A Lenda de Materyalis

Saymon César

Resenhas - A Lenda de Materyalis

1 | 2 | 3 | 4

Luany 30/08/2016

A Lenda de Materyalis - as crônicas de Aliank (volume 1)
Confesso que esse livro me surpreendeu não somente com a história descrita nele. Mas como um todo, por ser um gênero com a qual não estou acostumada a ler, ou a procurar nas livrarias, ele me deixou presa a leitura, então agradeço ao Saymon por me dar essa possibilidade de conhecer a sua obra. E garanto a vocês: não irão se arrepender!!

'A lenda de Materyalis' nos traz no início como surgiu o reino de Aliank, onde nas primeiras páginas temos um carta que é escrita por Müdrik e Harcos, através dessa carta vemos um dragão extremamente ditador, seres cansados de ser escravizados, e então temos o desenrolar de varias guerras, até que uma delas vencida pelo elfo Berong, o que faz dele o rei e fundador de Aliank.

O livro é contado a partir de então em visões, tida por Harcos, e entendemos que as guerras ocorrentes , são guerras ideológica e muitas coisas nos surpreende nesse caminho. Algo que me chamou a atenção foi a analogia do livro com a época - Contra reforma - onde os 'hereges' iam para a inquisição, achei esse fato incrível, e que também nos faz parar para pensar sobre o hoje, em quantas guerras ocorrem pelo motivo de não aceitarmos a diferença, sermos intolerantes.

"Mas, afinal, o que era Materyalis? Um deus? Um fenômeno? "...
Uma sociedade secreta, que busca o artefato capaz de desvendar o que realmente é o Materyalis, e assim livrar os povos da dúvida que os levaram as intermináveis guerras. Harcos tem como missão encontra os 'Denins' (pode ser diversas raças e detém o poder capaz de mudar muitas limitações da natureza) que o ajudará na ideologia 'venirista' (ideologia que busca a total erudição para obter a paz) e assim chegar ao Sinkra(um artefato cobiçado por conter a fórmula da criação e da vida) para poder então trazer a paz.
Será que ele irá cumprir sua missão ?
Uma literatura me elevou minha emoção,me senti literalmente na historia; torci,gritei,e como eu gritei muito,com um final que ao mesmo tempo espetacular, foi recheado de surpresa,nos deixando totalmente vidrados na historia e com aquele friozinho na barriga,que nos leva a ficar ansiosos por MAIS....Divirtam-se na leitura ;)
Wes Carstairs 04/09/2016minha estante
Parece ser bom!

palomabele 25/08/2016

A LENDA DE MATERYALIS - AS CRÔNICAS DE ALIANK (VOLUME 1)

"Você, no entanto, não morrerá apenas com a dor desta lâmina. Seu corpo queimará como a sua alma no Inferlis! E que Marilis o abençoe com os seus bartaluns- falou baixo Sarlakros, fazendo Liliel franzir o cenho."

A lenda de Materyalis é um livro extremamente rico em detalhes, digo isso pois quando iniciei a leitura me senti um pouco perdida, mas aos poucos fui me apegando e em poucos segundos acabei entendendo a história melhor.

Aliank é um reino de Hedoron, lá habita as mais diversas criaturas, que vivem também em contantes guerras ideológicas, sendo elas teryonismo, marilismo e emylismo.

Acho que vocês ficaram sem entender ne?! Mas as ideologias são:

"Teryonismo: A ideologia que prega Materyon como o deus detentor da verdade sobre os conceitos benévolos."

"Marilismo: Uma das ideologias mais temidas e diretamente avessa ao terionismo. Prega que Marilis, o deus maldito, é, na verdade, a essência à qual Materyalis covardemente renunciou."

"Emylismo: pensamento construído por Emylia, que traiu o teryonismo. Acreditavam que a divisão de Materyalis em duas criaturas foi um erro e que, mesmo com tal tentativa, Materyon e Marilis seguirão como criaturas imperfeitas."

O que vem prevalecendo entre eles é o teryonismo.

"Independentemente do conceito que tenhais sobre Materyalis, o importante é decifrarmos uma infinidade de questões. O que ele realmente era?" - Müdrentre

Numa aventura fantástica acompanhamos tudo através das observações de Harcos e seu cristal Sinkrorbe, que esta sempre mostrando o futuro próximo (eu queria muito ter esse cristal, vocês não fazem idéia)

No decorrer da história as alternativas vão mudando através das visões e algumas observações de Harcos, esse foi um dos pontos bem fortes do livro, em algumas visões que foram descritas confesso que fiquei boba, dá forma que Saymon soube detalhar cada uma, me senti literalmente assistindo ao um filme.

