativo ou enfadonho.
Tenho que confessar que gostei um pouco mais de acompanhar o desenvolvimento de Vianne, pois a história, heroica, de Isabelle eu já vi retratada vezes sem conta, em filmes e outras novelas de guerras que li. Já Vianne é uma personagem interessante por estar sempre encolhida, tentando atrair o mínimo de atenção para si, pensando que basta seguir as regras e conseguirá passar incólume por todo o terror que os alemães trouxeram para seu mundinho pacato, mas sua transformação lenta e gradual retrata perfeitamente a transformação, que imagino, que alguém com uma vida comum teria. A vemos mudar suas convicções e enfrentar seus medos, tornando-se uma mulher forte e corajosa de uma forma lenta e totalmente convincente e sem nunca deixar de proteger e se arriscar por aqueles que ama.

Isabelle é jovem e traz o ímpeto de confrontar entranhado no seu cerne, desde sempre, e assistir sua ascensão como uma courier e depois como a pessoa encarregada de atravessar os pilotos dos Aliados, que tinham seus aviões abatidos e caiam de paraquedas no território francês, é muito entusiasmante, mas é, também, a história mais comumente contada, o que tornou a de Vianne bem mais atrativa para mim.

Vianne em suavidade e aceitação é muito mais vibrante e consegue, como nenhum outro personagem, retratar o que é estar em meio a acontecimentos tão contrários a ordem natural das coisas. Ela luta sem chamar a atenção para si e torna-se uma heroína silenciosa, como imagino que muitos tenham sido durante essa guerra cruel que assolou o mundo.
Eu adorei o lento e constante crescimento da força interior dessa personagem que me cativou profundamente!

A autora tem uma escrita fluída e prazerosa de ler, ela nunca nos deixa confusa com as transições da narrativa e apresenta suas personagens com uma segurança que torna a história, de ambas, crível aos nossos olhos.
O único ponto em que o livro me fez discordar da autora foi na forma como ela descartou, fugazmente, o Capitão Beck; ele era, na minha opinião, um personagem intrigante e que parecia ter mais para oferecer à história. O Capitão Beck teve um desenvolvimento que me deixou curiosa e vê-lo ser descartado de forma tosca, de um minuto para o outro, apenas para injetar uma sensação de perigo e forjar uma ligação maior entre as irmãs me pareceu descabido. Nessa mesma cena tem o surgimento de Isabelle, do nada, em Carriveau tomando uma decisão imprudente que descaracterizava todo seu crescimento e amadurecimento durante a narrativa. Essa decisão da autora me tirou um pouco da história, naquele momento, entretanto é uma cena rápida e logo a narrativa entra nos eixos novamente.

O final da história é outro ponto forte do livro; e já vou adiantando que é impossível não se emocionar com o desfecho dessa narrativa, é impossível não imaginar de onde todos, os que não foram destroçados pela Grande Guerra, buscaram forças para seguir em frente e arrastar pela vida as lembranças dos que ficaram pelo caminho... é impossível não imaginar quão grandioso foi o esforço empreendido para carregar o peso de todas as perdas e das dores eternas que sentiram até que um dia o fim os alcançassem, mas, por hora, as palavras de ordem são: superar e seguir adiante.

Esse final foi, ao mesmo tempo, devastador e recompensador, eu não tenho palavras para mensurar o quanto esse livro é impactante; afinal, ele retrata uma parte da história que ficou esquecida no tempo.

O Rouxinol me foi indicado por meu amigo Cassius e devo agradecê-lo, imensamente, por essa maravilhosa indicação. ? Cassius, o livro foi tudo que você disse e é impossível passar por ele sem que algo, dentro de nós, seja atingido pela constatação: de que é na adversidade que descobrimos tudo que somos capazes de suportar.

Recomendo para todos.
Débora 10/04/2024minha estante
Uau, que resenha perfeita, Regis! Também amei essa leitura!??

Obrigada, Débora! ?
Eu também amei fazer essa leitura intensa e cativante. ??

