Schulz & Peanuts

Schulz & Peanuts David Michaels

Resenhas - Shulz & Peanuts

Wal 09/08/2023

A biografia do mundialmente famoso cartunista
Sempre que termino uma biografia fico com aquele sentimento de "meu Deus como eu preciso refletir sobre isso". Gosto de biografias porque elas mostram a complexidade do ser humano, mesmo sendo eles gênios famosos, todos tem altos e baixos, todos erram...
O trabalho do autor foi excelente, durante a leitura, rir, fiquei furiosa e me tbm solidária com o Schulz, me fez pensar muito e ao final chorei. Pra mim, só um trabalho excelente é capaz de fazer isso.

Rodrigo Leão 25/09/2020

Sparky
Linda história de vida , realmente era um homen de princípio,te faz pensar na vida

Amaurijbarros 12/11/2020

SCHULZ & PEANUTS
Michaelis, David. Schulz & Peanuts a biografia do criador do Snoopy - Seoman, 1ª edição 2015.
"Charles M.Scultz, o cartunista mais publicado e amado de todos os tempos, é também uma das figuras menos compreendidas da cultura americana. Agora, o aclamado biografo David Michaelis nos dá a primeira biografia completa do homem brilhante e enigmático que criou os Peanuts.
Este livro é, ao mesmo tempo, um retrato criativo de um gênio nato e uma crônica que narra a história pessoal do homem em contraste com o papel que desempenhou na formação do imaginário mundial.
Filho de um barbeiro, Schulz exemplifica o "sonho americano" ao sair de uma infância modesta e realiza seu sonho de criar uma tira cômica para os jornais. Ele foi ousado, ao tocar em temas - solidão, isolamento, melancolia, a busca infindável do amor - nunca antes abordados nas principais histórias em quadrinhos, sempre iluminando os aspectos mais obscuros com gargalhadas e mesclando a arcaica ideia de inocência da infância com uma consciência plenamente adulta e moderna da amargura da vida. E como - com um traço leve, um toque amoroso, uma simples pena imersa em tinta e um elenco de personagens memoráveis - ele retratou as lutas que acompanham seres estranhos e imperfeitos - numa palavra, humanos.
Com maestria, Michaelis entremeia a historia de Schulz com as tiras que nos são tão familiares, revelando quanto da vida do criador fazia parte da sua obra, de maneira nunca antes imaginada. Baseado em anos de pesquisas, incluindo entrevistas exclusivas com familiares, amigos e colegas do cartunista, acesso sem precedente aos arquivos do estúdio do artista e cartas pessoais e desenhos até então desconhecidos, Schulz & Peanuts é a biografia épica definitiva de um ícone americano e dos inesquecíveis personagens que ele criou.
David Michaelis é o autor de N.C. Wyeth: A biography, entre outras obras. Seus escritos foram publicados no The New York Observer, na Vanit Fair, na Condé Nast Traveler, no The New Republic e na American Scholar."

A parte entre aspas foi retirada do próprio livro, uma breve leitura para introduzir o leitor nesta obra que o fascinara e o fará devora as 592 páginas desta obra tão empolgante.