No decorrer da história Harcos deve procurar aqueles que estão disposto a ajudar a encontrar Sinkra (único meio e um aterfato necessário para realização de seus propósitos) e através do Sinkrorbe ele achará esses seres.

Por meio das visões conhecemos 5 pessoas fantásticas que podem se unir e ajudar, eles são Liliel, Sarlakros, Morhariel, Hirlun e Dotter.

Então assim a aventura começa e iremos acompanhar começando com uma missão que vai capturar e eliminar a ameça à Aliank, que foi responsável por vários assassinatos.

"Uma lebre fraca não traz divertimentos a um lobo sanguinário e selvagem como eu. Você é lixo e será tratado como tal. ? Sarlakros para Rydon"

Diria que conforme no decorrer da história acabei me apegando em diversos personagens, principalmente em Liliel, fazia bastante tempo que não conhecia uma personagem tão forte e que representasse tão bem a figura feminina em um livro. Fiquei encantada com ela.

Percebi que Saymon passou muitos conhecimentos sobre religião no livro, o que acabou tornando a historia interessante e conseguiu passar também, pelo menos pra mim bastante lições para usarmos em nossa realidade.

Com as guerras e os mistérios ali narrados, acabei achando A Lenda de Materyalis parecido com Game Of Thrones, não me perguntem como cheguei a essa conclusão hehe mas achei a história muito bacana e acabei comparando com a série, um ponto positivo é que os personagens favoritos não morrem.

"Eis um pouco da história de Aliank, uma sociedade aparentemente abandonada por Materyon. Agora vocês sabem sobre a visão que foi forçada entre os teryonistas deste reino. Sinto-me mais à vontade para escrever o que o sinkrorbe me mostrar, pois ele também me traz esperança de que tudo isso um dia termine. Estou curioso para saber como serão essas revelações e espero que venham brevemente. A noite está chegando, mas a luz do sinkrorbe será tao iluminada como as estrelas no céu para elucidar nossas mentes, em busca dos escolhidos para trilhar o caminho da verdade."

Um personagem que achei muito arrogante e que eu queria entrar no livro e matar é o Sarlakros, não gostei dele e realmente acho que ele me fez muita raiva, pode ser que na continuação do livro ele melhore (eu espero), já Harcos e Müdrik eu gostaria de saber mais sobre eles, não sei direito, mas eu que gostaria de ver mais sobre eles, os dois me despertaram uma atenção bem grande.

Gostaria muito de bater no Saymon (desculpe me, mas você me deixou surtada com o final haha) que final foi aquele?! Sabe aqueles finais de livros que acabam na hora do suspense e na melhor parte?! O livro acaba assim, fiquei muito brava e não vejo a hora de ler a continuação.

Sobre a edição do livro, diria que foi bem elaborada, um capricho que me fez ficar fascinada, a diagramação do livro também ficou impecável, não deixou nada a desejar.

Um livro completamente bem escrito, uma história muito bem narrada, nela encontraremos mistérios, aventuras, personagens incríveis e um final de tirar o fôlego.

Saymon você soube detalhar muito bem a história e isso fez com que ela se tornasse incrível, em nenhum momento a história se tornou cansativa, pelo contrário é impossível desgrudar do livro.

Recomendo muito esse livro pra quem gosta de mistérios, um bom suspense, e se você é fã de Game Of Thrones vocês devem imediatamente conhecer A lenda de Materyalis.

Saymon muito obrigada pela parceria e pela oportunidade de conhecer seu livro, por favor acabe logo de escrever a continuação hehe, saiba também que pode contar sempre com a Equipe do Contos Literários.

