A estrada

A estrada Vassili Grossman

Resenhas - A Estrada

Graciano 20/11/2021

Forte
Grossman tem uma tristeza muito bela, é um gênio da prosa. Por vezes, alguns "contos" são além de tristes, deprimentes, revoltante.
Andrehp 06/12/2023minha estante
Estou começando A Estrada, gostando muito. Já tenho Vida e Destino + Stalingrado pra ler na sequência. Dá-lhe Grossman.

RICARDO 03/12/2018

Leia primeiro Vida e Destino
Não li Vida e Destino, mas parece ser a obra prima de Grossman, A estrada é um "acessório" com muitas aspas para a palavra acessório, pois é um livro sensacional, mais pela interesse histórico, geopolítico e cultural que pela literatura em si. A estrada funciona como uma espécie de biografia intermeada por contos, com essa montagem é possível entender melhor o autor e a realidade soviética, um pouco do homem soviético judeu pode ser apreendido pelo leitor. Sem dúvida o conto mais impactante é o Inferno de Treblinka em que o autor descreve bem como as coisas ocorreram nessa campo de concentração, é preciso ter estômago para ler, mas são outros contos que demonstram a capacidade sem igual de Grossman em continuar humano, sensível, bom, em meio ao caos.
Esse olhar não embrutecido, que vai além dos acontecimentos contradiz um pouco a ideia de que o autor teria uma escrita mais factual e jornalistica do que propriamente literária, aliás, o que torna esse livro em específico mais factual é o tom de acessório dado pela edição, o que não empobrece em nada a obra, acredito que quem lê Vida e destino fica interessado em saber mais sobre o autor, da mesma forma quem leu primeiro A estrada fica curioso pra ler vida e destino.
Enfim, não estou nos meus melhores dias pra escrever mas fiz um comprometimento pessoal de voltar a escrever, então quero deixar uma última coisa registrada: Ganhei esse livro do meu orientador antes de vir pra Itália em 2018, ele me acompanhou nos ônibus e aeroportos, e foi muito difícil ler os relatos sobre o nazismo no momento em que o Brasil estava sendo tomado pelo fascismo, eu lia as coisas e identificava os sinais na sociedade, isso me deu um mal estar tremendo, e talvez por isso tenha demorado quase 3 meses pra terminar a leitura. Um outro ponto, no conto do cemitério Grossman tem um olhar um pouco distante e critico ao descrever o comportamento das pessoas ao enterrar seus mortos, na obra não comentam isso, mas talvez esse olhar de quem "não importa" ou de quem parece não se importar se dê pelo fato dele nunca ter podido enterrar sua mãe. Ao fim e ao cabo Grossman te mostra que a vida apesar dos pesares continua e que amar, ter carinho, ter atenção nunca é demais, que não precisamos perder isso, e que estamos mortos e derrotados a partir do momento em que perdemos a humanidade em nós

Rebeca.Verino 11/05/2021

Uma obra colossal
Um escritor genial. O livro ?A Estrada? é uma compilação de contos do autor que são separados de acordo com as décadas em que foram escritos. Cada parte cronológica começa com uma introdução histórica e sobre o momentos profissionais mais os acontecimentos pessoais do autor. Os contos ?O velho professor?, ?A estrada? e ?O inferno de Treblinka? foram os mais marcantes para mim. Este último é uma descrição assustadora e sem floreios de como funcionava o campo de extermínio de Treblinka. Confesso que, apesar de ser acostumada com a leitura de relatos duros sobre a segunda guerra e o holocausto, tive que parar várias vezes durante a leitura pois estava abalada. Enfim, um livro que me surpreendeu e que certeza me marcou.

Karla 16/10/2022

Primeira parte sem graça, a segunda tira o ar, as outras 3 partes são boas. O texto O Inferno de Treblinka é sensacional, é forte, dá náuseas, mas muito bem escrito.

