Moriarty

Moriarty Anthony Horowitz

Resenhas - Moriarty

Amanda 04/04/2024

É legal
Mas assim, não era o estilo literário que eu estou acostumada a ler, mas foi bem legal o final, mas travei muito pra ler esse livro

Soos 15/03/2024

Que final!!!!
Foi uma leitura maravilhosa. Amei a história e a capa. Tinha um carinho especial pela amizade de Jones e Frederick, amava quando os dois estavam juntos e agiam como uma dupla perfeita como Watson e Sherlock.
Mas o final foi simplesmente esplêndido, mostrando, afinal, por que o livro se chamava Moriarty e a verdade atrás daquele rede de segredos e crimes.
Foi uma livro que me deixou embasbacada de tão bom que foi. A única coisa que achei que foi um ponto negativo era a leitura que as vezes ficava mais lenta, porém foi pontos do livro e nem tudo.
Estou ansiosa para ler a continuação!

Victória 31/12/2022

Mirabolante como Sherlock Holmes
Esse livro estava baratinho e por isso comprei na época. Nunca tinha ouvido falar do autor mas gosto de qualquer coisa relacionada ao universo de Holmes.

"Moriarty" conseguiu através desses personagens e da cena Londrina do século XIX uma vibe que honrou muito a obra de Conan Doyle.
Foram bons momentos; o livro me entreteu bastante e o mistério foi bem gostosinho. Achei o final bem mirabolante e acho que a explicação que teve depois do plot twist foi bem desnecessária. Com isso o autor subestimou um pouco a inteligência do leitor e é algo que poderia ter sido feito de outro jeito.
Mas no mais, recomendo o livro e até fiquei com curiosidade de ler o mais famoso do autor "Casa de Seda".

Rafa Mendes 07/11/2022

Demorado
A história é narrada por um locutor que se apresenta como Frederick Chase e envolve uma outra pessoa, o inspetor Athelney Jones, de quem eu particularmente não lembrava, mas já foi mencionado no conto O Sinal Dos Quatro de Sherlock Holmes, que aliás eu tive que reler para me lembrar da conduta do detetive, mas basicamente os dois começam a investigar um criminoso que tinha feito atrocidades e ninguém sabia quem era, conheciam apenas o nome, aos poucos a investigação fica mais sinistra e muitas mortes acontecem, e no final temos uma descoberta reveladora.
Sinceramente, esse foi um dos livros que eu mais me arrastei pra ler, apesar da montagem de personagens ser bem interessante e do plot twist revigorante, a história se tornou demasiadamente longa ao meu ver, foi cansativo e estou aliviada de ter terminado. Não foi para mim uma boa experiência de leitura, mas pode interessar outros.

Denis 25/01/2022

O jogo continua.
Eu não esperava a magnitude dessa obra, sinceramante o Anthony consegue reproduzir o universo do Conan Doyle, de uma maneira maravilhosa. Eu fiquei muito triste com o final (se você espera um final feliz, não se encontra isso aqui), mas apesar de tudo, se tornou um dos melhores livros que eu já li.

Thiago275 29/11/2021

Busquem os originais!
Em 1893, Arthur Conan Doyle publicou o conto "O Problema Final", em que Sherlock Holmes é morto após uma luta com o Prof. Moriarty nas famosas Cataratas Reichenbach. Esse conto inaugura o período conhecido entre os fãs como O Grande Hiato, até a volta do detetive anos mais tarde no conto "A Casa Vazia".

Moriarty, publicado em 2014 por Anthony Horowitz, procura reconstituir aquela época, narrando fatos ocorridos imediatamente após a morte de Holmes e Moriarty.

Agora que o grande vilão, o "Napoleão do Crime", como Holmes o chamava, está morto, um grande criminoso americano está pronto para tomar o seu lugar como chefe de todos os bandidos de Londres: Clarence Devereux. E, para detê-lo, os dois protagonistas desse livro não vão medir esforços: Altheney Jones, um inspetor da Scotland Yard que aparece em alguns contos de Holmes; e Frederick Chase, um membro da famosa agência de detetives americana Pinkerton.

Anthony Horowitz tenta homenagear Holmes e Conan Doyle fazendo seus personagens usarem alguns truques do detetive. E, em alguns momentos, ele mesmo mimetiza alguns traços da escrita de Doyle. Infelizmente, sem o mesmo brilho. Sherlock Holmes possui um fascínio todo seu. Ele é único. Seus métodos de trabalho não caem bem em nenhum outro personagem.