site: www.contosliterarios.com.br

Jéh 24/08/2016

Fantasia e realidade
O livro se inicia com Müdrik fazendo uma breve narração de quando e como a cidade de Aliank, que fica em Hedoron, foi fundada.
Narrando a grandiosa batalha entre Berong e Garlak, o impiedoso dragão, mas que por força maior, foi derrotado. Dito como um convicto teryonista (crente em Materyon), com o passar do tempo Berong começa a distorcer as leis de Aliank com certa crueldade, o que causa certa dúvida de sua benevolência entre seus súditos.
Müdrik então designa Harcos, seu fiel discípulo a obrigação de reunir dez denins que os ajudarão na missão de encontrar o Sinkra. Através do sinkrorbe (que imagino ser estilo uma bola de cristal), Harcos assiste 5 visões, onde conhecerá alguns dos possíveis participantes desta missão.
Então nos é apresentado uma trama, onde vêm ocorrendo vários assassinatos na cidade de Aliank, causados por um Majurk (ser humano que consegue se metamorfosear em urso). No decorrer da estória, vamos conhecendo personagens como Lady Liliel, Lorde Sarlakros, entre outros.
E através destes acontecimentos passaremos a conhecer estes seres poderão auxiliar na missão de Harcos, deixada por seu mentor. Descobriremos, seres obscuros, totalmente fanáticos, que tentarão acabar com a vida desses denins. Haverão mortes, crueldade e uma dura crítica à sociedade em que vivemos e a falta de tolerância com o próximo nos dias de hoje.
Há neste mundo fantasioso três crenças, bem distintas, lembrando que duas delas são hoje separadas devido a fragmentação de Materyalis, da onde surgiram Materyon e Marilis.
Temos então o:
-Teryonismo. que são os seguidores de Materyon, o benévolo.
-Marilismo: que são os seguidores de Marilis, o maligno.
-Emilysmo: que são contra a Materja (guerra ideológica), que querem a paz entre todos.
Enfim, não há como não fazer comparações da estória com o mundo real. Um exemplo bem visível, é a Materja que muito se assemelha á Guerra Fria, que ocorreu depois da Segunda Guerra Mundial. Entre outras comparações que só quem ler o livro será capaz de compreender.
E por fim, mas não menos importante, não há como deixar de ressaltar a exímia escrita desse autor que pode ser comparado com autores de fantasia conhecidos mundialmente. Espero que o segundo livro seja lançado logo, para que minha sede por mais detalhes deste mundo seja sacida, PARABÈNS @lendamateryalis!!!

Marcelo.Henrique 23/08/2016

Resenha: A Lenda de Materyalis – As Crônicas de Aliank
Resenha: A Lenda de Materyalis – As Crônicas de Aliank
Autor: Saymon Cesar
Editora: Novo Século – Talentos da Literatura Brasileira
Páginas: 239
Estrelas: 5\5

Sinopse: No princípio dos tempos, as sociedades de Hedoron acreditavam nos mandamentos dos servos de Materyalis, suposto deus criador do Universo e da vida. A lenda diz que a divindade se angustiou ao observar os atos corruptíveis das suas criaturas e atribuiu a si toda a culpa da imperfeição dos povos. Sua consciência atordoada separou sua essência em duas entidades, criadoras de ideologias extremistas que dividiram a crença das sociedades. Assim nasceu a materja, a guerra que visa à consolidação de uma verdade entre todas as raças. Avessa ao propósito da contenda milenar surge uma sociedade secreta, que busca o único artefato capaz de desvendar o que realmente foi Materyalis e, assim, livrar os povos da dúvida que os condenou aos intermináveis confrontos. Mas, para chegar ao objetivo, é necessário usar a misteriosa aptidão de cinco indivíduos habitantes de Aliank, um reino dominado por contradições que podem apressar a ruína do mundo antes que a verdade sobre Materyalis seja revelada.

Opinião: A história se passa em um período de guerra, denominado marteja, onde após o deus dos aliankinos Materyalis, criador de tudo e de todos, se dividir em dois seres, separando o bem e o mal, Materion e Marilis, foi criado ideologias, sendo as principais o teryonismo e o marilismo, pelos seguidores dos deuses, afim de saber qual deus era superior.

Através disso surgem os veniristas, um grupo secreto que busca a verdade do mundo e o fim da marteja. Sendo guiados por Müdrik, que está sendo caçado por não seguir o teryonismo, ideologia com maior poder, por defender fortemente o venirismo.

Um de seus sucessores, Harcos, seguindo o que foi deixado por Müdrik, deve achar seres com poderes especiais que o ajudaram a encontrar o Sinkra (único artefato que pode fazer seus propósitos serem realizados). Mas para achar esses seres, foram deixados por Müdrik alguns pequenos objetos chamados sinkrobes, cristal esférico que pode mostrar visões após serem feitas algumas coisas, e que mostraram quem são os seres que o jovem Harcos deve procurar para ajudar na busca pelo Sinkra.
Nesse primeiro livro conhecemos cinco possíveis denins que podem ajudar na causa, são eles:
- Liliel, a elfa que comanda a cavalaria do reino de Aliank.
-Sarlakos, o humano que comanda a infantaria do reino de Aliank, e quem mais nos causa preocupação.
- Dotter, a guardiã da floresta de Majara.
- Hirlun e Morhariel, dois jovens erlokas do fogo.

Tenho que admitir que esse livro me pegou um pouco de surpresa, pois quando comecei a ler ele não esperava grandes coisas, até porque tinha muito receio por ser um livro nacional e pensei em parar de ler ele (desculpa Saymon kk). Mas após um tempo que você começa a ler ele fielmente, você não consegue parar de ler até ver o desfecho que a história vai levar você, desde coisas que já eram imagináveis e até surpresas que você nunca imaginou que poderia ser realmente aquilo. E ele ainda tem um mapa, vocês não sabem como eu amo livro com mapas.