CPF1964 10/04/2024minha estante
Sua resenha deste livro foi ESPETACULAR amiga Regis. Sem dúvidas a melhor que li. Muito obrigado pela citação e pelo carinho de sempre. Obrigado.

CPF1964 10/04/2024minha estante
O pleonasmo foi de propósito....

Léo 10/04/2024minha estante
Amei a resenha, Régis, ela está perfeita! Só de conversar com você sobre livro eu já tinha ficado interessado em ler, mas agora com essa resenha maravilhosa já até coloquei na lista. Rsrs Parabéns pela resenha! ?????

Regis 10/04/2024minha estante
Eu que te agradeço muito pela, maravilhosa, indicação, Cassius. ???

Obrigada, Léo! ??
Espero que goste muito da leitura. ?

Leandro 10/04/2024minha estante
Mais uma ótima resenha, parabéns regis

Obrigada, Leandro! ??

Elton.Oliveira 10/04/2024minha estante
Deve estar um espetáculo a resenha ... Mas eu pretendo ler o livro ainda esse ano !!! Irei retornar aqui para verificar suas impressões!! ??

Fabio.Nunes 10/04/2024minha estante
Excelente resenha Regis! Confesso que quando vi a capa desse livro eu fui preconceituoso. Que bom que vc que leu antes kkkk. Agora sou q tenho essa indicação sua. Entrou pra fila.

Valesca.Castelani 10/04/2024minha estante
Sempre com resenhas magníficas

Jóice D. 10/04/2024minha estante
Resenha lindíssima, Regis! Parabéns... ???

Jeff Ettore 10/04/2024minha estante
Braba

Regis 11/04/2024minha estante
A capa não é muito boa, né, Fábio Nunes? ?
É um bom livro e espero que goste. ??

Obrigada, Valesca! ??

Agradeço, Jóice! ??

Ah, Jeff, obrigada! ??

Fabio 12/04/2024minha estante
Regis, falar de suas resenhas , é chover no molhado, pois são todas impecáveis!!!
Escrita e desenvolvida com maestria , e com sensibilidade!
Adoro seus textos e sua forma de escrever, minha querida!
Sou seu fã!?

CPF1964 12/04/2024minha estante
Regis e Fábio.... Sou fã do trabalho de vocês.

Regis 13/04/2024minha estante
Espero que goste do livro quando for ler, Elton. ??

Regis 13/04/2024minha estante
Muitíssimo obrigada, Fábio, seus comentários são super elogiosos e sempre me deixam muito feliz! ???

Agradeço, Cassius! ??

Fabio 13/04/2024minha estante
Agradeço, Cassius!!!?

HenryClerval 17/04/2024minha estante
Wow, Régis, a resenha está impressionante!
?????

Regis 17/04/2024minha estante
Que bom que gostou, Leandro! ??
Leia o livro, você não vai se arrepender. ?

HenryClerval 17/04/2024minha estante
Vou colocar na fila, Régis. ?

Izaiane.Oliveira 22/04/2024minha estante
Uau! Bem interessante. Vou colocar na minha lista ????

Regis 22/04/2024minha estante
Espero que goste, Izaiane. ??

Rosangela Max 03/12/2022

História linda sobre mulheres transformadas pela guerra.
Duas irmãs com personalidades bem diferentes, mas que, cada uma a sua maneira, tentaram de tudo para sobreviver e ajudar o próximo. Mostrando como muitas mulheres tiveram um papel essencial na Resistência, em época de guerra, e não foram historicamente reconhecidas por isso.
Entendo que o jeito de ser da Isabelle foi importante para que ela seguisse em frente em tempo de guerra, mas algumas atitudes dela me irritaram profundamente. Aquela rebeldia toda era perigosa para ela mesma e para todos que estavam ao seu redor.
Em contrapartida, Vianne era uma iludida ao acreditar que se ignorasse certas coisas, elas se resolveriam sozinha. Ela foi a personagem que mais evoluiu.
Adorei o suspense em relação a identidade da narradora e me senti confortável com o final dado para a história.
Entrou para os meus favoritos.
Vale mencionar que, apesar das duas irmãs serem as personagens principais, há outras mulheres maravilhosas como: Rachel, Sophie, Anouk e Micheline.
Kristin Hannah é uma das minhas autoras preferidas e estava com saudade de ler os livros dela. É uma autora que pretendo voltar a ler mais.
Sua escrita é fluída, envolvente e emocionante.
Recomendo a leitura.
Jéssi Lima 03/12/2022minha estante
Quero muito ler este livro ??

