Irmãs em Auschwitz

Irmãs em Auschwitz Heather Dune Macadam

Resenhas - Irmãs em Auschwitz

Mika 22/05/2023

Simples, forte e instrutivo
Esse livro é simples na escolha das palavras escritas e ao mesmo tempo tão instrutivo e potente. Eu consegui visualizar a vida dessas duas irmãs no campo de trabalho sem nunca ter ido a Auschwitz. Foi difícil.

Uma leitura importante para nunca esquecermos dos horrores que seres humanos são capazes de fazer e aceitar. Nada do que temos é garantido: liberdade, paz, direitos, teto sobre a cabeça, família... A intolerância e o ódio não podem encontrar lugares onde possam crescer e ganhar força.

Ana Lulu 03/04/2023

As irmãs em Auschwitz
Senhor amado, essas mulheres merecem todo a admiração do mundo.
Continua sendo irreal para mim que uma pessoa de fato passou por tudo que eles passaram, e minha cabeça chega até mesmo a pensar que é uma ficção toda essa história. Essas pessoas que fizeram de tudo pra escapar e lutar por elas são incríveis e passaram a ser minha inspiração.
Obrigada Rena e Danka por me fazer entender parte da história.

Pricila.lima 29/03/2023

Uma das poucas pessoas a se entregar voluntariamente para o exército alemão e ir a um campo de concentração ? quando ainda se acreditava que eram apenas campos de trabalho ? Rena Kornreich fez parte do primeiro transporte em massa de judeus para Auschwitz e sobreviveu ao campo nazista por mais de três anos, junto a sua irmã mais nova ? Danka. Juntas, ambas tiveram de ser resilientes a cada perversidade vivenciada durante o período de aprisionamento.

E, a despeito da iminência da morte, das doenças, das surras e do trabalho forçado, os relatos de Rena a respeito da convivência entre as prisioneiras nos garantem que a empatia emergida dentro de cada dormitório e de cada grupo de trabalho encorajou essas mulheres a permanecerem unidas até que Auschwitz fosse libertado e suas vidas fossem devolvidas para sempre.

Rena Kornreich era polonesa, filha de camponeses e uma das irmãs do meio, entre as quatro. Foi enviada à Auschwitz no primeiro transporte em massa de prisioneiras femininas. Junto a sua irmã, Danka, ambas sobreviveram aos horrores do campo e foram libertadas no fim da guerra. Rena constituiu família com seu marido, John, e tiverem quatro filhos e três netos. Quando enfim decidiu narrar sua história para que as pessoas a conhecessem, Rena contou com a ajuda de Heather.

Heather Dune Macadam mora em Hampton Bays, Nova York e é escritora, educadora e presidente da fundação Rena's Promise International Creative Writing Camp, que oferece cursos para crianças e adolescentes que têm interesse em desenvolver suas habilidades na escrita. Criado em memória à Rena, a fundação visa promover o encontro de jovens de todas as esferas sociais e proporcionar um ambiente acolhedor em que possam fomentar trocas interculturais e assim germinar um mundo com menos ódio e preconceitos.

Nayane15 22/03/2023

Rena e Danka foram fortes. A história é comovente e nos prende. Pra quem gosta do tema, é uma excelente leitura.

Ana Paula 20/03/2023

Essa história mais uma vez me fez chorar, a prova de resiliência, perseverança, amor ao próximo e fé. Triste demais saber o que todos passaram. Essas irmãs ficaram juntas sofrendo e tentando sobreviver. A escritora foi muito precisa e sábia na forma que colocou tanto sofrimento no livro!!!

TainA.Alexandra 02/12/2022

Sem palavras pra esse livro, como pode o ser humano ser tão podre? Rena e Danka foram guerreiras demais por terem sobrevivido a Auschwitz.

iammoremylrds 16/10/2022

uma história muito pesada, cruel em tantos níveis, que te dilacera por completo, além de causar dor, angústia, etc, assim como toda história contada sobre o horrível período do holocausto.