O autor trás a você uma leitura rápida e fácil de compreender, pois por se focar nos detalhes de cada acontecimento, o leitor se sente dentro da história, desde o coração acelerado por algo que aconteceu, ou um momento feliz ou triste, que faz você rir ou chorar junto com os personagens. Ele também te possibilita a chance de criar especulações de acordo com o decorrer da história, que você pode ver se estava certo ou errado em questão daquilo, o que deixa o leitor ainda mais entusiasmado com a leitura.

Recomendo o livro sem pensar duas vezes, pois a leitura não te deixa na mão em nenhum momento, e só tenho uma coisa a dizer... SAYMON LANÇA LOGO ESSE SEGUNDO LIVRO POR FAVOR, NÃO NOS DEIXE NA AFLIÇÃO ESPERANDO, NUNCA TE PEDI NADA KKKKK.

site: http://livrandonasestrelas.blogspot.com.br/2016/08/resenha-lenda-de-materyalis-as-cronicas.html

Pedro 22/08/2016

A Lenda de Materyalis - Saymos César
Podem ler sem medo de spoilers, acho que não tem. kkkkkkkkkk

Nas primeiras páginas do livro, nos é dada, por meio de um dialogo entre Müdrik e Harcos uma introdução à história do Reino de Aliank, nesse dialogo é contado fatos importantes que levaram a criação do Reino. Aliank foi fundada após uma guerra de seres escravizados, com um dragão ditador. Quando enfim derrotaram o dragão, Aliank foi fundada e tem como rei, o elfo Berong, seguidor do teryonismo, ideologia oficial de Aliank. A historia é contada em visões, que são do ponto de vista do Harcos, um personagem que vai te cativar e ao longo das visões os personagens vão surgindo e se inserindo na história.

Fiquei surpreso com o livro, pois tenho que confessar: achava que seria parecido com essas histórias de ficção de fantasia, em que tem o mocinho que vai derrotar o vilão. Mas não é bem assim, A Lenda de Materyalis conta a hitória de pessoas que estão cansadas de viver em um mundo de guerra (chamada de materja), não uma simples guerra, mas uma guerra ideológica, uma guerra de fé, uma guerra entre os seguidores do deus benevolente e do deus maldito.

Um reino que foi criado após uma guerra sangrenta, um povo divido por suas crenças, seres fantásticos com poderes que juntos podem acabar com a lenda do que era Materyalis. Se você gosta de historias com elfos, dragões, metamorfos e seres que possuem poderes mágicos, já pode começar a ler, pois esse livro tem tudo isso misturado.

Saymon já pode terminar o volume 2, não me deixe esperando muito tempo. Já entrou para minha lista de livros do coração.

Nota do livro em geral: 5/5

Mirela Ugioni 21/08/2016

Antes de começar, quero deixar claro que esse livro é mágico, e que me encantei tanto com ele que não tive mais vontade de terminar, eu queria saber logo o que iria acontecer, mas já estava tão apegada aos personagens que foi difícil me separar deles.

O livro é narrado em terceira pessoa, e os capítulos são divididos em visões, essas assistidas por Harcos através do sinkrorbe, um objeto mágico capaz de mostrar prenúncios. Hedoron é um mundo físico (como se fosse a terra), habitado por Elfos, Majurks (humanos que viram ursos), Tríades, e diversos outros seres mágicos, esses dotados de poderes,de energia, de aura, e isso é fascinante. Materyalis supostamente era o criador de tudo, quando se dividiu em dois, Materyon: o deus bom; e Marilis: o deus mau, desde então se iniciou uma grande guerra ideológica.
As ideologias são: ✔️Teryonismo: Seguidores de Materyon; ✔️Marilismo: Seguidores de Marilis e; ✔️Emylismo: acreditavam o os dois deuses deveriam se tornar um só novamente para atingirem a perfeição, que é considerado por eles o equilíbrio entre o bem e mau.
Quando eventos estranhos e mortes começam a acontecer em Aliank, o rei convoca dois dos seus melhores Elfos para investigar e combater o possível mau.

É possível linkar vários aspectos do texto do Saymon a nossa realidade de hoje, uma guerra de crenças, religião e raça. Adoro essa forma lúdica em que o autor demonstrou nosso cenário atual. O livro mostra exatamente a intolerância dos seres para com os outros, porque seguem uma crença diferente ou porque são de raças diferentes, e esquecem a todo momento, que independente do que realmente tenha acontecido, eles ainda são criação de um mesmo ser. É possível observar na história alguns seres que se acham superiores á outros pela posição “social” que eles ocupam no reino, o que achei bem parecido também com o que vivemos hoje.

