O Corvo

O Corvo André Vianco...

Resenhas - O Corvo

Joaolucasggr 12/03/2024

Que tristeza boa...
Esse livro é um compilado de 60 contos (quase sempre trágicos) de diferentes autores baseado no poema "O corvo" de Edgar Allan Poe.

Demorei para engrenar no livro, porém quando eu peguei pra valer foi pá pum.

Um ponto que me fez gostar muito do livro foi a autenticidade que cada conto tem, todos eles tem a referência do poema de Allan Poe, porém nenhum deles se repete e não são massantes, são todos bem gostosos de se ler, o que não torna uma leitura enjoativa, pois você sempre espera qual será a próxima interpretação do autor.

Enfim, livro muito bom, e claro, leiam a obra original pra não ficarem perdidos no churrasco durante os contos. ?

LOHS 22/12/2016

#LOHS: Camis - A que ama um terror
O Corvo é um famoso poema do Edgar Allan Poe, considerado um clássico da literatura. Em 2015, o poema completou 170 anos, e, em homenagem a esta ilustre e importante obra literária, a Editora Empíreo lançou um financiamento coletivo na plataforma Catarse, para a publicação do que seria um conjunto de contos, histórias e poemas, em homenagem ao poema original. O livro foi um sucesso e 60 autores participaram desta obra colaborativa. Alem de 15 ilustradores, que deram vida as histórias e ao Poe em diversas e lindas ilustrações.

Vamos ler uma parte do poema, que eu, particularmente, gosto muito:

(Tradução de Machado de Assis.)
"Em certo dia, à hora, à hora
Da meia-noite que apavora,
Eu, caindo de sono e exausto de fadiga,
Ao pé de muita lauda antiga,
De uma velha doutrina, agora morta,
Ia pensando, quando ouvi à porta
Do meu quarto um soar devagarinho,
E disse estas palavras tais:
"É alguém que me bate à porta de mansinho;
Há de ser isso e nada mais."
Ah! bem me lembro! bem me lembro!
Era no glacial dezembro;
Cada brasa do lar sobre o chão refletia
A sua última agonia.
Eu, ansioso pelo sol, buscava
Sacar daqueles livros que estudava
Repouso (em vão!) à dor esmagadora
Destas saudades imortais
Pela que ora nos céus anjos chamam Lenora.
E que ninguém chamará mais.
E o rumor triste, vago, brando
Das cortinas ia acordando
Dentro em meu coração um rumor não sabido,
Nunca por ele padecido.
Enfim, por aplacá-lo aqui no peito,
Levantei-me de pronto, e: "Com efeito,
(Disse) é visita amiga e retardada
Que bate a estas horas tais.
É visita que pede à minha porta entrada:
Há de ser isso e nada mais."

Vocês podem conferir o poema completo em diversas fontes online, e vale a pena conhecer uma pequena parte da literatura do Poe.

Sobre os contos, são bem diversificados uns dos outros. O leitor irá encontrar poemas, contos macabros, outros não tanto, e alguns bem diferentes, abusando do estilo da escrita e do romantismo. Através de contos curtos, vemos nuances do conto original, explorando muito bem a obra. Também são de fácil compreensão e ideais para degustar ao longo de vários dias, como eu o fiz, lendo alguns contos por dia em conjunto a outras leituras.

Alguns dos autores que participaram do livro, como convidados ou selecionados pelos leitores, são: André Vianco, Cláudia Lemes, Bruno Godoi, Lu Angele, Andrei Simões, Thiago Pinheiro, Alessandra Vieira, Letícia Aires, Paulo Gotijo, Humberto Faria de Lima, entre muitos outros. E alguns dos ilustradores são: Zakura Aoyama, Eduardo Seiji e o tatuador Victor Octaviano!

" - Pois bem, Edgar Sopper se fingiu de morto de forma tão convincente e por tanto tempo que o Ravenmaster realmente acreditou que havia perdido mais um pássaro. Quando foi levantar o suposto cadáver, Edgar Sopper mordeu -, nesse momento Alan fez um gesto com a mão, como se imitando um bico de ave mordiscando o ar - o dedo do Ravenmaster. Dizem que o corvo deu risadas quando saiu voando acima do gramado, debochando do mestre."

A edição está impecável e linda. Cheia de detalhes em todas as páginas, ilustrações muito bonitas e bem trabalhadas. Foi um projeto incrível da Editora Empíreo, não foi o primeiro e nem será o último livro colaborativo. Uma iniciativa que, com certeza, faz diferença para nossa literatura nacional.

site: http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br/2016/10/ii-mes-do-halloween-o-corvo-um-livro.html

Danylo.Fideles 17/02/2016

The Raven
Sou suspeito para falar já que sou um dos autores do livro, mas vamos nessa.
O Corvo: um livro colaborativo, é uma "Obra-homenagem" ao conto de Edgar Allan Poe, O Corvo, uma de suas maiores (senão a maior) obra. O livro não tem história fixa, o que retrata bem a personalidade peculiar de Poe, mostrando em diversos estilos e trejeitos a herança que "O Corvo" deixou para as gerações que se seguiram.
Apesar de não ter um estilo fixo de texto (sendo composto de poemas e crônicas) a obra não é desorganizada, muito pelo contrario, cada texto separado por título e autor além de ilustrações magníficas que tornam, junto com a diagramação, a obra visualmente mais bela...
Em resumo, O Corvo: livro colaborativo, é um deleite para os fãs de Poe e para qualquer um que procure literatura de boa qualidade.