site: www.editoraseoman.com.br

Marianne 04/12/2016

"Schulz e Peanuts – A biografia do criador do Snoopy" (David Michaelis)
Esse ano posso dizer que foi meu ano das biografias. Comprei muitas algumas, recebi outras de parceria do blog, emprestei outras... E assim nasceu um amor!
Foi então que recebi Schulz e Peanuts: a biografia do criador do Snoopy da editora Seoman em casa e confesso que minha primeira reação foi de me sentir completamente intimidada. São quase seiscentas paginas de uma letra miudinha contando a história da vida do moço. “Onde que fui amarrar minha mula?” eu pensei... Maaaas, tá tudo certo. Vamos romper preconceitos, deixar a preguiça de lado e enfiar a cara!
Em Schulz e Peanuts o autor David Michaelis retrata detalhadamente a história de Charles Schulz, desde a infância de menino tímido e sem muitos atributos no subúrbio de Minneapolis, filho de mãe norueguesa e pai estadunidense, até se tornar o mais conhecido cartunista de sua época e criar a tira fenômeno que permanece até hoje na vida das pessoas, os Peanuts.
O detalhamento na narrativa é algo essencial para entendermos quem foi Charles Schulz durante toda sua vida e a relação de suas experiências com a criação das histórias desenvolvidas nas tirinhas dos Peanuts. Conhecendo melhor a história de Schulz as tiras filosóficas, e muitas vezes bastante melancólicas, apresentadas pelo protagonista humano Charlie Brown nos remetem diretamente à uma associação com a vida pessoal do autor, apesar de Schulz sempre declarar que Charlie Brown nunca foi seu álter ego.
De tirinha simpática do jornal a um fenômeno disseminado pelo mundo, acompanhamos na história a ascensão dos Peanuts e sua grande contribuição pra cultura pop da época. Happiness is a warm puppy — felicidade é um cachorrinho quentinho, numa tradução literal— foi um dos livros ilustrados por Schulz com tirinhas dos Peanuts. Este em especial falando basicamente sobre pequenos prazeres da vida. E virou sucesso imediato. A frase entrou na vida dos estadunidenses e deu origem a vários trocadilhos envolvendo seu conteúdo. Happiness is a warm gun, canção do consagrado White Album dos Beatles é uma delas.
O ápice do sucesso veio quando Snoopy, o cachorrinho ultra melancólico de Charlie Brown, surgiu com mais destaque na tiras. Snoopy virou sucesso mundial e levou os Peanuts a se tornarem figurinha carimbada em milhares de produtos ao redor do mundo. Inúmeras propagandas estreladas pela turma de Charlie Brown e Snoopy renderam a Schulz algumas críticas em relação a comercialização da marca.
Em meio a críticas, crises no casamento, nascimento dos filhos, Schulz fez dos Peanuts sua válvula de escape dos problemas e sua maior motivação. Sua paixão pelas tiras e a simplicidade por trás dos Peanuts, colocados de uma maneira ímpar, foram com certeza a chave do sucesso do autor.
O livro ainda tem algumas fotos de Schulz em diferentes momentos de sua vida, alguns esboços de seus desenhos e propagandas relacionadas aos Peanuts.
A leitura é demorada, mas nem de longe cansativa. A história do mestre cartunista foi tratada com muito respeito e atenção pelo autor e merece cada uma das quase seiscentas páginas que foram dedicadas a ela.
Espero que tenham gostado da resenha e até a próxima!

site: http://www.dear-book.net/2016/10/resenha-schulz-e-peanuts-biografia-do.html

Renan William 02/02/2021

Incrível!
Conhecer sobre a vida e obra do Schulz foi uma experiência incrível. Sempre adorei ler as tiras e também assistir ao desenho animado (ambos com um cuidado extremo em detalhes e construção).

Recomendo!

Jhosi 06/02/2022

Inúmeras surpresas em um livro só.
Os Peanuts, mais precisamente, o Snoopy fez parte da minha infância, adolescência e até hoje são dos meus personagens mais queridos!

Assim que bati o olho neste livro biográfico sobre Charles Schulz, eu soube que com certeza teria que ler.

Por se tratar de uma biografia, é claro que o ritmo de leitora foi outro - também não tem como ignorar o fato de o livro ter quase 600 páginas. Foram 11 dias mergulhada na vida e na obra desse cartunista que se tornou O ícone dos cartoons no mundo.

A escrita do biógrafo David Michaelis é detalhista e minuciosa - e em muitos momentos, ao descrever Sparky (forma como Schulz era chamado e mais conhecido), o leitor se vê totalmente imerso no dilema que foi o cartunista.

Não vou dar muitos detalhes sobre a vida em si de Sparky para não tornar a experiência de quem pretende ler menos intensa, mas vou destacar coisas que particularmente me chamaram muito à atenção:

- Sparky cresceu sentindo muita falta do afeto e carinho dos seus pais; apesar disso, ele os amava profundamente e, a seu modo eles o amaram..
- Ele nunca superou de fato a ausência da mãe e sua morte o abalou profundamente psicologicamente.
- Sua ambição como cartunista surgiu ainda na infância, e ele perseguiu esse sonho com muita determinação e convicção.
- Sparky sempre teve um lado misteriosamente solitário, melancólico, ansioso que tornava seus relacionamentos e seu convívio social limitado
- No Evangelho e na vida cristã, ele encontrou alento e um porto durante muitos anos de sua vida: mas seus constantes questionamentos e inseguranças lhe tiraram parte dessa 'segurança'
- E, o que mais me chocou, Sparky era ambicioso, em muitos momentos egoísta no que dizia respeito à sua carreira, mas em contrapartida, seu lado vulnerável, inseguro e carente se sobressaía muito mais do que ele queria demonstrar.

Enfim, a experiência de ler está biografia me fez enxergar os Penauts com ainda mais carinho e admiração, porque agora consigo ver neles vislumbres de seu criador que foi um gênio, brilhante e ao mesmo tempo tão humano e conflituoso.

Essa edição traz inúmeras fotos de momentos especiais da vida do autor e várias tirinhas que exemplificam como a sua arte sempre esteve ligada à sua realidade e à realidade do mundo no qual ele viveu.