A Lenda de Materyalis: As Crônicas de Aliank é um livro mágico e fantástico, eu não queria mais parar de ler, como não queria que acabasse, e quando acabou fiquei procurando o restante das folhas, para ver se eu não tinha perdido em algum lugar, eu estou com gostinho de quero mais até agora, quero saber pra ontem qual verdade eles vão encontrar no fim desse caminho, mas pelo que vi da escrita, será bem impressionante. Volume II pode chegar que eu já estou te esperando de café quentinho na mão.

Obs: Eu chorei durante o livro.

Esteticamente o livro também não peca em nada, é lindo, desde a capa até seu interior.

Isa - @livros_em_mente 20/08/2016

{Resenha} A Lenda de Materyalis - As Crônicas de Aliank ( Saymon Cesar )
Tudo se passa no reino de Aliank, em Hedoron, dizem que existia um único deus, que criou tudo, Materyalis. Só que ele achou imperfeições nas suas criações e decidiu se dividir em duas entidades, assim ficou; Materyon o deus da completa benevolência, e Marilis, o deus maldito. Criando assim, a materja, uma guerra inacabável.

Müdrik deixou uma difícil missão para Harcos, ele tem que encontrar os dez Denins que o ajudaram na ideologia verinista, e a chegar ao Sinkra para que as guerras acabem, para que eles possam finalmente viver em paz. Só que isso não será tão fácil.
Ele deixou pra Harcos um objeto chamado sinkrorbe, que lhe mostrará os denins que ele terá que convencer a ajuda-lo na sua difícil causa, mais esses denins já seguem as suas próprias ideologias. Será que eles o ajudará?
Temos três ideologias, são elas:

No norte do Reino de Aliank, perto da Floresta de Majara estão acontecendo vários ataques, já foram assassinados doze pessoas, eles suspeitam que seja um majurk dominado. Então mandaram alguns denins à Floresta de Majara para verificarem o que esta acontecedendo. E lá, eles terão muitas surpresas, e vocês que lerem o livro também.

Eu achei o livro ótimo e gostei bastante do enredo, ainda mais por causa do suspense, admito que no inicio eu não estava entendo muita coisa, mais quando comecei também, não consegui mas largar o livro. O final me surpreendeu bastante e confesso que derramei algumas lágrimas, estou até agora pensando e admirando alguns persogens que gostei bastante no livro, teve um em especial que me cativou muito, pelo seu senso de humor e pela coragem que ele teve.
A estória é envolvente, narrada em terceira pessoa, e tem aquele ar de suspense que te faz querer terminar logo o livro, e o final deixa um gostinho de quero mais, falando nisso, não vejo a hora de ler o segundo volume ( rsrsrs).

Eu super recomendo esse livro!!! ???

Vanessa.Ribeiro 20/08/2016

A lenda de Materyalis, volume 1
Eu estava extremamente ansiosa por essa leitura. Quando soube que o autor nos enviara e que logo chegaria, fiquei incrivelmente entusiasmada, pois convenhamos que pela sinopse, dá uma vontade imensa de ler, não? Pois bem, o bendito livro não só me surpreendeu, quanto foi muito melhor do que eu esperava que seria. Terminei com aquela adorável sensação de ansiedade pela continuação… Obrigada ao autor pela confiança e pelo maravilhoso trabalho, que para nós, leitores, é um verdadeira dádiva! Niho!

A lenda se desenvolve sobre a história de que, no princípio, haveria o deus supremo Materyalis, que seria quem originara tudo. Porém, pela imperfeição de sua criação, em angustia o deus teria se dividido em dois, sendo uma parte boa, Materyon, e a parte ruim, Marilis. A partir dessa cisão, teria-se formado duas principais ideologias extremistas, que levaram à materja, que seria a guerra ideológica em busca da superioridade de uma dessas.

Óbvio que não existem apenas essas ideologias. Entre as tantas, há uma espécie de sociedade secreta, que acima de tudo, busca descobrir o que afinal teria sido Materyalis, a real verdade. Embarca-se então na ideia principal que é a resolução dessa dúvida milenar, que com o uso de cinco habitantes de Aliank e seus respectivos fortes poderes, trarão verdades perigosas e secretas, principalmente sobre o mundo e o reino, que podem ser a queda, antes mesmo de que tudo seja resolvido.

O ponto de amor pela história foi de que, o livro para ler no trajeto da faculdade, virou o livro que li durante a semana. Sim, uma das histórias de fantasia que mais me interessei a ler, já que é o gênero que me canso mais fácil dentre todos… O autor cria uma história que é fácil de se imergir pelas similaridades com a nossa realidade, apesar de ser um mundo totalmente paralelo e diverso do nosso.A presença de muitas ideologias condiz com as muitas religiões, o extremismo político que condiz com alguns momentos ao nosso mundo, os adeptos às religiões que batem com os tantos que há nos dias atuais… Parecido, mas ao mesmo tempo totalmente diferente, com personagens poderosos, denominações diversas e outras culturas.