Sam.Menezes 16/10/2022

Não é uma leitura fácil, mas vale a pena!!!
Que leitura difícil! Não leio nada sobre a guerra para me distrair, leio porque acho necessário! É imprescindível saber da história para não permitir que coisas desse tipo se repitam, e para honrar a memória desses povos.

Acho que foi um mês ou mais para concluir a leitura, o livro é muito bom, não se engane, mas digerir o que aconteceu, as atrocidades, não é! O livro conta o dia a dia das irmãs Rena e Danka nos campos de concentração, entre outras pessoas que fizeram parte de suas vidas nesse período, e sua luta pela sobrevivência, a fome, torturas psicológicas e físicas; à morte por todos os lados.

Como essas pessoas foram fortes! Mesmo diante do terror dos campos, elas ajudavam umas as outras, diante do desumano, se mantiveram humanas.

A autora escreve de forma simples, com delicadeza e respeito pelos que não sobreviveram. Foi uma honra poder ler algo de tamanha qualidade.

Quando terminei a leitura, sentei e chorei. Por lamentar o nível em que chegamos quanto humanidade por permitir que algo assim tenha acontecido, por aqueles que não sobreviveram, por suas memórias, e de gratidão por tudo que tenho, não tem como não refletir nisso também.

Caroles2 08/09/2022

Grande relato! Foi muito interessante conhecer a história das duas irmãs em Auschwitz-Birkenau, seus desafios e conquistas. Recomendo leitura para que os erros do passado não se perpetue no futuro.

Luiza.Borba 01/08/2022

Um relato chocante, já li outros livros sobre o Auschwitz-Birkenau, mas nada foi tão intenso e surreal quanto os relatos desse livro.
Você se transporta para o campo de concentração e te arrepia cada página e cada dor infringinda

annacsfraccaro 19/07/2022

Duas vidas ligadas pela irmandade
É impressionante que não importa quantos livros eu leia sobre o Holocausto, eu nunca me ?acostume? com as atrocidades cometidas, não consigo acreditar que seres humanos fizeram isso com outros seres humanos.
É um livro bem rico em detalhes e quem contém alguns pontos que eu não tinha lido/ouvido/visto nada a respeito.
Por mais que seja um livro pesado, que conte sobre as atrocidades que o nazismo fez, é muito mais um livro sobre esperança, esperança que tudo vai acabar, esperança de voltar para sua terra, para sua família, esperança em levar sua irmã mais nova para os braços dos seus pais.
A vida de uma irmã mantinha a outra viva, foi isso que as fizeram sobreviver.
Michela Wakami 19/07/2022minha estante
Esse livro é maravilhoso.??

Yasmin.Ghiotto 16/06/2022

Qualquer história real sobre a segunda guerra mundial me causa arrepios. Momentos tão sombrios para certas pessoas... as vezes é difícil sequer imaginar como as pessoas conseguiam sobreviver aos horrores do holocausto.

Natalie.Biancovill 15/06/2022

"Todo dia 2 de maio ele me dava cravos brancos, pra comemorar o dia da nossa liberdade"
Que história!
Eu sempre gostei de estudar muito sobre essa época e ler os livros que retratam o Holocausto, sempre foi um assunto que me "puxava"/ me intrigava, mas nenhum livro foi tão forte como esse.
"Irmãs em Auschwitz" conta a história de Rena, uma judia polonesa que estava no primeiro vagão de mulheres que saiu para Auschwitz. Conta detalhadamente cada dia no campo, cada atrocidade que ela viu, sentiu e ouviu. Conta como eram os boatos la dentro e como eles não acreditavam que os alemães fossem capazes de fazer tais coisas... pelo menos no começo. O livro é tão bem narrado, tão bem escrito que por vários momentos eu esquecia de que se tratava de uma história real e "perdia" o senso de realidade, principalmente nas partes das torturas e da desumanização dos judeus. Mas mesmo assim, quando eu voltava e pensava "meu deus, isso é algo que uma mulher passou de verdade", me sentia até tonta.

É um livro forte, e tem um conteúdo muito sensível com muitos gatilhos. Então antes de ler da uma pesquisada e ve se você vai se sentir bem com a leitura. >>> Eu