Irmãs em Auschwitz

Irmãs em Auschwitz Heather Dune Macadam

Resenhas - Irmãs em Auschwitz

cecil :) 18/03/2024

Que livro, galera!!!

Eu adoro livros de não-ficção, e adoro livros sobre a 2° Guerra, tive que ler esse.

É um livro muito difícil de ser lido, ao mesmo tempo que a escrita é boa e fluída.

Os acontecimentos do holocausto não são algo novo pra mim, mas essa leitura me deu uma riqueza de detalhes e perspectivas muito diferentes das que já conheci e tive.

A Rena é uma mulher muito forte e inteligente, fiquei muito chocada quando descobri que ela veio no primeiro trem para o campo e sobreviveu até o final junto com sua irmã.

Outra coisa que me tocou muito foi essa relação de irmandade, essa força que elas encontravam em si, que elas nunca se separavam, nunca se desgrudavam, nunca soltavam a mão uma da outra, seja qual fosse a situação. Me lembrou muita da minha relação com minha irmã, obviamente que em situações completamente distantes.

E a Rena era uma mulher tão honesta, tão boa de coração, tão corajosa, ela colocava sua vida à prova pra manter sua irmã bem, fazia o possível e o impossível para se manter e manter a irmã viva.

É uma história linda, de se emocionar, se encantar, e de se assustar.

Que nada parecido com isso aconteça novamente na história.

Dayana.Montagnano 23/02/2024

Que livro dolorosamente fantástico
O livro conta a história de Rena e sua irmã Danka que estavam no primeiro transporte de mulheres ao campo de concentração Auschwitz-Birkenau e tudo que tiveram que passar, presenciar nos mínimos detalhes oar sobreviver, é uma jornada fantástica de muita superação. Se for sensível não leia.

Alessandra224 31/01/2024

Necessário para a humanidade
Difícil dizer que um livro desse possa ter um final feliz, mas até que teve.
Para quem tem uma ligação muito forte com a irmã esse livro é uma ótima recomendação.
Tudo que é relacionado com esse tema deveria ser lido com atenção, só assim para que a gente possa entender o que a humanidade foi capaz de fazer.
A mulher que conta essa história não queria que tudo o que ela viveu e viu fosse repetido ou esquecido, eu prometo a você eu não irei esquecer.

DANIELLE VIDAL 11/01/2024

Narrativa poderosa e emocionante!
O livro Irmãs em Auschwitz narra a história de Rena Kornreich, uma polonesa nascida em uma família de camponeses, e sua irmã Danka, que, diante da ocupação nazista na Polônia, encontraram-se alternando entre trabalhos para os nazistas e na fazenda da família. No entanto, com a intensificação da perseguição aos judeus, Rena foi obrigada a abandonar sua casa após um incidente traumático. Diante disso, Rena foi enviada para a casa de seu tio na Eslováquia onde os judeus ainda podiam trabalhar, ganhar dinheiro e receber tratamento médico.
Devido à saudade dos pais, Rena voltou para a Polônia, onde encontrou um cenário ainda pior do que quando partiu. Sua família foi expulsa de sua casa e o temor de seus pais por suas filhas serem violentadas pelos soldados nazistas os levou à decisão de enviar Rena novamente para a Eslováquia, enquanto Danka foi enviada para a casa de outra irmã em Bratislava.
Rena tomou a decisão voluntária de se entregar ao exército alemão e acabou indo para um campo de concentração, acreditando que seria um campo de trabalho. Ela fez parte do primeiro transporte em massa de judeus para Auschwitz e conseguiu sobreviver ao campo nazista por mais de três anos.
A chegada em Auschwitz foi devastadora para Rena, que jamais imaginou estar indo para aquele lugar, se soubesse, jamais teria se voluntariado. Antes de partir, Rena enviou uma carta para sua irmã Danka, avisando sobre sua ida para os campos de trabalho. Um dia em Auschwitz, Rena avista os vagões chegando, e em um deles, ela vê sua irmã que havia lido sua carta e foi para os campos de trabalho para ficar com a irmã.
Rena carregava consigo a culpa pela decisão que levou sua irmã a enfrentar um destino tão cruel, mas, unidas no campo, a sobrevivência tornou-se uma necessidade urgente. Diante da iminência da morte, das agressões físicas, das doenças e do trabalho forçado, o vínculo profundo entre as irmãs foi essencial. Uma irmã era o motivo pelo qual a outra vivia.
Eu recomendo este livro pela sua narrativa poderosa e emocionante!!