A escrita é impecável. Cada palavra posta com mínimo cuidado e muito bem empregada. Tudo deixado claro aos leitores, com boas explicações e caracterizações que nos permitem ainda mais adentrar à realidade da história. É estabelecido de forma lógica e coerente todos os acontecimentos, não há quebra nas ligações das informações. Acho que a forma dele escrever foi um dos quesitos que mais me encantaram dentre o todo, por ser evidente o dom neste autor, de ele saber empregar as palavras e trazer a emoção ao leitor, e alimentar nosso imaginário.

Por fim, acredito que ele segue um padrão envolvente do início ao fim, mas tenho que assumir que seguia um certo padrão, excelente aliás, e simplesmente no final dá um belo “baque” que te deixa ainda mais boquiaberto e com vontade de uma continuação. Você acaba tão surpreendido quanto os personagens, com aquele “não acredito” pairando pela mente. Se você ainda não leu, meu caro leitor, está perdendo muito tempo!

site: https://quasemcrise.wordpress.com/

Sandra Leôncio 19/08/2016

Envolvente, Incrível e criativo
A Lenda de Materyalis é uma história divida em três partes. A primeira parte é escrita em cartas, mais precisamente anotações. Essas anotações nos apresentam o mundo ao qual vamos conhecer, como se fosse uma introdução, uma forma de explicação para toda a diversidade de seres e tudo que já se ocorreu em Hedoron.

Essa introdução é um ponto positivo, pois geralmente em séries de fantasia o primeiro livro é uma apresentação ao mundo criado e, algumas vezes a história fica arrastada, e em A Lenda de Materyalis isso não acontece, por ter uma introdução sobre o mundo em que a história se passa.

A segunda parte são visões. Harcos observa através do Sinkrorbe (uma espécie de bola de cristal) cinco denins, que são seres (elfos, humanos,etc) que possuem variadas formas de poderes. Tais visões irão ajudar Harcos a ter possíveis aliados na busca pelo Sinkra, um artefato milenar capaz de por fim as dúvidas sobre o universo.

A terceira parte são anotações sobre as ideologias (religiões) e sobre as energias e os denins e suas capacidades em controlar energia. Nessa terceira parte podemos entender melhor sobre o que são os denins e sua importância para a busca pelo Sinkra.

Três denins me chamaram atenção nessa história. Lady Liliel e Hirlun são aquele tipo de personagem que você sabe que vai gostar, de poucas palavras, mas quando fala fala bonito. E Sarlakros, lode em Aliank um personagem arrogante, que se acha dono de tudo, um personagem para se odiar (por enquanto), mas oque mais chama atenção nele é o fato de que não da para confiar nele, pois não sabemos suas reais intenções.

Repleto de diversidade e coisas inéditas, A Lenda de Materyalis tem um toque da Terra Média que me faz lembrar as obras do Tolkien, ou seja, uma leitura incrível e envolvente, com personagens cativantes e misteriosos.