Qlaudjenha 26/01/2021

Arrebatada
Completamente apaixonada por Charles M. Schulz, e sua história. Fui agraciada por toda sorte de sentimentos, lendo esse livro. Virou favorito da vida. Super indico! ???????

Guynaciria 22/01/2020

A algum tempo iniciei uma meta pessoal de ler mais biografias, e acabei comprando varias e recebendo algumas em parcerias com editoras. Essa foi uma das recebidas, aqui temos a biografia completa do criador dos Peanuts, com base em entrevistas, cartas, desenhos originais, reportagens que sairão em jornais e muito mais.

Pode assustar um pouco pegar um livro de 592 páginas para ler, é quando esse livro além de tudo tem letras super pequenas, aí meu caro eu tenho que confessar para vocês que eu fiquei mega assustada.

Mas decidi enfrentar o meu medo e acabei sendo recompensada com uma história maravilhosa de superação, estudo e trabalho duro. Não sei se fiquei mais apaixonada pelo Schulz ou pelo pai dele, afinal tudo que esse cartunista fantástico se tornou foi graças a boa criação de seus pais.

Schulz era uma criança tímida, que por vezes se sentia injustiça pelos adultos e ameaçada pelos outros garotos, mas a medida que vamos lendo, acabamos por descobrir que isso nem sempre foi verdade, porém a mente sensível daquele garotinho achou que era, e isso o marcou para sempre.

Ele nunca se deixou intimidar pelos obstáculos que surgiam, nem pelas respostas negativas relacionadas ao seu trabalho, e isso fez com que ele se tornasse um dos cartunistas mais bem pagos da história, arrecadando somas extraordinárias, mas não pense nem por um segundo que o dinheiro mudou sua essência humilde.

Confesso a vocês que essa leitura foi concluída em tempo recorde, não só pelo fato de que o livro vem recheado de tirinhas, fotos, cartas..., mas também porque a história da vida desse homem é muito interessante.

Taty 29/01/2020

Nunca desista dos seus sonhos
Se vc é fã da tira dos Peanuts ou do personagem mais conhecido que é o Snoopy vai viajar nessa leitura e se vc não conhece também vai gostar muito de conhecer a história desse homem excêntrico que revolucionou sua época. A história do Charles Schulz criador dos Peanuts é acima de tudo um relato de uma pessoa que sempre acreditou em seus sonhos, sempre foi muito determinado ( desde os seis anos de idade ele só queria desenhar). Mesmo com muitas negativas e muitas pessoas que não acreditavam no seu trabalho eu insistiu, persistiu, até que um jornal resolveu publicar suas tiras porém sempre com muitas críticas. Sempre defendeu fortemente seu ponto de vista, gostei de conhecer esse lado dele principalmente na passagem em que ele não abriu mão que foss explicado o verdadeiro significado do Natal que é o nascimento de Jesus no especial de Natal com Charlie Brown. Tem passagens na vida dele que também não foram tão legais de conhecer mas que só deixam ele mais humano é sujeito a erros. Gostei muito de conhecer toda a trajetória dessa história em quadrinhos super filosófica e reflexiva e que hoje é conhecida no mundo inteiro. Por 50 anos ele fez todo o trabalho sozinho e sem assistentes e quando deixou de desenhar também deixou de existir pq a tira era tudo pra ele. Suuuuuper indicooo.

Dudu 03/10/2020

Com certeza vale mais que alguns amendoins
Incrível com Schulz detestava esse nome em sua obra e vemos como todo produto depois ignora totalmente esse título, mas deixando isso de lado...

É sempre bom conhecer a história dos grandes dos quadrinhos e como conseguiram através de esforço próprio galgar o sucesso e no caso em tela o mais bem sucedido autor de tirinhas de todos os tempos e foram 50 anos.
Vemos não só o lado criativo , mas também como suas tirinhas falavam um pouco de seu viver e nem sempre era o mais adequado. Super indico

Evva_sec 28/11/2021

Para fã
Acredito que essa seja uma leitura essencial para quem é fã de peanuts. Conhecer a fundo a história de Charles M. Schulz traz um maior entendimento e conexão com as tirinhas que conquistaram e seguem conquistando o mundo.

Caio328 23/02/2023

A história do criador do Charlie Brown e Snoopy e como uma tirinha de jornal influenciou gerações de americanos.
O único que desenhou o cachorro que se tornaria um ícone da cultura pop nos Estados Unidos.
Sendo traduzido para vários países e até hoje acredito que seja um nome comum em cães. Conheça a fundo a turma do Amendoim.