Rosangela Max 03/12/2022minha estante
Recomendo muito! Acabei de ler há pouco e já estou com saudade da história. ? Entrou para os meus favoritos.

Vivi.Montarde 04/12/2022minha estante
Esse livro também está entre os meus favoritos. Um dos livros mais lindos que já li ??

Leticia.Colodete 04/12/2022minha estante
Meu livro favorito ??

Núbia Cortinhas 06/08/2023

Você não está no comando!
O Rouxinol é mais um livro que tem como cenário a Paris durante a Segunda Guerra Mundial.

A autora, Kristin Hannah, nos presenteou com uma trama repleta de tragédias, conflitos, sentimentos, encontros, desencontros, redenção, amor, amizades, resiliência. Ingredientes estes que tem tudo para nos levar às lágrimas, e com certeza ela conseguiu, pois fiquei com o coração dilacerado ao final da leitura.

Eu gostei da construção das personagens, que foram de uma humanidade, gente como a gente, que erra e acerta, que ama e odeia, que age com intrepidez ou pelo medo, mas que acima de tudo agiram conforme as suas convicções em tempos sinistros.

Outro detalhe foi a maneira pela qual a autora nos arrebatou àquela época, com alguns trechos tão bem descritos que foi quase possível sentir os aromas da culinária e dos vinhos franceses, visualizar as mudanças no vestuário de antes e durante a guerra, assim como de todo um cenário que foi sendo calejado pela Guerra.

Que livro! Que história! Quantas reflexões!
Pensei que eu encontraria um pouco mais do mesmo, porém fui surpreendida com a história destas duas irmãs, Vianne e Isabelle, e de outros personagens como o Capitão Beck, que me fizeram devorar esse livro inesquecível.
Carolina165 06/08/2023minha estante
Uau!! Excelente resenha Núbia ???????

Núbia Cortinhas 06/08/2023minha estante
Obrigada, amiga! ??

Débora 06/08/2023minha estante
Sua resenha me fez recordar um pouco do senti qdo li esse livro lindo! Amei, Núbia!?

Núbia Cortinhas 06/08/2023minha estante
Débora, obrigada, amiga! Mesmo já lendo outro livro ainda estou com esses personagens vivos na memória. Ainda bem que não bateu a ressaca, mas os últimos 20% foram bem intensos.

Débora 07/08/2023minha estante
O final é realmente triste. Me lembro de ter dor de cabeça de tanto chorar...

Jóice D. 07/08/2023minha estante
Parabéns pela resenha Núbia! ??
Foi incrível acompanhar os históricos. Me fazia lembrar de cada passagem!
Esse é um livro inesquecível!

Vanessa.Castilhos 07/08/2023minha estante
Resenha maravilhosa, minha amiga!! Amei!! Uma história inesquecível! ??

Núbia Cortinhas 07/08/2023minha estante
Débora, te entendo perfeitamente. Kkk. Um outro livro que eu chorei até me acabar foi Flores para Algernon, outra história inesquecível.

Núbia Cortinhas 07/08/2023minha estante
Obrigada, Jóice! Sim, inesquecível. Que personagens, quantas lições! Deus nos livre de uma Terceira Guerra Mundial.

Núbia Cortinhas 07/08/2023minha estante
Vanessa, muito obrigada pela companhia, amei!

Débora 07/08/2023minha estante
Flores para Algernon é mesmo triste demais, Núbia!?

Aline Oliveira 10/04/2023

Narrativa envolvente!
A leitura é densa, cheia de idas e vindas e reflexões, mistérios, lembranças, dores.
Mas não consegui soltar o livro, presa na história de Vianne e Isabelle, foi muito bom ver o crescimento das duas. Cada uma a sua maneira, fizeram o que podiam, com o que tinham. São personagens incríveis. Chorei muito com a trajetória dessas duas.