site: https://livroscomhortela.wordpress.com/

eugilvanarocha 16/08/2016

Exelente!
Temos duas formas de ler esse livro, a primeira como uma história fictícia de uma guerra ideológica e ponto. Mas eu não consegui ler dessa forma, eu até tentei ler focada na narração mas a minha mente traidora teimava em fazer comparações e traçar paralelos, talvez por isso demorei mais do que o costume a ler esse livro. Amo esse tipo de leitura, aquela que nos faz pensar ir além do que o autor escreveu nas páginas. É uma história fictícia, mas durante a leitura observei uma linha traçada que trás comparações, fatos e insinuações que nos trazem ao mundo real.
Como a busca em saber a verdade sobre Materyalis e como tudo se formou...Qual é um os grandes mistérios da nossa humanidade? Saber como o nossa divindade se formou? E sobre a nossa Materja? Sim porque temos uma Materja, guerra de ideologias, com nossas diversas religiões querendo buscar mais adeptos, ganhar espaço, se sobressair, dominar...
Ao escrever a Lenda Materyalis, Saymon se tornou um deus, criou um mundo, um mundo só seu, com lugares e habitantes peculiares, tudo perfeitamente narrado e explicado. E nós somos convidados a embarcar nessa aventura de conhecer esse mundo.
No início senti uma pequena dificuldade por tantos termos e nomes estranhos ao meu cotidiano, mas passada essa pequena dificuldade consegui entrar na trama e aproveitar essa viagem maravilhosa ao mundo de Saymon.
Materyalis a divindade era una, mas inconformada com a imperfeição das criaturas que gerou acabou de dividindo em dois deuses antagônicos Materyon o benévolo e Marilis o malévolo. O que separou a sociedade em três ideologias: Terionismo ( acreditam no deus bom), Marilis O ( acreditam no deus mau) e Emylismo ( acredita que separados ambos são falhos).
Uma sociedade secreta é formada para descobrir a verdade sobre Materyalis, os Verinistas. Para saber a verdade é preciso encontrar um artefato milenar o Sinkra. E para encontrar o Sinkra o profeta tem que encontrar os cinco denins ( indivíduos dotados de misteriosos poderes) que estão ligados ao único caminho para o fim da batalha.
No início do livro o atual profeta Müdrik vê o cerco se fechar sobre si e sendo incapaz de continuar passa a responsabilidade para Harcos e também todo o conhecimento adquirido assim como o Sinkrorbe, um cristal faz ter visões.
A história é contada em forma de um diário onde Harcos narra suas visões através do sinkrorbe e nessas visões nós vamos conhecendo os denins, os possíveis candidatos que serão recrutados para ajudar a causa.A narração de Saymon é tão rica e perfeccionista que eu senti como se tivesse tendo as visões junto com Harcos, além disso ao narrar as visões ele vai dando explicações dos fatos acontecidos o que torna a compreensão do livro fácil e a estória verossímil, sem furos.
Com um final espetacular e uma batalha de tirar o fôlego, nos deixa com um gostinho de quero mais (para ontem), fechou o livro com chave de Ouro.
Esperando ansiosa pelo Livro 2 das Crônicas de Aliank. Termina logo Saymon por favor...

site: https://www.instagram.com/livros_em_retalhos/

Layra 16/08/2016

Quem é Materyalis?
Aliank é um reino de Hedoron, onde habitam diversas criaturas, que vivem em constantes guerras ideologicas, sendo elas pelo teryonismo, marilismo e emylismo. Mas a que vem prevalecendo é o teryonismo, eles pregam que Materyalis (o deus) se dividiu entre, Materyon o benévolo e Marilis o maldito. Mas há algo errado nisso, como um deus se acharia impuro capaz de se separar? O tempo todo eu me fazia essa pergunta. Será que o teryonismo é realmente o certo, e Materyalis não é só uma lenda?

"Independentemente do conceito que tenhais sobre Materyalis, o importante é decifrarmos uma infinidade de questões. O que ele realmente era?" - Müdrik

O autor soube escrever de uma forma bem detalhada, e pelas informações, é bem claro que possui um amplo conhecimento sobre religião, além de ter uma boa criatividade para manter a estória  fascinante.

Antes de desaparecer, Müdrik deixa uma carta para os sucessores da ideologia venirista (um grupo secreto), Harcos é um deles, e através do Sinkrorbe consegue ter visões do futuro de todo o reino, e dessa forma encontrará a localização do Sinkra (artefato que possui "fórmula da criação e da vida"), que revelará a verdade sobre o deus Materyalis. Durante cada visão, Harcos percebe seres capazes de seguir a ideologia venirista e ajuda-lo a encontrar o Sinkra.
Eu demorei um pouco para me familiarizar com os nomes (que eram muitos), e conhecer cada ser dessa obra levou um tempo. Na carta de Müdrik, tem uma bomba de detalhes, são tantos que quando estava lendo, esquecia alguns detalhes e, precisava voltar na carta. Mas a partir do momento que já tinha entendido tudo, as visões me pareceram muito interessantes e me fizeram querer ler mais e mais.

Harcos observa bastante Liliel e Sarlakros que são grakans, seres muito poderosos, que possuem grande poder destrutivo, possivelmente eles podem ser bem úteis ao venirismo.
As visões através do sinkrorbe mostram muitas coisas sobre eles, revelando a verdadeira face de cada um, será que eles ainda permanecem tão fieis ao teryonismo como dizem?

A estética do livro é bem feita, a capa é PERFEITA, com orelhas, as letras tem um bom tamanho, não possui erros ortográficos. Ele é bem leve, levando em circunstância as 239 páginas.
Já posso ir dizendo que recomendo a todos!