O final do livro é até certo ponto surpreendente. Mas qualquer fã de Holmes, por mais que não adivinhe o final, vai sentir certas coisas estranhas na narrativa. Coisas que um bom escritor, como o próprio Conan Doyle ou Agatha Christie, nunca deixariam tão evidentes.

Todos que me conhecem sabem que eu sou grande fã de livros policiais e de mistério. Admiro autores contemporâneos e seus personagens brilhantes, como JK Rowling e seu ótimo Cormoran Strike; Michael Connelly e seu grande Harry Bosch; Stieg Larsson e sua inigualável Lisbeth Salander; e até mesmo Dan Brown com seu simpático Prof. Langdom.

Mas, infelizmente (ou felizmente!) nenhum autor que ouse escrever usando personagens clássicos, como Sherlock Holmes ou Hercule Poirot, vai chegar perto do brilhantismo dos originais. Por isso, sigam meu conselho: se quiserem ler sobre esses personagens, as histórias legítimas sempre estarão lá para serem lidas.

Fabkathleen 16/10/2021

Obrigatório aos leitores de Sherlock Holmes
Eu sempre tive um pouco de desdém a qualquer obra que se passe dentro do universo sherlockiano ou que mencione e utilize o nome do Holmes, sem que seja de origem do Arthur Conan Doyle, parece que nenhum ficaria a altura da escrita do autor do detetive consultor mais famoso de todos os tempos. Então comecei a ler Moriarty com receios , mas com uma certa boa expectativa advinda das excelentes recomendações e resenhas sobre o livro. O que posso dizer é que a experiência de leitura foi superada por toda e qualquer expectativa, com direito a um plot que embora tenha previsto não ele, mas ele , é complicado explicar sem esbarrar em spoiler , ainda assim quando acabei de ler eu disse "O QUÊ???? mdsssssss" kkkkkkkk
O LIVRO É UMA VERDADEIRA HOMENAGEM A UNIVERSO DO SHERLOCK, as obras e aos leitores também, com direito a citações de frases célebres, personagens e histórias que marcaram as obras anteriores, o autor foi muito inteligente e tenho certeza que um grande fã do Sherlock, nos sentimos no universo do Sherlock ao mesmo tempo, somos embalados por uma outra escrita mas não menos empolgante. E com toda certeza, tem um lugar especial no cânone do SH, li versão e-book, mas vou comprar o livro físico para fazer parte da minha coleção.

Rinossoro 26/07/2021

O livro me surpreendeu bastante, mesmo que inicialmente tivesse se mostrado como o proposto: uma obra que, mesmo se integrando no universo de Sherlock Holmes, nada alteraria na história original de Conan Doyle. No entanto, a forma como Horowitz usou de referências ao famoso detetive e aos casos registrados pelo Dr. Watson foi de uma maestria incrível, sem nunca deslizar em discordâncias e, muitas vezes, enchendo-nos de dúvidas sobre os métodos tanto de investigação de Holmes, quanto de descrição de Watson, com relação às suas histórias. Mas mesmo com essa parte já bem estruturada e boa para um livro desse calibre, Horowitz ainda faz jús ao título da obra em seu plot twist, inserindo tanto Moriarty quanto um novo gênio do crime na trama, mas virando totalmente o mundo até então apresentado com 2 simples trechos e, depois, um capítulo somente para explicar tudo e nos fazer sentir como se tudo fosse tão óbvio, trazendo uma certa nostalgia quanto à forma de registro nas histórias de Watson.
Mateusssss 30/07/2021minha estante
Que resenha longa!

Rinossoro 03/08/2021minha estante
!!!!!!!!!!!!!!!!

Anne 23/06/2021

apesar de não ser de conan doyle, a escrita é incrível, amei o livro, plot impecável. sinceramente, de início é uma explosão de fatos que acabei não entendendo direito, mas, com o passar dos capítulos, me diverti lendo o livro

Theladyemi 22/03/2021

Surpreendente
O livro é simplesmente perfeito, eu devorei em dois dias talvez. Recomendo para todo que amaram os livros de Sir Arthur Conan Doyle. Esse autor fez jus ao nome de Sherlock e a leitura lhe prende do início ao fim.

Bressan 03/02/2021

Impressionante!!
Um livro fascinante , que me surpreendeu totalmente. Nunca me passaria pela cabeça este final. Muito bom mesmo. Recomendo ...