JanaAna90 30/03/2024

O livro reúne textos de Grossman sobre a segunda guerra mundial. Com histórias tocantes, o autor vai tecendo suas reflexões, seus achados, suas entrevistas com sobreviventes, por meio de uma linguagem simples, direta que nos envolve desde as primeiras páginas.
Uma coisa que amei no livro foi a colocação de uma introdução que antecede os textos de
Grossman, nos mostrando o contexto no qual o autor escreveu o texto e pequenas biografias com a vida do autor,
Os textos, em sua maioria são fortes, brutais e extremamente dolorosos de serem lidos por sabermos que aconteceram esses horrores. No livro nos deparamos com uma humanidade perversa, sádica e maldosa. Percebi que o autor também quis passar que, apesar de todos os horrores da guerra, há esperança, amor, a fortaleza na família e a compaixão em algumas pessoas, que não se deixam abater diante das atrocidades do entorno.
A escrita de Grossman é magistral, porque ele nos coloca como participantes das suas histórias e em alguns momentos até conversa com os leitores, tenta, inclusive, adivinhar o que o leitor estará pensando.
Um livro que mesmo sendo doloroso a leitura é ao mesmo tempo um sopro de carinho e ternura. Já vai para a lista de minhas releituras.

Gaby37 03/04/2024

Um livro de reflexões do autor sobre sua vivência durante a Segunda Guerra Mundial. Ele faz suas reflexões com o que ouve de outros sobreviventes, sempre de forma clara e que nos permite ir aprofundando cada vez mais no texto que é melancólico por seu tem, apesar do caminho ser bastante espinhoso.

Acho que toda a perversidade que é exposta ela é necessária, precisamos ver isso e ler sobre isso para sabermos do que a humanidade é capaz, mesmo que todos os dias quando cada um de nós sai de casa tem grande chance de enfrentar esses tipos de monstros.

Gosto da escrita do Grossman, ele nos apanha pela mão e tem que ser assim mesmo, nos levando com carinho e afeto por um passeio por uma espécie de museu do horror. Gosto do modo como ele conversa com o leitor, isso é importante para mim.

Doloroso, mas muito bom.

Marcus.Santana 03/04/2022

Treblinka é de tirar o fôlego
Livro notável, impactante, honesto. Treblinka é de tirar o fôlego.

Coletânea de prosa curta do grande escritor russo contemporâneo Vassili Grossman, A estrada traz textos de diversos gêneros, traduzidos diretamente do russo por Irineu Franco Perpétuo.
A Estrada é uma reunião de contos, textos jornalísticos, ensaios e cartas do escritor. O texto sobre Treblinka é expressão da conjugação do rigor literário e profunda sensibilidade. Um dos poucos que conseguiu sobreviver ao terror stalinista sem abdicar das suas convicções. O escrito russo narrou o que viu, transmitiu a palavra dos que viveram o inferno e colocar-se na posição do escritor que tem compromisso não apenas com sua arte, mas, primeiramente, com a verdade.
O texto flui entre a emoção e o relato equilibrado do funcionamento de um universo que escapava à compreensão dos que o abordavam pela primeira vez.
É notável, nos textos, a compaixão que permeia toda a prosa de Grossman, desde os poucos escritos do início da carreira até os mais maduros. O que faz a História, para ele, são as vidas humanas que nela caminham.
Uma excelente obra!

Andrehp 15/12/2023

Imortal
A estrada é uma coletânea de contos, relatos sobre a guerra e um pouco sobre a vida do escritor. No primeiro conto O Velho, Grossman mostra o quanto é fácil, prazeroso e profundo ler suas obras. A Cachorra e A Mula são outros dois contos lindos e profundos. Já Treblinka, primeiro relato de um campo de extermínio, inclusive utilizado no julgamento de Nuremberg, não é uma leitura pra quem tem coração mole, por mais que se imagine a maldade dos campos nazistas, isso não torna a leitura menos chocante.