Glau de Paiva 19/02/2023

Não, eu não vou escrever uma resenha. Só gostaria de compartilhar a experiência que tive ao ler este livro.
Não é o melhor livro que já li na vida, mas, eu gostei muito. Dei 5 estrelas para ele porque ele me tocou fundo.
Sonhei com Nazistas me perseguindo e derramei algumas lágrimas no final, coisa que já não acontecia há muito tempo.
Por isso quis comentar, como eu amei essas irmãs incríveis, como sofri com elas .
Eu estava achando que havia perdido minha sensibilidade com leituras, afinal, o mundo está tão difícil que a vida real já dá motivos para chorar. Mas, este livro me resgatou, até porque é uma ficção ambientada em em outro grande momento de nossa história. Então, para quem gosta de um bom drama fica a dica, leia O Rouxinol!

Eduarda71 02/03/2022

O que falar sobre o rouxinol
Meu Deus, que livro foi esse?! Tantas emoções, sem dúvidas esse livro é um ensinamento. Não sei como expor o que estou sentindo neste momento, sinto uma tristeza e alegria ao mesmo tempo depois que li esse final. Acho que só quem leu vai me entender. Toda vez que penso em falar sobre o que aconteceu com os personagens, meus olhos enchem de lágrimas? Isabelle, Vianne, Shopie, Antoine?.tantos outros que mexeram com meus sentimentos. Aprendi com esse livro; que a gente tem que aproveitar o agora, amar agora, viver agora, pq o amanhã não saberemos o que pode acontecer.. Dizer a alguém o quanto é amado por você! Aproveitar cada segundo ao lado das pessoas que amamos. Enfim, vou parando por aqui. Obrigada rouxinol por essa leitura que mexeu tanto comigo.
Fernanda 02/03/2022minha estante
Esse livro é maravilhoso!

Taci 02/03/2022minha estante
Esse livro é incrível, mexeu muito comigo também.

Elisangela Costa 02/03/2022minha estante
Estou no começo e quase desisti, mas sua descrição me deixou animada pra continuar a leitura. Obrigada.

Fernanda 02/03/2022minha estante
Outro muito bom dessa autora é Jardim de Inverno.as primeiras páginas dão a impressão de uma leitura monótona, mas a história é maravilhosa.

LucAlio.CAmara 07/03/2024

Páginas: 544

Leitura em dupla
Drama / Ficção / Romance

Sobre o que achei;

Esse livro é uma obra envolvente que nos transporta para a França durante a Segunda Guerra Mundial. A narrativa acompanha a jornada de duas irmãs, Vianne e Isabelle, que enfrentam desafios e perigos enquanto lutam pela sobrevivência e pela liberdade em meio ao caos da guerra.

Com uma escrita que prende a gente, Kristin Hannah nos leva a explorar os diferentes caminhos escolhidos pelas irmãs diante das circunstâncias adversas. Vianne se vê obrigada a tomar difíceis decisões para proteger sua família, enquanto Isabelle se envolve na resistência francesa, arriscando a própria vida para lutar contra a ocupação nazista.

A autora habilmente consegue fazer uma trama emocionante, repleta de drama, coragem e sacrifício. Por meio das personagens complexas e do cenário histórico detalhadamente retratado, o livro nos leva a refletir sobre os desafios enfrentados pelas mulheres durante a guerra e sobre o poder da esperança e da determinação em tempos sombrios.

Teve várias reviravoltas, porém a narrativa ao meu vê, se tornou bastante cansativa.

CURIOSIDADE SOBRE O Rouxinol é que a autora, Kristin Hannah, se inspirou em relatos reais de mulheres que atuaram na resistência francesa durante a Segunda Guerra Mundial para criar a trama das personagens principais, as irmãs Vianne e Isabelle. Essa inspiração em eventos e figuras históricas reais adiciona um profundo senso de autenticidade à narrativa, tornando-a ainda mais impactante e emocionante para os leitores.

