Dália Negra

Resenhas - Dália Negra

1 | 2 | 3 | 4

Adiel.Guimaraes 10/05/2022

!!!!
Sabendo que não poderia aguentar a quinta noite com minhas próprias forças nem simplesmente deixá-la passar em branco, roubei alguns comprimidos de Benzedrina que aguardavam o exame da Divisão de Narcóticos. Eles acabaram com a minha fadiga e me fizeram mergulhar num sentimento viscoso de repulsa pelo que andava fazendo comigo mesmo - e me deram a idéia genial para me salvar de Madeleine/Dália e me transformar novamente num tira de verdade.

Luciana.Viveiros 19/04/2022

Imaginação
Dália negra é uma obra-prima que retrata a brutalidade de um crime hediondo. verídico. Em 15 de janeiro de 1947. o corpo torturado e estuprado de uma bela jovem é encontrado num terreno baldio de Los Angeles. A vítima aparece nas manchetes como a Dália Negra. e a busca por seu assassino transforma-se na maior caçada humana da história da Califórnia. Obcecado por este assassinato. James Ellroy dedicou-se durante anos a investigar por conta própria os detalhes do crime. ?Ia de ônibus até a biblioteca pública. Pesquisei tudo sobre a vida e a morte da Dália Negra. Pesadelos com a Dália me vinham em grupos intermitentes? confessa o autor em sua autobiografia Meus lugares escuros. O jovem Ellroy percebeu que sua obsessão pelo caso e a paixão pela ficção policial podiam lhe render algo mais. e começou a escrever sobre um assunto que conhecia como poucos: a Dália Negra

ilariê 12/03/2022

pois muito que bem
mergulhei de cabeça nesse livro porque infelizmente sou fascinada pela história desse caso, e esqueci de me atentar ao fato de que é um romance policial, então muitas coisas ali são apenas ficção?

demorei horrores pra terminar porque certos momentos eram maçantes e descritivos demais, PORÉM, hoje engrenei na leitura e consegui terminar porque de repente ficou muito bom!

é um livro bem pesado, com uma enxurrada de expressões preconceituosas (racistas, homofóbicas, gordofóbicas, misóginas) e por esse motivo quase larguei de mão, mas lembrei que o livro se passa numa época pós guerra, e isso justifica muita coisa (pelo menos pra mim).

detestei o triângulo amoroso, mas nas últimas 150 páginas tudo começou a se encaixar e, mesmo que em certas partes eu tivesse que parar pra digerir e entender certas coisas, ficou tudo muito claro!

a verdade é que esse livro se tornou uma incógnita pra mim, não sei definir se gostei ou não kkkkk

huntero 31/12/2021

Ótimo suspense polícial
Trama em volta de um serial killer que mata mulheres usando um modus operandi, baseado em fatos reais.

Luiz.Goulart 15/09/2021

Noir para as massas
Romance de estreia do autor James Ellroy e início da brilhante carreira de um autor de ficção policial moderna. Aqui ele narra os bastidores da investigação de um crime real ocorrido em Los Angeles em 1947 quando o corpo torturado e estuprado de uma bela jovem é encontrado num terreno baldio. Trata-se de um romance noir clássico com todos os ingredientes do gênero. Foi adaptado para o cinema por Brian de Palma em 2006 com Scarlett Johansson e Josh Hartnett.

Elineuza.Crescencio 24/07/2021

Longa década
Tema: Leituras de Julho 2021 (5)
Título: Dália Negra
Autor: James Elroy
País: EUA
Páginas: 448
Avaliação: 4/5
Término da leitura: 24/07/2021
Bestbolso – RJ - 2011

O Autor
Nasceu em 1948, Los Angeles, Califórnia, o que mais tarde se tornaria cenário de maioria de seus livros.
Foram seis romances escritos até Dália Negra tornar-se “ a sua história”.
Antes disso perdeu a mãe, assassinada, em 1958.
O assassinato de sua mãe não foi elucidado.

A Obra
O cenário é a Los Angeles da década de 1940, quando um assassinato brutal acontece.
Uma jovem é assassinada e seu corpo colocado num terreno baldio, dividido em duas partes a partir da cintura, com sinais de tortura e com um corte de orelha a orelha no rosto, como se fora um grande sorriso.
É em torno desse assassinato que os amigos policiais tentam solucionar o assassinato.
As provas somem. As testemunhas somem e nada acontece.
Enquanto isso o tempo passa.
A narrativa acontece em torno de um fato real e muita pesquisa do autor.

Considerações

1. De leitura rápida, pois a forma de escrever do autor é muito objetiva e quase telegráfica;
2. O crime de fato aconteceu e na vida real continua sem solução;
3. Não recomendo para tem não gosta de descrições de violência;
4. Recomendo para quem gosta de investigação policial.
5. Primeiro contato com a literatura do autor.

