A Propriedade

A Propriedade Rutu Modan

Resenhas - A Propriedade

Zé Wellington 16/10/2020

Divertido e emocionante
Embora mexa com temas difíceis, um quadrinho gostoso de ler.

Joaquim 07/05/2021

Bastante interessante!
A trama é envolvente e recheada de imagens muito bem desenhadas. Gostei muito e recomendo a todos.

Cilmara Lopes 17/01/2016

Uma HQ israelense
A senhora Regina Segal, uma judia que teve um romance com um Polonês um pouco antes do holocausto. E por infortúnios do momento tiveram que se separar forçosamente.
O enredo é bem leve apesar do tema, pois está bem modernizada pela personagem Mica, neta de Regina. Elas estão retornando a Varsóvia para resolver a papelada da propriedade da família, a narrativa é desenvolvida no período desta viagem.
Uma ótima história, muito bonita!

A escritora pesou bem a mão na arte e na cultura, ficou bem caracterizada, e merece ficar na mesma prateleira de Persópolis e Maus.
Nana 25/11/2016minha estante
Já ouvi muitas críticas positivas, mas quando vc fala que "merece ficar na mesma prateleira de Persépolis e Maus", me ganhou! Os dois preferidos meus... vão ganhar um terceiro amigo :)

Nat 07/07/2017

A Propriedade
A Propriedade é uma história muito sensível e que tem várias faces diferentes. A princípio, pensamos que irá falar da guerra. Depois, de bens materiais e heranças. E, por fim, fala de lembranças – as memórias de uma senhora que teve sua vida mudada por causa da guerra. Regina e sua neta vão à Varsóvia reivindicar uma propriedade, ou pelo menos essa é o pretexto. Enquanto descobrimos, lentamente, a verdadeira razão que levou essa senhora de volta ao lugar onde morou no começo de sua vida adulta, vamos conhecendo os outros familiares e o interesse de cada um nessa propriedade. O que uma pessoa é capaz de fazer por dinheiro? E quais são as diferenças entre a história real e o que guardamos nas lembranças? Essas perguntas são delicadamente respondidas ao longo do livro. A Propriedade foi uma surpresa positiva para mim, que eu recomendo fortemente.

site: https://www.youtube.com/c/PilhadeLeituradaNat

Carol 21/12/2022

Gostei bastante desse aqui, no início eu fiquei bem perdida por conta dos nomes dos personagens e da mistura das línguas faladas nos quadrinhos, mas uma vez que me achei o livro foi bem interessante. A história da senhora com a propriedade e a pessoa que vive nela foi uma gracinha.
Foi uma leitura rápida que me deu a sensação de ver um filme. Os desenhos são muito bem feitos e acrescentam um cenário muito bonito à história que acaba enriquecendo muito o resultado final.

cintia gomes 07/04/2023

Divertido, histórico e quase cinematográfico.
Ler este quadrinho, para mim, foi como sentar no sofá num domingo e ver um filme que por acaso está passando na sessão da tarde na TV, e que, por acaso, me fez descobrir um tantão de coisas que não esperava.

Aqui acompanhamos a história de uma família de origem judaica, retornando para sua cidade natal, algumas gerações pós-guerra a fim de tentar resgatar uma propriedade em nome da avó que morava em Viena com sua família. É possível, nessa trama, ver um romance, drama, brigas familiares, entre outros elementos clássicos de uma história dessas, mas mais que isso, os retratos de como esses espaços mudaram pela guerra; a cultura, a cidade, as pessoas, tudo, acho que isso é o que mais marca nesse quadrinho, uma informação estrangeira para mim, que então chega agora, apesar de meio... óbvia?

Enfim, é uma ótima pedida.

Laura Regina - @IndicaLaura 14/04/2019

Uma graphicnovel sobre Recomeços e retomadas da Memória da Família
Quando jovem, Regina precisou abandonar tudo na Polônia quando a Segunda Guerra explodiu e ser uma judia se tornou uma sentença de sofrimentos. Mas, após tantos anos e já tendo morado em Israel e nos EUA, a idosa ainda deseja voltar à Varsóvia para retomar seu velho apartamento e todos os pertencer roubados de seus familiares.

O roubo de pertences de valor dos judeus e demais povos perseguidos pelos fascista na guerra realmente ocorreu e foi de proporções nunca completamente conhecidas. Estas famílias perderam seu dinheiro, seus carros e apartamentos, suas joias e pratarias – e, principalmente, sua dignidade ao ter que escolher entre os objetos herdados por gerações ou suas vidas.

Nesta HQ, a autora traz um pouco do que sua própria família sofreu: a perda de uma parte da história e da identidade do seu povo. Em cores vibrantes e traços que me lembram “Tintim” de Georges P. Remi (ou seja, aquece meu coração), a narração se passa nas ruas da Varsóvia atual e das lembranças e flashbacks. Não é difícil acompanhar as reviravoltas da história (são até previsíveis), mas é lindo.

Mais indicações no Instagram @indicalaura

site: https://www.instagram.com/indicalaura

bizis 02/03/2021

Para mim é um quadrinho de "aventura" que se passa num contexto interessante, a temática familiar é bem interessante, mas no geral não me deixou tão "uau"

Beatriz658 10/12/2022

Mt bom <3
Adorei. Gostei mt do livro se passar em um lugar n mt convencional (eua e inglaterra) e a história tbm é bem única. Os quadrinhos são bem bonitos e o enredo é bem cativante. Me apaixonei pelo Tomaz ?

Dorão 16/09/2023

A propriedade não é o motivo.
Amo que meu professor de sociologia/filosofia/história tem um monte de livro e fica emprestando para nos, e não importar qual seja sempre tem um pouco de história real neles.

É um livro rápido de ler e você fica entretido tentar descobrir o por que da vovó voltar para Polônia, sendo que o motivo que ela deu claramente é uma desculpa esfarrapada.