Vocês precisam ler este livro.
E vcs já leram?

Rafaela Sombra 25/01/2021

Com toda a certeza um dos melhores livros que já li ❤

QUE HISTÓRIA INCRÍVEL!!!

O que torna esse livro extraordinário é a explanação de um lado esquecido da guerra que foram as mulheres. Estas que lutaram contra as grandes monstruosidades, mesmo longe do front, para a sua sobrevivência e dos seus filhos, tendo que conviver com o inimigo em sua casa, passando fome, o sentimento de tristeza e incerteza lhe dominando, dentre outras coisas.
Infelizmente, nos nossos livros de história, não tem essa visibilidade.
Enredo intenso,impossível não se emocionar.

"...agora sei o que é importante, e não é o que eu perdi. São as minhas lembranças. Feridas cicatrizam, o amor perdura. Nós continuamos."
Dani 25/01/2021minha estante
Meu favorito da vida ?

Nice 25/01/2021minha estante
Maravilhoso ???

Teu Lima 25/01/2021minha estante
É maravilhoso quando nós encantamos com uma estória.

Jamile157 22/11/2023

Doloroso e Emocionante.
Demorei bastante para escrever essa resenha, o impacto que essa história teve para mim foi enorme. Eu já tinha lido alguns livros sobre a segunda guerra, porém não ainda sobre a invasão a França.

A guerra em si já é uma crueldade sem fim, é a pior face que o ser humano pode revelar. E aqui vamos acompanhar a história de duas irmãs tão diferentes entre si, mas que cada uma a seu  modo vai mudar o rumo dessa guerra.

Foram tantos os sentimentos que me dominaram durante a leitura, tristeza, raiva, empatia, alegria, um misto de sensações. Difícil de digerir que o ser humano pode ser tão cruel com seu semelhante, os horrores que foram descritos me deixaram sem ar em diversos momentos. E como mulheres e crianças foram os mais afetados.

Essa história vai ficar marcada em mim, desde a primeira página eu senti que isso iria acontecer. Não é uma leitura fácil, mas valeu cada página, as últimas então foram de muitas lágrimas. Enfim leiam por favor.
Fabio 22/11/2023minha estante
Adorei a resenha, Jamile!
Parabéns!

Vania.Cristina 22/11/2023minha estante
Não conhecia esse livro. Fiquei com vontade de ler, Jamile. Obrigada.

Jamile157 22/11/2023minha estante
Obrigada Fábio.

Jamile157 22/11/2023minha estante
Vania leia sim, é um livro incrível. Obrigada ?.

Mari Siqueira 11/01/2016

Com uma das leituras mais comoventes, inesquecíveis e intensas da minha vida, Kristin Hannah despedaçou meu coração - outra vez, mas em pedaços infinitamente menores. Tenho tentado escrever esta resenha há meses - li O Rouxinol em novembro - e tenho falhado miseravelmente. Minhas palavras não parecem ser o bastante para expressar o quanto essa leitura me afetou e, por isso, peço que me desculpem se essa for uma de minhas resenhas mais emocionais.

Com um enredo dramático que se passa na França da Segunda Guerra Mundial, a autora narra a história das irmãs Vianne e Isabelle. Suas personalidades distintas são conflitantes e, ao mesmo tempo, complementares e conforme o mundo que conhecem se transforma, elas também mudam, mas de maneiras diferentes.

Em 1939, com o início da Segunda Guerra Mundial, países como a França foram diretamente afetados pelo regime nazista e ocupados pelo exército alemão. As jovens esposas francesas ficaram desamparadas quando seus maridos foram convocados para combater Hitler. Essa é uma história sobre heroínas de guerra, sobre mulheres que não estão nos livros de História e que foram tão ou mais corajosas que qualquer soldado. Mulheres que deram sua fé, sua honra e suas vidas por suas famílias.