OS-LIVROS-NA-VIDA 18/07/2021

É um livro bom , mais minha primeira impressão foi que eu talvez não tava lendo o livro certo, pois não leio sinopse é esperava um livro sobre o crime e não um de suspense policial , mais foi um livro até legal .

Laurenice.Caprini 02/06/2021

Esperava mais?
Achei o começo muito arrastado e os plots mto forçados? umas conexões bem pfffff? muita conversa desnecessária como se o leitor precisasse ser conquistado pelos personagens. Valeu apenas pela curiosidade de um crime baseado em fatos reais.

Beto 25/03/2021

Surpreendentemente bom
Nunca havia ouvido falar de James Ellroy até encontrar seu nome em um comentário do Twitter. Achei o tema de abordagem literário do autor interessante e o coloquei em minha lista de desejos. Ao passar por uma feira de livros no shopping, encontrei "Dália Negra" por R$10,00 e resolvi dar uma chance ao autor rapidamente. Tal qual o detetive Bleichert, meu destino já estava traçado.

Primeiramente, ainda desejo ler uma obra de Ellroy em inglês para confirmar minha primeira impressão, mas a escrita do autor é extremamente envolvente e fabulosa. Um dos primeiros passos quando se está dando uma chance a um novo autor é que ele te cative a permanecer na leitura: Ellroy faz isso de forma magistral. Você imerge na Los Angeles dos anos 40 como se a conhecesse há séculos - provavelmente a sessão prévia de "Era Uma Vez em Hollywood", filme elogiadíssimo por Ellroy, me ajudou no quesito - e se familiariza com os personagens rapidamente.

Por mais que o enredo pareça simples a priori, ele se aprofunda a cada página e os dramas dos personagens tornam-se mais palpáveis ao mesmo tempo que o mistério da Dália Negra os envolve. Esperava um livro de "detetive" em que os dois policiais viram amigos, trabalham juntos e desvendam o caso e me deparei com uma história repleta de reviravoltas com personagens densos e carismáticos que nada mais são do que humanos em busca de fazer a coisa certa. O caminho da redenção é algo muito marcante nesse livro e é narrado de forma fabulosa. Ellroy não busca ser um niilista que tratará de um assassinato e da busca pelo assassino de forma fria e sem espiritualidade - e não estou falando de religião -, mas induz em seus personagens uma jornada redentora, na qual esses lutam contra seus conflitos internos em busca das atitudes corretas, mesmo que caiam várias vezes no caminho (e Bleichert cairá diversas vezes).

Enfim, "Dália Negra" vale cada minuto de sua leitura até o fim - até o fim mesmo, pois, quando parece que acabou, ainda não acabou - e, com certeza, fará você se apaixonar pela escrita de James Ellroy. Estou ansioso para prosseguir no universo desse autor com a expectativa de encontrar livros ainda mais fabulosos.

mylane 03/10/2020

É interessante de se ler, principalmente quando já se conhece o caso. Porém o libro é bem confuso. Não me agradou muito a linguagem e a forma que foi escrito. Mas ainda assim foi uma boa leitura.

Malu 23/09/2020

História intrigante que prende o leitor. Boa leitura para quem gosta de assassinato e mistério.

Mari 23/08/2020

Meio confuso
Achei meio confuso o desenrolar da história.

A história não anda, demora para chegar no ápice e quando chega só vai ladeira abaixo.

Personagens chatos, história que se arrasta.

Terminei na força do ódio.

Um dos piores livros que já li.
Karina.Agra 30/06/2021minha estante
Depois de 40 dias terminei ele na força do ódio também.

K. 19/08/2019

Me decepcionei
Foi o livro que mais demorei pra terminar esse ano. Foram 15 dias de extrema agonia. Lia um capitulo e dava a impressão de que tinha lido cem páginas de tão cansativos que são. Não fiquei envolvida com as tramas paralelas a história principal e muita coisa ali eu achei desnecessário. Terminei mesmo por teimosia. Esperava mais.
Karina.Agra 30/06/2021minha estante
Acabei de terminar ele depois de 40 dias lutando com essa leitura.. foi na força do ódio mesmo.

Bernardo Brum 10/07/2019

James Ellroy leva ao máximo todos os grandes elementos fundamentais do noir: temos aqui crimes misteriosos, femmes fatales, policiais corruptos, mil e uma reviravoltas de última hora. Mas mais do que repetir as temáticas e a estética desse tipo de literatura, Ellroy exacerbou outro elemento: a visceralidade. A decadência e violência recebem um enfoque perturbador aqui - o autor desmonta a ideia nostálgica e glamourizada dos anos 40 e abundam tudo que é mais sórdido do urbanismo desenfreado. O estilo em primeiro pessoa, com frases breves e impactantes como um soco, nos leva juntos através da mente de um policial atraído a uma espiral de loucura. É frequentemente desconfortável, mas também tem bastante "coração" - ou se preferir, empatia - na construção até do mais doentio de seus personagens. Um dos livros fundamentais do romance policial contemporâneo.

1 | 2 | 3 | 4