Danilo 09/01/2024

Emocionante!
O livro conta como foi a vida/sobrevivência de Rena em diversos campos de concentração, com destaque para Auschwitz e Birkenau.
O livro é de uma riqueza de detalhes impressionante!
Vale a pena ler e prepare-se pra enxergar o horizonte trêmulo.

Luana Lofrano 29/12/2023

PERFEITO
Esse relato me trouxe muito gatilho, mas esse livro é perfeito, eu me senti parte da vida dela, eu me senti presa nos campos de concentração com ela, como se fossemos amigas íntimas
Clara624 29/12/2023minha estante
Ok, agora vou ter que ler isso ?

manumoura18 16/11/2023

Destaques preferidos
"Pergunto-me se algum dia vou acordar novamente para me virar numa cama de verdade. Vou abrir meus olhos sem ordem alemãs e decidir dormir mais porque está chovendo e não preciso acordar ainda? Algum dia vou sonhar de novo?"

"Choro porque não há nenhuma razão para não chorar."

"Você não pode contar com nada aqui. Não pode nem mesmo contar com o chão sob seus pés."

Beatriz 08/11/2023

Incrivelmente fantásticoooo.
Uma história incrível sobre um acontecimento terrível.
Se pudesse ler como se fosse a primeira vez iria fazê-lo.

Sandra 13/10/2023

Foi muito interessante conhecer a história das duas irmãs em Auschwitz-Birkenau, seus desafios e conquistas. Recomendo leitura .

Marimrio 03/10/2023

Todo livro de sobreviventes do holocausto me deixa impactada. Nem tenho o que comentar, é um absurdo que tudo isso tenha mesmo acontecido. A protagonista é uma mulher muito muito forte, e imagino que as duas só sobreviveram porque tinham uma a outra, senão teriam desistido e se entregado.

Mari 15/09/2023

Um livro extremamente necessário... e doloroso
Como todo o livros deste tema, este é mais um que corta o coração. Mas se faz necessário para entendermos e ficarmos cada vez mais longe de todos os horrores que aconteceram nesta parte da história do mundo. Vale a leitura, mas prepare o lencinho

LuccySwan 01/06/2023

Irmãs em Auschwitz
Um Relato emocionante sobre o holocausto - livro cheio de detalhes sobre a vida nos campos de concentração. Eu não tenho estruturas para ler um livro desses, simplesmente é duro demais. A história chega a ficar repetitiva demais, aumentando ainda o cansaço em ler, tornando ainda mais tortuosa as páginas. Basicamente um diário definido em rotina de fome, violência, mortes e suicídios. Tudo é tão cruel, várias vezes fiquei mal com a leitura, choros, e um peso enorme. Levei mais de um mês para terminar de ler. Ora por cansaço mental, outra por cansaço emocional, noutra por cansaço na repetição - quase por várias vezes queria abandonar. Não foi fácil terminar. É comovente a forma como as personagens vivem em um ambiente hostil, ainda sim, mantendo traços de bondade. Não é uma leitura que faria em uma sentada jamais, é dilacerador, e, ao mesmo tempo, cansativo em repetição. Certamente, não leria novamente, certamente não escolheria ler, certamente não é algo que goste, mas certamente, é algo que traz o questionamento: como isso pode ter acontecido?

Mika 22/05/2023

Simples, forte e instrutivo
Esse livro é simples na escolha das palavras escritas e ao mesmo tempo tão instrutivo e potente. Eu consegui visualizar a vida dessas duas irmãs no campo de trabalho sem nunca ter ido a Auschwitz. Foi difícil.

Uma leitura importante para nunca esquecermos dos horrores que seres humanos são capazes de fazer e aceitar. Nada do que temos é garantido: liberdade, paz, direitos, teto sobre a cabeça, família... A intolerância e o ódio não podem encontrar lugares onde possam crescer e ganhar força.

Ana Lulu 03/04/2023

As irmãs em Auschwitz
Senhor amado, essas mulheres merecem todo a admiração do mundo.
Continua sendo irreal para mim que uma pessoa de fato passou por tudo que eles passaram, e minha cabeça chega até mesmo a pensar que é uma ficção toda essa história. Essas pessoas que fizeram de tudo pra escapar e lutar por elas são incríveis e passaram a ser minha inspiração.
Obrigada Rena e Danka por me fazer entender parte da história.