Quando é solicitado que todos os homens de Carriveau vão para as linhas de guerra, Vianne se vê obrigada a se despedir do marido. Desamparada e assustada com a ocupação alemã, a jovem mãe faz o que pode para não atrair atenção dos soldados alemães e, assim, manter sua filha a salvo. Ao ser obrigada a conviver com um soldado alemão chamado Beck, que se aquartela em sua casa, ela se submete a tratá-lo como um convidado sem questionar. Proteger sua filha é o mais importante.

Enquanto isso, Isabelle, é seu exato oposto. Impetuosa, rebelde e ousada, a irmã mais nova de Vianne se arrisca a desafiar as leis alemãs e não se importa de colocar sua própria vida - ou a dos outros - em risco por um bem maior, a França. Quando conhece um grupo de rebeldes e se apaixona por um jovem guerrilheiro chamado Gaëton, Isabelle descobre que uma mulher também poderia ser útil durante a guerra. Sob disfarce, ela passa a viver uma vida dupla, ajudando sobreviventes e lutando contra o regime nazista.

As visões e atitudes opostas das irmãs perante a guerra são exploradas com maestria. Apesar de almejarem o mesmo ideal, elas tomam partidos diferentes e enfrentam o horror nazista da forma que mais lhes parece correta. É fácil compreender as duas e, se há algo que Kristin Hannah faz magnificamente bem, é dar complexidade a seus personagens e fazer como que o leitor sinta empatia por cada um deles, independente de suas escolhas.

O soldado Beck foi, na minha opinião, um dos personagens mais marcantes deste livro porque apesar de ser parte de algo monstruoso e desumano, revelou seu coração aos poucos, junto com seus motivos. Seguindo ordens, ele matou e enviou centenas de judeus para campos de concentração simplesmente porque acreditava que aquilo era o certo, mas não deixou a família de Vianne morrer de fome no inverno. Afinal, erramos todos achando que estávamos certos. O jovem soldado alemão e sua complexidade de caráter, muitas vezes questionável, despertou os sentimentos mais contraditórios em mim e seu papel na história mostra o quanto somos um emaranhado de bondade e maldade, sempre buscando por algum equilíbrio.

O Rouxinol me fez chorar por dias e se tornou um dos meus livros favoritos. Kristin Hannah escreve com uma sensibilidade ímpar e expõe o ser humano como uma criatura tão complexa quanto o bem e o mal. A linha tênue entre um e outro permeia nossa existência e as histórias sobre períodos brutais e cruéis, como a Segunda Guerra Mundial, nos mostram que não importa o quanto o ser humano tente destruir aos outros e a si mesmo, os rouxinóis continuarão cantando mesmo que já estejam sem voz.

site: http://loveloversblog.blogspot.com

Nice 23/01/2021

Um dos melhores livros que já li ?
Com certeza já está na minha lista de favoritos da vida ! Um livro lindo e cheio de emoções, com uma narrativa fluida e bem construída. A autora consegue transmitir todas as emoções dos personagens , as dores , o sofrimento , o amor , a fome , de forma tão real que não consegui conter as lágrimas em vários momentos. É difícil não sofrer junto com as irmãs Vianne e Isabelle nessa história. E no fim perceber que no meio de tanta feiura e tanto sofrimento , o que faz tudo ter valido a pena é o Amor!
Nice 12/02/2021minha estante
Janeiro