Nome do autor: Saymon César.
Título da obra: A Lenda de Materyalis.
Nome da editora: Novo Século.
Data da publicação: 2016.
Lugar da publicação: Barueri- São Paulo- Br.
Número de páginas: 239

Barão 11/08/2016

Elfos, Dragões, Humanóides, Artanins, Majuros e muito mais você encontra em A Lenda de Materyalis.
No princípio só existia Materyalis, porém ele veio a se dividir em duas partes: Materyon, a parte em que existia tudo bom da entidade; e Marilis a parte responsável por tudo de mal. Com essa diferença, veio a guerra de ideologias, que foi chamada de Marteja, existindo assim três tipos de religões predominantes: o Teryonismo, que acredita no deus benévolo; o Mariliasmo, que acredita no deus malévolo; e o Emylismo, que acredita que separados ambos são falhos. Porém ainda existe uma sociedade secreta que busca revelar toda a verdade sobre Materyalis, chamados de Veniristas.
Mas para descobrir toda a verdade é preciso achar um artefato muito poderoso chamado Kindra, que a muito está perdido, para isso será necessário da ajuda de cinco indivíduos dotados de Dens (capacidade de controlar energias), tudo isso planejado por Müdrick, que porém passa a operação para Harcos, que lhe passa também um objeto chamado de Sinkrorbes capaz de mostrar breves momentos do futuro, possíveis aliados e também alguns perigosos.
Será Harcos capaz de achar aliados para a causa Venirista? Encontrar o caminho para achar o Kindra? E finalmente descobrir a verdade sobre Materyalis? ?

Bom sem mais delongas (se não vai ser spoiler) tenho que ser sincera, no começo do livro tive dificuldade em mergulhar na essência desse livro, porém depois de algumas páginas a história teve um UP ótimo que me fez devorar até o final. ?

Se existir um parente brasileiro de uma mistura louca de J. R. R. Tolkien e George R. R. Martin, eu aposto minhas fichas que é o Sr. Saymon Cesar, é impressionante a capacidade de escrita desse autor, repleta de metáforas relacionadas a nossa realidade! Enfim, só posso falar que eu ADOREI essa leitura, espero que a sequência não demore a sair, pois vai ser ótimo retornar a esse universo! ?

Nota: ?????

Daniel 11/08/2016

A lenda de Materyalis
Quem aí ama literatura fantástica?Eu particularmente adoro esse “novo mundo” em que somos envolvidos quando lemos um livro fantástico,o nome do gênero já diz tudo não é mesmo? Hoje eu trouxe a resenha do livro A Lenda de Materyalis-As crônicas de Aliank do escritor Saymon César,que particularmente já está me desesperando com a espera do próximo volume da série,vamos lá?

No inicio do mundo a divindade Materyalis criou todas as coisas que existem hoje;os céus,a terra,os animais e a pior criação de todas;o homem,vendo o rumo que as coisas tomaram e insatisfeito com suas criações Materyalis decidiu se dividir em outra duas divindades;a benévola(Materyon) e malévola(Marilis) o que mudou os rumos de Aliank.

A Lenda de Materyalis narra a história da sociedade do reino de Aliank que foi dividida em vários grupos ou ideologias,semelhantes a religiões(Teryonismo, o Marilismo e o Emylismo) que estão passando por um longo período de guerra ideológica,chamada Materja.

O reino de Aliank é habitado por elfos,espíritos,majurks(mestiços,uma mistura entre homem e urso) e humanos.Esse local está rodeado de fatos estranhos desde a batalha entre Berong e o dragão Garlak e ultimamente uma série de ataques ao reino está deixando muitos habitantes de orelhas em pé e por isso o príncipe Edfeu convocou a dupla de lordes,Sarlakros e Liliel para irem em busca da principal suspeita dos numerosos assassinatos;A jovem Majurk Dotter Manen.

Para a expedição foram convocados além do humano e da elfa dois aprendizes a denins elorkans;os jovens Morhariel e Hirlun,porém nem tudo é o que parece e as vezes o que acreditamos nem sempre é o que outro acredita.

Na verdade gostaria de deixar claro que A Lenda de Materyalis foi um livro que me deixou maravilhado por tratar de temas polêmicos com tamanha sabedoria,o autor Saymon César soube utilizar de cada palavra para provar ao leitor que a ideologia correta é aquela que você acredita,não devemos criticar a opinião alheia,se todos respeitassem a opinião do próximo nunca no mundo teria guerras e desavenças.

Indo direto ao ponto;A Lenda de Materyalis é um livro maravilhoso do inicio ao fim,rico em detalhes e com personagens bem construídos e uma história mais bem construída ainda,fala sobre compaixão,religião e tolerância,creio que o autor só pecou no excesso de palavras difíceis e nomes complicados,mas esses pequenos probleminhas podem ser consertados nos próximos volumes da série,resumindo eu amei odiar Sarlakros e amar o resto do quinteto.

Que venham mais volumes,visões do Sinkrorbe de Harcos,aventuras e parcerias!

site: https://umgarotoentrelivros.wordpress.com/

1 | 2 | 3 | 4