Irmãs em Auschwitz

Irmãs em Auschwitz Heather Dune Macadam

Resenhas - Irmãs em Auschwitz

Bold 17/12/2021

Pensei em não escrever nada sobre o livro, pois não tenho nada a dizer. Se me perguntassem o porquê eu o recomendaria, diria apenas que me deu arrepios do começo ao fim. Esta é uma história sobre o amor de Rena por Danka. O mais verdadeiro.

Eduarda 26/11/2021

Demorei tanto para ler esse livro, primeiro porque o relato de Rena é tão tocante que é impossível não passar pelos mesmo sentimentos que ela: a dor, o medo, a tristeza, a ansiedade e o nada. Porque, há um momento no livro em que a desesperança da personagem é tão grande, que, infelizmente, nos tornamos desesperançosos também. Outro motivo que fez com que essa se tornasse uma leitura tão difícil e marcante para mim, foi o fato de tudo ter sido real. Totalmente real, as mortes e a crueldade, os vilões e o nazismo. Tudo aconteceu. Milhões de seres humanos, tão humanos quanto o restante do mundo, sofreram crueldades imensas.

Eu acredito que todos deveriam ler essa história, é claro, ela é forte demais, e acredito que pode gerar muitos gatilhos a muitas pessoas. Mas é impossível não se sentir afetado ao ler sobre o que Rena e Danka e mais um milhão de judeus passaram. Se decidir ler, saiba que seu coração vai ficar apertado em diversos momentos, se não ficar durante todo o livro. Tenha em mente que é uma leitura difícil, emocionante, mas vale a pena. Também saiba que, felizmente, Rena e Danka tiveram finais felizes.

Isamoraais 25/11/2021

A escrita desse livro é PER FEI TA. Prende do início ao fim, mas tive que interromper algumas vezes por ser muito pesado. É pior ainda saber que nada disso é ficção e tudo aconteceu de verdade. Poucas pessoas teriam a força que essas mulheres tiveram, principalmente a Rena, que tinha de cuidar de si mesma, da irmã e de outras mulheres. Além de ser muito inteligente, era gentil e caridosa, coisa rara em lugares como aquele. Fiquei triste demais por várias perdas, maz também fiquei feliz demais com o final.

Amanda 15/11/2021

Livraço, início lento? porem depois engrena, cheio de detalhes e bizarro saber que tudo foi real. Vale a leitura.

Andrea M 25/10/2021

Há esperança apesar de tudo...
Todos os livros do holocausto são de arrepiar. Fico impressionada como os sobreviventes tiraram forças para seguir lutando pela vida.
Ricarda Caiafa 26/10/2021minha estante
Eu também fico muito pensativa ao ler esses livros..... Como o ser humano foi capaz de tanta crueldade com o outro né!!

Andrea M 28/10/2021minha estante
Verdade... é surreal !!

Kely 24/10/2021

Emocionante e forte
Irmãs em Auschwitz nos conta sobre a vitória de Rena e Danka, duas irmãs judias, sobre o ódio de Hitler. A história é forte, contém muitos relatos dolorosos e angustiantes, mas também nos faz admirar a coragem e a força de Rena, que enfrentou seus dias no campo de concentração com muita força, sempre fazendo o seu melhor para sobreviver juntamente com a irmã.

É lindo ver o amor de Rena e Danka como uma fonte de vida em meio à tantas mortes e injustiças. Este não é o primeiro livro que leio sobre o Holocausto, mas certamente foi o mais doloroso que já li, pois contém relatos muito fortes.

É assustador pensar que o mundo já adorou homens deprimentes no passado. E ainda mais assustador, pensar que muitos iguais a ele ainda existam, matando seu próprio povo de fome, negligência e sendo guiados pelo ódio. Apesar disso tudo, o amor ainda vencerá

Letícia 19/10/2021

Já li vários livros sobre relatos de sobreviventes. Esse tema me chama a atenção, apesar de doer imensamente tanto sofrimento e tanta desumanidade. Como essas pessoas conseguiram sobreviver sem enlouquecer diante de tantos absurdos, de tanto medo, de tanta ansiedade? Me encanto com a força e a grandeza de cada um, mas neste, em especial, percebi o quanto nunca estamos desamparadas, o quanto mesmo mergilhados em tanta escuridão e tanta crueldade o cuidado, o amor, a bondade ainda são a melhor arma e saída. O melhor livro que li, o relato mais tocante de todos!

Sanny 18/09/2021

Meu deus!!que livro maravilhoso pela luta de viver...recomendo .leiam .
Vocês iram se emocionar com a história

Angélica Carvalho 12/08/2021

Como todo o livro dessa temática, esse não foi diferente, maravilhoso e destroça corações, mas uma leitura fascinante.

Duda 16/07/2021

Este livro emociona da primeira a última palavra. A história é de apertar o coração, pensar em como tudo isso realmente aconteceu, é assustador.
Conta a história de Rena, uma sobrevivente das atrocidades praticadas contra inocentes na Segunda Guerra Mundial, e sua luta para, não só mater-se viva, mas também proteger sua irmã mais nova dentro do campo, a todo custo
Uma história tocante, emocionante, triste, que causa revolta de como se pode chegar algum dia a essas situações.
Uma história de superação, que mostra como o amor pode ser poderoso e decisivo em ter ou não forças para continuar.

Nandadc 16/07/2021

História incrível!
Uma história verdadeira, contada por alguém que sofreu por diversos anos nas mãos dos alemães mais cruéis, mas ainda assim conheceu pessoas de coração bom e gentil.
A história te faz chorar do começo ao fim, é dolorosa e pesada ao coração. É linda a lição que Rena deixa pra quem o lê. Eu amei tudo; a escrita, o enredo, os detalhes.
Poderia ter lido mais depressa, mas às vezes é difícil digerir uma leitura tão triste e penosa quanto essa.
Recomendo muito a leitura, porque apesar de ser triste, nos traz muita informação sobre o que acontecia nos campos de concentração e também nos traz a força e resiliência das pessoas que sofreram e deram o seu máximo para sobreviver.

Aline 23/06/2021

Amor como propulsor para a luta pela sobrevivência
Rena estava no primeiro trem de mulheres judias que chegou a Auschwitz. Ela própria se entregou as autoridades nazistas acreditando que seria enviada para um campo de trabalho. Quando ela chega, em 1942, o campo de Birkenau ainda nem estava pronto e ainda não havia seleções para a escolha de quem deveria viver ou morrer. Logo depois da partida de Rena, sua irmã caçula (Danka) a segue e acaba presa também. Rena promete a sua frágil irmã que não a deixará morrer. Essa promessa e a fantasia de que verá seus pais novamente, são as forças que a impulsionam a lutar pela sobrevivência e a manter a sanidade mental.
Nos livros que li sobre Holocausto, os sobreviventes costumam citar que duvidaram da existência de Deus durante os meses/anos de terror vividos nos campos de concentração. Neste Rena mostra claramente sua confusão: ao mesmo tempo que ela tenta respeitar as tradições judaicas, ela também nega a existência de Deus.

"Devo rezar? Devo agradecer a Deus por salvar nossas vidas novamente? Como posso louvar o Criador que permite que isso aconteça? Não é milagre estar viva; é tragédia. Como posso louvar o milagre de Danka e eu sobrevivermos enquanto milhares de nossas companheiras prisioneiras foram asfixiadas e cremadas a apenas alguns metros de onde vivemos?"