Bart 17/06/2021

*Kristin Hannah*
Editora Arqueiro 2015 - 432pág.
Bora falar de livro?!?
@Márcia minha filha, você fechou com chave de ouro!! ???????? que livro foi esse?! Posso dizer que ele entrou p/hall das leituras perfeitas!! Muito obrigado!! ? O resumo dele é o seguinte: "começa com a dor da faca entrando no coração, e termina com a dor da faça saindo gentilmente do mesmo lugar."
Prepare o lenço, já aviso logo, no meu caso foi foi o sorine!! Kkkkk Tô rindo agora!!?
??
Nós acompanhamos os desdobramentos das vidas de duas irmãs Vianne Mauriac e Isabelle, duas mulheres de temperamentos bem diferentes, que vivem em um vilarejo francês. Elas têm suas vidas completamente mudadas por causa da invasão alemã de Hitler... (aí começa a 1a faca) "pooota que paréo!"... à medida que você vai lendo uma revolta vai crescendo. Capitão Beck, guardem esse nome!!
@Márcia teve que me aguentar durante a leitura, aperreei muito a pobre ?????.
As personagens são literalmente empurradas pelas circunstâncias, e você só espera pelo pior. Mas isso é o poder exercido pela escritora, ela é excelente em sua narrativa!
Voltando p/trama... você vai notar um crescimento da tensão, da revolta e o nosso desespero quer que aquilo acabe logo, o livro todo é bem construído, ele não cresce por nada. A escritora nos leva à um dos momentos mais horríveis da história humana e não tem como o leitor passar incólume com tudo que acontece. Ao mesmo tempo, existe uma doçura, uns focos de luz nessa escuridão toda, no qual as irmãs (cada uma ao seu modo) estão envolvidas! Mas alerto p/momentos bem pesados... tem um "her comandante Von Não sei o quê" que vai testar sua leitura... agora vai você lê ?!!
O livro é espetacular, ????????? com louvor, recomendo demais!!
Se preparem p/final, mesmo avisando aqui, você vai ser pego de surpresa. Mais um p/minha estante de "melhores livros lidos"!!
??
CONTINUEM LAVANDO AS MÃOS!
?? #lendotudo www.lendotudo.com.br ?? o site já está online!!
Lhyz 17/06/2021minha estante
Esse livro é MARAVILHOSO! Ganhei de presente essa facada e eu não consegui para de ler e chorar. QUE HISTÓRIA! ???

Maay.Monteiro 18/06/2021minha estante
Eiiita que fiquei mais curiosa agora ?

Bart 18/06/2021minha estante
Eu fui pego de surpresa, não esperava esse final!! Kkkkkk
Excelente, só posso dizer isso!!
Maay... Se prepare viu!!

Márcia Gerly 19/06/2021minha estante
Livrão! ?

Bart 20/06/2021minha estante
Márcia é a responsável, por essa leitura!! Voltei a usar sorine por causa dela!!
?????

Márcia Gerly 20/06/2021minha estante

Lhyz 20/06/2021minha estante
Arrasou, Márcia!!! Hahaha

JuGocci 17/07/2021

Impactante
Que bela obra!
Uma história forte, profunda, diria até dolorida e linda.
Do que o ser humano é capaz? Até onde pode suportar? O que a força do amor pode realizar? Essa obra me fez pensar sobre as respostas à essas perguntas.
Me arrancou um bocado de lágrimas também. Esse livro deixou uma marca profunda em mim.
Natty 17/07/2021minha estante
Esse é um dos meus desejados?

29/04/2020

Absurdamente incrível!
Se não for o melhor, com certeza é um dos melhores livros que já li. De doer a alma e de arrancar lágrimas. Que autora. Que escrita. Que obraaaaaaa. Jamais deixem de ler esse livro.
Inspirações Literárias 02/05/2020minha estante
Começando agora a leitura após a sua indicação ???

03/05/2020minha estante

Eu A M E I! Perfeitooo

27/05/2020minha estante
N tem errooooo

Irkisis 27/05/2020minha estante
Eu amei. Essa não é apenas a história de duas irmãs, mas é também a história da 2° guerra mundial e dos seus horrores... Quando me refiro a horrores, me arrependo de ter dito, pq esse livro tb fala de coragem, de resiliência, resistência e de amor... um amor que pouco livros irão descrever. Quantas surpresas esse livro me reservou, mais do que isso, quanta emoção me fez sentir... Sim, as vezes raiva, outras vezes tristeza, mas no fim de cada capítulo sempre existia uma lição de amor.
Todo mundo deveria ler esse livro.
Deveria virar filme.

29/05/2020minha estante
Pensei a mesma coisa sobre o filme!

Rani.Gedeon 02/06/2020minha estante
Eu vi que vai lançar sim, já tem ate o elenco,
Mas deve atrasar por conta da pandemia... ansiosa desde ja!

Irkisis 06/06/2020minha estante
Que maravilhaaaa